12 novembro 2011

25

Novos produtos Bepantol uso cosmético

Caros amigos,

Em diversos blogs sobre beleza há artigos sobre as aplicações cosméticas dos produtos Bepantol®, fabricados pela Bayer do Brasil. No final do ano de 2010 os medicamentos Bepantol® Líquido (50mg/ml) e Bepantol® Pomada (50mg/g) começaram a desaparecer dos estoques das farmácias de todo o país. O laboratório fabricante decontinuou essas duas versões de Bepantol® e em 2011 houve o lançamento de novos produtos com a mesma marca, mas dentro de uma nova modalidade de registro na Anvisa. Se antes esses produtos eram classificados como medicamentos, agora eles são registrados como cosméticos.
É importante que todos compreendam o sentido dessa mudança. De acordo com a Anvisa, nenhum produto cosmético pode ser usado para fins terapêuticos.


O que muda na prática?

Quando os produtos Bepantol® eram classificados como medicamentos, estes tinham indicação profilática e terapêutica.


Bepantol® Pomada (30g) e Bepantol® Solução (50ml) (uso pediátrico e adulto).
Medicamentos descontinuados pelo laboratório fabricante.

Indicações Bepantol® (grifos meus):

Prevenção e tratamento de dermatite de fraldas (assaduras)
Prevenção e tratamento de fissuras (rachaduras) de pele e mucosas (mamilos e regiaao anal)
Tratamento de feridas (ferimentos leves e escoriações)
Tratamento de escaras

Evitar contato com os olhos

Segue abaixo os links das antigas bulas (arquivos em PDF):




Sendo assim, a nova pomada Bepantol® Baby não se destina ao tratamento de dermatite de fraldas e sim para prevenção de assaduras e hidratação da pele do bebê.
Produto cosmético para uso pediátrico

A Bayer lançou um site oficial para o produto Bepantol® Baby. Lá constam as seguintes informações sobre o produto:

Bepantol® Baby é o antiassaduras da Bayer que protege e hidrata a pele do bebê, reforçando a sua defesa natural. Sua fórmula com vitamina B5, óleo de amêndoas e lanolina, ajuda a fortalecer a pele de dentro para fora, Bepantol® Baby forma uma camada transparente, que permite o acompanhamento da pele do bebê a cada troca de fralda. Bepantol® Baby tem consistência suave, sendo fácil de espalhar e remover. Sua fórmula diferenciada não contém corantes, conservantes e perfume, ideal para a delicada pele do bebê. Bepantol® Baby, proteção que vai além do que você vê.


Para que serve Bepantol® Baby? Para proteger a delicada pele do bebê das assaduras.

Como devo usar Bepantol® Baby? Após a higiene da região das fraldas, aplique uma fina camada na pele do bebê.

Quando não devo usar Bepantol® Baby? Bepantol® Baby não deve ser utilizado em indivíduos com hipersensibilidade conhecida a qualquer um dos seus componentes.

Fonte: http://www.bepantol.com.br


Na ocasião do lançamento da pomada Bepantol® Baby, entrei em contato com o SAC Bayer para saber quais as diferenças entre o novo produto e o antigo. Eis a resposta (grifos meus):

Prezada Vanessa,
Agradecemos seu contato com a Bayer HealthCare. Informamos que BEPANTOL® Pomada foi descontinuado e não é mais comercializado pela Bayer.

BEPANTOL® Baby mantém a tradicional fórmula de BEPANTOL®, contendo dexpantenol, lanolina e óleo de amêndoas. Seu uso destina-se a proteger e hidratar a pele, além de reforçar sua defesa natural.
Na oportunidade, sugerimos que acesse o site http://www.bepantol.com.br, para obter mais informações sobre o produto e cuidados com bebês.
Permanecemos à disposição.
Atenciosamente,
SAC – Serviço de Atendimento ao Consumidor
Bayer HealthCare
Tel.: 0800 723 10 10 (ligação gratuita)


Todo fabricante preconiza que o consumidor respeite criteriosamente os usos/funções descritas na embalagem do produto. Mesmo com o e-mail de resposta do SAC ainda tive dúvidas com relação às demais aplicações (benefícios) da pomada. Entrei novamente em contato Bayer por telefone. Na ligação perguntei se era possível tratar assaduras ou ferimentos leves (picada de insetos) com Bepantol® Baby. A atendente me respondeu que o correto seria procurar orientação médica, pois somente o profissional habilitado pelo CRM poderia avaliar possíveis vantagens ou desvantagens do uso de produto cosmético para fins terapêuticos.
Para o uso cosmético em adultos, a Bayer lançou no segundo semestre de 2011 os produtos Bepantol Derma® Creme e Bepantol® Derma Solução. Quem eventualmente usava Bepantol® Pomada para hidratação das cutículas, ou como pós depilatório, poderá aplicar o produto Bepantol Derma® Creme. O mesmo é válido para o uso do Bepantol® Derma Solução na hidrataçao do cabelo e pele.

Novos produtos Bepantol® Derma. Uso cosmético.
Bepantol® Derma Solução 50ml, Bepantol® Derma Creme 20g


No entanto, se um determinado paciente fazia uso de Bepantol® (medicamento) para tratamento de escaras, assaduras, ferimentos leves, fissuras de pele ou mucosas, não deverá mais fazer uso desses novos produtos sem orientação médica.

No mercado farmacêutico brasileiro há outras pomadas a base de dexpantenol (50 mg/g + excipientes) com registro de medicamento na Anvisa. Exemplos: Bepantiz (Cimed), Cicatenol (EMS), Pantodex (Geolab). Todos eles são isentos de prescrição médica e podem ser vendidos sob orientação de um farmacêutico.
Segue abaixo, como exemplo, a apresentação do medicamento Bepantriz - composição 50mg/g. (fonte: site Cimed). Note-se nas indicações que o produto serve para "prevenção e tratatamento de dermatites de fraldas, fissuras de pele e musosas". Ainda há um alerta legível que o produto em questão "é um medicamento. Seu uso pode trazer riscos. Procure o médico e o farmacêutico".



Nos últmos meses têm circulado na internet boatos sobre uma possível mudança na formulação de Bepantol® Baby (comparada à antiga Bepantol® Pomada) e que isso teria causado reações alérgicas em algumas pessoas. Aponta-se como indício, informações contidas na embalagem do produto - Bepantol® Baby é enriquecida com lanolina e óleo de amêndoas. Contudo, o medicamento Bepantol® Pomada também já apresentava esses e outros ativos (vide excipientes nas bulas). Pomadas similiares a base de dexpantenol 50mg/g também contêm lanolina e óleo de amêndoas em suas composições. Por isso é sempre importante ler com atenção toda a bula. Se a empresa afirma que não houve alteração na fórmula, não há motivos para esse tipo de suspeita (vide e-mail de resposta do SAC Bayer).
Todo cidadão pode e deve entrar em contato com a Anvisa sempre que houver necessidade. Eu quis saber se seria possível a realização de testes comparativos entre os produtos Bepantol® antigos e os novos. Em resposta, a Anvisa informou que não há como consultar um produto que foi descontinuado. Alem disso, a Anvisa é enfática ao determinar que todo produto cosmético não pode ter nenhuma função terapêutica. Segue abaixo a resposta oficial da Anvisa (grifos meus):

Segunda-feira, 7 de Novembro de 2011 14:58
Assunto: ANVISA - Resposta ao Protocolo 2011366323

Prezado(a) Senhor (a),

Em atenção a sua solicitação, informamos que quem poderá prestar maiores esclarecimentos é a empresa fabricante.

Observamos que ao solicitar um registro na GGCOS, a análise técnica é feita baseando-se na legislação especifica para produtos cosméticos, e não se leva em conta o fato de haver produto anteriormente registrado como medicamento e nem se consulta a fórmula antiga do produto.

Na embalagem do produto cosmético, obrigatoriamente, deve constar a composição do produto, e desta forma o próprio consumidor tendo conhecimento da fórmula antiga poderá fazer a verificação. Se tiver dificuldades deve contatar o fabricante.

De qualquer forma, informamos ainda, que os produtos cosméticos não podem ter nenhuma função terapêutica, e por isto, nenhum produto registrado como cosmético pode ser indicado para tratamento como dermatite, fissuras de pele e mucosa.

Atenciosamente,

Central de Atendimento
Agência Nacional de Vigilância Sanitária
0800 642 9782
www.anvisa.gov.br


Comentários:

Como consumidora e paciente lamentei pela descontinuação dos medicamentos Bepantol®.
Eles eram medicamentos de referência e de excelente qualidade.
Após o lançamento dos novos produtos Bepantol® notei que houve um aumento significativo dos preços. Não consegui apurar se tal variação tem relação direta com a mudança de registro na Anvisa (de medicamento para cosmético).

Espero que este artigo tenha sido útil. Aproveito para esclarecer que não tenho qualquer relação com o laboratório Bayer do Brasil e que somente o Serviço de Atendimento ao Consumidor Bayer Health Care é o canal oficial para esclarecimentos de dúvidas, críticas ou envio de sugestões.


SAC – Serviço de Atendimento ao Consumidor
Bayer HealthCare
Tel.: 0800 723 10 10 (ligação gratuita)







25 comentários:

  1. ola van todo bem acho que foi por isso que o meu medico mandou passar o bepantriz no meu rosto quando ele estiver pipocado ,a mudando de assunto eu fiz a hitrataçao no cabeelo ficou uma delicia,era um vidro grande vermelho com as inisiais RMC dai eu fiz um corte muito louco e ficou um arrazo estilo da geovana antonele,estilo,ela falou que e´pra eu fazer uma vez de cada 15 dias pq o meu cabelo nao esta tao ruim eu me lembrei que vc falou desse kit pra mim mais eu nao sei aonde eeu anotei pra saber se e´ele mesmo enfim obrigada mais uma vez vc seempre me ajuda beijocas pra vc e pra jojo fofinha kkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Bom ... bepantol eu só uso nos lábios

    carla maria

    ResponderExcluir
  3. Oi Ana

    Eu imagino que tenha sido este o motivo de seu médico ter prescrito a poma Bepantriz como tratamento, pois agora os produto bepantol tem uso cosmético. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Carla,

    De acordo com as indicações, para uso nos lábios o produto mais adequedado é o Bepantol Derma - cosmético hidratante. Beijocas

    ResponderExcluir
  5. Ana,

    Eu amei o corte da Antonele, bem como a cor do cabelo, o nove do kit é
    RMC da Amend - vermelho. o kit azul é para reparacao de danos provocados por sis de alisamento. bjs

    ResponderExcluir
  6. Nossa Vanessa, é engraçado, vc entende de pele, cabelo, maquiagem, srsrsrsrsrsrsrsr de tudo.

    beijosd

    carla maria

    ResponderExcluir
  7. Oi Carla!

    Eu sou apenas uma curiosa! Como apenas as minhas experiencias!!!
    Épor isso que adoro receber colaboracoes fantasticas como as suas. bjs

    ResponderExcluir
  8. rsrssrrs brigada Vanessa srsrsrsrrs, meu vídeo ficou um pouco longo, fiz 03 vezes e o bichinho ficou com 20 minutos rsrsrsrsrsrsrrsrsrsrsrsr. Vc foi minha inspiração pra fazer o vídeo, já q eu nunca fiz nada parecido, resenha, nada disso. alias esse ano foi muito bom em tudo graças a deus, posso considerar que vou fechar o ano com amigas: Vanessa, Pri, Ana Paula, Biazinha.

    beijos

    carla maria

    ResponderExcluir
  9. Drogaria Sao paulo hoje:

    Bepantol derma: R$13,00
    Bepantol solução: R$17,50

    Não comprei, mas já estou um pouco arrependida rsrsrsrsr

    carla maria

    ResponderExcluir
  10. Oi Carla!

    Eu ainda tenho um frasco cheio do antigo Bepantol Solução. A última vez que comprei paguei 5,80.
    Os preços subiram muito. Não sei se comprarei novamente. O Bepantol Derma Creme só vem 20 gramas e há outros produtos mais baratos que posso substituir. Uma garota no BES disse que encontrou na Rede Drograria Pacheco-RJ por 8,95.B Ai tudo bem... js

    ResponderExcluir
  11. Vanessa ,

    Nossa é isso mesmo que eu entendi, Bepantol agora é só cosmeticos , mais flor Bapantol baby ainda tem neh? pq eu comprei há uns meses na farmacia .que coisa de doido , ta confundindo minha cabecinha

    Carlinha amoreco :) , adoro vc de coração , é muito kerida fofa , estou loucaaaaaaa pelo seu videooooooooooooooo.

    bjos meninas

    ResponderExcluir
  12. Oi Pri,

    O Bepantol Baby tá tudo normal (produto cosmético pediátrico). O que mudou foi a classificação dos produtos. A marca Bepantol tem como produtos novos esses que citei na matéria.
    Os que tinham registro de medicamento é que sairam de linha. Entao se alguem usava bepantol para fins terapeuticos não pode mais usar sem orientação médica. Agora para hidratar cuticula, passar no cabelo, na pele para hidratar, tudo ok. Bjs

    ResponderExcluir
  13. Gente na minha opinião, não se mexe em time que está ganhando.
    O fabricante do bpantol, cresceu os "zoios", subiu os preços, mexeu no que estava dando certo.
    Agora só está faltando concorrência, para o consumidor ter outras opções, e poder mudar.

    ResponderExcluir
  14. Olá boa tarde!

    Gostaria de saber se o bepantol, clarea axila e virilha, qualé a melhor indicação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      O principio ativo dexpantenol tem ação hidratante e acelera a cicatrização da pele. Ele atua muito melhor como preventivo de manchas que remove-las (principalmente manchas muito antigas/escuras).
      A melhor solução sao despigmentantes. Farei em breve uma resenha sobre o assunto.
      Indico sempre usar Bepantol apos a depilaçao. Eu gosto mais da versão Derma Solução pq é mais concentrada.
      bjsss

      Excluir
    2. então pra essa situação é melhor a versão líquida do q a pomada? se for a liquida como aplica-lo na região... diretamente no local com algodão?

      agradeço a resposta anterior... abraços

      Excluir
    3. Amiga,

      Para usar o produto liquido com algodão eu acho que há muito despedício. Desde que o preço subiu arrumei um jeito de passar direto o produto no rosto.
      Fiz um post sobre o meu teste com o Bepantol Solução e o Bepantol Derma. Lá eu mostro que coloquei o produto em um frasco spray. Dá uma olhada:
      http://beladomus.blogspot.com.br/2012/02/testei-bepantol-solucao-e-bepantol.html

      Se vc só tiver pomada, pode usar como pós depilatorio tb.
      O unico inconveniente é que fica um cheirinho de "borracha"
      e tb as axilas ficam melequentas. Eu passo somente se for para dormir. Em outras situacões prefiro a versão liquida pq seca, nao deixa residuos e depois de 40 minutos após a depilacao, passo antitranspirante. O Bepantol nao afeta o desodorante.
      bjsss

      Excluir
  15. Como posso fazer a hidratação no cabelo com o bepantol?

    Beijinhos...obgada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sempre faço assim:

      Adiciono 5 ml do Bepantol Derma Solução em 3 colheres de sopa de máscara capilar.
      Aplico no cabelo previamente lavado com xampu antiresíduos.
      Uso um pincel de tintura para facilitar a aplicação.
      Coloco uma touca de banho, depois uma touca termica e faço uma pausa de 30 min.
      è necessario fazer 1x por semana para garantir um resultado duradouro.

      bjsss

      Excluir
  16. Concordo plenamente!
    Eu estou usando direto agora no inverno.
    Bjs Vivi

    ResponderExcluir