02 dezembro 2011

34

Esclarecimento sobre o princípio ativo Oxibenzona (Benzonfenoma 3) presente em filtros solares

Há algumas semanas nossa correspondente oficial Carla Maria entrou em contato perguntando se eu tinha lido no fórum do Blog Beleza e Saúde (Celisa Lemos) a respeito de boatos sobre o princípio ativo oxibenzona (Benzofenona 3). Lá uma leitora informou que que tal substância, presente em filtros solares, é carcinogênico e que o consumidor deveria parar de usar dermocosméticos para fotoproteção.



Como eu não tenho formação em Farmácia ou Química, solicitei o suporte técnico de Milena Salvini, farmacêutica responsável da Pharmaderma (Salto-SP).  Ela verificou a informação com fontes oficiais que poderiam prestar maiores esclarecimentos. Milena contactou o representante da Symrise Brazil, fornecedor de matérias primas para seu laboratório de fórmulas magistrais. Segue abaixo a resposta :

"Olá Milena, bom dia.

Esta questão da Benzofenona 3 (oxibenzona) é uma discussão não fundamentada e com certeza quem irá ter prejuízos com isso é a população no geral, uma vez que cai no conhecimento popular que um filtro solar é carcinogênico, o consumidor, que na sua maioria não possui conhecimento técnico para observar se há ou não este ingrediente, acaba evitando o uso, e todos sabemos os malefícios da exposição ao sol sem proteção.
Os médicos geralmente usam de informações que são levadas a eles para divulgarem, sendo os maiores formadores de opinião, principalmente no ramo dermatológico, então é muito importante que as empresas ligadas a este ramo, trabalhem com informações fundamentadas e não estritamente comerciais.
Sobre a benzofenona-3, seguem documento e estudos que demonstram sua segurança. 
(See attached file: Benzophenone_3_Dossier_12_.pdf)(See attached file: Benzophenone-3 SCCP opinion .pdf)

São dossies da Colipa (uma das maiores associações mundiais que rege a cosmética no mundo) e do
SCCP ( Um das maiores comitês científicos do mundo que analisa a segurança de matérias primas), então é um dossiê bem fundamentado e confiável.

Ficamos a disposição para maiores informações e nosso distribuidor para o mercado magistral é a Vital Especialidades (Biovital).

Atenciosamente


Marco Resende
Product Manager
Symrise Brazil
Scent & Care Division - Life Essentials
E-mail: marco.resende@symrise.com
Tel: +55 11 5694 6181 Fax: +55 11 56946233
Cel: + 55 11 7258 6088
www.symrise.com "


Comentários: Milena Salvini enviou-me cópia dos relatórios em PDF fornecidos pelo Sr. Marco Resende. Traduzi a conclusão do estudo a respeito do princípio ativo Benzonefona-3 (Oxibenzona):

 "O Scientific Committee on Consumer Products (SCCP) em relatório nº./1201/08 (OPINION ON Benzophenone-3 COLIPA n° S38)  é de opinião que o uso de benzofenona-3 como um filtro UV com concentração de até 6% em produtos de protecção solar e até 0,5% em todos os tipos de produtos cosméticos para proteger a formulação não representam um risco para a saúde do consumidor, além de seu contato potencial alergênico e fotoalergénico."

Sempre que houver dúvidas, o consumidor tem direito a esclarecimentos. Além desse desse parecer técnico, é possível também fazer uma consulta junto à Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária (órgão oficial brasileiro que regulamenta e fiscaliza o setor de medicamentos, cosméticos, estabelecimentos e equipamentos ligados à saúde).
Entrei em contato com a Anvisa e registrei a pergunta sobre o princíipio ativo Oxibenzona e possíveis riscos à saúde. O protocolo do meu atendimento: 2011394489. Receberei resposta por e-mail e assim estiver com ela em mãos divulgarei no Bela Domus  o parecer técnico emitido pela área responsável.

Anvisa: 0800 642 9782
(Qualquer cidadão poderá realizar denúncias, obter informações sobre produtos sujeitos a vigilância sanitária (cosméticos, alimentos, medicamentos etc.), orientações aos viajantes e conferir o andamento de processos. O serviço ficará disponível de segunda à sexta, das 7h30 às 19h30).

Espero que tais informações sejam úteis para vocês. 

Beijocas!

*Agradecimentos: Milena Salvini (farmacêutica responsável Pharmaderma)




34 comentários:

  1. OI Nessa

    Q bom que tudo é conversa mesmo, pois fiquei preocupoada pois todos os meus filtros tem essa substância, mas obviamente continuei usando (e muito), esse esclarecimento foi muito importante para mim que sou totalmente leiga no assunto e outras meninas também que tenho certeza que leram essa informação ficaram com a pulga atrás da orelha. Nosso papel é buscar informação onde termos certeza que acharemos a veracidade dela, e foi isso que conseguimos. Obrigada Nessa e Dra. Milena.

    carla maria

    ResponderExcluir
  2. Nossa baixou a Beatriz Castro

    carla maria

    ResponderExcluir
  3. Adorei a ilustração.... lembrei de mim rsrrsrsrsr


    carla maria

    ResponderExcluir
  4. Minha Dona Carla Beatriz Castro!

    Podemos ficar tranquilas. é boato mesmo.
    E assim que o parecer da Anvisa chegar, postarei tudinho.Desta forma, a gente esclarece tudo.
    Mais uma reportagem investigativa! hahahaha

    ResponderExcluir
  5. A ilustracao achei otima. Pena que não é uma garota moderninha cheia de duvidas! hahahaa

    ResponderExcluir
  6. então tá... que bom que é boato!
    mas fiquei com uma dúvida: ok a substancia não tem potencial carcinogênico mas mesmo assim pode dar alergia, é isso?

    bjsssssss

    ResponderExcluir
  7. Marisa,

    Todo produto cosmético, dermocosmético ou medicamento tem risco de hipersenibilidade (alergia).Por isso sempre lemos essa frase sobre "em caso de sensibilidade, descontinue o uso e procure orientação médica"
    Foi isso que o Marcio Resende quis dizer.

    ResponderExcluir
  8. oi meninas, fala serio hoje se abusar o ar da cancer ,vc nao pode fazer isso ou aquilo ,tem que tomar cuidado com tudo resumindo se fica o bixo pega secorrer o bixo comekkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk beijocas meninas pra fofa da jojo tb

    ResponderExcluir
  9. Oi Vanessa,

    Tudo que eu tenho lido até hoje sobre benzofenona 3 e câncer são especulações.. só que devido quele texto sensacionalista do Lair Ribeiro e virou uma espécie de "corrente do mal" na internet, o povo fica alarmado. parece que ainda vivemos no tempo da "Guerra dos Mundos"..rs.. quando Orsol Welles num programa radiofônico, comentou que a terra estava sendo invadida por Ovnis..

    O problema do benzofefona 3 é o potencial de causar alergia.. principalmente em que tem pele sensível. Em mim, se for um filtro acima de 60, com grande % deste ingrediente, arde bastante.

    Bj

    ResponderExcluir
  10. Este ingrediente é tão forte que alguns protetores ate amolecem o esmalte das unhas. E o seu potencial cancerigeno é devido ao fato de ele induzir a multiplicação de celulas, ou seja, se a pessoa ja tiver pre disposiçao a cancer, ele vai dar uma bela ajudinha. Sem falar que testes feitos mostraram que ao final do dia, apos o seu uso, ja é possivel encontrar essa substancia na urina. Sem falar que ele é disruptor de hormonio, ou seja, ele afeta a produçao de hormonio e pode estar ligado ao cancer de mama. Eu ja vi estudos cientificos sobre isso. Ou seja, nao é balela. E é claro que a ANVISA, entre outros orgãos que lucram com o mercado cosmético, nao vao ficar contra as empresas de cosméticos e sim a favor né gente. Acorda, nos temos que consultar a opinião de quem é por nós e não por eles...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Considero de grande relevância o tema e fico grata pelo seu comentário. O post foi publicado em dez/2011 e naquela ocasião solicitei suporte de minha amiga Milena que é farmacêutica para obter maiores esclarecimentos sobre o assunto.
      Se vc puder, envie para o blog os links dos artigos científicos que você leu. Caso vc tenha formação na área, gostaria de convidá-la para escrever um artigo sobre o assunto.

      Enquanto consumidores, acho que é crucial entendermos os riscos, ler com atenção a rotulagem antes de comprar os produtos.

      Excluir
  11. Ainda são desconhecidos todos os possiveis efeitos dessa substancia no organismo, pois como ela está sendo utilizada em forma de nanoparticula, não se sabe exatamente sobre sua absorção pelo organismo e seus efeitos apos isso. Aqui vai um estudo cientifico da Dr. Sonia Corina Hess: http://www.permear.org.br/2007/11/13/os-perigos-do-plastico-para-nossa-vida/

    E aí, vcs ainda vão dizer que é boato???? Se pesquisar acha mais coisas. ;)

    ResponderExcluir
  12. Eu estou com raiva da AVON, não vou comprar mais nada dela, pois praticamente tudo que comprei tem oxibenzona. batom color trend com FPS 15 (embalágem branca), protetor solar Hydra UV Urban e até aquele perfume Step Sexy... Meu namorado ja disse pra eu jogar tudo no lixo, olha que to com vontade em rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito mais complicado é quando ligamos para o SAC e é evidente que as operadoras não possuem qualquer informação sobre o tema.

      Excluir
  13. Encontrei um artigo no portal Scielo que trata sobre os recursos de fotoproteção.
    Vale a pena a leitura.

    http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0365-05962011000400016&script=sci_arttext

    ResponderExcluir
  14. Acabei de enviar mail para a SBD. Vamos ver se eles se posicionam a respeito.

    ResponderExcluir
  15. Que alivio...estou usando o Up Skin Gel Creme Facial"Antissinais FPS 30" queria indicar para as minhas amigas mas estava com medo, pois este creme facial contem a oxibenzona.

    Obrigada, e parabéns pela iniciativa, que nos leva ao conhecimento e acaba com a ignorância.
    Abraço
    kell

    ResponderExcluir
  16. Que alivio...estou usando o Up Skin Gel Creme Facial"Antissinais FPS 30" queria indicar para as minhas amigas mas estava com medo, pois este creme facial contem a oxibenzona.

    Obrigada, e parabéns pela iniciativa, que nos leva ao conhecimento e acaba com a ignorância.
    Abraço
    kell

    ResponderExcluir
  17. oi kellen'

    fico feliz q post tenha sido util p vc. atualmente nao trnho encontrado protetor c oxibenzona. acho q os fabricantes estao trocando de arivo por causa dessa polemica.
    bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que ficar atento , pois eles usam nomes técnicos. Nos da sundown vinham com um outro nome, me esqueci agora. Se souber de algum que realmente nao tenha, poderia me indicar?

      Excluir
  18. Se dá câncer eu não sei, mas que eu passei mals bocados por causa dessa substancia passei. Percebi q eu tinha alergia a protetor solar a pouco tempo, mas não sabia a qual componente exatamente. Comprei um batom da avon, e foi eu passa-lo na boca para minha boca começar a queimar e arder (reação típica a que tive com os protetores e um creme feito por um professor meu qeu continua filtro solar). Agora eu vasculho tudo que é cosmético para ver se tem essa substancia, se tiver eu passo longe, pq é horrível ficar com a boca toda queimada e inchada por conta de uma alergia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Danni Souza, por acaso você já experimentou o protetor solar da Mary Kay? Ele é ótimo, tem oxibenzona mas é apenas 4% e como foi dito, apenas acima de 6% faz mal... O Protetor Solar da Mary Kay foi o unico que recebeu o selo INTERNACIONAL da fundação contra o cancer de pele, ele é testado e aprovado para pele sensivel... muito bom mesmo eu uso e recomendo. Entre em contato comigo no e-mail gabrielarosac@hotmail.com para eu poder te explicar melhor...

      Excluir
    2. Gaby, eu estava usando o protetor solar da Mary Kay linha Timewise e tive alergia. Muita ardência nos olhos com poucos dias que estava usando. Foi aí que fui ver que ele continha oxibenzona assim como o CC cream da Avon que também tinha me dado alergia.

      Excluir
  19. Oi Danni,

    tb ja tive episodios de alergia nao so cm essa ausbtancia, mas com outras tb. atualemtente prefiro formulas com menos parabenos e que tenham mais filtros fisicos.
    o duro é resolver o problema do acabamento no rosto. meu filtro mais recente é o avene 50 toque seco. bjsss

    ResponderExcluir
  20. Vanessa cheguei a seu blog pesquisando exatamente sobre a oxibenzona. vc conseguiu resposta da anvisa?

    ResponderExcluir
  21. Vanessa cheguei a seu blog pesquisando exatamente sobre a oxibenzona. vc conseguiu resposta da anvisa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosana, a resposta que tive é que é permitido em concentrações baixas. Tem uma resolução nova sobre protetores mas q ainda não tem regulamentação.
      Os fabricantes aos poucos já estão tentando se adequar. Exemplo: o produto tem que informar o FPS UVB e o PPD UVA. Não pode ser mais só fps30, fps50 etc
      Tb não pode usar termos como filtro ou bloqueador solar. Eles passam a ideia de 100% proteção.
      Alguns fabricantes diante da polêmica C a oxibensona estão trocando o ingrediente p evitar rejeição dos consumidores. Mas não é proibido ter, entendeu?
      Dai se vc tem receio de usar,msimplesmente não compre e escolha um produto sem a oxibensona.
      Bjssss

      Excluir
  22. Essa substância é perigosa sim! Lembro q passou na TV reportagem sobre o uso dessa substância em cosméticos e o quanto ela pode ser uma ameaça pois não importa a quantidade na fórmula do produto vez que tem efeito acumulador, ou seja, se usou melhor banir logo o uso pois o risco da maldita doença torna-se eminente. Acho tudo isso muito triste pq é totalmente desnecessário a presença desse composto nos cosméticos. Amo perfumes e gostaria de usar o pur balança da avon mas olhei na caixa a composição com componentes tóxicos comum a todos os perfumes entretando com um agente mais agressivo: o danado do oxibenzona. Engraçado q na fórmula do perfume ele vem descrito a parte: " contém oxibenzona" ai só posso dizer q é deboxe da avon, mas comigo não rola!

    ResponderExcluir
  23. Olha, fiquei meio paranoica com isso e evito comprar. O problema é que investigando produtos antigos, vi a tal oxibenzona (ou benzophenone-3) em diveeeeersos produtos, de batom a perfumes, incluindo perfumes do Boticário e da J.Lo. Na verdade, acho que a substância é, de fato, perigosa para quem quem desenvolveu alergia, assim como a questão do glúten ou da lactose. Quem não desenvolvei alergia, intolerância, enfim, alguma reação negativa, acho que dá pra pra usar. Infelizmente até o ar que respiramos faz mal. Tenho trabalhado essa questão da paranoia, pq senão fica difícil viver. Usamos produtos há anos e anos e só de uns tempos pra cá que passamos a nos preocupar com essas coisas. Qualquer produto industrializado tem n tipos de química. Não dá para fugir.

    ResponderExcluir
  24. E o que dizer a respeito do que estão falando que os corais estão correndo perigo devido a essa substância?
    http://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2015/10/seu-protetor-solar-esta-matando-os-recifes-de-corais.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse problema, assim como com todas as substancias que acabam sendo dispersados na água e na terra é super complicado.
      No caso dos corais ainda há outro problema mais grave que é a entrada de espécies asiáticas que se fixam nos navios. Elas são invasoras e se adaptaram com muita facilidade ao nosso bioma e as espécies de corais da nossa costa estão ameaçadas.

      Excluir
  25. Tenho alergia a batons posso usar esse?

    ResponderExcluir
  26. Acho que a Avon lidera no uso dessa substância,se vc ama alguma fragância por segurança aplica na roupa.

    ResponderExcluir