07 dezembro 2011

11

SBD se posiciona sobre notícia que fala do ácido retinóico


A diretoria da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) enviou comunicado aos seus associados com um esclarecimento sobre matéria veiculada pelo jornal Folha de São Paulo sobre o uso do ácido retinoico, medicamento usado para tratamento de rugas e manchas, na qual se afirma que o produto poderia, na verdade, provocar o envelhecimento da pele.

Nota de esclarecimento da SBD (23/11/2011)
:

- Apesar de respeitar os pesquisadores citados na matéria, são conhecidos inúmeros outros trabalhos científicos com resultados opostos aos encontrados;

- A classe dos retinoides e o ácido retinoico vêm sendo utilizado nos últimos 20 anos pelos dermatologistas de todo o mundo com resultados considerados excelentes do ponto de vista clínico;

- O dermatologista citado na matéria é membro dessa Sociedade, mas não é porta voz  oficial da instituição. Suas opiniões pessoais não refletem a opinião de 6.500 especialistas brasileiros.

Reforçamos que essa Sociedade, que em 2012 completará 100 anos de existência, tem interesse único na divulgação de temas cientificamente comprovados e reconhecidos por toda a comunidade científica.

Trabalhos científicos isolados podem mostrar resultados díspares e polêmicos que devem ser avaliados com critérios técnicos e, preferencialmente não divulgados de modo sensacionalista que possam criar problemas aos médicos e aos pacientes.

Fonte: http://www.dermatologia.net/novo/base/estetica/acidos_envelhecimento.shtml
Para quem não leu a matéria do jornal Folha de São Paulo, segue abaixo a cópia:


Usado para tratar rugas, ácido retinoico pode envelhecer a pele

MARIANA VERSOLATO
DE SÃO PAULO


O uso incorreto do ácido retinoico, receitado para tratar rugas e acne, pode envelhecer a pele. O ácido induz a formação de colágeno, que dá firmeza à pele, melhora o aspecto de manchas e reduz os poros.  Mas, segundo um estudo publicado no "British Journal of Dermatology", se o ácido retinoico causar inflamação, sua ação e a produção de colágeno serão reduzidas.




De acordo com Jardis Volpe, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, descamação, irritação e vermelhidão excessivas após o uso do ácido são sinais de problema e não de eficácia do produto, ao contrário do que muitos pensam.

Volpe diz que, no início do uso do ácido, a irritação é normal. "Mas, se ela for prolongada, ocorre uma inflamação. Aí se dá o efeito contrário, e o colágeno é destruído. Você pode envelhecer ou ficar na estaca zero, porque o produto não age."  Em caso de inflamação, o dermatologista recomenda consultar um médico para reduzir o uso do produto ou sua concentração, intercalar os dias da aplicação ou até suspendê-la.

No estudo, foram testadas as concentrações de 0,01%, 0,025% e 0,05% do ácido, aplicado nas nádegas de voluntários três vezes por semana por oito semanas. Os médicos fizeram biópsias periódicas na pele deles e constataram a inflamação e a redução do colágeno em quem usou concentrações maiores ou iguais a 0,025% de ácido.

"Até agora, a gente achava que, quanto maior a dose do ácido, maior o efeito terapêutico. O estudo mostrou que precisamos levar o processo inflamatório em conta", afirma Volpe.  No entanto, o médico diz que as reações dependem do tipo de pele.

A dermatologista Denise Steiner faz ressalvas ao estudo e compara os resultados com a prática clínica. "A melhora parece maior quando se tem a irritação, talvez porque, ao descamar, a pele fica mais fina e há maior penetração do produto."

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/1009373-usado-para-tratar-rugas-acido-retinoico-pode-envelhecer-a-pele.shtml

------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Eu sempre acho importante divulgar esse tipo de informação, pois precisamos compreender os benefícios, limites e possíveis riscos de um determinado tratamento. Sempre converse com seu(sua) dermatologista!

Beijocas mil!

Vanessa


Fonte: Portal Dermatologia.net

11 comentários:

  1. Ótimo!!!

    Não faço uso de acidos (ainda), mas é super esclarecedor essa informação, é a mesma coisa da oxibenzona que provoca cancer srrssrrsrsrsrrs

    ResponderExcluir
  2. Oii Carla!

    Eu me lembrei muito de vc fazendo esse post.
    Eu uso sob orientacao medica ac. retinoico e os resultados sao otimos.

    ResponderExcluir
  3. Oi Nessa!

    gostei do esclarecimento, saudades de vc!

    bjssssssss

    ResponderExcluir
  4. Oi Marisa Flor de Maracujá!

    Que saudade de vc amiga.
    As coisas estao caminhando???
    bjssss

    ResponderExcluir
  5. Nessa!

    estão sim amiga, infelizmente muito lentamente...
    mas tenho fé que ainda esta semana terei novidades, graças a Deus temos pessoas muito boas do nosso lado e dispostas a ajudar...
    obrigada pelo apoio!

    bjsssssss

    ResponderExcluir
  6. Oi Vanessa,

    A matéria deveria se referir para qualquer produto/ ingrediente que esteja causando inflamação na pele - não só o acido - pode envelhecer. Mesmo uma crise severa de acne, que inflama demais a pele, pode gerar quebra no colágeno. Eu vejo adolescentemente, com a pele toda marcada de pústulas, com a firmeza e o volume da pele envelhecido.

    Bj

    ResponderExcluir
  7. Concordo plenamente com você,Nando.
    Todo tratamento requer muito cuidado e avaliação períodica. Esse ano eu voltei a usar retinoides meu retorno ao consultório foi a cada 2 meses. Além disso, somente o paciente pode mensurar a tolerância das aplicações. A dra. prescreveu 3x, mas eu liguei para ela e pedi para reduzir p. 2x por semana. O trat. foi mais longo, mas o resultado foi excelente.

    ResponderExcluir
  8. Pois é, Nando.
    já vi pessoas na rua super jovens com inflamações, pele flácida.

    ResponderExcluir
  9. Vanessa, qual o link que você falou sobre o benzofenona 3?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  10. Nando:

    O link é

    http://beladomus.blogspot.com/2011/12/esclarecimento-sobre-o-principio-ativo.html

    Se vc quiser os artigos/relatorios em pdf, manda um mail. bjs

    ResponderExcluir
  11. Olha sinceramente, mesmo antes de ler este post muito importante, meu sexto sentido sempre me disse que ficar com a pele irritada e descamando não traz beneficio nenhum, isso aconteceu com a minha pele com o uso de um gel de niacinamida, meu rosto passava o dia ardendo quando aplicava, por causa do alto teor alcoílico.
    Agora pelo que eu entendi se o uso for correto, com a quantidade e frequência suportada pela pele não tem problema nenhum usar o acido, só tem benefícios.

    ResponderExcluir