22 janeiro 2012

26

Dúvida da leitora: Quais as diferenças entre produtos para cabelo?

Olá, minhas queridas!

Como vocês bem sabem o Bela Domus é "a casa da mãe da Joana"! Esse espaço foi concebido para deixar todo mundo livre para sugerir matérias, enviar posts, emitir comentários, trocar figurinhas e fazer amizades.
Nossa querida amiga Marisa Orbelli (BanhoTherapia) enviou uma sugestão de matéria sobre as diferenças entre diversos tipos de produtos para o cuidado dos fios. Achei a ideia super bacana e resolvi fazer esse post. Então, vamos lá!



O primeiro passo para o tratamento capilar é a lavagem com xampu. A escolha desse produto é importantíssimo e nós deveremos sempre prestar muita atenção nas características (atuais) dos fios. Eu sempre insisto nesse ponto porque uma pessoa pode ter raiz oleosa e pontas normais, ter submetido o cabelo a sistemas de alisamento/relaxamento ou ainda ter realizado algum tipo de tintura/tonalização. Sendo assim, torna-se fundamental usar xampu específico para lavar a raiz e outro tipo de xampu que seja compatível com o estado vigente do cabelo. Outro ponto importante é o pH do xampu. Cabelos com química precisam de produtos com o pH levemente ácido. (Fiz um post sobre pH. Vale a pena conferir).
Os xampus antiresíduos são mais concentrados, com maior poder de limpeza e possuem pH mais alcalino.
Existem ainda os chamados xampus secos. Esse tipo de produto serve para conservar por mais tempo a limpeza do cabelo. São produzidos em embalagens aerossol e para usar, basta pulverizar rapidamente nos fios. Este tipo de xampu não substitui o xampu convencional.


O segundo passo é o condicionamento. Há 20 anos não havia no mercado cosmético brasileiro muitas opções de condicionadores. O xampu reinava absoluto nas prateleiras e o que tínhamos era o velho "creme rinse". Ele servia apenas para desembaraçar os fios. Lembro-me muito bem que ele deixava o cabelo bem molinho, mas depois que os fios secavam, viravam uma verdadeira palha! A expressão creme rinse (rinse = verbo em inglês enxaguar), ou seja, complementação da lavagem. A evolução das pesquisas em cosméticos resultou na geração dos condicionadores. Estes possuem diversas características e podem nutrir, desembaraçar, selar os fios etc. O pH dos condicionadores atuais são mais baixos que os seus respectivos xampus. Eu procuro sempre respeitar usando os produtos de uma mesma linha para que não ocorra incompatibilidade entre a lavagem e o condicionamento.



O terceiro passo é a finalização. Essa etapa gera muitas dúvidas porque existe uma enorme variedade de produtos. O creme para pentear sem enxágue (também denominados de leave-in ou leave-on) possuem vários tipos de consistência. Há produtos mais fluidos, cremosos e líquidos. Na hora de escolher, é necessário observar o que se deseja: ativação de cachos, controle de frizz, proteção solar, manutenção da cor, efeito liso, propriedades nutritivas/condicionantes, reposição de aminoácidos etc. Via de regra, todo produto de finalização está associado ao ato de pentear/escovar os fios. Por essa razão que eles ajudam a desembaraçar os fios.

Produtos extras de finalização: Na categoria de finalização não podemos esquecer dos séruns, fluidos siliconados, pomadas e óleos. Estes produtos tem a função de umectar os fios e conferir maios poder de selagem das cutículas. Esses finalizadores  promovem sobretudo a reparação de pontas duplas e controle de frizz. Muitos inclusive podem sem usados com chapinha, babyliss e secador.

O quarto passo é o tratamento. Essa etapa é muito importante para a saúde do cabelo. Nessa categoria temos as máscaras capilares e ampolas. Esses produtos precisam de pausa após aplicação. O tempo varia de acordo com o tipo de ativos. Há máscara com tempo de ação de 3, 5, 10, 15, 20 e 30 minutos. Os fabricantes geralmente recomendam o uso de touca térmica, plástica ou metalizada para potencialização do tratamento.



O quarto passo (opcional) é a modelagem. Os produtos desta etapa servem especialmente para a estruturação de penteados. Os produtos mais conhecidos são: mousse, gel, fixador em spray ou aerossol. Sua variedade é enorme. A escolha depende do tipo de cabelo e look desejado. Os produtos também são classificados pelo tipo de fixação: leve, moderada ou forte. Muitos desses produtos são termoativados, ou seja, protegem os fios do calor dos secadores, chapinhas, bobs elétricos e baby liss. Sempre observem na hora de comprar se o produto para modelagem tem função termoativada. Atualmente há também produtos de modelagem/finalização em pó que tem muitas funções. Servem desde a texturização dos fios, controle de brilho, anti frizz e até ganho de volume. Estes produtos são importados e ainda não há empresas brasileiras que produzem esses tipos de finalizadors.

É isso! Se eu esqueci alguma coisa, por favor, puxem minha orelha nos comentários.
Espero que o post tenha sido útil.

Beijocas e inté mais!




26 comentários:

  1. Muito interessante esse post!!!

    Na minha rotina, tenho apenas dois passos: lavagem com anti caspa, lavagem com shampoo hidratante e mascára hidratante, não uso condicionador.

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Vanessa querida!
    nossa! eu me sinto em casa aqui, adorei o título "casa da mãe da Joana"! kkkkkk
    eu uso o silicone de chocolate da niely como "finalização" no cabelo úmido e fica lindoooo! massssss quando ele resolve ter aquelas crises de acostumar tenho que usar outra coisa... tô em dúvida entre o óleo de argan da salon line e um sérum da vult tb de argan, os 2 têm a mesma média de preço: R$20,00... ahhhhh vc viu que saiu um óleo de argan da novex? vi a foto no site da ikesaki...
    se vc tiver alguma sugestão (pro meu bolso, hein kkk) de sérum ou óleo super agradeço!
    achei o post incrível!!! obrigada pelos esclarecimentos, ajudou horrores nessa minha eterna dúvida do que usar depois de lavar e condicionar...
    bjssssssss

    ResponderExcluir
  3. Adorei a dica da Marisa parabéns flor.
    Aqui no Blog da Vanessinha nos sentimos em casa mesmo é mto bom pq trocamos informações, uma ajuda a outra e a Vanessinha está sempre presente em cada resenha :D.
    Eu uso shampoo, condicionador (ás vzs), máscara, óleo, spray p/ pentear (esse é novo rs) e uso tbém o creme Silicone com Tutano o SILLITAN p/ controle dos fios rebeldes/modelador hidratante antrifrizz da Bio Extratus, tem um cheirinho delicioso. Mas tem que passar pouco pq pode deixar cabelos pesado ou oleoso rs.
    E como dura. Qdo tive queda começaram a crescer mtos fios e esse creminho é ótimo p/ isso.
    Bem p/ meu cabelo funcionou. Mas o que pode ser bom p/ mim pode não ser p/ vcs.
    Esse é o Creme Capilar que uso (vem numa latinha):

    http://www.bioextratus.com.br/produtos/tutano/sillitan-creme-capilar/

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bia a Vanessa é uma fofa! sempre tira minhas dúvidas por mais idiota que elas sejam... kkkk
      eu tinha uma dúvida sem fim sobre produtos finalizadores e agora entendi!!! :)
      bjssssssss

      Excluir
    2. Oi Marisa.
      Flor ninguém nasce sabendo. Por isso devemos perguntar sempre rs por mais simples que seja ás vzs ficamos com alguma dúvida.
      E sua dica foi valiosa pq se alguém tiver alguma dúvida basta ler a resenha :D.
      Ficou muito bem explicada.
      Obrigada :).
      Beijocas :*

      Excluir
    3. a resenha ficou bem explicadinha mesmo, até eu entendi direitinho! kkkkkk
      bjssssssssssss

      Excluir
  4. Amei as dicas, pois afinal sempre temos dúvidas sobre alguma coisa, e nada melher que dividir experiências para saná-las.
    Uso shampoo, condicionador para cabelos oleosos, óleo de argan para finalizar e proteger do calor do secador. Hidrato os fios semanalmente com ampolas ou mácaras capilares.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Denise Barros,

      Kerida vc usa óleo de argan de qual marca?
      As meninas pelo mundo a fora falam maravilhas dele neh, dizem que dáum brilho, que é muito bom :)

      bjokas Kerida
      Pri

      Excluir
    2. Eiii Pri,
      Menina, não consigo mais viver sem este óleo...ele virou parte indispensável em minha vida, para falar a verdade não sei como consegui viver sem esse ouro do Marrocos...
      Desde meados do ano passado comprei o tão falado óleo de argan da Monoccaroil, queria conferir se ele era essa maravilha que todo mundo estava propagando, Pri, posso te afirmar que ele é tudo isso e muito mais.
      Estou a procura de outros que são mais acessíveis e tão bom quanto, pois várias marcas brasileiras estão investindo neste óleo, mas ainda não encontrei nenhum que pudesse substituir, mas vou continuar no garimpo.
      Pri, se vc ainda não usou eu te recomendo de olhos fechados, nunca usei nada parecido e tão eficaz quanto. Pois ele reúne muitas propriedades em um só produto: vitaminas A, D e E, antioxidante, regenerativo, proteção solar, proteção contra poluição, proteção contra o calor o secador e chapinha, dá um brilho inigualável aos cabelos etc. enfim, parece ser mesmo um óleo vindo dos céus!!!
      Meu cabelo é ultra oleoso e com tendência a queda, mas esse olinho é absorvido totalmente, sem deixar nenhum vestígio de óleo, como num passe de mágicas; eu achei também que meu cabelo ficou mais resistente.
      Comprei um vidro de 100ml, ele dura horrores, uso todos os dias como finalizador, para potencializar a hidratação semanalmente e não gastei nem um quarto do vidro.
      Se pudesse ficaria aqui o dia inteiro te falando da minha paixão pelo óleo de argan, mas eu te digo uma coisa: VALE CADA CENTAVINHO QUE PAGUEI!!!!

      Excluir
  5. E por falar na Vanessa cadê ela? Vanessaaaaaaaaaaaa :( snif.
    Ela deve estar de volta e está sem sinal...
    Boa Viagem flor.
    Bjs :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marisa flor ela está voltando sim...
      A danada faz falta...
      Bjs lindona :*

      Excluir
  6. Bom dia, Meninas:)
    Td bem com vc mocinhas?
    Adorei post hein, sou gamada em produtos p/ cabelo, kkkk, Marisa Keridona ótima dica .......
    Dentre esses passos o ultimo , que seria finalização, tenho serios problemas em achar produtos adequados, gente comprei um ativador de cachos da Lacan, ele deixa os cachos definidos , lindos, mais nem tudo são flores, pesa demais, com passar do dia fica oleoso até na raiz, olha que não passo na raiz do cabelo claro, não consigo usar ele, já tem um tempão que comprei e vou doar ele , agora comprei Spray da Dove ele é para quem tem progressiva, no inicio tava gostando , ia até fazer resenha dele, mais to vendo que ele resseca meus cabelos , não dá p entender, parece uma água sabe , não tá dando certo tbém, to pensando em comprar creme pentear da Dob]ve da resenha da Vanessa p ver como é , pois estou usando condicionador e to gostando bem...
    Agora no passo na limpeza shampoo estou usando da natura Ekos de Pitanga, muito cheirosinho, é para cebelos oleosos, e dura horrores meninas.......
    meu creme de hidratação já se foi aquele que fiz o banho de brilho kkkkkk, mais ganhei uma amostra de 210ml da Novex, estou usando até comprar outro, desembaraça tão bem , gostei bem viu , mais minha proxima mascara vai ser da Amend....

    bjokas
    Pri

    ResponderExcluir
  7. pri,

    eu uso zulhoes de coisas no meu cabelo. meu box é quem nem coracao de mae... sempre cabe mais uma linha de xampo! de cachos..ainda nao achei nada melhor que a linha sou+cachos. vc ja usou? bjjj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanessa

      Essa linha não achei aqui, tem um lugar ainda p ir , acho que tem, vamos ver, menina vc me deixou com vontade de usar, fala tanto dessa linha , que agora quero provar kkkkk
      Menina fico aqui imaginando seu box que delia hein que inveja branca kkkkkkkkkkkk
      bjokas
      Pri

      Excluir
  8. Biazinha,

    por acaso vc ja testou o antitranspirante em creme sem perfume do o boticario? minha irma me deu uma miniatura
    e eu gostei bastante. bjss

    ResponderExcluir
  9. Oi Vanessinha vc apareceu :D.
    Bom Dia flor.
    Por acaso é o Neutralis sem perfume? Eu tenho. Muito bom!

    Neutralis s/ perfume Boticário:

    http://www.boticario.com.br/produto/12286/neutralis-desodorante-antitranspirante-em-creme-sem-perfume-80g/

    Mas estou in love com rexona s/ perfume e o Nívea Dry Comfort 48 h rss.
    Sem alcool, corantes e conservantes e fórmula com minerais p/ uma proteção seca.
    Ele tem jato seco! To adorando hehe.

    Bjs flor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi bia,

      é esse sim do o boticario. esse nivea tem fragrancia?

      Excluir
  10. Oi Vanessinha ele tem flagrância sim. Bem suave. Eu gostei.
    Faça o seguinte rs. Qdo for "garimpar" procure o mesmo na versão roll-on, abra e dê uma "fungadinha" kkkk p/ sentir cheirinho. Mas fique de olho pq tem dois versão 24 e tem 48 que é o novo ;).
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Biazinha achei aki no meu guarda-roupa o rexona women powder rollon, ( nem sabia q tinha), usei hoje e gostei bastante, atualmente estou usando o monange rollon sem perfume ou o aerosol.

      bjs

      Excluir
  11. Nessa

    tô tomando banho no meu serviço pra ir pro curso e ontem não achei meu desodorante na bagunça q é minha mochila, peguei o doft (gel emoliente) e usei nas axilas..... cheguei em casa e tava sem cheirinho nenhum. kkkkkkkkkkkkkk, doft é demaquilante, desodorante para os pés e axilas.

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carlinha
      Esse que a Vanessinha indicou da Rexona é o novo 48 h.
      Que bom que esse está dando p/ vc.

      Peraí esse Doft é 3 em 1? Que é isso?
      Demaquilante e desodorante p/ pés e axilas? Ele é 3 em 1 ou Bombril 1001 utilidades?kkkk.
      Ahh faz uma resenha p/ nós leitoras saber desse Demaquilante rs.
      Bjs

      Excluir
    2. Bia,

      Essa foi mais uma descoberta da Carla. Ela começou com o DAP pés e acabou achando esse produto
      q a mulherada em sampa usa como demaquilante. Um babado forte! bjsss

      Excluir
    3. Biazinha

      pode deixar q vou fazer sim uma resenha meu curso acaba na segunda, aí vou ter + tempo

      bjs

      Excluir
    4. Nessa

      Na bagunça q está o meu quarto, de novo não sei onde enfiei meu dap pés e usei de novo, o doft kkkkkkk, li na embalagem que ele tb tem triclosan na formula.

      bjs

      Excluir
    5. carls,

      legal. triclosan tem açao bactericida. bjssss mandei os links de prod. nyx no ML p vc olhar.

      Excluir