17 fevereiro 2012

146

Entenda a rotulagem de seu protetor solar

Salve, pessoas queridas!

Não sei se vocês tomaram conhecimento mas em 2010 foi emitida a Portaria Nº 2.466 da Anvisa sobre a convocação para consulta pública a respeito da proposta de Projeto de Resolução "Regulamento Técnico MERCOSUL Sobre Protetores Solares em Cosméticos" (Revogação da Res. GMC nº 26/02)". O texto tem por objetivos estabelecer as definições, os requisitos técnicos, os critérios de rotulagem e os métodos de avaliação de eficácia relacionados a produtos protetores solares e produtos multifuncionais e assegurar a eficácia dos protetores solares garantindo um elevado nível de proteção da saúde pública e estabelecer critérios de rotulagem simples e compreensíveis para orientar o consumidor na escolha do produto adequado.


Essa nova proposta visa padronizar regras claras e válidas para todos os países do Mercosul sobre a metolodogia de classificação e rotulagem dos protetores solares cosméticos. A consulta pública teve o prazo de 60 dias a contar da data de publicação da portaria. 

Segue abaixo um resumo sobre os principais pontos da proposta:

Definição de protetor solar -  Qualquer preparação cosmética destinada a entrar em contato com a pele humana, com a finalidade exclusiva ou principal de protegê-la contra a radiação UVB e UVA, absorvendo, dispersando ou refletindo a radiação.

Radiação Ultravioleta: Entende-se por radiação ultravioleta a região do espectro eletromagnético emitido pelo sol compreendida entre os comprimentos de ondas de 200 a 400 nanômetros.

De acordo com o Programa Sol Amigo, a radiação ultravioleta emitida pelo sol é subdividida em três tipos: UVC, UVB e UVA.

Radiação UVA:  (faixa de comprimento de onda entre 320 e 400 nm). - A atmosfera é bastante permeável à esta faixa de radiação. Assim, boa parte da radiação UVA que atinge a camada superior da atmosfera consegue atravessá-la com pouca atenuação. Muito pouco absorvida pela camada de ozônio. Penetra profundamente nas camadas da pele causando danos à saúde.


Radiação UVB: (faixa de comprimento de onda entre 280 e 320 nm) - A camada de ozônio absorve boa parte da radiação UVB que chega a terra. Mesmo em pequenas quantidades pode ser substancialmente danosa à saúde. Não penetra tão profundamente na pele quanto à radiação UVA.


Radiação UVC: (faixa de comprimento de onda entre 100 e 280 nm). -  Totalmente absorvida pela camada de ozônio e não é motivo de preocupação. É altamente penetrante e danosa a saúde,  e teríamos sérios problemas se ela atingisse a superfície terrestre. 

 Esquema que permite observar a intensidade com que as 
radiações UVA, UVB e UVC atingem a superfície terrestre


Nivel de penetração de radiação UVB e UVA na pele


No que diz respeito à rotulagem, será obrigatório informar os fatores de proteção UVB e UVA. Atualmente, a maioria dos fabricantes geralmente informam o FP - UVB (exemplo: FPS 30) e não deixa claro qual o FP-UVA. Atualmente usa-se como metodologia o PPD (escurecimento persistente da pele), estabelecido por Guideline COLIPA, que equivale a no nímimo 1/3 do FP-UVB.
A proposta pretende padronizar os rótulos por meio da tabela chamada Denominação de Categoria de Proteção (DCP)


Ainda de acordo com a proposta:  
  • O menor nível de proteção solar aceitável corresponde a FPS 6 e FPUVA 2, atendendo-se ao disposto na Tabela 1 relativo a no mínimo 1/3 da proteção UVB e comprimento de onda crítico mínimo de 370 nanômetros.
  • Para que um produto declare qualquer proteção UVA o mesmo deve comprovar o disposto na Tabela 1: proteção UVA correspondente a no mínimo 1/3 da proteção UVB e comprimento de onda crítico mínimo de 370 nanômetros.
  • Para que um produto declare proteção de amplo espectro (UVB + UVA), o mesmo deve comprovar o disposto na Tabela 1: proteção UVA correspondente a no mímino 1/3 da proteção UVB e comprimento de onda crítico mínimo de 370 nanômetros.
  • Os protetores solares poderão indicar em seu rótulo "Resistente à água"; " Muito Resistente à água", "Resistente à Água/suor" ou "Resistente à Água/transpiração", sempre e quando tais alegações tenham sido adequadamente comprovadas conforme a metodologia indicada (proposta no regulamento)
  • Os protetores solares não devem possuir alegações de rotulagem que impliquem as seguintes características:
a) 100 % de proteção contra a radiação UV (ex.: bloqueador solar; proteção total; anti-solar)
b) A possibilidade de não reaplicar o produto em quaisquer circunstâncias.
c) Denominações tais como bloqueador, bronzeador.

  • A rotulagem dos protetores solares deverá conter as seguintes advertências e instruções de uso:
a) "É necessária a reaplicação do produto para manter a sua efetividade";
b) "Ajuda a prevenir as queimaduras solares";
c) "Para crianças menores de 6 (seis) meses, consultar um médico";
d) "Este produto não oferece nenhuma proteção contra insolação";
e) "Evite exposição prolongada das crianças ao sol";
f) "Aplique abundantemente antes da exposição ao sol". Caso haja um tempo determinado pelo fabricante ou período de espera (antes da exposição), o mesmo também deverá constar da rotulagem.
g) "Reaplicar sempre, após sudorese intensa, nadar ou banhar- se, secar-se com toalha e durante a exposição ao sol". Caso haja um tempo determinado pelo fabricante para reaplicação, o mesmo também deverá constar da rotulagem.
h) "Se a quantidade aplicada não for adequada, o nível de proteção será significativamente reduzido".


Como na legislação vigente não há uma padronização, muitos fabricantes passaram a adotar critérios internacionais. É possível encontrar no mercado brasileiro protetores solares com as seguintes demominações (Fonte: Blog Prof. Mauricio Pupo):



















Rotulagem que adotam apenas "FPS" deixam uma sensação de maior proteção dos protetores. É muito comum que o consumidor pense quanto maior FPS, estarei mais seguro e protegido. Produtos com "FPS 100" podem passar a mensagem que ao usar o produto, o consumidor terá  100% de eficácia. É por essa razão que antes de comprar, é necessário compreender exatamente  quais os mecanismos de proteção UVA/UVB e como o mesmo encontra-se classificado na rotulagem.


Quando não há informações precisas sobre os tipos de proteção solar na rotulagem/embalagem do produto, o consumidor deve entrar em contato com os respectivos de serviços de atendimento ao consumidor - SAC e solicitar que a empresa  forneça tais dados.

Para fazer esse post pedi ajuda da leitoras para que elas me encaminhasse os dados coletados. Segue abaixo o resultado da pesquisa:

O Profuse Ensolei Oil Control FPS 30 tem PPD de 11, ou seja, por ser maior que 8, é classificado PA +++ (fabricante: Aché Laboratórios)

Profuse Hidraleep FPS 30 (mesma classificação, PPS 11)

Filtrum Ultra Seco FPS 30 / PPD 11 - (fabricante Libbs)

Ada Tina Normalize Matte FPS 50 PPD 17
 
Anthélios AC FPS 40 (com cor) PPD 22 (La Roche)
 
Anthélios AC FPS 40 (sem cor) PPD 25 (La Roche)
 
Sofina Jenne FPS 50+ PA+ + + (produto importado)
 
Kosé Medicated Sekkisei FPS 50+ PA + + + (produto importado)
 
Sofina White Perfect UV FPS 50+ PA + + + (produto importado)
 
SpectraBAN FPS 30 UVA + + + (Stiefel Laboratórios)

 SpectraBAN FPS 50 UVA + + + (Stiefel Laboratórios)

* Alguns desses produtos já possuem informações sobre FP-UVA em suas respectivas embalagens/rotulagem. O objetivo da pesquisa foi apenas mostrar a diversidade de nomenclaturas e facilitar o entendimento sobre as mesmas (a partir da leitura desse post).


Para encerrar essa matéria, sugiro que vocês todos fiquem atentos aos boletins diários sobre o índice UV (fornecido pelo INPE). Para fazer a consulta, basta digitar o nome da sua cidade e verificar a previsão do tempo completa:




















Comentários: Encaminhei no início dessa semana à Anvisa uma solicitação para obter informações sobre o resultado das discussões. Quero saber se a proposta foi aprovada, o texto final da resolução e principalmente o tempo que os fabricantes terão para se ajustarem às novas regras.

Recebi e-mail de resposta datado em 16/02/2012. Segue abaixo o conteúdo da mensagem (grifos meus):

* * *
Prezada Sra. Vanessa,

 Informamos que o Projeto de Resolução menciona em sua mensagem foi aprovado no Mercosul em 2011, dando origem à Resolução Nº 08/2011 do Grupo Mercado Comum.

 As Resoluções Mercosul somente passam a ter valor jurídico em cada país após sua internalização pelo órgão competente. No caso dessa norma específica, deve ser publicada uma Resolução da Diretoria Colegiada da ANVISA com o mesmo texto aprovado no Mercosul.

 No momento, o texto está na fase de tramitação interna para publicação. Ou seja, ainda não foi lançada a nova norma com o texto aprovado pelo Mercosul.

 Para futuras consultas sobre o tema, sugerimos entrar em contato com a Central de Atendimento da ANVISA. As demandas podem ser encaminhadas por meio do Fale Conosco, disponível no site da Agência, no link (http://www.anvisa.gov.br/institucional/faleconosco/FaleConosco.asp) ou do telefone 0800 642 9782. As ligações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h30, exceto feriados.

 Cordialmente,
 Núcleo de Assuntos Internacionais
ANVISA

* * *

É isso, gente! Assim que eu conseguir novas informações sobre esse novo regulamento, divulgarei aqui no blog. Quem quiser publicar nos comentérios os dados sobre os FP-UVB e FP-UVA de seus protetores, ficarei muito contente.
Beijocas mil!

146 comentários:

  1. Pelo q eu entendi na ilustração o raio uvc ainda não nos atinge, e fikei impressionada coma ilustração que o raio uva penetra até na ultima camada de nossa pele sofrida......

    carla maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carlinha!

      Isso mesmo, a radiaçao UVA tem maior alcance e pouca filtragem pela camada de ozonio. Por isso atualmente considera-se tao importante o uso do protetor solar em ambientes internos.
      Quando estamos em casa, no trabalho, há o bloqueio fisico dos raios UVB, mas não dos UVA.
      A radiação UVA é a mais dificil de ser bloqueada, por isso os PPD são mais baixos que o FP_UVB.
      É o UVA que a longo prazo modifica o dna da pele, causa manchas, lesoes e rugas. bjsss

      Excluir
  2. Nossa o Anthélios AC FPS 40 (com cor) tem PPD 22, tô protegida então........

    kkkkk

    carla maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlinha,

      Com a tecnologia vigente, o seu protetor com 22 está acima do minimo redomendado. Vale lembrar que não ha como bloquear 100% a absorção da radiação UV. bjs

      Excluir
  3. Van será que o SpectraBan fps 50 tem proteção UVA maior do que o Fps 30?

    Van tem o boletins diários sobre o índice UV (fornecido pelo INPE).

    Onde podemos ver o UVA? (desculpa se eu estiver falando besteira)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silvia,

      A Stiefel obedece ao método intenacional de 1/3 de PPD estabelecido por COLIPA.
      Desta forma, o FPS50 UVA+++ equivale a no minimo 17 (aredondando para cima)

      E o FPS 30 10/11 Entrei em contato com o laboratorio para obter essas informacoes, mas ainda nao tive a resposta oficial.
      O que me foi dito por telefone é que as +++ significam proteção muito alta de AVA (ou seja, maior que 1/3 exigido pelo metódo COLIPA).

      Para ver a previsao com indice UV, basta acessar o site:
      http://www.cptec.inpe.br/

      No campo de busca (lado direito da tela digite fortaleza)
      Dai vai aparecer uma lista e voce clica no primeiro link que aparece.
      Dai vai aparecer a sua previsao do tempo: temperatura, umidade do ar, sensação termica, direcao/intensidade do vento, pressao atmosferica e indice UV

      Como estamo no horario critico, em fortaleza agora está no mais alto nivel de radiação 14+

      ----------

      Nao entendi a sua ultima pergunta: A radiação uva está em toda parte, em todas as horas do dia. Ha maior penetração na pele, mesmo com roupa e tb atinge os ambientes internos.
      A UVA é absorvida mesmo sem a gente sentir a queimadura na pele.
      bjsss

      Excluir
    2. Van,

      Quero saber se tem como saber os horários que UVA está mais alto, por exemplo hoje esta chovendo aqui em Fortaleza, então o UVA está mais baixo do que dia de sol forte?

      Excluir
    3. Silvia,

      Basicamente a regra é aquela que todo mundo conhece - evitar o sol forte dos horarios de pico. Quanto mais cedinho, mais distante está o sol em relacao à Terra. por isso a radiação é "mais leve".
      Qdo o dia esta chuvoso com muitas nuvens, estas acabam refletindo os raios UVB por isso a gente nao sente a pele "arder".
      Mas infelizmente a radiação UVA consegue passar.
      Por isso tem que usar protetor mesmo em dias nublados.

      Nao sei se consegui responder sua pergunta.
      Se nao foi suficiente, pergunta de novo! Beijocas querida

      * E ai??? ja decidiu se vai comprar a mini geladeira ou frigobar?

      Excluir
    4. van,
      Eu confesso que nos dias nublados eu uso protetor sola também. só que em quantidade menor, porque eu acho que os raio9s UVA são mais fracos.

      Eu queria comprar a mini geladeira, o problema é que não gosto de comprar pela internet, porque acho que se tiver algum problema com o produto não vou ter a quem recorrer (garantia), se tivesse para vender em alguma loja aqui onde eu moro, eu me sentiria mais segura.

      Tipo assim, a minha maquina de lavar apresentou problemas com apenas 3 meses de uso (Consul) e foi só eu ligar para o fabricante e eles vieram na minha residencia e trocaram a placa, se fosse de uma marca importada nunca eu ia conseguir resolver fácil assim.

      É o mesmo lance dos cosméticos importados, eu comprei dois Bb Creans, um eu estou usando e gostando (por enquanto), o outro me deu espinhas e custou 60 reais, com quem eu vou reclamar?

      Se fosse um produto vendido aqui eu poderia ligar para o sac do fabricante e tentar evitar o prejuízo.

      Conclusão: eu gosto de ter a quem recorrer, caso seja preciso,
      isso para qualquer produto ou serviço no qual eu invisto o meu dinheiro.

      Excluir
    5. eu não entendo nada de radiação mas eu já ouvi, não sei se tô falando abobrinha, que os raios uva incidem o ano todo, tanto no inverno ou verão, a intensidade é a mesma

      bjs

      carla maria

      Excluir
  4. Nessa vc poderia ver o ppd do minesol pra mim por favor!!

    carla maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlinha,

      Qual a versao de minesol? Passa diretinho os dados para eu ligar para o SAC JJ.
      bjsss

      Excluir
    2. Minesol oil control fps 30

      bjs

      Excluir
  5. Carlinha,

    Se o depirroll coçar demais tire. A pele fica muito mais sensivel com a depilacao e alergia nao é facil. bjsss

    ResponderExcluir
  6. Nessa

    eu não entendi sobre a proteção indoor...

    quero saber se o minesol e esses q agente usa protegem dessa luz.

    carla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlinha,

      O conceito "proteção indoor", nada mais é do que você já faz: usar protetor mesmo em ambientes fechados (trabalho).
      Muitas pessoas só usam protetor quando expostas ao ar livre.

      Esse conceito defende o uso do protetor dentro de casa, no trabalho, com reaplicacoes etc porque a radiacao UVA penetra no ambiente.

      Seu Minesol protege contra radiacao UVA. Só falta eu ligar para o SAC e descobrir o PPD dele.

      bjsss

      Excluir
    2. ahhhh!! entendi

      kkk

      Excluir
  7. Van o que você acha a respeito dos danos causados a nossa pele pela luz visível?

    A maioria dos protetores não protegem contra essa luz, tem que aliar o protetor com uma barreira física, uma base, um pó, a não ser que o protetor tenha bastante proteção física na formula, tipo o óxido de zinco.

    TODA dermato que eu vou me receita protetor com cor, porque como eu tenho umas manchinhas elas dizem que o protetor com cor protege mais.

    Mais eu não consegui achar um protetor com cor ao qual me adaptasse, tenho vontade de experimentar o Sumax color.

    Outra opção que elas me deram foi o Ensolei Oi Control + base ou pó por cima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silvia,

      O que temos até o momento é fazer exatamente isso. Complementar a barreira com pigmentos (protetores com cor ou maquiagem(.

      Isso forma uma barreira fisica, otimizando a proteção.

      bjsss

      Excluir
  8. Carla, Liguei para o SAC JJ Brasil e a atendente me informou que todos os produtos da JJ (Minesol, Sundown, Neutrogena) seguem a regra de 1/3 para o PPD. Então seu Minesol tem PPD 10. bjsss
    Está de acordo com a norma internacional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ufa kkkkkkkkkk

      brigada nessa

      carla maria

      Excluir
  9. Vanessa de Deus! quanta informação!!! quantas siglas, fatores, normas, affssssss
    o interessante é que até ler esse post eu me atrapalhava toda com esse monte de coisas, só comprava protetor pelo FPS e pronto!
    bom saber que o neutrogena e spectraban estão dentro das normas, a propósito o meu spectraban chegou hoje!!!
    não sabia que os raios UVA "entram" nos ambientes... é isso mesmo? será que entendi direito?
    parabéns pela qualidade do post!

    bjsssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marisa,

      Nós consumidores brasileiros não temos tanto acesso a informacao.
      E ao longo de quase 3 decadas, "aprendemos" a consultar o "FPS" dos produtos sem saber exatamente do que se tratava.
      Na Europa e Japão, faz tempo que eles só estao usando as +++
      Isso para evitar que o consumidor pense que um FPS 70, 80, 90, 100
      fosse mais alto.
      Pode notar que depois do 50, uma sinal 50+. Isso quer dizer que é uma proteção muito alta (mas não é 100%).
      Espero sinceramente que essa nova regulmentacao ajude os consumidores.
      Pois é...a radiação UVA estamos expostos mesmo dentro de ambientes fechados. Por isso, tem que usar protetor todos os dias, reaplicar etc.
      E uma radiacao que a gente nao vê a curto prazo, mas os danos na pele com certeza sao graves.

      Enquanto essa resolucao nao é publicada, vamos ter atenção na hora de escolher nossos protetores, ligar para os SACs e saber efetivamente o que estamos comprando.
      Se o post ajudar nesse sentido, de fazer a gente entender essas nomenclaturas todas, fico muito feliz.

      Beijocas minha querida flor de maracuja.
      Depois me conta se gostou do Spectraban. Voce comprou o 30 ou 50?

      Excluir
    2. Nessa!
      eu já tinha visto vcs falando das +++, UVA, PPD e não entendia nada! obrigada por compartilhar informações tão importantes!!!

      comprei o spectraban FPS50, vou usar amanhã, depois do café, escovar dentes, etc... affssss
      depois conto o que achei...

      bjsssssssss

      Excluir
  10. gente eu tenho que fazer minha pergunta tola de sempre:
    se a radiação UVA é mais dificil de ser bloqueada, pq os PPD são mais baixos? não deveriam ser mais altos? me desculpe se falei besteira, mas achei meio incoerente isso...

    bjssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Po Marisa,

      Essa pergunta não é boba de jeito nenhum.
      O problema é a industria farmadeutica/dermocosmetica posui tecnologia suficiente para oferecer uma proteção mais potente para a radiação UVA.

      Os raios uvb sao mais faceis de bloquear, ate mesmo uma camiseta branca, um hiploglos, um chapeu, conseguem refletir esses raios.
      Ja a UVA ela penetra profundamente nas camadas mais profundas da pele.
      Essa radiação a gente recebe ate mesmo dentro dos ambientes.

      bjs

      Excluir
    2. detestei isso!!!
      eu que achei que tava protegida dentro de casa ou de qualquer ambiente fechado...
      protetor solar deveria ser distribuído nos postos de saúde igual preservativo e pílula anticoncepcional... evitar câncer de pele e envelhecimento precoce deveria ter a mesma importância que evitar filho e doenças... hunf hunf hunf

      Excluir
    3. protetor solar deveria ser mais barato, pq os europeus pagam mais barato que nós que vivemos num país tropical com radiação extremamente forte? pagamos tantos impostos que muitas vezes deixamos de consumir determinados produtos, fora que as embalagens são minúsculas e por conta disso não rendem nada...
      uma coisa é vc poder e querer investir num shampoo de R$200, isso é vaidade, outra coisa é PRECISAR de um protetor e não poder comprar, isso é saúde, ou falta de...

      Excluir
    4. Marisa, todos os dermatologistas são unanimes:

      Se você só tem dinheiro para comprar um produto para pele, invista no protetor solar, pois ele vai hidratar seu rosto, prevenir manchas e envelhecimento precoce, etç.

      Por isso temos que procurar opções que tenham um bom custo beneficio, não adianta comprar protetor caro e depois ficar com pena de usar.

      Eu vejo pessoas dizendo que o protetor delas dura 6 meses, mas a média é de um a dois meses no máximo, para 50 ou 60ml, me corrijam se eu estiver errada.

      Excluir
    5. verdade Silvia!
      já vi tantas meninas reprovando protetores bafônicos que custam uma fortuna!
      antes de comprar pesquiso muito a qualidade e o valor, compro produtos que posso pagar sem ter que parcelar em 78x no cartão... kkkkkk
      acho que protetor solar é o melhor (e mais barato) produto anti idade que existe, por isso não deixo de usar, só não usava dentro de casa e por isso fiquei estressada!
      hoje chegou meu spectraban FPS50 da resenha da Vanessa, depois conto o que achei...

      bjssssss

      Excluir
  11. Pronto!!

    já gasto uma fortuna com protetor solar, agora vou ter q gastar mais kkkkkkkkkkk.

    Pq eu tinha o seguinte pensamento:

    Tô em casa sem fazer nada, não vou sair, ams lá fora tá um solão, eu não coloco proteção, pq to dentro da toca.

    bjs carla maria

    carla maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De Fato, minha amiga Carla!

      Nesse mundo véio... temos que colocar o protetor solar todos os dias do ano e aplicar no minimo 2x ao dia (minimo...)
      Esse habito tem que ser incorporado na rotina como acordar e escovar os dentes.
      Tem que colocar protetor mesmo quando estamos em casa cheias de bobs na cabeça! bjsss

      Excluir
    2. Carla!
      eu tb faço isso, se não vou colocar a cara nem no portão, ou se só saio a noite, não preciso de protetor, certo? ERRADO! droga de radiação uva idiota!!!

      Excluir
    3. Eu uso protetor em casa com o maior prazer, depois que escovo os dentes pela manha é a primeira coisa que faço, e reaplicar ao longo do dia não é nenhum sacrifício para mim, mas se formos pensar no bolso, temos que procurar opções que tenham um bom custo/beneficio para o dia a dia.

      Mas eu gosto também de usar protetores que façam algo mais do que proteger, por exemplo: um protetor com anti oxidante, um protetor hidratante, protetor ante idade (tipo ácido hialurônico), protetor oi control.

      Van o SpectraBan fps 30 tem na embalagem econômica de 120 ml também.

      http://elle.abril.com.br/blogs/espelho-meu-espelho-seu/secao/protecao-solar/

      Excluir
    4. Silvia vi esse spectraban de 120ml, vale muito a pena investir nele pq a quantidade é ótima!

      bjsssss

      Excluir
    5. Flor,

      A Carla me falou dele. é a mesma formula do 30 de go gramas em bisnaga. A diferença é a embalagem economica.
      Eis uma possibilidade de usar protetor de qualidade no corpo com um preço mais acessivel.

      Bjsss

      Excluir
    6. Nessa


      Agora tô reaplicando o filtro depois do almoço kkkkkk

      carla maria

      Excluir
    7. Marisa

      Vamos ter que mudar então kkkkkkkkk, droga de uva mesmo, além de torrar nossa pele, torra o nosso bolso

      Excluir
    8. Meninas eu ainda acho caro o spectraban pro corpo, os protetores pro corpo não invisto não, uso os baratos mesmo, meu bolso não aguento kkkkkkk

      Excluir
    9. Carla
      meu mundo caiuuuuu!!! radiação UVA dentro de casa? ninguém merece, né?!
      temos que escolher entre torrar a pele ou o bolso! kkkkkkkk
      bjssssssss

      Excluir
    10. Carla eu odeio sentir o protetor nos braços, mas uso os baratos tb: nivea, sundown... se é pra investir em protetor mais caro que seja pro rosto!
      vou comprar depois esse spectraban em embalagem economica mas é pro rosto mesmo...

      bjsssss

      Excluir
    11. Nessa!
      obrigada pela dica desse spectraban em embalagem economica, adorei!!! vou comprar mas é pro rosto mesmo, pros braços vou de nivea ou sundown mesmo não gostando...

      bjsssss

      Excluir
    12. Eu tb acho Marisa, tô indo viajar amanhã pro interior to levando o avon sun fps 30 pra passar no corpo e o spectraban pra passar no rosto, eu tb compraria esse de 120 ml pra passar na cara, kkkkkkkkkk, vale muito a pena

      Excluir
  12. Amei a resenha :).

    Eu uso filtro solar todos os dias é como escovar os dentes. Acordo escovo dentes tomo banho e passo filtro. Pode estar chovendo, nublado. Não importa. Mesmo que eu esteja dentro de casa eu uso filtro sempreeeeee.
    Por isso gosto de ter um filtro FPS 30 p/ usar qdo vou ficar dentro de casa. Mas fico de olho na proteção que ele oferece.

    Meus filtros duram mais pq tenho vários e todo dia uso um diferente. Pq se eu tivesse somente um iria durar pouco rsrs.
    Mas imagine 7 filtros faciais. Eu adoro filtro. Adoro cada dia poder escolher um diferente rsrs, acho que sou viciada rsrsrs.

    Ainda não usei SpectraBAN p/ sair. Amanhã acho que vou arriscar p/ ver no que vai dar rsrs. Estou louca que chegue meu Gel Creme Velouté FPS 50 da La Roche.
    Ótimo feriado a todas♥
    Bjs :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Biazinha

      tb gosto dessa "teoria" que se temos vários eles demoram pra acabar.

      Excluir
  13. Meninas,

    Vale muito a pena ler e salvar no computador o artigo do prof. Mauricio Pupo sobre proteção. Solar. Ele explica tudo super bem e as tabelas que usei nesse post são dele.

    Olha outra tabela legal. Sobre a da Absorção da Radiação UVB dos protetores solares:

    Um protetor solar com FPS=2 absorve 50% da radiação UVB, enquanto que um protetor solar com FPS=15 absorve aproximadamente 93%.9

    ----------------------------------------------
    FPS % da Radiação UVB Absorvida
    ==============================================
    2 50,0
    ----------------------------------------------
    8 87,5
    ----------------------------------------------
    10 90
    ----------------------------------------------
    16 93,6
    ----------------------------------------------
    20 95
    ----------------------------------------------
    25 95,7
    ----------------------------------------------
    32 96,9
    ----------------------------------------------
    45 97,8
    ----------------------------------------------
    64 98,4
    ----------------------------------------------

    ResponderExcluir
  14. Meninas,

    No comentário ficou tudo truncado, mas acho que dá para entender.
    Um protetor com FPS30 absorve aproximadamente 95% da radiação UVB.
    apos isso, os ganhos de proteção são bem pequenos em numeros percentuais.

    Essas informações são importantes para a gente também avaliar o quanto cada um está disposto a investir em um produto. Será que vale a pena pagar o dobro ou o tripo do preço de um protetor com fps 70?

    http://www.mauriciopupo.com/wp/?p=81
    Esse link é sobre o conceito de proteção indoor.

    Tem muitos outros artigos interenssantes. Estou lendo com calma um por um.

    Bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nessa!
      adoreiiiii essa tabela, esclareceu muitas dúvidas...
      por isso que dermatologistas dizem que não adianta usar protetor FPS70, no final das contas a proteção máxima acaba sendo a mesma!

      bjsssssss

      Excluir
  15. Van você leu aquele link que eu deixei do programa Bem Star?

    Nele a dermato fala que para quem tem manchas é muito importante essa pequena diferença de porcentagem do fps 30 para o fps 50, e assim vai...

    O fps 60 filtra 98% dos raios UV, então é o que chega mais perto de 100%, ai a pessoa complementa com uma base ou pó e aumenta um pouco a proteção.

    Passando do fps 60 já não tem mais diferença, o máximo é filtrar 98% dos raios UV.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Silvia,

      Eu li toda a materia mas ainda nao consegui assistir ao videos. Ele no tablet esta travando. Aff. Mas vou ver com certeza. tenho sentado pouco em frente ao pc.

      Por outro lado, a proteção depende necessariamente da reaplicação (eles oxidam na pele e perde o efeito)

      Em casa uso como vc o Ensolei 30, mas para colocar o lixo na calçada já estou usando o o spectraban 50.
      Não tenho nenhum protetor facial para dia a dia de 60, somente os de praia.

      Bjsss

      Excluir
    2. Van,

      não deixa de ver o vídeo, pois vale a pena as demostrações que são feitas, eles colocam 3 janelas de vidro, uma com fps 15, outa com fps 30 e outra com fps 60, e é nítida a diferença entre as 3.

      A de fps 15 deixa passar muito sol, a de fps 30 é razoável, já a de fps 60 não deixa passar quase nada de sol, por isso que diz que filtra 98% dos raios UVB, e conseqüentemente filtra mais também os raios UVA.

      Excluir
  16. Nessa esclareça uma coisinha:

    o protetor com cor protege mais que o sem??

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlinha,

      Teoricamente sim para UVB (barreira física), mas na prática o que vale é o que está na rotulagem.

      Eu prefiro usar protetor e maquiagem por cima (nem que seja um pó compacto - fazer meu reboquinho bem leve! hahahaha).

      Depois de muito pesquisar cheguei a conclusão que os melhores protetores (no que se refere a eficiencia) geralmente são o que nós mulheres detestamos. Ou seja, filtro deixa a pele com visual mais oleoso e com rosto de fantasminha tem PPD mais alto. Pode observar.

      Temos que ter consciencia dos prós e contras de cada produto e devemos sempre avaliar o que estamos aplicando para cada situação: lazer,trabalho, em casa, festa, praia/piscina, qual estação do ano etc).

      bjsss

      Excluir
  17. Flor,

    concordo com vc. nao tenho problema com meus protetores populares como nivea, expersive.
    Mas esse protetor na embalagem economica pode ser uma boa para quem detesta sentir a textura dos protetores de praia nos braços.
    Convenhamos: pagar 60,00 em um filtro facial com 50 ml para passar no corpo...só para rica!
    Esse com 120ml já é um alívio!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como eu amo praia, vou sentir a textura nos braços, o cheiro de praia, ai meu deus........ kero ir pra praia kkkkkkkkkkk

      Excluir
  18. Muito bem, Carlinha!
    E isso ai. Temos que reaplicar na hora do almoço com certeza.
    bjsss

    ResponderExcluir
  19. É verdade Van !

    Os protetores mais eficientes são os que deixam o rosto branco, por isso que alguns fabricantes colocam uma cor de base para que a pessoa consiga usar, quando saiu de casa gosto de usar esse tipo de protetor.

    Mais aliar um protetor sem cor com uma base ou pó também é muito eficiente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silvia!

      Certamente! O pigmento ajuda a melhorar o acabamento dos filtros físicos. Como nunca consigo acertar o tom da minha pele com protetores com pigmento, prefiro usar maquiagem.
      Afinal, o que importa é obter um bom bloqueio físico na pele e nos sentirmos bem.
      bjss

      * Acho que vale a pena voce investir no seu frigobar. Eu gosto muito da marca eletrolux. Nunca tive problemas com os meus eletrodomesticos dessa marca e a assistencia autorizada é otima.

      Excluir
    2. Van nem me fala em ELetrolux!

      Eu estou precisando trocar meu fogão e estou numa dúvida cruel entre o Eletrolux Chef e o Brastemp, os dois são o mesmo preço.

      Excluir
    3. Silvia,

      Eu tenho trauma de Brastemp por causa dos meus pais. Nunca tivemos sorte com os produtos.
      Tivemos uma geladeira duplex fostfree que nao refrigerava nada. Conservava melhos os alimentos se ficassem na "friagem" embaixo da pia da cozinha"
      Para completar...essa geladeira só faltava precisar colocar fralda geriatrica. Tinhamos que remover a bandeja coletora a cada 2 dias.
      Depois foi o fogão. Os componentes eletronicos queimaram 4 vezes na garantia....
      Ai qdo me casei decidi comprar tudo da eletrolux (antiga fabrica da prosdocimo) E tudo que comprei da marca tá funcionando até hoje
      E meus pais agora só compram eletrolux tb.

      Excluir
    4. Meninas venho comprando meus eletrodomesticos desde 2008, geladeira, fogão, máquina de lavar tá tudo na caixa, garantia acabou e eu nunca abri kkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  20. Meninas,

    Tem outro artigo massa do Prof. Mauricio Pupo
    sobre radiação AVAxUVB.
    Não deixem de ler!
    http://www.mauriciopupo.com/wp/?p=293

    Olha só essa info:

    "[...] Da energia UV solar que alcança a superfície da terra, 95% é UVA e 5% é UVB [...]"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tô ficando com medo de ler esses artigos! kkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  21. Silvia,

    vc observou se o produto aplicado era corporal ou facial (dia a dia)?

    Faz 10 anos que nao uso mais nada 15.
    Uso 30 no inverno e verão é no minimo 50.

    Nao abro mão de chapeu camiseta grandona branca. Quem quiser que fique achando graça.
    Até pq nao posso tomar sol direto no corpo por causa da minha pele que tem tonalidade irregular.
    Mesmo levando sol apos as 16 horas, tenho consciencia que essa radiação do final do dia nao é boa.

    bjss

    ResponderExcluir
  22. Carla!!!!

    Quero fotos com os oculos de sol enormeee e chapeu enormeeee

    tome a cerveja por mim!!!!
    Vou ficar aqui com piscina de plastico no quintal....
    se é que vou aguentar esse sol que ta matando aqui.
    todos os dias estamos no pico extremo. So teve uns 2 dias que nublou um pouco, deu uma chuvinha que a coisa melhorou...agora ta o bafo de camelo novamente!

    Um super carnaval!
    Amanha tem Galo da Madrugada!!!!
    Para meu povo do Recife....
    Aquele abraço!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não irei pra praia nessa, vou pra ibiuna, interior de sp, lá meu smartporcaria, não pega volto segunda-feira com muitas novidades e claro fotos de oculos com cara de rico... só q no mato

      Excluir
    2. Tô pensando em comprar akele modem da tim, vc paga só 1,99 no dia q usar, assim carrego o not, mas não sei se a internet é boa...

      Excluir
    3. mas vou tomar cerveja e tirae foto, pode deixar

      Excluir
  23. Carlinha,

    Conselho de dona de casa:para equipamentos lacrados comprados há muito tempo, para instalar cada um deles - contrate o serviço da assistencia tecnica autorizada.
    Porque eles farão a instalacao correta, tomarão todas as medidas necessárias e vc ganha pelo menos 3 meses de garantia.

    bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendi Nessa, mesmo sem garantia eu ligo pra empresa (pago por fora) e.....

      Excluir
  24. Oi Vanessa.. ótimo post. Parabéns!!

    Eu acho importantíssimo conhecer os rótulos de cada produto com FPS, para não adquirir um filtro fraco.

    Hoje eu avalio muito a proteção UVA do produto, aliás, se ele tem proteção contra UVA I 340-400 nm (onda longa) que é o UV que penetra na derme, conforme o gráfico, que pode ocasionar envelhecimento e câncer de pele. E o UVA II 320-340 nm (onda curta) que tem ação similar ao UVB e pode ocasionar câncer, manchas...

    Nem todos os protetores UVA cobrem os dois...

    Verifique se há filtros como Tinosorb M e S, Uvinul A Plus e Univul T, Mexoryl SX e Mecoryl XL, Avobenzone estabilizado.. e óxido de zinco!!

    Os raios UVA estão expostos em todo o momento da luz diurna, por isso, o uso indoor de filtro solar, porque ele é refletido em espelhos, asfalto, ultrapassa, vidros, paredes claras refletem, areia, neve.. as nuvens podem cobrir os raios UVB, você não sente aquele queimação, mas os raios UVA podem ultrapassar.. percebo, consultado os sites de clima-tempo, que em dias nublados a radiação continua altíssima.. não use o céu (claro ou escuro) como exemplo se deve ou não usar filtro. Eu prefiro ter o hábito de aplicar filtro logo apos que eu desperto, independente do clima lá fora.. mais seguro.

    Para proteção luz visível, opte por oxido de zinco tingido.

    Parabéns mais uma vez!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nando fico feliz pelos seus esclarecimento!

      Você sabe me dizer se os raios Uvas são mais intensos no período do meio dia?

      Pois eu tenho por costume usar fps 30 pela manha (clima mais frio) e a tarde (clima quente) eu uso fps 50, tem lógica isso que eu faço?

      O meu protetor fps 30 é o Ensolei oi control, parece que ele se enquadra nesses quesitos boa proteção contra os dois comprimentos de ondas UVA.

      Veja o que o fabricante me informou:

      O Ensolei Oil Control FPS 30 tem PPD de 11, ou seja, por ser maior que 8, é classificado PA +++
      Os protetores que conferem fotoproteção ao espectro UVA são Uvinul-A, Tinossorb M e Tinossorb S.

      Excluir
    2. Oi Nando!

      Fiquei muito contente por saber q vc leu o post. é impossivel falar de protetor, sm lembrar de vc!
      Muitissimo obrigada. Seu comentario merece virar um novo post. Posso?!

      Vamos ficar de okho sobre essa nova regulamentaçao e torcer para que os programas da tv aberta (mais populares) e telejornais façam reportagens para esclarecer um pouco a populacao.

      Excluir
    3. Silvia, em tese sim, é quando ocorre o pico. E os raios UVB estão mais fortes. Mas o sol da manhã também pode ocasionar manchas, por exemplo. Eu ´so evito sair muoto no horário assim, porque mesmo com filtro eu sinto a pele arder pelo calor.

      Só que eu também não gosto no horário da tarde quando o sol está mais baixo, os raios parecem incidir diretamente na face... de forma que nem chapéu ajuda.

      Excluir
    4. Silvia, eu tenho a lista completa da linha Ensolei e ele tem filtros UVA curto/ longo e com excelente fotoestabilidade.

      Excluir
  25. nAndo,

    publiquei a composicao do filtrum q vc pediu. ta la nos comentarios.
    bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já vi, obrigado. Eu recebi por e-mail a composição de todos os produtos da linha e também da linha Profuse.

      Excluir
  26. Van,

    Tem uma coisa que eu não entendo, geralmente protetores de farmácia de manipulação classificam a proteção UVA em porcentagem, por exemplo:
    O pó compacto tem 92% de proteção UVA, isso equivale a quê?
    Sera que equivale a PA+++?

    ResponderExcluir
  27. silvia,

    nos manipulados depende da procedencia / certificacao das materias primas.
    é necessario conversar com a farmaceutica para saber esses detalhes.
    nao estou mais usando filtros manipulados. eu amava o meu, mas notei q ele nao estava segurando
    e tb a validade é bem curta.
    bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tentei responder, mas acho que deu erro. O método de % é australiano. Não só manipualdos usam, mas muitas empresas ainda utilizam esse métido, como Natura, por exemplo. Nao há um método padrão, mas eu prefiro o PA/PPD.

      Excluir
    2. Nando MUITO obrigada pela atenção!

      Nando eu acho esse método da porcentagem bem diferentes do demais, por exemplo dizer que o produto protege 92% dos raios UVA, fica parecendo que protege quase 100%.

      Os que tem PA +++ protegem quanto por cento? será que é inferior?

      Excluir
    3. São métodos diferentes baseados em testes diferentes.. o método asutraliano não leva em conta teste in vivo, só in vitro.. sim, isso de números pode gerar uma certa empatia para usar o produto.. mas não é bem assim.. mas já notou que a maioria promete proteger uns 92/ 95% de UVA, mas tem que avaliar qual tipo de onda.. e se for avalair por númeoros, quase todos tem UVA acima de 90%.. por isos não tem como comprarar PA e métido australiano.. vai depender muito dos ingredientes, mas eu chuto que filtros como Sofina SPF 50 PA+++ teria, no método australiano, um UVA superior a 90%

      Prefiro o método europeu de PPD e japonês de PA.

      Excluir
  28. Vanessa minha linda!
    usei hoje o spectraban FPS50 e adorei a bisnaga, a textura, seca superrrrrr rapidinho e não fica melequento, massssssssss como sou meio exagerada pra aplicar (tipo Carla Maria) achei que fiquei com o rosto meio branco... mostrei pro meu marido e ele disse que eu tava doida, que não tinha nada branco! kkkkkkkkk
    será que apliquei muito ou ele não rolou pro meu tom de pele?
    bem, independente disso vou usar mesmo assim pq adorei o produto!
    obrigada pela dica! bjssssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu deus será q só eu não gostei??? sou a zicada aki mesmo kkkkkk

      Excluir
  29. Flor,

    Tem que aplicar aos pouquinhos para o protetor ser absorvido pela pele. Ele rnde bastante.
    De fato a gente sente q ele deixa a pele mais clara, mas em uns 5 minutinzos ele ja oxida um pouco e se ajusta ao tom natural do rosto.
    Se vc tiver com pressa, basta passar seu pó compacto preferido e tudo certo. pele protegida e bonita todos os dias (como diz a propaganda!)
    to muito feliz por vc ter gostado tb desse protetor!
    eu fico pensando ... será que eu sou doida ao ponto de achar um produto super bacana e e ser uma coisa meia boca?!
    q bom q temos mais pontos a favor do bichinho! bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nessa!
      percebi isso que vc disse, tem que ser aplicado de pouquinho mesmo, pq ele é absorvido super rápido! achei que a pele ficou bem clara mas depois de uns minutinhos melhorou, não achei isso um problema, mesmo que fique mais claro dá pra "escurecer" um pouquinho com pó compacto...
      eu simplesmente AMEI esse protetor, como vc sabe sou nova na blogosfera e agora que estou me permitindo experimentar coisas novas, o melhor protetor que já tinha usado era o sundown beauty e desde que ele desapareceu fiquei órfã de protetor, usava o sundown facial e detestava, achava que protetor bom era sinônimo de protetor caro...
      agora veja vc: o sundown facial FPS50 está por volta de R$30 e esse spectraban FPS50 tá na mesma faixa de preço... conclusão: dá pra usar protetor bom pagando barato, o segredo é informação e procura de preço! obrigada pelas dicas tão preciosas!

      bjssssssss

      Excluir
    2. Oi Flor!

      Vc nao imagina a minha elegria em saber que vc tb curtiu o
      spectraban!
      Eu tinha visto que o Sundown diario foi relançando.
      algumas blogueiras elogiaram o produto.
      por hora eu nao vou poder testar - pagar p ver...
      Minha proxima aventura é um nivea uso diario com maquiagem fps 60. mas vai demorar tb.

      precisei comprar o fisiogel que nao é barato. inclusive esse produto merece resenha.
      na farmacia achei um nivea spray invisible fps 30. tava bem em conta e nao comprei pensando em mim.... conprei p maridinho.
      Achei ele um otimo protetor. Mas nao serve para todo mundo. tb preciso fazer resenha explicando esses detalhes.

      bjssss

      Excluir
    3. Oi Nessa!
      eu gostei mesmoooooo do spectraban, quando acabar o verão vou comprar aquela embalagem economica FPS30 que vcs descobriram...
      eu até gosto do sundow diário, não deixa a pele sequinha como o spectraban mas não vira meleca, no geral é um produto bom pro dia a dia sim, principalmente fora do verão...
      já usei um nívea facial uso diário FPS30 que veio de brinde no sun light que comprei e esse eu detestei, é um grude só, a pele não absorve de jeito nenhum, parece com o facial grudento da avon...
      já vi vcs falando do fisiogel, faz resenhaaaaaaaaaa!
      os homens adoram esses protetores em spray, super prático de aplicar e seca super rápido!
      faz resenhaaaaaaaaaaa tb!

      bjssssssss

      Excluir
  30. Fico feliz q vc tenha gostado Marisa, eui vou usar ele na praia, clube ou em casa, pq o bicho não rolou naõ kkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlinha,

      Já que não rolou, passa no dorso da mão.
      ele já tem hidratante e irá proteger suas maozinhas!

      Excluir
    2. Carla!
      eu não tenho nenhum desses protetores bafônicos que vcs tem, vai ver que é por isso que gostei do spectraban, como disse pra Vanessa achei que meu rosto ficou um pouquinho claro e realmente deixa um brilhinho, mas vou tentar corrigir com pó compacto, só to esperando meu kabuki da avon chegar pra testar...
      no geral achei ele um ótimo produto, meu rosto não ardeu nem nos primeiros dias, nem próximo dos olhos e acho que minha pele absorveu ele super bem, presto muita atenção nessa questão da ardência pq parece que meu rosto rejeita qualquer protetor, até hoje o único que não deu nada foi esse spectraban, talvez seja pela ausência da oxibenzona, uma vez usei um nivea facial e ele me deu uma mega alergia nos olhos, ardia que nem pimenta, cheguei a marcar consulta no oftalmo qdo descobri que era o protetor que tava causando o problema... quero muito experimentar o seu queridinho minesol, mas por enquanto to bemmmm feliz com o spectraban!
      bjsssssss

      Excluir
    3. Que bom Marisa q vc gostou, talvez seja tb o clima, a praia sei lá venta mais kkkk, e absorve melhor os produtos, deixei clara minha insatisfação com a stiefel, não sei o q eles farão, se vão trocar, eu não sei, mas se eu ficar com ele, usarei na piscina ou praia, pescoço.

      bjs

      carla maria

      Excluir
  31. Carla o que foi o que você não gostou no filtro?

    Mas o seu é o fps 30?

    Será que o 50 é melhor do que o 30?

    É louco, mais as vezes pode acontecer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silvia

      Não gostei pois ele é muiito pesado, brilha, deixa a pele brinca, quando vc passa a mão na cara, vc sente o troço lá kkkkk.

      O meu é o fps 30.

      bjs
      carla maria

      Excluir
  32. Pessoal o meu filtro é igual ao da Carlinha FPS 30.
    Tbém não rolou p/ mim. Ele até que absorve bem. Mas pele fica brilhando direto e medida que passam horas o brilho aumenta.
    Eu amei textura e a proteção que o mesmo oferece e o principal não arde pele e olhos nota 10.
    Mas p/ o brilho na pele nota 0. É uma pena pq gostei dele. Diferente do Vichy que deixava pele melecada e prometia toque seco.
    Mas o SpectraBAN é um protetor diário hidratante. Talvez seja por isso que não deu. Vou usar nas mãos e vou usar no inverno p/ ver como ele se comporta. Pq gosto de filtro hidratante p/ usar no inverno. Até lá eu conto p/ vcs rsrsrsrsrs.
    Mesmo assim agradeço a Vanessinha por apresentar.
    Cada pele reage de uma maneira é isso ai ;).
    Beijocas a todas :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bia,

      Minha pele nao esta oleosa, esta a seca e bem sensivel no queixo.
      Qdo eu passo ele... é um alivio por sua ação hidratante.
      Para vc ter uma ideia, minha pele vira uma meleca com o Anthelios... vai entender.
      De fato é uma boa tentar no inverno.
      Mas é isso ai, ja que temos trocentos protetores, elegemos nossos preferido e os demais usamos em casa, na chuva, na fazenda ou numa casinha de sapé!!!!

      Excluir
    2. Van o que você está usando que sua pele está seca?

      Excluir
    3. A biazinha fez uma observação muito importante, talvez essa ação hidratante dele, faz ele ser esse oleo.

      carla maria

      Excluir
    4. Nunca usei nada na pele pra arder.... não me lembro

      carla maria

      Excluir
  33. Bia,

    So pelo fato dele nao arder, isso pra mim é um milagre! kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bia e Nessa!
      pra mim tb é um milagre ele não arder!!! kkkkkkkk
      é claro que o brilho incomoda um pouco, mas a ardência incomoda bem mais...

      bjsssss

      Excluir
  34. Gente eu vou tentar o fps 50, se não der pro rosto eu uso na área dos olhos (se não arder).

    Gente esses dias inventei de me aventurar com outros protetores e estou com o rosto cheio de espinhas, é nessas horas que a pessoa vê que o produto que estava usando fazia efeito (Ensolei).

    Meninas tentem usar o protetor em outras partes do corpo, pode ser no pescoço e cólon, ou até mesmo área dos olhos, pelo menos ele não foi caro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silvia!

      Tb qdoro o ensolei oil control 30.
      Dei p meu marido o Hidraleep fps 30 facial.
      Que expriencias vc fez?

      Ah, vou fazer um post sobre o fisiogel e gostaria de sua ajuda de como vc usa em casa com seus filhotes.
      dai vc podeia enviar por mail? eu vou contar como ele entrou na minha rotina - ressecamento inverno.
      hj tb uso nas axilas e rosto.

      Excluir
    2. Silvia

      vc acredita q eu usei o spectrabsn no sabádo durante o dia, a noite um local da testa comecou a doer, no domingo a bicha já tava lá.

      bjs

      carla maria

      Excluir
  35. Silvia,

    O que estou usando???? Adivinha?????
    Fisiogel locao!!!!,
    E tb como estou com uma lesao por causa da limpeza de pele, tenho passado Therasona (hidrocortisona 1%)
    Ate cicatrizar tudo ,todo cuidado é pouco para nao formar mancha.
    Muito protetor e hidratacao.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Van você tem MUITA coragem de fazer sessão tortura, oh desculpa , limpeza de pele.

      Eu não faço aquilo mais nem que me paguem.

      Sempre me enganavam dizendo que ia ser por hidro-sucção, então quando eu deitava na mesa diziam que no meu caso só resolviam no espeto mesmo, saia de lá com o rosto todo marcado e na outra semana estava com os mesmos cravos.
      Hoje prefiro usar esfoliantes químicos (ácidos) para combater os cravos.
      Dizem que tem uma mascara de carvão preto (japonês) que tira tudo, eu ainda vou pagar pra ver.

      Excluir
    2. Silvia

      Faço limpeza pele a cada dois meses, sofro mas não é muito, minha esteticista diz q minha pele é boa, o problema são os "milhos", pequenos cravinhos, que só saem na agulha, então a minha limpeza de pele é uma sessão de agulhadas..

      bjs

      carla maria

      Excluir
  36. Ok Vanessa!

    Falo com você por Email.

    Resolvi testar os protetores que eu ganhei amostrinhas, aqueles que te falei no outro poster.

    Gente se um produto não me causar espinhas e não arde na minha pele, principalmente na área dos olhos ele já ganha pontos comigo, mesmo que brilhe um pouco.
    Hoje sou menos exigente do que antes, acho que pelo fato dos ácidos diminuírem um pouco a minha oleosidade dá para usar alguns produtos mais hidratantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silvia,

      Minha pele e cabelos estao com oleosidade controlada por causa do acetato de ciproterona, presente no medicamento.
      Como a pele esta seca, os protetores estao tudo de bom.
      Mesmo assim concordo com vc sobre o anthelios, comigo acontece a mesma coisa - igualzinho.
      bj

      Excluir
  37. silvia,

    eu vou para a tortura 1x por ano e priu....
    tb gosto dos acidos e pelling de diamentr. bem suave.

    ResponderExcluir
  38. Vanessinha.
    Estava pensando em trocar o SpectraBAN pelo Sun Max FPS 60 que é fluído. Que vc acha?rsrsrsrsrs. Alguém já usou o protetor abaixo?
    Poderiam dizer o que acharam dele?rs
    Obrigada! ;)

    Site:

    http://www.kerala.com.br/prod/600/124/0/sunmax-locao-fluida-fps-60-stiefel.aspx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bia,
      Eu tenho o Sun Max FPS 60 , mas só usei uma vez, ele é bemmmm fluido e deixa um brilhinho também, vou usar hoje de novo e te digo algo mais a noite.

      Excluir
    2. Bom Dia Silvia!

      Vc tem? Que maravilha! :D
      Se fosse brilhinho não me importaria rs. Mas fica com muito brilho flor.
      Obrigada :D.
      Bjs

      Excluir
  39. Bia
    que precinho camarada!
    e é da stifel tb!
    será que esse tb não contém a tal oxibenzona?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Pergunta! Preciso ver bula antes. Nem que eu entre numa Drogaria e pegue um só p/ ler rsrsrs

      Excluir
  40. na dermadoctor tá mais barato!

    http://www.dermadoctor.com.br/index.asp?id=2114

    ResponderExcluir
  41. Bom Dia Marisa lindona.
    Obrigada flor.
    Eu e Carlinha conversamos e estamos pensando em trocar. Se fosse apenas um "brilhinho" no rosto tudo bem. Mas brilha muito e qdo passo mão no rosto a mesma não fica aveludada. Fica "travando" rs não sei explicar.
    Ai Jisuis será queri o meu veio "bixado" rsrsrs. Mas na Carlinha tbém não deu.
    Vamos ver o que o SAC vai responder a ela.
    Bjs e tenha um dia maravilhoso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bia tomara que o sac troque o produto, eu acho que vale a pena testar outro para ver no que dar, se não rolar usa a segunda opção no corpo.

      Tem essas opções:

      Ansolar® Daily Use FPS 30 - bisnaga
      Ansolar® Daily Use gel creme FPS 30 - cápsulas de uso tópico
      Ansolar® loção FPS 60
      SunMAX® AcquaGel FPS 20
      SunMAX® Color Sense loção fluída - bege médio - FPS 35
      SunMAX® Color Sense loção fluida - bege claro - FPS 35

      SunMAX® creme FPS 60
      SunMAX® gel FPS 30
      SunMAX® Intense FPS 60
      SunMAX® Sensitive FPS 30
      SunMAX® Fluid FPS 60

      Desses produtos o que eu tenho mais curiosidade é o Sumax color.

      Eu já usei o SunMAX® Sensitive FPS 30, ele deixa a pele mais oleosa.

      Foi usar o SunMAX® Fluid FPS 60 hoje para te falar algo sobre ele, o bom dele é que tem também o frasco de 120 ml, e custa de 56,00 na Pague Menos. Também acho que é o que rola melhor no corpo, se não der certo no rosto.

      o Ansolar fps 30 eu já testei, ele seca rápido, não deixa pele oleosa, mais você fica sentindo ele na pele, tem um efeito muito siliconizado, dizem que parece muito com o Magix da Avon.
      Eu não gostei porque fica tipo repuxando a pele.

      Gente não tenho certeza, mas parece que os protetores dessa marca não usa Oxibenzona.

      Excluir
    2. Bom dia Bia! (ainda não almocei então é bom dia mesmo!) kkkkkk

      eu usei o spectraban em casa e gostei muito, amanhã vou enfrentar a radiação de 87 de bicicleta e ver como ele se comporta, a Carla falou que ficou "branca" depois de suar e achei melhor fazer o teste de fogo (literalmente!)
      boa sorte na troca! se não rolar usa nos braços e tudo certo!

      bjssssssss e tenha um bom dia tb!

      Excluir
    3. Fika branca mesmo marisa, como diz minha sábia mãe: ajunta, entende???

      Excluir
  42. Bixado, só se for de oleo kkkkkkk

    MINESOL MINHA VIDA MEU AMOR
    ANTHELIOS COM COR TE ADOROOOOO

    BJS

    carla maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carla,


      qdo chegar a amostra, vou testar novamente seu amado minesol.
      qdo usei uma vez ardeu que foi um horror. tive q tirar pq nao foi ardencia de passar em poucos minutos- aceitavel p quem usa acidos.
      vamos ver....

      Excluir
    2. Espero q vc goste dele nessa, pois isso sim é protetor kkkkkkkk

      Excluir
  43. Mas teremos q trocar por algo na mesma faixa de valor silvia, e o ansolar é acima.

    eu trocaria por:

    SunMAX® Color Sense loção fluída - bege médio - FPS 35

    ou

    SunMAX® gel FPS 30

    bjs
    carla maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entre essas duas opções eu ficava com o color, pelo menos podia usar como base de vez em quando (se não desse para a diária)

      SunMAX® gel FPS 30 eu já usei, ele é muito alcoólico, evapora na pele, produtos assim não protegem direito não.
      Outra coisa álcool dá efeito rebote em pele oleosa.

      Excluir
  44. Carla, como pele reage diferente:

    ANTHELIOS COM COR, deixou meu rosto parecendo uma frigideira, e ardeu MUITO nos meus olhos, eu até chorava de tanta química que o produto tem.

    MINESOL, é sequinho, mais ardia na minha pele e deixava ela muito grossa.

    ResponderExcluir
  45. Silvia

    A biazinha e a Nessa me falaram que o minesol ardia tb no rosto delas, no meu nunca aconteceu isso (ufa), o anthelios eu gosto muiiito, ele brilha um pouco, mas nada q 05 kilos de pó não resolva.

    bjs carla mria

    ResponderExcluir
  46. silvia

    SunMAX® gel FPS 30 tem alcool??? humm, então não kero não kkkkkkkk, uma vez eu usei um corpetone em gel e ele era alcoolico, nossa era horrivel.

    bjs ebrigada

    carla maria

    ResponderExcluir
  47. Silvia, os meu protetor sempre caem nos zoio, pq eu passo nas palpebras e nunca ardeu kkkkk, nossa pele é louca mesmo.

    carla maria

    ResponderExcluir
  48. Carla você usa ácidos?

    Acho que isso é que faz alguns protetores arderem na pele.

    Para mim o problema do Anthélios não foi só brilho não, se fosse eu não me importaria muito, mas ele deixa a minha pele MUITO oleosa, bem escorregadia, e arde os meus olhos que é um horror.

    ResponderExcluir
  49. Gente eu acabei de passar o Sumax fluid fps 60, pois vou ao centro da cidade.

    Minhas impressões:

    Pontos positivos:

    Ele é bem fluido e aderem que é uma beleza, é passou, colou.

    Ele não tem cheiro, para quem tem tendencia a enxaqueca como eu, isso conta MUITO.

    Ele não arde a minha pele, eu estou usando Epiduo e minha pele está sensível e vermelha, e menos oleosa, e bem ressecada no queixo e proximidades da boca.

    Mas ardeu um pouco em uma espinha enorme que apareceu no meu rosto (esta com três), vale salientar que TUDO que aplico em cima dela fica ardendo, vou comprar Minancora hoje e ver se funciona para seca-la .

    Ponto negativo:

    Ele brilha muito na pele, apesar de não ficar sentindo o produto em cima da pele, não fica sequinho não.

    Acho que ele pode ser bom para quem está usando ácidos fortes e esta com a pele muito sensível, pois como ele adere muito bem e é bem fluido, não precisa esfregar para espalhar o produto na pele.

    Se não der para o rosto acho que pode dá para o corpo, mas saliento que até minhas mãos estão brilhando com o resíduo do produto que ficou nelas.


    Achei esse protetor bemmmmmmmmmm melhor do que o Anthpelios ac fps60.

    ResponderExcluir
  50. Gente eu acabei de passar UM POUQUINHO de pó Maybelline e brilho sumiu.

    Apareceu até mágica!

    Gente por favor, isso tudo que falei foi na minha pele.

    Vejam bem as características dela:

    Cor clara, Mista, sensível, tendencias a pigmentação, poros dilatados, e razoavelmente exigente .

    ResponderExcluir
  51. Copiando a Silvia:

    Vejam bem as características da minha pele:

    Cor morena, mista, tendência a oleosidade nas palpebras, sem poros, sem tendências a manchas e acha q é rica... acha.

    ResponderExcluir
  52. Van eu achei o Sumax fps 60 bem parecido com o Fisiogel, até embalagem é indentica.

    Van eu comprei aquele desodorante da resenha que você fez, o da Boticário, aqui ele custa 16 reais 80g, depois falo o que achei, de início eu gostei muito da embalagem, e do fato dele não ter perfume.

    Carla você é uma figura!

    ResponderExcluir
  53. Respostas
    1. Carla vc é uma figura sim kkkk.
      Adoro vc!
      Bjs

      Excluir
  54. Oi Silvia.
    Mto obrigada por contar experiência com Sun Max Fluid.

    O problema é que cada pele reage de uma maneira rs ai complica rsrs.

    O Anthélios é perfeito p/ minha pele. Não arde nadinha nem olhos. Até pq se eu não gostasse iria meter o pau kkk. Pq não ganho nada p/ fazer propaganda rs.

    Eu acho que vou ficar com SpectraBAN mesmo e tentar usar no inverno e ir usando nas mãos. Até que será bom p/ mãos pq é hidratante rs.

    Apesar de deixar minha pele holofote eu gostei do "bichinho", embalagem e pela proteção.
    É um bom filtro. P/ quem tem pele seca deve ser um sonho usar esse protetor.
    No momento estou usando o Differin, mas é como se eu tivesse passado hidratante rs. Não fica vermelha, não arde, não descama e estou usando 0,3%. Estranho pq o ácido glicólico não posso usar.
    Tem meninas que não podem usar Differin que deixa pele sensível.
    Eu adoro o ácido retinóico. Mas agora só no inverno.
    Obrigada por tudo.
    Meninas adoro vcs! Vcs moram no meu core.
    Beijocas.

    ResponderExcluir
  55. Bia,

    Eu já usei também o Differin e não sensibilizou a minha pele, o Epiduo é do mesmo fabricante do Diferin (Galderma), essa empresa tem muita qualidade nos seus produtos, ela fabrica o Dermovitin, o Cetaphil e muitos outros ótimos produtos.

    Bia se eu fosse você trocaria o SpectraBan pelo o fps 50, que é o mesmo que a Van e a Marisa gostaram, é pra tirar a duvida se é diferente.

    Se não gostar, pelo menos o fator 50 pode usar na praia ou piscina.

    ResponderExcluir
  56. Oi Nando!

    Bem maravilha receber sua visita!
    Por enquanto...vamos sofrendo na condição de consumidores, enquanto a nova regulamentação não sai. Ainda a vigente é a de 2002, que entre outros absurdos, nao obriga os fabricantes a informarem o PPD.
    bjsss

    ResponderExcluir
  57. Meu dermatologista passou sabonete actine com enxofre e pomada epiduo. Tenho que usar protetor solar para que não haja queimaduras já que o adapaleno agride um pouco a pele.Uso o Sun Max. Mas quando passo sinto uma ardência incômoda, que depois passa.Isso é normal??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prix,

      Essa ardencia significa que sua pele está sensivel por causa do tratamento. Se esse incomodo for intenso e durar mais que 2 minutos, aconselho trocar de protetor. Isso nao quer dizer que o sun max seja ruim ou que nao possa ser usado. Essa sensiblidade emmuitos casos desaparece em pouco tempo.
      O protetor wue consigo passar ate na era dos olhos é o spectraban FPS50 UVA +++.
      converse com seu dermato. em termos de protecao ele é excelente.
      algumas minas acharam ele oleoso, mas eu nao achei e usoumpomuito leve so para deixar o acabamento bonito. bjss

      Excluir
  58. Muito boa essa matéria!

    Eu passo protetor solar somente pela manhã, será que é pouco? trabalho em casa mesmo e quase não saio, só repasso quando vou pra rua e volto suando nesse verão, ai lavo o rosto e reaplico, do contrário só passo uma vez ao dia.
    Por favor, me corrijam se eu estiver errada.
    Eu uso o Filtrun 30 pele oleosa, achei melhor que o minesol, dizem que o melhor de todos é o Sofina, mas não tem no Brasil.
    Gostei muito do blog... já te sigo
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Belinha! Seja muito vinda ao blog.
      Meu dermato preconiza que o filtro seja aplicado logo pela manha, apos a limpeza facial e na hora do almoço.
      caso seja necessario exposicao direta, reapilar a cada no maximo duas has e a primeira aplicacao 30 minutos antes da exposciao direta. bjsss

      Excluir