21 fevereiro 2012

Pergunta da leitora: Como cuidar das mãos?

Olá, Meninas!

Recebi e-mail da Carla Maria levando a seguinte pergunta "O que fazemos para cuidar de nossas mãos?" Toda mulher ama mãos e unhas bem cuidadas, lindas e macias. Cada pessoa tem seus segredinhos. A proposta deste post é abrir a discussão sobre o assunto. Cuidados diários e simples deixarão suas mãos saudáveis por muitos anos. Evidentemente com o avanço da idade os dois principais problemas são a perda de gordura e as manchas (pigmentadas ou despigmentadas). Para a perda de gordura, que deixa as mãos com o aspecto envelhecido característico, o único recurso existente para melhorar é a cirurgia plástica. A técnica consiste em retirar gordura de outras partes do corpo, processar essa gordura e injetá-la nas mãos. O procedimento geralmente é feito em pacientes acima de 60 anos. Já para as manchas as técnicas mais comuns são o uso de pellings ou laser, feitos em consultório por dermatologistas.


Carla Maria nos conta o que ela faz:
  • Esfoliação  x na semana;
  • Comprei errada uma mascara hidratante facial da natura, então passo nela depois da esfoliação;
  • Creme hidratante todos os dias;
  • Protetor solar todos os dias.
Pois bem, Dona Carla está certíssima! Esses são os cuidados básicos com as mãos. Dos seus procedimentos, os mais importantes são a hidratação e o uso do protetor solar. É o protetor que irá preservar a pele e evitar o aparecimento de manchas. 

Vou contar o que eu faço:
  • Também gosto de fazer esfoliação na pele. Geralmente faço no banho e uso o esfoliante específico para o rosto. A pele das mãos são mais sensíveis e não devemos usar esfoliantes com granulação "pesada", características dos esfoliantes corporais ou para os pés. Inclusive eu aproveito para fazer quando estou cuidando da pele do rosto. Uma dica importante: evitar esfoliantes com ativos abrasivos. Prefiro esfoliantes com ativos naturais ou microesferas polidas.Geralmente mando manipular e também gosto do Gel Esfoliente Nivea Visage

  •  Uso e abuso dos cremes para mãos. Tenho bisnaguinhas espalhadas por toda a casa e também nunca deixo faltar na bolsa. Sempre que sinto a pele seca, reaplico o produto. Os meus cremes preferidos são: Manteiga Emoliente Granado Pink, Creme para Mãos Castanha Natura Ekos, Creme Para Mãos Nivea Q10, Manteiga Corporal Muriel.

  • O filtro solar que aplico no rosto também passo nas mãos. Também foi um hábito que incorporei e já faço automaticamente. Mas lembre-se: Lavou as mãos, é fundamental reaplicar o produto. Sabe aquele protetor que não ficamos felizes com ele no rosto? Pois use-no nas mãos! Afinal, você pagou pelo produto e é sempre bom darmos um destino útil aos nossos cosméticos. Nada de deixá-lo encostado na prateleira! Também vale usar os protetores corporais, aqueles mais resistentes à água. Se você gosta de algum protetor em especial, use-o.

  • Sei que isso é um sacrifício para muitas mulheres, mas é importante ficar sem esmaltes. Unhas muito amareladas e com manchas brancas é sinal que necessário passar um tempo sem produtos. Deixe pelo menos uma semana (sem nada! nem base incolor).  Como eu já faço isso há muitos anos, hoje minhas unhas quando estão sem esmalte, parece que eu fiz "francezinha" porque tenho a base transparente e unhas muito brancas. 
  • Dica do tempo da vovó: Azeite de oliva extra virgem.  Já que estamos com a mão na massa na cozinha, que tal ao terminar de cozinhar, aplicar um pouco do óleo e fazer uma massagem nas mãos? Também adoro os óleos de argan, rosa mosqueta (detesto o cheiro!), Nujol® e o Johnson´s Baby. Toda vez que fizer a massagem com óleo, deixe a pele com o produto alguns minutos. Depois pode retirar o excesso e aplicar o hidratante e protetor solar.

  • Antes de dormir também gosto de aplicar nas mãos e unhas, pomada a base de dexpantenol. (Bepantol® Baby, Cicatenol, Neopantol, Bepantriz etc)


O que eu gostaria sempre de fazer e quase nunca faço:

 Usar luvas para todos os serviços domésticos. Eu não consigo lavar louça, roupas ou limpeza em geral  com luvas. Sinto-me um polvo marinho com seus oito tentáculos! Além disso, os produtos de limpeza são terríveis para a saúde da pele das mãos e unhas. Só uso luvas no inverno (por ordens médicas)  porque minha casa não tem aquecimento nas torneiras.
Para quem mora no Sul do país, todo cuidado é pouco: além das luvas de borracha, toda vez que você ficar em contato com água gelada por muitos minutos, deve-se fazer imersão das mãos em água quente. Ano passado tive sérios problemas com minhas mãos por causa do frio. Queria muito poder usar luvas diariamente, quem sabe um dia eu fique menos desmantelada?!
Já que eu não uso como se deve, capricho na hidratação. Até na cozinha tem bisnagas de creme hidratante!



É isso, queridas! Poste comentários sobre quais cuidados cada uma de vocês tem com as mãos!

Beijocas mil e inté mais!

bagikan