15 abril 2012

Creme despigmentante com TPG-2 Peptídeo® Pharmaderma

Olá, meninas!

Estava me segurando para fazer esse post, mas como eu não aguentei a ansiedade, resolvi apresentar meu tratamento de 60 dias com o Creme Despigmentante TPG-2 Peptídeo® Pharmaderma. Eu já fiz uma resenha sobre princípio ativo em um creme anti sinais e seus excelentes resultados no preenchimento de rugas e linhas de expressão. O tema de hoje é clareamento de axilas. Preparem-se pois teremos imagens fortes!


Essa novela precisa ser contada nos mínimos detalhes! Em função de meus problemas hormonais, meus primeiros pelos nas axilas (meu famoso sovaco!) surgiram por volta dos 8 anos. Aquilo foi extremamente assustador e complicado para uma criança que nem sonhava entrar na puberdade. Lembro-se nessa época de ter muitos pelos pelo corpo, até nos joelhos tinha pelinhos extras (praticamente uma franja!) e por vergonha pedi para minha mãe remover com lâmina os pelos das axilas. Sendo assim, convivo com depilação desde a tenra idade. 
Outra característica peculiar de minhas axilas é a enorme área com concentração de pelos (muito volume). Tenho muita inveja quando vejos meninas com axilas lindas, só com um pouquinho de pelos na região central  axilar. E para completar a tragédia, os meus pelos são formados numa região muito profunda da derme e por isso, tenho enorme facilidade para que os pelos encravem e forme foliculite. Os longos anos de depilação com diversos métodos provocaram lesões e o incômodo escurecimento de pele. No meu caso, o melhor tratamento seria primeiro a remoção definitiva dos pelos com laser para depois tratar a pele. Infelizmente ainda não tenho recursos para investir desse método de depilação e fui direto para a segunda fase que foi o clareamento.
No ano inverno passado fiz uso (com acompanhamento médico) de despigmentante a com hidroquinona. O resultado foi muito bom, mas como vocês sabem a hidroquinona deve ser usada por um curto período e no caso específico das axilas, essa região é extremamente sensível em função das lesões sucessivas causadas pelas depilações. A pele fica ainda muito irritada e dolorida com o tratamento com hidroquinona. Por não é possível tratamentos de longo prazo. Ficarei devendo fotos de minhas axilas antes, pois eu nem sonhava escrever diariamente em blog (fora a vergonha...foto de sovaco horrível ninguém merece!)

Quando fui apresentada ao Creme Despigmentante TPG-2 Peptídeo® Pharmaderma pela nossa querida amiga e farmacêutica Milena Salvini, a pele das minhas axilas estavam bem irritadas e não já estavam tão clarinhas como na metade do ciclo do tratamento com hidroquinona. Começei meu tratamento no início de fevereiro desse ano e agora que estamos em abril já é possível apresentar alguns resultados. Evidentemente todo tratamento para clarear a pele é demorado, progressivo e não há milagres instantâneos cujos ativos que irão proporcionar o efeito "sovaco de photoshop" lindo e maravilhoso que vemos em revistas.

A minha formulação foi personalizada pela Milena, a partir do estudo do meu caso. A vantagem do produto é que ele não é fotosensível como no caso da hidroquinona e também não irrita a pele, muito pelo contrário: TPG-2 Peptídeo trata a pele, tem ação antinflamatória. Além disso, esse ativo diminui a velocidade de crescimento dos pelos - outra triste característica minha. Sem o produto, se removo os pelos pela raiz de manhã no outro dia já há novos pelos nascendo.


Meu produtinho com TPG-2 Peptídeo. Frasco pump a vácuo com 15 gramas
Para a segurança dos leitores, editei as informações
sobre as concentrações dos ativos.

A minha fórmula contem Whitessence®, Belides e TPG-2 Peptídeo® em concentrações aprovadas para uso dermocosméticos e por isso podem ser vendidas sem prescrição médica. Contudo, como a fórmula foi personalizada, editei a imagem para ocultar as concentrações percentuais dos ativos para a melhor segurança dos leitores. Em formulações diferenciadas os ativos também podem ser usados para clareamento facial. O produto tem validade de 6 meses e encomendei apenas 15 gramas em função do preço, pois os ativos não são baratinhos. O meu creme já incluso a embalagem especial pump a vácuo custou R$ 38,00.

Por que a nossa pele forma manchas escuras? 
Segundo Milena Salvini,  a melanina é o principal pigmento biológico envolvido na pigmentação cutânea, sendo determinante das diferenças na coloração da pele. Tal pigmento é também o principal mecanismo de defesa da pele contra a radiação UV, promovendo um espessamento da camada córnea na tentativa de impermeabilizar e proteger à pele e o DNA dos queratinócitos contra a radiação ultravioleta.

O processo bioquímico de produção de melanina ocorre dentro dos melanossomas nos melanócitos. Nos melanossomas a tirosina (um aminoácido produzido pela tireóide), sofre a ação da tirosinase (enzima que reage com a tirosina na presença de oxigênio) e forma outras substâncias: dopa e dopaquinona, dopacromos e finalmente o composto tirosina-melanina. 

O composto tirosina-melanina combina-se com proteínas dando origem às melanoproteínas e finalmente a melanina, que é armazenada nos melanossomos. O processo da síntese de melanina envolve uma cadeia de reações químicas bastante extensa e complexa. De uma forma genérica, quaisquer ativos que sejam capazes de bloquear ou minimizar uma ou mais etapas dessa cadeia de reações poderiam ser considerados despigmentantes. Entretanto, nem todos possuem a mesma eficácia, pois isso varia em função de diversos fatores tais como quais etapas ele é capaz de agir e com que potência. 

O que essa formulação tem tão de especial? 

TGP-2 PEPTÍDEO® tem como propriedade diminuir a expressão da melanogênese devido à ação inibitória da síntese de melanina. Ele diminui a atividade da tirosinase; diminui a formação de melanossomas e bloqueia sua transferência para os queratinócitos, o que reflete na redução da expressão melanogênica.

A atuação do Nano TGP -2 Peptídeo® é inovador, pois sua ação inicia-se antes da formação da melanina.  Outro fator válido para seu uso em axilas é a inflamação causada por desodorantes e pelas sessões recorrentes de remoção dos pelos. O ativo tem função antiinflamatória, que associada a sua ação clareadora tem um potente efeito sobre a doença: Hiperpigmentação pós inflamatória.  A hiperpigmentação pós-inflamatória é comum em pessoas de pele mais escura e é mais relacionada com a natureza da agressão do que com o grau da inflamação prévia (típico de depilações).  
O ativo ainda age retardando o crescimento capilar por inibir a maturação das células dos folículos pilosos. Tem como mecanismo de ação diminuir o tempo da fase anágena, induzindo o pelo/ fio capilar à fase catágena e prolongando a fase telógena do ciclo de crescimento capilar. Também diminui o número de bulbos e folículos pilosos.

Belides™ é um ativo inovador no clareamento, pois  tem ação diferenciada e complementa a ação do Nano TGP - 2 peptídeo:atuando durante o processo de síntese da melanina, reduzindo fortemente a atividade da enzima tirosinase e a formação de radicais livres (ROS). Os testes in vitro demonstraram que BELIDES™ é um ingrediente funcional com ação nos diferentes estágios da melanogênese. Influenciando diferentes etapas antes, durante e após a formação da melanina.

APLICAÇÕES do Belides™ :
  • Na PREVENÇÃO da formação de manchas. Pode ser associado a filtros solares e utilizado principalmente nas regiões da face, pescoço, mãos e braços, que ficam mais expostas.
  • No TRATAMENTO de manchas da pele, como único ativo despigmentante ou mesmo associado a outros produtos como a Hidroquinona ou algum ácido.
  • Na MANUTENÇÃO dos tratamentos clareadores, sejam eles com produtos químicos ou tratamentos com laser etc.
  • Em gestantes que querem prevenir as manchas faciais, podem usar o belides no filtro solar ou Emulsão Noturna com Belides.

As proteínas específicas de Whitessence® inibem a transferência de melanina dos melanócitos para os queratinócitos. A redução da quantidade de melanina na superfície cutânea resulta em clareamento cutâneo.  É um ativo 100% natural, hidroquinona-free, com eficácia despigmentante em apenas 2 meses e com mecanismo de ação diferenciado. É um clareador sem medo do sol, que promove eficácia mesmo em contato com a radiação solar.

O que eu achei do produto: O creme apesar de tê-lo encomendado numa quantidade mínima de 15 gramas, tem um rendimento incrível. Basta apenas uma gota para aplicar em cada axila. Por essa característica ainda estou no primeiro frasco. A validade de seis meses (sem necessidade de conservação em geladeira - em temperatura ambiente 15º-30ºC) também é outra vantagem.
O produto é super sequinho e não deixa a pele melequenta. Por procedimento, realizo as aplicações sempre a noite, com a pele limpa após o banho. O produto pode ser usado durante o dia, mas prefiro fazer o tratamento noturno para não aplicar antitranspirante junto com o creme.

 Essa quantidade é suficiente para aplicar nas axilas

Região aplicada na foto: dorso da mão
Seu cheiro é bem delicado. Milena por já conhecer meus gostos olfativos, faz minhas formulações sempre muito delicadas. A essência que ela escolheu e que eu amo é flor de laranjeira. 
Em uma semana de uso diário notei ums significativa melhora no quadro inflamatório da pele (que na época estava bem vermelha e irritada - mal podia tocá-la). Outro ganho importante foi a redução da velocidade do crescimento dos meus pelos. Atualmente eles estão levando de 4 a 5 dias para ficarem evidentes na epiderme, mas mesmo assim eles não crescem muito - ficam curtinhos. Imagino que numa pessoa com crescimento de pelos normal, o ganho seja incrível.
A pele ficou bem mais clara e em locais com cicatrizes de lesões foliculares que são manchas bem escuras a pele está mais clarinha também. De um modo geral, as minhas axilas estão mais decentes e o mais importante, mais saudáveis (ser dor ou eritema). Claro que meu sonho é tê-las iguais às propagandas de TV ou revistas, mas é lógico que tenho expectativas reais. As fotos a seguir mostram o "sovaco verdade". Meninas, não reparem meu couro de galinha depenada. Acho horrivel!

Meus resultados:



Para o que era melhorou 80%

Olha só quem quis participar das fotos!

Que delícia!

Isso sim que são axilas de photoshop!
Olha só que lindas! Quero ter axilas iguais as da Joana!

Onde encontrar: farmácias de manipulação que trabalhem com os ativos presentes na formulação.
Site oficial Pharmaderma: http:www.pharmaderma.com.br
Orçamentos: formulário on line

É isso, meninas! Ainda estou em processo de tratamento e quando eu fizer 12 meses farei novas fotos para compararmos os resultados para verificarmos se houve melhor clareamento. Estou muito satisfeita porque pior que o escurecimento era o quadro inflamatório. Sei que meu caso é extramamente difícil e este produto foi o que melhor trouxe ganhos positivos no quadro geral da saúde das axilas.
Eu ainda quero que a pele fique mais clara, mas já posso usar biquini, cameseta regata sem qualquer constrangimento. Outro ponto que merece destaque é a segurança em saber que o produto não contém hidroquinona e também por não ser fotosensível. Não adianta nada clarear a pele e não poder usar uma blusinha por haver riscos com a exposição solar.

Espero que a resenha tenha sido útil. O tema é mesmo complicado e sem a consultoria da Milena teria sido impossível escrever o texto. Muitíssimo obrigada, Mi!

         Beijocas mil e inté mais!



bagikan