30 abril 2012

27

Recebi kit Bepantol® Derma

Olá, meninas!

A Bayer® do Brasil enviou outro kit para testes. Desta vez recebi os novos produtos para uso cosmético da Linha Bepantol® Derma. Eu já havia escrito sobre esses produtos em artigos anteriores, mas acho sempre importante divulgar sobre as mudanças. Todos os produtos com a marca Bepantol® não possuem mais registro na Anvisa como medicamento.


 O kit que recebi veio um frasco do Bepantol® Derma Solução (50ml) e um exemplar do Bepantol Derma Creme (20g).

 

 Informações técnicas dos produtos conforme embalagens:

Bepantol® Derma Solução - cabelos e pele hidratados. Sem corantes, sem álcool, sem perfume.
  • Fórmula com alta concentração de Dexpantenol (pró-vitamina B5).
  • Áreas de uso: cabelos, áreas depiladas, pós barba, couro cabeludo.
  • Modo de usar: cabelos - aplique Bepantol® Derma Solução nos fios dos cabelos, já limpos, espalhando com as mãos ou com a ajuda de um pente. Sem necessidade de enxágue. Pele - embeba o algodão com Bepantol® Derma Solução e aplique sobre a área desejada.
  • Composição: acqua, panthenol, DL pantolactone, methylparaben, propilparaben, domphen bromide.
 Bepantol® Derma Creme - Proteção e hidratação. 
  • Alta concentração de pró-vitamina B5.
  • Contém exclusiva combinação de óleo de amêndoas doces e lanolina.
  • Ideal para pele com necessidade de proteção intensiva.
  • Composição: acqua, lanolin (gardner 6-8), lanolin (gardenr 0-10), paraffinum, panthenol, prinus amygdalus dulcis oil, cera alba, cetyl alcoohol, stearyl, alcohol, ozokerite, giceryl, oleate e lanolin alcohol.
  • Sugestões de uso: lábios, região tatuada (previamente cicatrizada), unhas e cutículas, áreas depiladas, áreas de atrito constante, cotovelo, joelho e calcanhar.
  • Modo de usar: Aplicar uma camada na pele e espalhar delicadamente. Reaplicar sempre que sentir necessidade de uma hidratação mais intensiva.

Minha avaliação:

Eu já havia usado o Bepantol® Derma Solução. Não tenho meios técnico/laboratoriais para afirmar categoricamente, mas acredito que este produto tenha composição similar ao antigo medicamento Bepantol® 50mg/ml dexpantenol 5%. A bula apresentava: (excipientes: bradosol, lactona, metilparabeno, propilparabeno, água purificada. Princípio ativo: dexpantenol (Vitamina B5 50mg/ml). Em todos os usos que realizei fiquei muito satisfeita, principalmente para a hidratação facial, capilar e como pós depilatório.

O Bepantol® Derma Creme eu ainda não tinha testado. Numa análise apenas sensorial  achei que o produto possui aroma, cor e textura iguais ao Bepantol® Baby. O antigo medicamento Bepantol® pomada dermatológica 30 gramas, tinha a seguinte composição: 

Cada 1 grama contém:
dexpantenol (vitamina B5) 50mg
Excipientes: álcool celítilo, álcool estearílico, água purificada, cera branca, emulsificane Protegin X, lanolina, óleo de amêndoas, óleo de parafina e vaselina branca. Tanto o Bepantol® Baby como o Bepantol® Derma Creme possuem como na antiga pomada dermatológica lanolina e óleo de amendôas.
Gosto de aplicar o produto para hidratar cutículas e áreas ressecadas. De acordo com a indicação de uso, apenas o Bepantol® Derma Creme pode ser usado para hidratar lábios. 
Nenhum dos produtos podem ser usados em contato com os olhos. Deve-se descontinuar o uso em caso de irritação e procurar orientação médica.

Se alguém usava os antigos medicamentos (atualmente descontinuados) para tratamento de alguma doença, a orientação é que deve-se procurar orientação médica para que sejam prescritos outros medicamentos (que podem conter o mesmo princípio ativo dexpantenol ou não). No mercado farmacêutico há outras pomadas a base de dexpantenol para fins terapêuticos (isentos de prescrição médica). Infelizmente nenhum outro laborário nacional possui medicamento contendo o princípio ativo dexpantenol em solução. Caso o consumidor faça uso de qualquer produto classificado como cosmético para fins terapêuticos, está assumindo a responsabilidade e riscos.  O consumidor deve sempre respeitar as indicações previstas pelos seus respectivos fabricantes.

Fiz um vídeo para explicar as diferenças normativas entre os atuais produtos comercializados no Brasil com a marca Bepantol®. Espero que possa ser útil, pois sei que ainda há muitas dúvidas entre os consumidores. Gostaria de enfatizar que o canal oficial para esclarecimentos é o SAC Bayer Health Care.


Comentários: Como consumidora gostaria que os produtos cosméticos Bepantol® Derma Solução e Bepantol® Solução Hidratante mudassem suas embalagens para frascos borrifadores spray e que possuíssem produto refil.
Também gostaria que outros produtos cosméticos fabricados pela Bayer no exterior fossem fabricados no Brasil. Existe uma linha enorme de produtos com a marca Bepantol®: loção hidratante, sabonete líquido, sabonete em barra, bastão de hidratação labial, filtro solar etc.
Canal oficial para esclarecimento é o SAC Bayer Health Care 0800 723 1010  e  sac@bayerhealthcare.com

A Bayer® conta com a página oficial exclusiva no Facebook com informações sobre os produtos Bepantol® Derma. http://www.facebook.com/bepantolderma

O site www.bepantol.com.br atualmente é um canal exclusivo para o produto Pomada Bapantol® Baby.




27 comentários:

  1. Oi Vanessinha ☺.
    Vc está poderosa em menina, recebeu os dois Kits Bepantol.
    Estou por dentro da nova versão, é uma pena que a versão anterior não será mais fabricada, pois eu utilizada muito. Adorava a solução e a antiga pomada Bepantol que foi maravilhosa para a cicatrização das minhas duas tatuagens.
    Essa nova linha não atende minhas expectativas por isso deixei de comprar, quem sabe assim a Bayer volte a fabricar o antigo rsrs.
    Estou usando o que vc indicou e estou gostando, só tenho a gradecer.
    Sua resenha ficou ótima, tenho certeza que vc irá ajudar várias leitoras.
    Amei o vídeo como sempre, vc estava tão calminha rsrsrs “óhhh xente” essa mulé tem um sotaque lindo. Imagine eu que sou Catarinense totalmente diferente e vc já ouviu minha voz kkkk.
    Obrigada por nos manter informadas, tenha um ótimo feriado☺!
    Uma ótima semana☺☺☺☺.
    Beijocas linda♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bia,

      Eu tambem lamentei pela descontinuidade dos medicamentos. Todos sairiam ganhando se houvesse os dois seguimentos - cosméticos e remedios. Assim o consumidor poderia escolher qual o uso conforme a necessidade.
      Minha função é divulgar informações, pois sei que muitas pessoas ainda tem dúvidas. Eu espero que ajude.
      Achei bacana a Bayer ter enviado os kits para o Belinha.
      Espero que a empresa considere as minhas sugestões e que a gente possa ter demais produtos cosmeticos com a marca Bepantol.
      Lá fora tem até embalagens pump de hidratante de 1 litro! A linha é enorme. Tem varios tipos de hidratantes, sabonetes, protetores labiais. Muita coisa mesmo. bjsss

      Excluir
    2. Oi Vanessinha.

      O que vc disse é verdade. Poxa pq não continuaram com os dois cosméticos e remédios.
      Desde que conheci o Bepantol eu sempre comprava a Solução e pomada mais depois que mudaram eu comprei a versão Baby e segui seu conselho.
      O pior de tudo foi o aumento abusivo dos preços e quem não tem condições de comprar como fica? Sempre gostei da Bayer, mas depois dessa de tirar o Bepantol e criar uma nova linha sem muita explicação eu fiquei decepcionada. Eu tenho um pouco da solução (novo) é hidratante p/ pele só isso :(. Não tem mais nenhuma informação como o antigo e fora a embalagem de xarope.
      Tbém estou por dentro que lá fora tem uma linha ampla.
      Eu já liguei. Mas só atendem e nada fazem.
      A única coisa que eu achei super bacana foi eles enviarem as duas versões dos Kits. Pq tem muita gente comprando achando q a solução é antiga fórmula. Sem contar que alguns funcionários ainda não sabem a diferença dos dois e ainda acham que a solução é a versão antiga.
      Vamos esperar p/ ver se algo de bom acontece.
      Beijocas flor

      Excluir
    3. Bia,

      O principio ativo colagenase é tão potente q é especialmente indicado p trat. De lesões em pacientes diabeticos. Lesoes dificeis de cicatrizar.
      Eu gostaria muito q outros laboratorios desenvesse seus medicamentos c dexpantenol em solucao. Atalmente n ha nem medicamento nessa apresentacao. Se vc descobrir o nome do creme conta p gente. Bjsss

      Excluir
  2. Vanessa,

    Minha flor , que tudo hein receber produtos Bepantol

    Eu ainda cho a versão antiga quase todas as farmacias aqui :)

    È mais barata mais acho que irão descontinuar neh flor

    Adorei videos , vc está a cada mais solta mulé .rs

    bjoPri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pri,

      conselho de amiga: compra todo o estoque que tiver na farmácia. Esses produtos foram descontinuados ha quase 2 anos.
      Se vc ainda encontra é uma tremenda sortuda. Literalmente a ultima bolacha do pacote.
      Eu sinceramente nao acredito que a Bayer irá retornar com os produtos com registro medicamento/fins terapeuticos.

      Que bom que vc curtiu meu video! Ainda tem mais alguns desse dia de gravação. Vou monstrando na medida que eu for fazendo as resenhas.

      bjsss

      pS To muito amostrada! hahahaa

      Excluir
    2. Pri amoreco compra tudo então pq é uma raridade vc encontrar a versão antiga.
      Onde moro não restou nada. Levaram tudo. Eu ia estocar mas como fico de olho em tudo o prazo de validade e acabei não estocando rsrs.
      Vc tem solução antiga e pomada?
      Bjs bom feriado flor.

      Excluir
    3. Bia,

      Aqui u acho fácil menina , por eqto , e já vou comprar mais uma solução Bepantol , já que to vendo vcs reclarem que não acham mais , nem sabia, gosto tanto da solução fora que ela ´mais barata , me dei bem com ela ......

      Flor tenho solução e pomada em casa , pq agora no frio vai ser útil neh

      bjokas
      Pri

      Excluir
    4. Vanessinha

      Sua amostrada mais que kerida!!!!! srsrsr

      Mulher olha só flor, u nem comprei pq achei que tinha das duas neh , mais agora vou correndo comprar umas rsrsrsrsrsr

      Obrigada por me deixar informada ........

      Mas flor que coisa mais errada , mudarem produto , e ficar mais caro , não acho justo menina , ainda vi que muitas aqui não acaham que é mesma coisa :(
      Sacanagem isso hein


      bjos
      Pri

      Excluir
  3. Oi Bia,

    Só a título de informação, na minha última tatuagem o medicamento prescrito foi a base de antibiótico combinado com o principio ativo chamado colagenase (potente cicatrizante). Existe uma versão sem antibiótico que pode ser vendida pelo farmaceutico (sem prescrição medica). O medicamento que precisei usar foi com receita em 2 vias. O processo de cicatrização foi super rápido e foi impressionante pq tenho queloide e não houve qualquer dificuldade na cicatrização ou no resultado da tatuagem.

    Já para a Joana (a coitadinha sofre de intolerância a lactose), quando tem crises graves de dermatite de fraldas, o pediatra agora está prescrevendo pomada dermatologica com corticoide de baixa dosagem
    e as pomadas a base de dexpantenol (com registro medicamento - aquelas que ja te passei os nomes).
    O medico não pode receitar cosmetico como medicamento. Ele pode ate recomendar o uso, mas apenas verbalmente. Não pode receitar.

    Bjsss

    ResponderExcluir
  4. não sabia q a anvisa ainda não tinha aprovado, bom saber!
    Adorei o layout do blog, estou te seguindo, me segue lá tb lindona !!!

    http://hypegirlsbr.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dayana,

      Seja muitissimo bem vinda aqui no Belinha. Seu blog é pra lá de chic! super antenado! Parabéns! Acabei de fazer a minha inscrição.

      A descontinuação da linha Bepantol - medicamentos foi uma decisão do próprio laboratório. Foi a Bayer que decidiu mudar de foco para a comercialização dos produtos. Eles solicitaram a mudança do registro de medicamento para cosmético na Anvisa.
      Eu acredito que essa decisão tenha sido em função da demanda/uso dos consumidores dos produtos bepantol como cosméticos estava sendo maior que o uso como medicamento.
      Quando o consumidor usa um medicamento como cosmético está assumindo riscos (e vice versa).
      Já perguntei ao SAC em varios contatos sobre a questão mas as atendentes não oferecem resposta.

      Ainda há no mercado farmacêutico outras pomadas com dexpantenol com registro de medicamento. Caso o consumidor precise há opções.
      Infelizmente não ha nenhum medicamento similar em solução.
      Já liguei para todos os sacs dos laboratórios para sugerir e nunca tive resposta. Uma pena mesmo.

      Bjssss

      Excluir
  5. Pessoal!

    Eu fiquei mto decepcionada com a Bayer!!! "Decepcionada" p/ não dizer outra palavra pior que me veio a cabeça!!! Qd tinha a antiga solução c/ 5% de dexpantenol, eu usava e ABUSAVA literalmente!!! Colocava diretoooooo no shampoo, na máscara de hidratação, nos fios qd saia do banho, colocava nos meus hidratantes corporais, usava puro depois da depilação, eu pequenos ferimentos de td mundo aqui em casa, e agora virou isso aí... Comprei um único frasquinho da nova versão Derma Solução, e q decepção! Nem explica direito os benefícios dos produtos! Estou mto, mas mtooooooo insatisfeita! Ao invés deles melhorarem, pioram o produta e para completar está custanto mais q o dobro de antes! Nota ZERO p/ Bayer!!! #prontofalei!!!#

    Não compro mais! Uffffff!!! Viu BAYER?!?! Espero q eles leiam isso aqui! Mas, infelizmente meu povo, qd fui na farmácia comprar, o balconista disse q era a ÚLTIMA unidade e q o negócio vende que nem água, #peloamordedeus!!!#

    Me desculpem o desabafo meninas, mas acho q temos q por a boca no trombone qd algo nos desagrada e que ainda por cima o que era um produto maravilhoso virou isso aí! Ah, vá!

    Beijinhos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aninha ,

      Seu desabafo tem muito fundamento.
      Eu imagino q os usos cosmeticos fossem consideravelmente maior q o terapeutico. Vc deu varios exemplos, perfeitos por sinal.
      Dai eu imagino q esse foi o principal motivo da mudança.
      Pior de tudo foi o aumento dos preços.
      Felizmente p pomadas dermatologica ha opcoes bem mais baratas.
      Vale a pena garimpar nas farmacias.
      Bjsssss

      Excluir
    2. Aninha minha flor !!!!

      Entendo seu desabafo, vc está descontente com os novos produtos , poxa menina muito trist isso, quando gostamos do produtos , eeles tiram, ou substituem ....

      Flor u achei solução aqui Santo André , vou comprar pq gosto ee dura muito , se quiser corre lá, achei na farmacia SP da D. pedro II, e achei nas farmacias da Coop (quase todas tm ainda ) ....

      bjokas
      Pri

      Excluir
  6. Oi Vanessinha eu já ouvi falar em Colagenase em alguma coisa que usei rsrs.
    No Studio meu tatuador tem um creme próprio p/ tatoo.
    Se eu fizer outra tatoo vou me informar sobre esse que vc indicou.
    Ainda bem que tem as outras que vc indicou e são mais baratas e são mto boas. Comprei Pantodex é ótima. Pena não ter versão líquida.
    Ainda bem que vc sabe tudo e está antenada p/ cuidar da Dermatite de fraldas da Jojo. Minha sobrinha tbém sofria disso qdo usava uma determinada marca de fralda. Que judiação.

    ResponderExcluir
  7. Faz alguns meses que estas versões de Bepantol estão no mercado e eu continua com minha boa e velha pomada. Não sei porque, mas não deu vontade de comprar. Quando olhei na farmácia, achei o preço da solução alto.
    Sinto falta de usar nas minhas hidratações e a versão do produto manipulado me decepcionou no segundo frasco. Meu cabelo está numa fase boa, bem hidratado e, caso peça clemência, com certeza, recorro ao Bepantol Solução.
    Beijo

    Adriana Prado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriana,

      Só para reforçar, se você for comprar para aplicar no cabelo tem que ser a versão Derma. Eu testei a versão solução hidratante no cabelo (mesmo sabendo que nao era indicada) e não faz o mesmo resultado. Bia tb fez o teste a achou a mesma coisa.
      Quem gosta de aplicar a pomada nas unhas, há boas opções de pomadas dermatológicas a base de dexpantenol (venda isenta de prescrição médica) que te fórmula similiar e com preço bem mais barato. Basta chegar no balcão e conversar com o farmacêutico. Há muitas marcas como por exemplo: Neopantol, Cicatenol, Pantodex. Bepantriz.
      Bjsss

      Excluir
  8. Denise Barros02 maio, 2012 13:31

    Olá Nessa,
    Adorei o video, muito esclarecedor!!
    Eu tb como uma consumidora ativa do Bepanthol fiquei muito decepcionada com a mudança. O preço aumentou demais e a solução não é como a anterior.
    Realmente, a Bayer caiu no conceito, ao em vés de melhorar o produto a qualidade caiu e muito!! Uma pena!!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Deni,

      E o mais complicado na minha opinião é que milhares de balconistas de farmácia estão completamente por fora das mudanças e vende ao consumidor o Bepantol Solução hidratante como se fosse o antigo medicamento. A caixa é super parecida e isso ajuda a criar ainda mais confusão. Não é o mesmo produto.
      No seu caso, se vc decidir usar pomada dermatologica (fins terapeuticos) no seu bebê, o melhor é optar por produtos de outros laboratórios. bjs

      Excluir
  9. Oi, Vanessa, tudo bem?.

    Gostaria de saber se posso colocar o bepantol solução todo o vidrinho diretamente no meu shampoo, não tenho muito tempo de fazer hidratações e para facilitar estou pensando em fazer isso rs. Ah, outra coisa, o bepantol que eu tenho não é esse o Derma e sim a solução hidratante à base dexpantenol se é a mesma coisa?.
    Agradeço desde já pela a atenção e aguardo coisa resposta.

    ResponderExcluir
  10. Oi Luciana,

    seja muito bem vinda aqui no Belinha. Eu recomendo que voce faça uma amostra. Reserve 50ml do seu xampu e adicione nessa amostra apenas 5ml do Bepantol solucao a base de dexpantenol.
    Os produtos Derma e o Soluçao Hidratante são diferentes pq possuem concentracoes percentuais de dexpantenol. O fabricante nao informa qual seja as concentracoes de cada produto. Apenas é informado que o Derma é mais concentrado. Do ponto de vista somente sensorial, acho que o Derma seja a formula compativel com o antigo medicamento, cuja concentracal era de 5%. Mas nao posso afirmar com certeza os dados porque seria necessario realizar análise laboratorial.

    Se vc achar que ficou fraquinho a proporcao de 50ml de xampu e 5ml de produto, aumente para o total de 10ml.
    Nao é bom vc jmisturar o total de 50ml pq nao temos como saber se a mistura deixe seu xampu saturado, ou seja, sem junçao adequada de lvagem.
    Outra opcao seria vc procurar produtos que contenham pantenol na formula ja pronta.

    Se vc tiver wualquer outra duvida, entre em contsto.
    Bjsss

    ResponderExcluir
  11. Obrigada, Vanessa, por tirar minhas dúvidas, vou segui sua instruções, só agora conheci seu blog e estou adorando, vc é muito simpática.
    Boa noite e uma boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciana!

      Apareça sempre que puder. Eu escrevo praticamente todos os dias. Tb adoro receber resenhas das leitoras p publcar. Bjsss

      Excluir
  12. oi..

    eu gostaria de saber qual a diferença em relaçao a concentração de dexpantenol do bepantol solução para o derma e para o bepantol extinto!?? Sei q como é produto cosmético eles tem o direito de n informar.. mas não há nenhum teste farmacêutico q informe essa concentração nao!?? na minha opinião é um absurdo eles n informarem isso!!! gostaria apenas de saber se esse novo bepantol derma "com alta concentração de dexpantenol" tem concentração igual a 5% ou inferior!! acredito q seja inferior ao bepantol extinto.. o termo alta concentração é muito relativo quando nao se da um parâmetro. considero q essa nova "rotulagem" foi especificamente para ganho econômico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou consersar com minha amiga farmaceutica p saber wuais sao os testes possiveis.

      Excluir