25 maio 2012

Fluido com Fatores de Crescimento para Sobrancelhas e Cílios

Olá, meninas!

Resolvi pegar o embalo do post de ontem sobre máscara para cílios para escrever sobre um tratamento que estou fazendo desde de fevereiro deste ano. Nossa querida amiga Milena Salvini, Fadamacêutica Madrinha do Belinha, enviou para mim uma amostra e literatura de estudos sobre o uso dos Fatores de Crescimento para pelos das sobrancelhas e cílios. O tratamento é simples, mas a médio prazo e por isso usei o maior tempo possível para analisar em detalhes os resultados dos artigos científicos, bem como meus ganhos reais. Neste post contarei tudo para vocês.

Apresentação: bisnaga com pincel aplicador. 15 gramas

Por definição, os Fatores de Crescimento são proteínas (citoquinas) produzidas por células do tecido e são responsáveis pelo fenômeno conhecido por “Comunicação Celular”. Graças a esta “comunicação química” que existe entre as células que o tecido desempenha a sua função. Através do envelhecimento e por decorrência de algumas doenças, a produção de Fatores de Crescimento é diminuída e, com ela, a  fisiologia do  tecido. Desta forma, Fatores de Crescimento não são hormônios. Por definição, um hormônio é produzido por uma glândula e através da corrente sanguínea desempenha  função em tecidos distantes. Os Fatores de Crescimento disponíveis para aplicação  tópica  são produzidos por células da pele e o  seu destino é a pele.(Fonte: Folheto técnico Fatores de Crescimento e Pepetídeos PharmaSpecial)
Essa substância tem sido usada com bons resultados em diversos tipos de tratamentos, como na cicatrização da pele de lesões graves, dermocosméticos anti aging e na queda de cabelo. Os Fatores de Crescimento em concentrações específicas mostraram-se eficazes em voluntários no estudo do uso desse ativo para estimulação do  nascimento de novos folículos capilares nas sobrancelhas e no crescimento dos cílios.

 Fonte: Folheto técnico Fatores de Crescimento e Pepetídeos PharmaSpecial


De acordo com o pesquisador Adilson César Bertoli, sócio proprietário do Embelezarte Centro de Beleza-SP, que realizou um estudo de pós-graduação sobre o uso dos  Fatores de Crescimento nas sobrancelhas e cílios em mulheres adultas entre 25 e 60 anos tiveram ganhos variados. O que pude observar pelas imagens do material científico que recebi é que em voluntárias mais jovens a estimulação dos folículos foi melhor, tanto para sobrancelhas como para os cílios. Já em mulheres mais velhas notei melhores resultados nos cílios. A minha hipótese para essas variações de resultados dependem do grau avançado de perda permanente dos folículos. Sendo assim, quanto mais cedo o uso dos Faotres de Crescimento, melhores são os resultados. Isto ocorre porque a capacidade de regeneração de nossas células vão perdendo desempenho ao longo dos anos. Mesmo assim, pude notar que mesmo em pacientes mais velhas houve discreta estimulação dos folículos.

Note-se pelas fotos em tratamento de 8 semanas o aumento do volume de sobrancelhas
e no crescimento dos cílios. (voluntária jovem)

Note-se pelas fotos em tratamento de 8 semanas o discreto  aumento do volume de sobrancelhas
e no crescimento dos cílios. (voluntária mais velha)


Minha avaliação: Recebi o produto em  fevereiro e dei início ao tratamento. A formulação consiste em um gel transparente, sem qualquer fragrância e não é necessário armazenagem sob refrigeração.  A embalagem é uma bisnaga com um aplicador em forma de pincel que facilita muito a aplicação. Basta pressionar um pouco a bisnaga para que o gel umideça o pincel. Não senti qualquer desconforto ou ardência nas sobrancelhas ou cílios. Fiz aplicações no horário da noite. O produto rende bastante porque usa-se gotas e ainda estou na primeira bisnaga.

Detalhe do pincel aplicador


Após 60 dias de uso notei que áreas da minhas sobrancelhas que há muito tempo não nasciam fios começaram a nascer. Os folículos surgiram de forma aleatória, ou seja sem grandes concentrações,  mas para mim isso foi positivo porque eram regiões que minha sobrancelha já apresentavam falhas.  Nos cílios de fato eu notei aumento no tamanho, mas não tive ganho de volume. Aprovado!  Infelizmente me função da minha rotina ser muito corrida, não fiz fotos para acompanhar a evolução do tratamento.
Fiquei muito satisfeita com o produto porque tive boa resposta de estimulação folicular. Atualmente Fatores de Crescimento são considerados ativos de última geração para tratamento da alopécia. Defendo sempre que o tratamento precoce seja a melhor forma de atenuar a perda de fios. Se vocês eventualmente notarem que as sobrancelhas começam a apresentar falhar, o melhor a fazer é investir em tratamento. Por isso, considero essa tecnologia bastante promissora. Os Fatores de Crescimento também são viáveis na formulação de maquiagens. Usar em máscaras para cílios e corretivos para sobrancelhas com a substância seria um diferencial para esses cosméticos.

Onde encontrar: farmácias de manipulação que produzam formulações com os Fatores de Crescimento.
Preço médio: R$ 29,00

Espero que vocês tenham gostado da matéria porque acho importante divulgar novidades em tratamentos dermatológicos. 


Beijocas mil e inté mais!






bagikan