24 setembro 2012

11

Dicas básicas de higiene bucal para jovens e adultos

Olá, pessoas queridas!

Um dos quesitos que não pode faltar em nossa rotina de cuidados pessoais é dedicar tempo, carinho e atenção com nossa higiene bucal. Além de beleza e bem estar, saúde é fundamental. Certo dia, nossa Diva Carla Maria me perguntou quais os passos e técnicas para uma correta limpeza de nossa boca (dentes, gengivas e língua). Ela recentemente terminou seu tratamento ortodôntico e em breve fará clareamento dental. Em nossa conversa Carlinha também queria tirar algumas dúvidas sobre as técnicas e qual eu havia realizado. 
Diante de tantos assuntos importantes, decidi fazer uma série de matérias sobre o tema. Farei em três partes. A primeira com Dicas básicas de higiene bucal para jovens e adultos. Em seguida dedicarei um capítulo especial sobre Técnicas de higiene bucal dos bebê e menores de até 5 anos e por fim farei uma apresentação dos produtos (creme/gel dental) que testei com ação clareadora. Espero que vocês gostem!


O primeiro passo começa pela escolha da escova de dentes. A maioria das pessoas preferem modelos com cabeça larga e cerdas de densidade média. Esse modelo apesar de muito popular, não é considerado ideal. A escova que irá oferecer maiores benefícios é a de cabo longo, cabeça pequena e cerdas macias. Infelizmente não há muitas opções desse tipo de escova. A que uso há pelo menos 10 anos é a Bitufo Class 22 Tufos com cerdas macias (eu faço troquinhas com a de mesmo modelo na versão de cerdas extra macias). Aqui onde moro não é facil encontrar essa marca e muitas vezes precisei comprar no atacado com a ajuda de amigas dentistas. 
Outra marca que uso quando fico órfã da minha Bitufo é a Oral B com 32 tufos cerdas macias. Eu acho a cabeça um pouco maior que a de 22, mas pelo menos não é enorme. E por que a cabeça da escova precisa ser pequena? Para um alcance mais eficiente em todos os dentes. 
A troca de escovas eu faço entre 30/40 dias. Para armazenar usem as capinhas plásticas com furinho de ventilação. Sempre devemos secar a escova com papel toalha descartável e guardar no armário. Se isso não for possível, é recomendado que a troca de escova seja feita em menor tempo.



O posicionamento da escova nos dentes precisa fazer um ângulo de 45º de modo que as cerdas da escova entrem em contato com a base das gengivas. Os movimentos precisam ser leves e delicados. Devemos pegar sempre pela ponta do cabo da escova. Por isso é crucial que esta tenha cabo logo. Escovas com cabo curto acabamos fazendo mais pressão durante a escovação.. Para pacientes com gengivas retraídas, após a primeira escovação é necessario fazer massagens verticais nas gengivas no sentido base gengiva - ponta dos dentes.

Note-se o posicionamento da escova com inclinação de 45º 
de modo que as cerdas entram em contato com as gengivas
Além da escova padrão também uso escova de tufo único cuja função é complementar a escovação. Ela é indicada para áreas especificas como nos últimos molares, dentes incisivos e também é recomenda para quem usa aparelho ortodônico. Eu não conheço outra marca além da Bitufo.

Bitufo Dry tufo único

Fonte: Site Bitufo

Outra etapa importantíssima é o uso do fio dental. O tipo de fio que é mais fácil para todos os tipos de dentes são os extra fino e encerado, pois facilitam as manobras de limpeza entre os dentes e nas gengivas. Como eu tenho problema de imunidade, minha gengivite é controlada, mas basta que eu fique doente para que uma crise possa ocorrer. Para vocês terem uma ideia, a maior crise que tive na vida foi durante a gravidez. A gestação exige muito do organismo e no meu caso a genvite foi um problema. Além disso, meus dentes são muito próximos uns dos outros e fio convencial ou fita dental não são indicados porque o risco de provocar lesões nas gengivas é muito grande. A manobra correta do fio é aquela que consegue fazer um "C" abaixo da gengiva.


Marcas de fio dental extra fino que geralmente compro.
Ao escolher observo se o fio é encerado.

Um equipamento que não pode faltar é o limpador de língua. Além de eliminar resíduos e microorganismos, a higiene eficiente da língua além de diminuir os agentes causadores da placa, também é uma medida profilática para evitar problemas gástricos e também alitose.
Já testei vários modelos e o que eu consido perfeito é o da marca Kolbi. Gosto dele por causa de sua ergonomia, conforto ao usar e também capacidade de promover alcance na base da lingua. Toda vez que terminamos de usar o limpador, é crucial lavá-lo em água corrente com sabonete bactericida, enxugar e armezenar no estojo e em local seco.


Etapas para serem discutidas com seu dentista: Dependendo do tipo de arcada dentária também pode ser necessário o uso de escova interdentais. Eu não posso usar esse tipo de escova. Outro ponto que é imprescindível a orientação do profissional é o uso ou não de antisséptico bucal. 
Apenas como exemplo, de acordo com meu histórico clínico, o produto indicado para mim trata-se de um medicamento e precisa ser feito em farmácia de manipulação. Seu uso é apenas para quando tenho crise de gengivite. Portanto, é sempre imporante solilcitar orientação do seu dentista. 
A maioria dos profissionais salientam que é conveniente escolhermos produtos sem álcool, que não oferecem ardência ou irritação das gengivas ou mucosas. Seu uso é indicado preferencialmente após a última escovação antes de dormir. Isto porque quando estamos acordados a salivação garante o equilíbrio de microorganismos. Durante o sono a salivação diminiu e por isa razão é a noite e melhor momento para fazer uso de enxaguantes bucais.


Para facilitar nossa conversa, fiz um vídeo para a TV Belinha:



No mais, as recomenções todas nós sabemos. A higienização deve ser feita sempre após cada refeição, fazer consultas ao dentista a cada 06 meses e uma dica que não podemos esquecer jamais: Fechar a torneira da pia durante a escovação! O meio ambiente agradece!

A Escolha do creme/gel dental também vai depender das necessidades de cada paciente. Produtos com ação dessenbilizante, para proteção das gengivas, ação clareadora etc.  Seja qual for a sua escolha, sempre converve com seu dentista. 

Espero que o post sej útil. Aguardem o próximo sobre a higiene bucal dos pequeninos!

Beijocas mil e inté mais


11 comentários:

  1. Oi Vanessa,

    Que assunto interessante, eu posso dizer que sou uma "meio termo" em se falando de cuidados bucais, troco a escova de 2 em 2 meses, visito o dentista de 6 em 6 meses, não vou deitar sem escovar os dentes. No geral apesar dos dentistas sempre elogiarem que tenho os dentes "bons" eu queria que eles clareassem porque sou muito branca e por isso os meus dentes ficam parecendo ser amarelados, não sabia que o prazo para a troca da escova era menor, a que eu uso tem um indicador de quando já esta precisando ser trocada (oral b), eu enxugo com uma toalha exclusiva para isso, sem ser a que uso no rosto, tenho pena de gastar papel cada vez que for escovar os dentes, outro dia vi uma dica da pessoa usar o enxague bucal para higienizar a escova.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi silvia!
      Saudade de vc, visse!
      Eu faço trocas de escova com menos tempo pq a tecnica de escovacao com45. Graus desgasta mais as cerdas. Elas vao abrindo....
      Usar uma toalha so p a escovinha tb dá certo. No curso foi falado na de papel p evitar q as pessoas usem a toalha de maos/rosto.
      No mais é seguir o q vc ja faz! Ta tudo certinho! Amamha tem post dos bebes e na quarta teste comparativo entre os cremes dentais clareadores. Bjs

      Excluir
  2. Eu adorei o vídeo, quando a gente usa aparelho nossos cuidados redobram, eu escovava os dentes 07 vezes por dia, hoje que já tirei escovo apenas 05.

    Mas vi que tenho que melhorar muito, pois faço algumas coisas erradas

    ResponderExcluir
  3. Uma coisa que eu não largo nunca mais é a escova de tufo unico, acostumei muiiiiiiiiiito

    ResponderExcluir
  4. Creme dental to amando e viciada no close up white now

    ResponderExcluir
  5. Oi Vanessa e Belinhas!
    achei um barato esse vídeo, minha cara! eu sou aloca da escova e do fio dental!
    uso a escova oral b 30 há muito tempo e gosto muito dela, gosto tanto que depois de testar 300 modelos de escovas pra cães até meu cachorro tem a dele! kkkk adoro esse fio da bitufo da foto, aliás os produtos bitufo são de ótima qualidade e preço justo! há muitos anos deixei de comprar fio oral b pq tá tão caro que tem que parcelar no cartão em 10x!
    creme dental gosto do colgate total 12...
    bjsssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marisa,

      Eu tambem já uso ha muitos anos a escova Oral B 30 ou 35 já tentei mudar para outras marcas mas sempre termino voltando para essa.

      Eu troco minha escova a cada dois meses e tambem quando fico enferma, pouca gente sabe mas quando se tem uma infecção, inflamação, virus, gripe, resfriado, problema de garagnta, etç, devemos trocar nossa escova de dentes porque ela pode ficar contaminada.

      Outra coisa legal que aprendi é higienizar a escova com enxague bucal, tanto pode-se deixar de molho como apenas colocar um pouco do produto na escova, o meu enxague bucal é o oral B sem alcool, é outro que não consigo mudar, uma vez tentei o Plax e esse escapelou todo o ceu da minha boca, por ultimo testei um Listerine que tinha um gosto horrível de plastico, deixava a minha boca um feu de amargor.

      Meu creme dental preferido é o Colgate comum, já testei vários cremes clareadores e não vi diferença com nenhum, o unico que falta testar é o o Oral B.

      Excluir
  6. Escova dental eu uso colgate 360° e bitufo

    ResponderExcluir
  7. Vanessa, você já ouviu falar de escova dental da Curaprox? Ela tem o cabo longo e a cabeça pequena, mas fiquei em dúvida em relação as cerdas.

    beijos lindaaa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Caroline, nao conheço essa marca. Vou pesquisar.
      bjsss

      Excluir
  8. Esse limpador de língua não é o mais indicado, existe um outro que é bem melhor e é vendido no site halitofresco.com.br. Posso falar porque já usei os 2 tipos e esse eu descarto totalmente.

    ResponderExcluir