26 setembro 2012

6

Pesquisador precisa de voluntárias para estudo sobre Síndrome dos Ovários Policísticos

Olá, meninas!

Recebi o contato do pesquisador Wagner Silva Dantas que está trabalhando em uma pesquisa sobre Síndrome dos Ovários Policísticos e como portadora sei o quanto a SOP afeta a vida das mulheres. Trata-se de um distúrbio que ainda se sabe muito pouco sobre a sua origem. Os sintomas são desde amenorreia (parcial ou total), anovulação, infertilidade, acne, androgenismo, aumento da prolactina, desequilíbrio hormonal, ganho de peso, alopécia, diabetes e distúrbios cardiovasculares. Por todas essas razões acho importantíssimo divulgar. Ele precisa de voluntárias para montar o grupo de pesquisa. Segue abaixo as informações sobre o perfil das candidatas ao estudo.


Chamo-me Wagner Silva Dantas, sou mestrando pela Escola de Educação Fisica e Esporte da Universidade de São Paulo (USP), e trabalho em colaboração com o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. 
Tenho recrutado mulheres para um projeto de pesquisa que busca avaliar o efeito de uma única sessão de exercício fí­sico em esteira no músculo esquelético de mulheres com Sí­ndrome dos Ovários Policí­sticos. As mulheres acometidas por esta sí­ndrome apresentam dificuldades em engravidar, excesso de pêlos (inclusive na face) e maior chance de manifestarem diabetes e problemas cardiovasculares.



Para aumentar nosso entendimento sobre a Síndrome de Ovários Policísticos, estou convocando voluntárias saudáveis (grupo “controle”) com as seguintes caracterí­sticas:

-idade entre 18 e 35 anos;

- menstruação regular;

- sedentária;

- sem uso de pílula anticoncepcional;

- *IMC entre 25 kg/m2 e 40 kg/m2. *Para o cálculo do IMC = peso/(altura x altura)
 


Todas as voluntárias participantes receberão um "check up" que está restrito aos exames propostos no projeto que incluem exames de sangue, ultrassom, biópsia muscular avaliados por endocrinologista e uma sessão de exercício físico em esteira acompanhadas por educador físico. As participantes terão registros provisórios no Hospital das Clínicas, válidos durante o tempo de realização da pesquisa.

Se você se encaixar no perfil mencionado e tiver interesse em participar do estudo, peço que entre em contato através do email: wagnerdantas@usp.br


Wagner Silva Dantas
Laboratory of Applied Nutrition and Metabolism
School of Physical Education and Sports
University of São Paulo, SP, Brazil
wagnerdantas@usp.br
Link CV Plataforma Lattes CNPq
+55 11 3091-3096
+55 11 8159-1355


 

6 comentários:

  1. Não me encaixo nos requisitos, meu sonho é participar de uma pesquisa assim, nem de pesquisa de candidato eu sou chamada

    ResponderExcluir
  2. Eu não me encaixo nos requisitos tbém. Mas se pudesse seria voluntária sim.

    ResponderExcluir
  3. Oi meninas!

    O perfil das voluntárias é restrito. Por isso o pesquisador pediu apoio para divulgar. Acho importante repassar pq tem muito pouca pesquisa. ate hj ninguem descobriu a causa da sindrome. Os artigos mais recentes que li só falam de historia familiar/genetica.
    Eu como portadora da SOP tenho quase todos os sintomas e para ser mae deu trabalho... Fora todo o resto.
    Tomara que o Wagner consiga montar o grupo de controle dele.
    bjsss

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho todos os pre-requisitos, mas moro em Recife.Buaaaaaaaa

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho todos os pre-requisitos, mas moro em Recife.Buaaaaaaaa

    ResponderExcluir
  6. Oi Si, valeu por comentar.
    de fato é dificil montar o grupo de controle sobretudo por causa do uso de cintraceptivos. bjss

    ResponderExcluir