19 outubro 2012

5

Outubro Rosa - Todos contra o Câncer de Mama

Olá, pessoas queridas!

O dia 19 de outubro é marcado por ações para divulgar, conscientizar e incentivar todas a mulheres para fazer o auto exame das mamas. Mais do que ações educativas, o Movimento Outubro Rosa faz um convite para que toda a sociedade participe. Em todo o país o mês de outubro é marcado por palestras, realizações de consultas, exames de mamografia, caminhadas e iluminação de prédios/monumentos públicos com a cor rosa. Muitas empresas de transportes (municipais, interestaduais e companhias aéreas também costumam adesivas ônibus e aeronaves para prestigiar a campanha mundial. Nessa época geralmente há ações nos postos públicos de saúde. Vale a pena conferir!


Um pouco da história....

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

   A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade (www.komen.org).

   Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa. Todas ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes (de câncer de mama), partidas de boliche e etc. (www.pink-october.org).

   A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros etc. surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente.



 Como é feito o auto-exame?


 Clique para ampliar o folheto

Dez dicas importantes  para mulheres e homens- A prevenção do câncer nem sempre é possível, mas há fatores de risco que estão na origem de diferentes tipos de tumor. Os principais são: o tabagismo, o consumo de bebidas alcoólicas e de gorduras de origem animal, dieta pobre em fibras, vida sedentária e obesidade.

1.  Pare de fumar;

2.  Tenha uma alimentação saudável;

3.  Evite ou limite a ingestão de bebidas alcoólicas;

4.  As mulheres, com 40 anos ou mais, devem realizar o exame clínico das mamas anualmente;

5.  As mulheres com idade entre 25 e 59 anos devem realizar exame preventivo ginecológico;

6.  Homens acima de 45 anos devem realizar consulta médica para investigação de câncer da próstata;

7. Pessoas acima de 50 anos devem realizar exame de sangue oculto nas fezes, a cada ano (preferencialmente);

8.   Evite exposição prolongada ao sol, entre 10h e 16h;

9.   Realize diariamente a higiene oral (escovação) e consulte o dentista regularmente;

10.  Mulheres façam o auto exame de mama mensalmente.

(Fonte: www.bellkey.com.br)



No Facebook também é possível participar do Outubro Rosa. Compartilhe essa ideia e curta a fanpage oficial 2012.




5 comentários:

  1. Nessa acho super importante qualquer iniciativa e campanhas que melhorem a qualidade de vida das pessoas principalmente quando o foco é a prevenção de doenças!
    Parabéns pelo post, pela sensibilidade e sobretudo pela consciência!
    grande bj

    ResponderExcluir
  2. oi minha flor! que meigo seu comentario. acho importante divulgar essas acoes. aqui na minha cidade vejo muitas empresas apoiando. ta tendo o mes todo nos postos de saude coleta de papanicolau, palestras p ensinar o auto exame e agendamento de mamografia p mulheres acima de 40.
    vi tb em outros estados consultorios moveis ..l
    no belinha alem de falar de nossas loucurinhas ha muito espaço p falar de coisas serias tb, ne!!! bjsss

    ResponderExcluir
  3. Com certeza Nessa!
    É claro que adoramos andar maquiadas, com os cabelitos arrumadinhos, mas saúde é fundamental sempre!
    bjinhossss

    ResponderExcluir
  4. Fantástico esse trabalho de divulgação sobre a prevenção do câncer de mama!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todo ano aqui em Maringá Outubro Rosa é repleto de campanhas, com plantões para exames de preventivo de colo e mamografia (com horários especiais a noite tb). Tb tem as caminhadas e iluminação dos principais prédios públicos na cor rosa. Adoro participar e divulgar! Bjsss

      Excluir