29 novembro 2012

27

Matéria publicada na Folha de S. Paulo sobre testes em filtros solares

Olá, meninas!

Ontem (28/11/2012) foi publicada uma matéria no portal da Folha de S. Paulo sobre testes realizados em diversas marcas de filtros solares com FPS 30. Segue abaixo a transcrição do texto (Por DÉBORA MISMETTI EDITORA-ASSISTENTE DE "CIÊNCIA+SAÚDE). 
As análises do Proteste geralmente causam polêmica, mas é pertinente  que esses testes sejam realizados periodicamente. Afinal, o protetor solar é um dermocosméticos que precisa primar por sua qualidade/eficáfica. Os fabricantes em respeito aos consumidores devem sempre manifestar oficialmente suas réplicas sobre os resultados obtidos por qualquer órgão que tenha a iniciativa de fazer análises de produtos.




Entre dez marcas de filtros solares de uso adulto à venda no país, duas têm menos da metade do FPS (Fator de Proteção Solar) declarado no rótulo, segundo teste laboratorial encomendado pela Proteste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor). A avaliação incluiu produtos das marcas L'Oreal, La Roche-Posay, O Boticário, Coppertone, Cenoura&Bronze, Sundown, Avon, Nivea, Banana Boat e Red Apple, todos com FPS 30.

As fabricantes contestam o resultado e questionam a metodologia empregada. Os produtos foram submetidos a uma análise in vitro para checar o fator de proteção, além de passarem por testes de irritabilidade da pele, fotoestabilidade, hidratação, rotulagem e desperdício causado pela embalagem.

De acordo com os resultados obtidos pela Proteste, os produtos Nivea Sun e Banana Boat foram os piores no quesito FPS. Os produtos têm fator de proteção 13 e dez, respectivamente, em vez de 30, de acordo com a análise.

Os mais bem avaliados nesse item foram o L'Oreal Solar Expertise, o La Roche-Posay Anthelios Hélioblock e o Cenoura&Bronze.

MÉTODOS

O ensaio é feito em placas (cuja rugosidade simula à da pele humana), submetidas à radiação ultravioleta, de acordo com a Proteste.

Segundo o médico Sérgio Schalka, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica e especialista em fotoproteção, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) exige testes feitos in vivo, em pessoas, para determinar o FPS.

O coordenador técnico da Proteste, Dino Lameira, afirma que o método in vitro foi o escolhido porque o objetivo do teste era comparar os produtos entre si, e esse tipo de avaliação é melhor do que o ensaio in vivo para isso.

"O método é reconhecido, apesar de não ser o oficial."

Ana Palieraqui, pesquisadora médica da entidade, afirma que o método in vitro foi preferido justamente por não usar voluntários humanos. "A Comissão Europeia recomenda desde 2006 que sejam feitos testes in vitro, para não expor pessoas à radiação ultravioleta. Os resultados dos dois tipos de teste são equivalentes."

No entanto, diz Schalka, o teste que não usa voluntários é mais sensível aos produtos que têm barreiras físicas contra o sol, ou seja, que refletem mais a luz. Os que têm barreiras químicas ficam prejudicados por esse tipo de avaliação, segundo ele.

O médico lembra que, se a pessoa usar o produto em pouca quantidade, a proteção contra a radiação cai muito. "Uma dica fácil é aplicar meia colher de chá do filtro no rosto e meia em cada braço, uma colher de chá em cada perna, uma no peito e barria e uma nas costas. Para uma criança de seis anos, metade disso é suficiente."

RADIAÇÃO

A proteção contra raios UVA também foi medida. A partir de 2014, os filtros solares à venda no país deverão ter proteção UVA no valor de um terço da do UVB. Assim, um filtro 30 terá de apresentar uma proteção UVA de 10.

Os raios UVB causam queimaduras solares, câncer de pele e são mais fortes no verão. Já os UVA são constantes durante o ano e levam ao envelhecimento da pele e ao bronzeamento.
Cenoura&Bronze e Red Apple tiveram os piores resultados em proteção UVA.

A situação entre os produtos voltados ao público infantil é melhor, segundo o teste. Os cinco analisados tiveram boa avaliação na proteção UVB e dois foram reprovados quanto ao UVA.

OUTRO LADO

A Abihpec (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) afirmou, em nota, que "refuta mais uma vez os dados sensacionalistas divulgados pela Proteste". Em 2009, a entidade havia publicado um teste semelhante.

Ainda segundo a nota, a avaliação é "pífia" e usa métodos não reconhecidos. Segundo a associação, a publicação é um ataque ao setor de cosméticos do Brasil.

A Nivea afirma que seus produtos são testados na Alemanha seguindo protocolos internacionais de qualidade e que discorda dos resultados da Proteste. Em nota, a empresa informa que não teve acesso ao estudo na íntegra e por isso não pôde avaliar os métodos usados.

A Energizer, que produz o Banana Boat, afirma que ainda vai revisar os dados enviados pela reportagem. "A empresa cumpre as normas de certificação da Anvisa."

A La Roche-Posay diz que todos os dados contidos no rótulo de seu filtro solar foram comprovados em testes feitos com metodologias aprovadas pela Anvisa e que desconhece os métodos usados pela Proteste.

Segundo a empresa, o filtro Anthelios Hélioblock já apresenta uma relação entre proteção UVA e UVB maior do que a exigida pelos padrões europeus, "embora essa recomendação entre em vigor no Brasil só a partir de 2014".

O Boticário declarou cumprir todos os requisitos da legislação vigente.

A Avon afirma que garante a segurança e a eficácia de todos os seus produtos, realizando os testes aprovados pelas entidades reguladoras.

O laboratório Schering Plough, detentor da marca Coppertone no Brasil, declarou que todos os produtos são aprovados com rigor científico e obedecem a padrões nacionais e internacionais.

Em nota, a Cenoura&Bronze afirma seguir os padrões exigidos pela Anvisa e que sua linha com FPS 30 foi submetida recentemente a testes que comprovaram a eficácia do produto.

A Kimberly-Clark Brasil, que detém a marca Huggies Turma da Mônica, afirma que avalia seus produtos periodicamente, para manter seus padrões de qualidade e atender aos requisitos da Anvisa.

A Sundown, da Johnson &Johnson, declarou que seus produtos passam por testes em instituições idôneas.

A Red Apple e a L'Oreal foram procuradas, mas não se pronunciaram. 



27 comentários:

  1. As empresas sempre ou discordam ou não conhecem o método aplicado no teste. E no fim, dificilmente divulgam a justificativa ou outros testes das empresas envolvidas.
    Fico feliz em ver meu protetor corporal aprovado.
    Sobre a quantidade a ser aplicada para alcançar resultados, achei estranho. Meia colher de chá para o rosto? Meia colher de chá para os braços?

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu uso cerca de 05 kilos no rosto, 03 nas mao

      Excluir
  2. Dri,

    Eu uso uma colher de sopa para os braços, uma de chá p o rosto, tres de sopa p cada perna, duas para abdome e colo e mais p as costas.
    Filtro corporal eu acabo rapido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, acho que não aplico tanto, mas a "merrequinha" indicada na reportagem também não, rsrsss. Tenho um cuidado maior quando vou me expor por mais tempo, aplico uma quantidade maior e reaplico. Uma colher de café no rosto e uma boa quantidade no pescoço e colo não abro mão, mesmo dentro de casa.

      Esperta mesmo é Carla Maria, aplica logo quilos, rsrss.

      Beijo

      Excluir
    2. Dri,

      Eu passo protetor no corpo como se estivesse passando hidratante corporal. Eu faço aquela melequeira mesmo e foi massageando ate absorver. Claro que as medidas de colher de sopa não é algo ao pe da letra..mas com certeza essa merrequinha citada nao tem a menor condicao..nem no couro da Jojo! hahaha
      Ultimamente meu terror é encontrar um filtro que seja hiper ultra resistente a agua. Eu fico 1 hora de molho dentro da piscina..
      O negocio está complicado. MInha solução foi ir literalmente vestida para a aula de hidro. Legging e blusa de surfista.
      Quando eu for ao nordeste vou comprar algumas pq aqui é muito dificil de achar e caro.
      Além de fazer a barreira UVB a malha tb será uma maravilha em abril quando a agua estiver um gelo..(onde eu faço nao é aquecida e mesmo se fosse..nao adianta muito aqui no sul)

      Excluir
  3. Por isso eu odeio o nivea, pelo que eu entendi ele foi reprovado, de nivea tenho trauma

    ResponderExcluir
  4. Me expliquem por favor: por exemplo o banana boat que uso, foi reprovado no quesito uvb, mas no quesito uva (me preocupo mais com ele)ele tirou A????

    Não entendo como esses testes funcionam...

    ResponderExcluir
  5. Fico feliz que o banana tirou A em uva.. pelo menos isso kkkkkkk

    ResponderExcluir
  6. O anthelios me deixa com a cara branca mas é inacreditável a sensação de segurança que eu sinto com ele

    ResponderExcluir
  7. Meninas eu acho que o melhor que a gente faz é reforçar a proteção pelo menos do rosto com maquiagem tambem, eu era inimiga de base e hoje vejo que base é um grande aliado no que se trata em proteger a pele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo silvia!!!

      Acabei de passar meu amado minesol actif e dois kilos de pó, como vou ao shooping as 13 30, vou reaplicar novamente o protetor e mais uns 03 kilos de pó kkkkkkkk

      Excluir
  8. Carlinha,
    geralmentesos testes p UVB verificsm o tempo q q pele leva p "queimar", ficar vermelha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, entendi, nossa então os do avon são maravilhosos, pq no corpo geralmente uso eles e não fiquei vermelha, alias eu nunca fiquei vermelha e nunca descasquei

      Excluir
    2. Amanha vou pra praia, na cara vou usar anthelios fps 60 e neutrogena fps 70, acredito que irão dar conta do recado

      Excluir
  9. Vou so fazer um comentario sobre o kids turma da monica. decepcao total. a embalagem lindinha, mas pessima... mais da metade nao consegue sair.
    o pior de td é q ele sai completamente em contato c a agua. essa conpra fiz qdo jojo tinha dois anos. nao sei se a formula mudou, vi q elele mudarwm a embalagem p bisnaga.
    mesmo assim, essecnao compro nunca mais. no verao passado comprei nivea kids e fiquei mt satisfeita. tenho usado em mim pq minha pele esta super sensivel a radiacao.
    E vamos continuar na busca pelo protetor perfeito p corpo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa decepção eu tive com o cenoura e bronze kids, o produto era muito consistente quase quebro as patas pra sair o protetor

      Excluir
    2. Eu abri o frasco do monica e dentro tinha 60ml!!!! nunca vi tanto desperdicio.
      De cosmeticos da Turma da Monica a unica coisa q ainda sou fiel sao as toslhinhas umidecidas.

      Excluir
  10. Eu senti falta dos protetores da neutrogena, o novo sun fresh 50 e o fps 70 eu tenho e gostaria de saber como eles se sairiam nos testes

    ResponderExcluir
  11. Carlinha, acho q a linha neutrogena nao entrou pq é um lançamento.
    o teste deve ter selecionado os mais vendidos.
    nesse verao vou comprar o neutrogena tb.

    ResponderExcluir
  12. Vanessa adorei o post, maravilhoso! Ótima iniciativa por a reportagem aqui! Fiquei mais tranquila, por que uso o la roche posay para o rosto e o loreal expertise para o corpo e ambos tiveram bons resultados! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol,

      Os fabricantes sempre contestam os resultados e por outro lado, enquanto a nova regulamentação da Anvisa não entrar em vigor, nós consumidores temos que literalmente fazer nossos proprios testes com diversas marcas de protetores.
      Eu só falto ter um piripafe qdo ligo para algum SAC e pergunto " qual o PPD proteção UVA do protetor" E a atendente responde... não sei, senhora... nosso produto tem proteção UVA/UVB e é sempre muito constragendor constatar que elas nem sabem do que estou falando...

      Bjsss lindona!

      Excluir
  13. Meninas eu tô usando o protetor sumax max color beige medio e estou gostando muito, ele é bem fino do geito que eu gosto e tem proteção uva +++, é uma marca muito recomendada por dermatologistas, para reforçar uso a base normateint vicky por cima dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silvia,

      Essa marca é fabricada pela Stiefel, a mesma do Spectraban.
      Qual será a diferença entre os dois?
      Vc sabe alguma coisa?

      Excluir
    2. Já vi um poster no blog de uma dermatologista que dizia que a composição é indentica, mas na prática eu testei os dois e achei o sumax melhor, o sumax é mais recomendado por dermatologistas, é hiporalergico, não tem cheiro (DE VERDADE) e tem ação hidratante tambem, para peles jovens muito oleosas ele pode pesar, mais para peles mistas e maduras como a minha deu super certo, e o melhor que não é caro, 60g sai em torno de 50 reais.

      Excluir
    3. Não tem cheiro??? então não vou gostar kkkkkkkkkkkkkk

      Excluir