20 setembro 2013

Simples e útil: Geleia Vasenol

Olá, meninas!

Lembram da resenha que fiz sobre o novo creme para mãos Vasenol Hand Repair? Na minha última aventura de garimpo na farmácia, encontrei em promoção a Geleia de Vaselina Vasenol.  Apesar de ser um produto antigo há mais de 1 século, afinal "vaselina sólida" é encontrada com muita facilidade nas farmácias, fiquei interessada em comprar este lançamento Vasenol por causa da promessa do produto ser mais puro em função do processamento triplo de filtragem da matéria prima. O resultado é uma vaselina menos viscosa, insípida (sem gosto) e praticamente inodora (sem cheiro). Outro benefício com a purificação extra é deixar o produto hipoalergênico.

A Geleia Vasenol é muito usada no exterior, sobretudo em países frios em função de seu poder de umectação da pele.  A geleia de vaselina, também conhecida por "gelatina de petróleo", como o próprio nome sugere é um petrolato. Atualmente há uma tendência no mercado dermocosmético em substituir os petrolatos (parafina líquida ou sólida) por manteigas de origem vegetais. A crítica está justamente porque este derivado do petróleo não é solúvel em água e também por sua origem fóssil não renovável.
Contudo, a geleia de vaselina ainda é amplamente usada em vários setores como a indústria farmacêutica e cosméticos em geral. Na pele o produto tem como principais vantagens  a umectação, formação de barreira protetora, retenção hídrica e deslizamento. Sozinha, a vaselina não faz "milagre",  mas é um recurso eficaz se pensarmos em proteger a pele. 

Pote transparente em formato retangular.
Tampa com sistema flip-top. Contém 100 gramas.

Descrição do produto: A Geléia de Vaselina Original é a grande novidade que Vasenol traz ao Brasil. Sendo o coração de todos os produtos Vasenol, a geleia pura possui alta capacidade de recuperação e alto poder de cura para a pele. Podendo ser utilizada de diferentes formas, a geleia é a revolução dos produtos para a pele e você não pode deixar de conhecer. Sem fragrância.

Na ocasião do lançamento da Geleia Vasenol no Brasil, a Unilever (empresa detentora da marca), divulgou 30 usos para o produto. Achei bem interessante, pois como vocês poderão observar, muitos cosméticos específicos que temos em casa tem tais funções justamente por causa da presença do petrolato na fórmula. Como vocês irão facilmente observar nas imagens abaixo, as utilidades estão sempre ligadas à umectação da pele/formação de barreira cutânea.











Minha avaliação: Gostei muito da embalagem do produto, pois trata-se de um pote compacto em formato retangular e com tampa flip-top. Geralmente os potes convencionais de vaselina sólida são potes cilíndricos com tampas rosqueáveis.  O pote da Geleia Vasenol é de plástico transparente e com isso podemos ver a cor do produto. 
Apesar dessas vantagens, gostaria que o produto tivesse sistema de lacre de proteção. Isso é importantíssimo para garantir a integridade e pureza.  Isso evita que os consumidores manuseie (contaminação) o pote antes da compra. Outro detalhe que faltou foi uma espátula plástica, esta inclusive poderia ser fixada no interior da tampa flip-top. Desta forma, não haveria toque com os dedos com a geleia.
Como eu tenho espátulas plásticas resolvi prontamente essa lacuna funcional no acessório da embalagem.



 O produto deveria ter espátula!

 Produto importado EUA pela Unilever do Brasil

Com relação ao informado no rótulo do produto sobre a Tripla Purificação, de fato notei que a Geleia Vasenol se diferencia das veselinas sólidas convencionais. Com certeza é praticamente sem cheiro. Eu só consegui sentir o "cheirinho de petróleo" friccionando o produto nas mãos. A coloração também é um pouco diferente. As vaselinas de farmácia são aparentemente brancas, enquanto a Geleia Vasenol é levemente amarelada. Ambas em contato com a pele são transparentes.
No quesito sabor, não consegui sentir absolutamente nada. Por isso, achei até melhor que muito protetor labial e como não é solúvel em água, protege a pele dos lábios por muito mais tempo.




Em todas as situações em que preciso fazer umectação da pele o produto é útil e funciona. Por isso, trata-se de um coringa para ter consigo. Melhorar a textura de áreas ásperas da pele, proteger as cutículas das unhas, remover pigmentos, proteger a pele antes do Banho de Lua, sessões de coloração do cabelo para evitar manchas (rosto, pescoço, nuca e orelhas) etc.  Também o produto rende muito, basta uma pequena quantidade para formar a barreira de proteção.

Só vale mais uma vez lembrar que vaselina sozinha não irá tratar a pele (é necessário a combinação de ativos). Exemplo: Numa sessão de massagem nas costas, a geleia irá facilitar as manobras da massagem, mas sem produtos com ativos com ação antiinflamatória (arnica, mentol, cânfora etc) o efeito terapêutico não será o mesmo. Tem-se apenas os benefício da massagem em si. O mesmo raciocínio podemos aplicar para pomadas com dexpantenol. A maioria delas que encontramos nas farmácias possuem vaselina ou lanolina que atuam na umectação/proteção e o principio ativo hidrata e ajuda na regeneração da pele.

Comentários: Entrei em contato com o SAC Unilever para sugerir que o produto tenha lacre de segurança e espátula plástica interna (fixada no interior da tampa do produto).


Em função da qualidade do produto, bem como as diversas aplicações e preço acessível, aprovo o produto com 5 Banheirinhas. Para mim o maior diferencial está no cheiro (quase não é possível sentir o cheiro de petrolato).


Onde comprar: farmácias, perfumarias, supermercados, lojas de departamentos
Site oficial Unilever do Brasil (não há site específico para os produtos Vasenol no Brasil)
SAC: 0800 707 7512
Preço médio: R$ 13,25 (paguei R$ 11,00)

Beijocas mil!



bagikan