20 outubro 2013

7

Outubro Rosa 2013 em Maringá-Paraná

Olá, meninas!



Aqui em Maringá-PR durante todo o mês de outubro os Postos de Saúde do município estão em jornada especial para a coleta de material (Preventivo do Colo do Útero e Orientações sobre o Auto Exame das Mamas).
Maringá é um exemplo em saúde preventiva. Aqui no bairro onde morro, as agentes de saúde, passam nas residências convocando as mulheres para realizar o exame no Posto de Saúde - NIS-III. Além disso, todas as crianças matriculadas nos CMEIs entre os documentos necessários para a efetivação da matricula, está o exame preventivo de colo do útero atualizado, carteira de vacinação dos pais e da criança. Caso a mãe não esteve com o exame em dia, é encaminhada para a Unidade de Saúde fazer o exame gratuitamente. Sempre fiz meu exame no Posto de Saúde e não há fila, tudo é agendado previamente e o resultado sai em torno de 30 dias.



A campanha de preventivo do colo de útero e mama contará ainda com Atendimento Móvel no Shopping  Maringá Park (funcionárias do shopping) nos dias 22 e 29 de outubro e nos dias 24 e 31 a unidade móvel atenderá as mulheres que trabalham no Shopping Avenida Center. 

A partir de novembro, a unidade móvel estará com a campanha de preventivo com a Unidade Móvel  na  Praça Raposo Tavares (centro de Maringá) nos dias 27, 28 e 29 de novembro, em parceria com a Secretaria da Mulher, dentro da programação do Outubro Rosa.  

Todas as mulheres acima de 35 anos devem procurar orientação sobre a prevenção no câncer de mama e de colo de útero (Todas as Unidades Básicas de Saúde).

Nos dias 1º, 8 e 22 de novembro, das 13 às 19h30, a Unidade Móvel estará no Sincofemar, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Confecções.

Na Cocamar, o atendimento será nos dias 6, 13, 20 e 27 de novembro, das 8 às 17 horas. 

Unidade Móvel da Secretaria de Saúde de Maringá-PR
Foto: Arquivo/SECOM

 * * * 

Outubro Rosa é um movimento internacional que divulga a importância dos exames para diagnóstico precoce do câncer de mama, o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo. 
De acordo com o INCA – Instituto Nacional do Câncer, o câncer de mama responde por 22% dos casos novos de câncer a cada ano no Brasil. Em 2012 foram previstos 52 mil novos casos. No país a mortalidade pela doença ainda é alta, em parte devido ao diagnóstico da doença em estágios avançados.
(Fonte: Blog Voluntários On Line).


Iniciativa visa incentivar mulheres de todas as idades para as ações preventivas 
de combate ao câncer de mama. Catedral de Maringá-PR
Foto: Arquivo/SECOM

É isso, queridas!

Quem não está com os exames em dia, aproveitem a época para agendar suas consultas! Em todo país há ações voltadas para as mulheres em outubro/novembro.

Beijocas rosas!!!

7 comentários:

  1. brigadu. lindo trabalho. ja fiz exames.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desde que minha filha nasceu e passou a frequentar a creche/cmei, faço os exames em fevereiro (ocasião da matricula). Este foi o ultimo ano dela na educação infantil na rede pública. Mesmo assim, aqui em maringá é super fácil fazer o exame preventivo.
      Quem vai pela primeira vez a Unidade Basica de Saúde deve levar RG, CPF, comprovante de residencia para fazer o cadastro no posto e tb fazer o cartão do SUS (numero nacional).
      Depois é só passar na enfermagem para saber os dias/horarios da coleta de exame. Os horarios são bem variados, o que permite a mulher que trabalha fazer em torno das 18h, por exemplo. Tem bem cedo, no horario de almoço...

      bjsss

      Excluir
  2. Nessa,
    Parabéns pela iniciativa da divulgação de exames tão importantes para mulher.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Deni!!!

      Obrigada pelo carinho! Acho super importante divulgar essas ações. Sei que Maringá é um caso especial, pois conheço muito bem a realidade no nordeste. Aqui é possível buscar ajuda na prevenção pela rede pública. Fiz boa parte do meu pré natal no posto de saúde que fica pertinho da minha casa, Jojo depois que nasceu fez 1 ano de puericultura, teve direito a vários exames extras como teste o olhinho e ouvidinho.
      E nunca deixei de fazer o preventivo. Se eu esquecia, lá vinha a agente de saúde rebocar em casa! hahaah Ou o pela creche...só faz a matricula com os exames e a carteira de vacinação em dia.

      Mamografia eu ainda não fiz pq a faixa etária ainda nao estou dentro. Meu auto exame e apalpação clinica sempre deu tudo ok.

      bjsss

      Excluir
  3. Nessinha ,

    Parabéns pela resenha , muito legal!!!
    E importante!!

    Aqui tbém estão fazendo.....

    bjos

    Pri

    ResponderExcluir
  4. Pripokita!

    Se vc tiver alguma agenda legal da sua cidade, manda que que publico. Amo divulgar essas coisas!

    Aproveito o comentário para informar que estou no mato sem cachorro e sem internet.
    Minha linha esta super instavel e mal tenho conseguido conectar. To assim desde domingo.
    Entao..se eu sumir de vez...ja sabem o que foi...

    Estou no celular lendo os recadinhos, mas escrever post ta impossivel.

    bjsssss

    ResponderExcluir
  5. Nessinha

    Vou verificar sim e te mando

    ai flor que pessimo, ruim demais ficar assim sem net
    mas acontece neh fazer o que ....

    bjokas
    Pri

    ResponderExcluir