20 outubro 2013

Outubro Rosa 2013 em Maringá-Paraná

Olá, meninas!



Aqui em Maringá-PR durante todo o mês de outubro os Postos de Saúde do município estão em jornada especial para a coleta de material (Preventivo do Colo do Útero e Orientações sobre o Auto Exame das Mamas).
Maringá é um exemplo em saúde preventiva. Aqui no bairro onde morro, as agentes de saúde, passam nas residências convocando as mulheres para realizar o exame no Posto de Saúde - NIS-III. Além disso, todas as crianças matriculadas nos CMEIs entre os documentos necessários para a efetivação da matricula, está o exame preventivo de colo do útero atualizado, carteira de vacinação dos pais e da criança. Caso a mãe não esteve com o exame em dia, é encaminhada para a Unidade de Saúde fazer o exame gratuitamente. Sempre fiz meu exame no Posto de Saúde e não há fila, tudo é agendado previamente e o resultado sai em torno de 30 dias.



A campanha de preventivo do colo de útero e mama contará ainda com Atendimento Móvel no Shopping  Maringá Park (funcionárias do shopping) nos dias 22 e 29 de outubro e nos dias 24 e 31 a unidade móvel atenderá as mulheres que trabalham no Shopping Avenida Center. 

A partir de novembro, a unidade móvel estará com a campanha de preventivo com a Unidade Móvel  na  Praça Raposo Tavares (centro de Maringá) nos dias 27, 28 e 29 de novembro, em parceria com a Secretaria da Mulher, dentro da programação do Outubro Rosa.  

Todas as mulheres acima de 35 anos devem procurar orientação sobre a prevenção no câncer de mama e de colo de útero (Todas as Unidades Básicas de Saúde).

Nos dias 1º, 8 e 22 de novembro, das 13 às 19h30, a Unidade Móvel estará no Sincofemar, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Confecções.

Na Cocamar, o atendimento será nos dias 6, 13, 20 e 27 de novembro, das 8 às 17 horas. 

Unidade Móvel da Secretaria de Saúde de Maringá-PR
Foto: Arquivo/SECOM

 * * * 

Outubro Rosa é um movimento internacional que divulga a importância dos exames para diagnóstico precoce do câncer de mama, o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo. 
De acordo com o INCA – Instituto Nacional do Câncer, o câncer de mama responde por 22% dos casos novos de câncer a cada ano no Brasil. Em 2012 foram previstos 52 mil novos casos. No país a mortalidade pela doença ainda é alta, em parte devido ao diagnóstico da doença em estágios avançados.
(Fonte: Blog Voluntários On Line).


Iniciativa visa incentivar mulheres de todas as idades para as ações preventivas 
de combate ao câncer de mama. Catedral de Maringá-PR
Foto: Arquivo/SECOM

É isso, queridas!

Quem não está com os exames em dia, aproveitem a época para agendar suas consultas! Em todo país há ações voltadas para as mulheres em outubro/novembro.

Beijocas rosas!!!

bagikan