12 dezembro 2013

Testei Moquifim Modelo MF60 Controle de Mosquitos

Olá, gente!

O verão é a estação mais esperada do ano, mas com ela além do calor, temos fortes chuvas e claro mosquitos! Não há quem não sofra com picadas de insetos e pessoas alérgicas como eu mais ainda. Já fui parar até em hospital por causa de picadas dos borrachudos. 
Recebi Há seis meses da empresa Mosquifim os seus equipamentos de controle biológico de mosquitos para testar. Fiz questão de ter um prazo longo para avaliar seus resultados. A tecnologia dos aparelhos é bem diferente de tudo que conhecia. Não se trata de ação repelente e sim um sistema de atração e captura dos mosquitos. Por ser totalmente inodoro é um conforto a mais não somente para os adultos, mas principalmente para as crianças.  Conheçam os detalhes e minha avaliação nesta resenha.


Descrição da tecnologia - Os mosquitos, mesmo a noite, conseguem descobrir facilmente onde as pessoas se encontram, seguindo o traço de CO2 (dióxido de carbono) e temperatura corporal. O CO2 é o principal fator usado pelos mosquitos para localizar a fonte de sangue que procuram. As fêmeas, conseguem detectar uma vítima de 20 a 35 metros de distância. Eles também são atraídos pela luz ultravioleta de longitude de onda específica.
O MOSQUIFIM usa uma inovadora tecnologia para produzir DIÓXIDO DE CARBONO pela reação química chamada fotocatálisis. (combinação de luz UV + Dióxido de titânio). Usando essas características o Mosquifim atrai e captura mosquitos com a combinação de 6 sistemas: TEMPERATURA, COR, RAIOS DE LUZ ULTRAVIOLETA, DIÓXIDO DE CARBONO, CORRENTEZA DE AR e ATRAÇÃO SEXUAL DAS ESPÉCIES.
Quando os mosquitos se aproximam, um ventilador os suga e envia para a gaiola, na parte inferior do equipamento. Quando presos, eles continuam vivos e o barulho de suas asas atraem outros mosquitos. Finalmente depois várias horas eles morrem por desidratação (controle biológico).



Minha avaliação - Recebi da empresa os três modelos disponíveis MF400 - indicado para ambientes maiores, o MF60 - indicado para ambientes médios e o MF30 - indicado para pequenos cômodos. 
Neste post tratarei do modelo MF60 que considero o mais versátil, pois é apropriado para dormitórios. Desde que recebi o produto instalei no quarto da Joana, pois ela é criança e assim como eu, é extremamente alérgica a picadas de insetos. 
Como se trata de um equipamento de controle biológico e por ser totalmente inodoro, achei bastante seguro. Seu design lembra uma luminária de camping. A instalação é  simples e por esse modelo ser bivolt basta conectá-lo a tomada. 

Mosquifim instalado no quarto da minha filha.
Note-se a luz azulada no interior do equipamento.
Na base telada é a região de captura.
Uma vez ligado o equipamento emite uma luz azulada. Adultos que preferem dormir em ambientes totalmente sem luz acredito que sentirão algum desconforto. No caso da maioria das crianças que se sentem mais seguras com iluminação noturna, esse aparelho substituiu a luminária de tomada de estrelinha que  deixa o ambiente azul (a luz azul que não atrapalha no sono e a penumbra oferecida é suficiente para romper a escuridão). 
Achei o aparelho muito silencioso. O som produzido é apenas da ventoinha que tem a função de capturar os mosquitos para o interior da armadilha. Uma vez capturado, o inseto não é morto por coques e por isso não faz aquele barulho incômodo. Com o passar do tempo, os insetos mortos se acumulam e ficam exatamente igual aos insetos pretos nas luminárias do teto das residências.
A limpeza é fácil e também não é necessário limpar todos os dias. O critério de limpeza é basicamente o acúmulo de insetos desidratados na coletora.
O aparelho pode ficar ligado 24 horas, mas para economizar energia elétrica, ligo o Mosquifim a partir das 16 horas da tarde. Por se tratar de um controle biológico, o efeito do equipamento não é como os repelentes convencionais de tomada (repelência química). Na medida em que os insetos vão sendo capturados, há uma diminuição dos mosquitos. Desta forma, o controle não ocorrerá na primeira noite. Acho interessante combinar o método convencional com o biológico e aos poucos ir priorizando o Mosquifim até a dispensa do repelente com odor químico.



Achei o método muito eficiente e o modelo MF60 foi ideal para controlar a área do quarto que deve ter entre 10 e 15 metros quadrados. O modelo pequeno MF30, também bivolt,  eu sempre deixo aqui na embaixo da mesa do meu escritório para controlar os mosquitos que querem literalmente comer minhas pernas! Também é uma ótima opção para levar nas férias e deixar no quarto no hotel, no chalé de praia etc. Super aprovado!





Onde comprar: Site Mosquifim
Produto importado

Gostaria de agradecer à Empresa Mosquifim pelo envio dos equipamentos para testes aqui no blog. 
O parecer apresentado é de minha responsabilidade e não se trata de informe publicitário. Testei o produto por seis meses antes de escrever a resenha.



bagikan