10 fevereiro 2014

Minha atual rotina de cuidados faciais - Linhas Cleanance e Eluage Eau Thermale Avène

Olá, gente!

Quem acompanha o blog deve ter lido alguns posts sobre tratamentos de pele que fiz ao longo dos últimos 3 anos. Sou portadora da Síndrome dos Óvários Policísticos que no meu caso provoca aumento da testosterona e com isso vem muitos problemas (infertilidade, amenorreia, hipoglicemia, aumento da oleosidade na pele, alopécia e acne). Há mais sintomas na SOP descritos na litetarua médica tais como: resistência insulínica, hirurtismo, obesidade, retenção de líquido ou dificuldade para ganhar peso.
 Sendo assim, quando os primeiros sinais da doença se manifestaram na minha adolescência, passei a  praticamente "morar" em consultórios de ginecologistas e dermatologistas. Acompanhei o entendimento sobre a síndrome, coisa que há 25 anos, ninguém exatamente o que era e como atenuar seus efeitos. Ainda não há cura ou prevenção para a SOP.
De tratamento o que se tem até hoje de mais efeito é o uso contínuo de hormônios que tenham ação antiandrogênica. Seu uso a longo prazo ajuda a regular a testosterona e com isso, se diminui a oleosidade, a queda de cabelo e a acne.  Contudo, no meu caso, somente o medicamento não resolvia tudo. Tenho queda genética também, a oleosidade não era controlada e a acne nódulo cística era simplesmente terrível. Trata-se de um tipo de acne que é muito dolorida,  caroçuda que chega a formar elevações no rosto e que os medicamentos tópicos não fazem o menor efeito. Ou seja, ácidos tópicos ou antibióticos tópico não atenuavam em nada porque é um tipo de acne hormonal.
Enfim, da adolescência  para cá são anos de uso de retinoides, antibióticos, ácidos etc  das mais variadas fórmulas e concentrações percentuais. Já usei e conheço de tudo.  Inclusive, para quem não sabe, os tratamentos antisinais, os chamados "Peelings" foram descobertos por causa dos pacientes que usavam ácidos para o tratamento da acne. A cada descamação cutânea, os médicos notavam que a pele ficava mais fina, lisa, uniforme e que havia uma melhora nas rugas.

Em virtude dos longos anos de tratamento desenvolvi sensibilidade e em  2011-2012 estava com quadro de vermelhidão e descamação sem controle que foi necessário tratar primeiro esse problema para então continuar com os demais tratamentos. O quadro clínico era de Rosácea (sem ser uma rosácea propriamente dita). Usei produtos com ação calmante, pulsos de antibióticos, metronizadol oral, Inneov  Sensicap e depois da resposta clínica positiva, meu médico pode prescrever o tratamento com a Iso Tetrinoína Oral (Roacutan). Foram praticamente 9 meses usando esse medicamento. 
Quando recebi alta em outubro de 2013, depois de ter passado por episódios de hipersenbilidade que não podia usar praticamente nada, meu dermatologista trocou todos os meus produtos pelos da marca Eau Thermale Avéne.  A primeira vez que ouvi falar essa marca foi aqui mesmo no blog pelos comentários das leitoras, em especial, a Silvia.
Recebi no consultório amostras dos produtos antes de comprá-los para verificar se eu teria intolerância cutânea. Para vocês terem uma ideia, até os produtos da própria La Roche-Posay, desenvolvidos especificiamente para atenuar os efeitos do Roacutan, eu tive  reação!

Minha pele respondeu super bem aos produtos e atualmente tenho procurado substituir cosméticos de outras marcas pelos os da Avène. Não são produtos baratinhos, mas numa média geral, são ligeiramente mais baratos dos que eu estava usando sob prescrição. Esses produtos são famosos porque são hipoalergênicos os médicos prescrevem bastante para  pacientes com dermatite atópica ou psoríase, rosácea ou acne com sensibilidade (meu caso).

Minha atual rotina é a seguinte:

Limpeza: Duas vezes ao dia, uso o Cleanance Gel para a limpeza facial. Em outras limpezas, uso produtos em versão espuma (minha textura preferida) ou gel. Sempre uso com agentes calmantes e suaves e também tenho uma específica com Triclosano 1%.  Esse gel de limpeza Cleanance tem muitos benefícios com o uso contínuo porque ele contém derivados de zinco que acalmam a pele, diminuindo o vermelhidão, ajuda a controla a oleosidade (pele e couro cabeludo em xampus), tem ação fungicida e bactericida.  Meu primeiro frasco foi na versão com 75ml. Atualmente prefiro comprar o frasco de 200ml porque o custo por ml é mais barato.

Versões com 75ml ou 200ml


No controle da acne estou usando o Triàcnéal além de conter a famosa Água Termal Avéne possui Ácido Glicólico, Retinolaldeído (derivado mais suave do ácido retinóico), o ativo patenteado chamado Effectiose® que diminui a oleosidade. O produto é isento de parabenos. Em minha pele não sinto arder ou descamar. Uso em noites alternadas e o resultado são poros mais fechados e também noto que os cravos demoram mais a formar. Também percebo um efeito de desobstrução dos poros.


Como tratamento antisinais estou usando também da marca Avène dois produtos da Linha Eluage Emulsão e Olhos. Gostei bastante do efeito preenchedor das rugas e linhas.   Os produtos da linha Eluage ajudam a prevenir os efeitos do envelhecimento pois sua formulação contem  Retinaldeído RAL(mais suave que tretinoína) com o Ácido Hialurônico fragmentado que proporciona uma ação efetiva em todos os sinais do envelhecimento cutâneo. As embalagens desses produtos são maravilhosa porque possui sistema à vácuo, controlando bem a saída de produto, evitando desperdícios. (vou fazer resenha detalhada desses produtos também).





Para economizar o produto Eluage Olhos, também uso o Eucerin Aquaporin Olhos (por indicação médica). Deixo os produtos da Linha Eluage para uso nortuno.



Para esfoliação, tenho usado o Dermotivin Scrub. Recebi essa dica ótima no Nando Goober (Blog Vanity Pills). Não fiz resenha desse produto ainda, mas farei essa semana. Prometo! Só par adiantar o papo, trata-se de um esfoliante moderado, com grânulos sintéticos esféricos que limpam sem agredir a pele. Não senti nenhuma irritação com ele. O preço é caro, mas é  barato que o Ionax Scrub. Deu super certo na minha pele. Valeu Nando!!!

Bisnaga flexível com tampa flip-top
Contém 60 gramas


Na tonificação eu costumo variar. Uso Água Termal (comprei da Vichy porque está com melhor preço), ou outras loções tônicas sem álcool e que contenham ativos calmantes/ hidratantes como Pantenol, Aloe Vera, Calêndula. Por terem agentes hidratantes, agora no verão, estou dispensando cremes hidratantes faciais em creme para não aumentar a oleosidade. Para mim, os tônicos são suficientes. As minhas opões são Neutrogena Sem Álcool, O Boticário Active ou Panvel Faces (Rosa). 






E para proteção solar, estou usando nesse verão produtos com texturas o mais fluidas possível (liquida).  Ganhei da Vania o Solanoveil FPS50+++ que é simplesmente maravilhoso. Também estou usando o Neutrogena Ultra Sheer Liquid Lotion FPS 55 E se vou sair, não deixo de passar o Protetor Solar em Pó FPS 50 da Moderm. Os produtos com cor de base não estou usando agora no verão porque o calor está insuportável. Quanto mais limpa minha pele, melhor. Aguardem que farei resenha desses protetores!

Frasco com tampa rosqueável, contém
bico dosador. 40 ml


Frasco com tampa rosqueável, contém
bico dosador. 45 ml



Fiz um vídeo na TV Belinha para que vocês possam avaliar como está a saúde da minha pele. Deixei os temas proteção solar, tonificação, esfoliação e hidratação de fora porque o vídeo iria ficar muito longo.



É isso, pessoal! 

Beijocas mil e inté mais!

bagikan