21 fevereiro 2014

Natucor Embelleze Nuance 4.7 Tonalizante

Olá, Belinhas!

Tonalizar os fios é sempre uma boa pedida quando se deseja fazer uma transformação rápida nos fios. Eu uso há muitos anos tonalizante em pó porque considero mais suaves para meu problema de queda, pois não possuem emulsão reveladora (água oxigenada) ou amômia. Trata-se de uma tintura semipermanente no qual os pigmentos são fixados parcialmente nas cutículas dos fios e que vão saindo com as lavagens. O recurso é excelente principalmente em cabelos escuros e cobre até 20% de fios brancos. 
Nuances que variam de 1.0 à 4.0 possuem pigmentação permanente e deixam raiz na medida em que o cabelo cresce. Já nuances acima de 4.0 possuem fixação semipermante. O produto não tem clareia os fios e por isso nuances a partir de 6.0 (Loiro Escuro) conseguem obter cor Castanho Claro Mel.

Dos produtos disponíveis no mercado cosmético, Natucor é o meu preferido. As cores são bonitas, tem um preço super acessível e além de ser isento de água oxigenada ou amônia, também não contém chumbo. Puxando pela minha memória, conheço o produto há pelo menos uns 18 anos! De lá para cá, vi o produto mudar de embalagem diversas vezes e também ver melhorias na formulação. Natucor possui duas apresentações: uma caixinha básica contendo o frasco com o pó tonalizante e o sachê de fixação de cor e a caixinha kit contendo além dos itens da caixinha básica, luvas plásticas e um sachê revitalizante a base de bambu. Gosto de comprar o Kit por conter mais sachês que complementam a aplicação do produto.
Como meu cabelo estava muito claro, aproveitei um tempinho livre de final de semana e fiz a tonalização com o Natucor nuance 4.7 Marrom Café. Vamos conferir o resultado?

Versão Kit Natucor. Contém frasco plástico
com o tonalizante em pó, sachê ultrafixação de cor,
Creme de Broto de Bambu. Instruções no verso da embalagem.


Informações do fabricante: Natucor Castanho Médio Marrom Café 4.7

O café é um dos produtos mais consumidos do mundo. Bebida aromática de forte sabor, o café age como um tônico capilar graças à cafeína, de propriedades altamente estimulantes, revitalizando os fios e fortalecendo suas raízes.

Sobre Natucor - Há mais de 20 anos, Natucor vem transformando naturalmente a mulher brasileira. Até hoje, vem ajudando milhões de brasileiras a expressarem sua escolha por uma nova beleza, naturalmente. Uma tintura única, sem água oxigenada, sem amônia e sem chumbo que utiliza nutrientes de ervas, flores e frutos. Sua maneira mais natural de dar vida a uma nova mulher. Natucor é tão suave que, basta misturar Natucor com água potável para colorir os fios naturalmente, sem agredi-los. A tintura apresenta uma grande variedade de nuances.


RITUAL KIT - Aplicação:


1- Proteja seus ombros com uma toalha ou capa plástica. Divida os cabelos secos em 4 partes. Prenda cada uma das quatro partes com uma presilha. DICA: Os cabelos devem estar sem produtos finalizadores, como gel, mousse, hairspray, etc. Use um creme na testa, nas orelhas (inclusive atrás delas) e na nuca para proteger contra manchas.

2- Coloque as luvas. Utilize o frasco da Coloração Natucor como medidor: despeje numa vasilha plástica o conteúdo do frasco da Coloração Natucor e adicione 3 (três) frascos cheios de água potável até o gargalo. Em seguida, misture até obter uma consistência homogênea e cremosa (cerca de 3 a 4 minutos mexendo). Imediatamente depois, adicione o sachê do Natufix Ultrafixador da Cor e misture até ficar uniforme (cerca de 1 minuto). A mistura de Natucor deve ser utilizada imediatamente; não guarde para usar depois.

3- Solte uma das mechas da frente e aplique a mistura com o pincel da raiz até as pontas. Faça o mesmo em todo cabelo, nas 4 divisões, mecha a mecha.

4- Quando todas as mechas estiverem cobertas pela mistura, massageie bem os cabelos com os dedos para que a coloração penetre bem e atinja todos os fios. Não se preocupe com a cor da mistura enquanto ela estiver agindo. O resultado final só poderá ser observado depois que os cabelos estiverem lavados e secos. Comece a marcar o tempo, deixando a mistura agir por 30 minutos.  O desrespeito ao tempo de ação pode provocar efeitos indesejáveis, tais como tons excessivamente fortes, fracos, não uniformes ou a não obtenção do resultado desejado.

5- Enxágue seus cabelos com água em abundância até remover toda a mistura e, em seguida, aplique um shampoo de sua preferência. 

6- Aplique todo conteúdo do sachê de Natuhidrate. Massageie bem e deixe agir de 2 a 3 minutos. Enxágue abundantemente.

Retoque das Raízes:

Os cabelos crescem e por isso deve-se retocar de 25 a 40 dias após a aplicação inicial.

1- Aplique a mistura da mesma cor utilizada anteriormente na parte crescida, conforme passo a passo ao lado. Deixe agir por 20 minutos. Atenção: se for mudar a cor de mais clara para mais escura, proceda conforme o passo a passo de aplicação descrito anteriormente.

2- Antes de distribuir a mistura no comprimento dos fios, umedeça os cabelos. Aplique o restante da mistura da raiz até as pontas, massageando bem os cabelos com os dedos para que a mistura penetre bem e atinja todos os fios. Deixe agir por mais 10 minutos.


Prova de Toque: Natucor foi dermatologicamente testada e aprovada, mas a prova de toque é um procedimento que deve ser repetido a cada aplicação. Aplique uma pequena quantidade da coloração já misturada com água potável no antebraço ou atrás da orelha. Deixe o produto agir durante 30 minutos e lave o local (sem deixar nenhum resíduo). Aguarde 24 horas e se neste período surgir irritação da pele, coceira ou ardência, no local ou na sua proximidade, fica provada a hipersensibilidade ao produto e o mesmo não deve ser utilizado.


Compatibilidade:
Natucor é compatível com cabelos tingidos com coloração, tonalizantes, tinturas progressivas ou tratados com henna ou henê. Natucor pode ser utilizado em cabelos relaxados, alisados ou permanentados. Mas lembre-se de esperar 15 dias após uma transformação para aplicar Natucor.


Minha avaliação:  Como eu não gosto de mechas e prefiro tom mais uniforme, faço minhas tonalizações em casa. Tenho meus acessórios para fazer a aplicação no meu cabelo. Procuro comprar sempre esses utensílios na cor preta, pois são mais duráveis e não ficam feios com as manchas de pigmentos.
  • Capa plástica para tintura
  • Tigela plástica de tintura, 
  • Pincel de tintura
  • Presilhas plástica
  • Pente plástico para separar o cabelo
  • Creme hidratante
  • Luvas de tintura
  • Espelho
  • Algodão
  • Relógio para marcar o tempo de aplicação e de pausa.
 Para aplicar o Natucor, além dos itens inclusos no Kit, eu uso Shampoo Antiresídios ou para Cabelos Mistos/Oleosos (usei o da Kert) e no pós transformação usei Shampoo, Máscara Capilar e Óleo da linha AMO Yenzah. Vocês podem usar os produtos que gostem mais no cabelo. O importante é usar um pré xampu que deixe o cabelo bem limpo e depois uma linha que sele bem as cutículas e que tratem os fios.


Versão Natucor Unitário. Imagem meramente ilustrativa


Como eu tenho muito pouco cabelo 1 kit é suficiente para aplicar no meu cabelo. Não há sobras e a quantidade que vem no produto é exatamente a dose que cobre todo meu cabelo sem desperdícios. Em cabelos maiores e volumosos, é necessário comprar mais kits. Sempre é importante fazer o teste de sensibilidade antes de usar o produto, mesmo que já conheça. Nosso organismo muda e basta um desequilíbrio imunológico para desencadear reações alérgicas.

Antes de fazer a aplicação nos fios, lavo bem o cabelo para eliminar resíduos de finalizadores como óleos, leave-ins. Os fios precisam está completamente limpos e de preferência com as cutículas mais abertas. Depois o cabelo deve ser cuidadosamente desembaraçado, dividido em 4 partes e presos com presilhas plásticas (tipo bico de pato ou piranha).

Em seguida, preparo minha pele com uma camada generosa de creme hidratante. Recomendo produtos em texturas mais firmes, como as manteigas corporais. Esse cuidado é importante para evitar manchas no rosto, pescoço, nuca, colo e orelhas. Visto a capa plástica de vinil, coloco as luvas e só então passo para a preparação do kit com o tonalizante.
Em uma tigela primeiro adiciono todo o conteúdo do frasco do pó tonalizante. Logo depois pego um copo medida com água mineral (pode ser filtrada) e vou misturando aos poucos com o pincel de tintura as 3 medidas de água. A referência é o próprio frasco do tonalizante (cheio até a boca).
Depois que se obtém um creme homogêneo sem bolinhas, adiciona-se o sachê ultrafixante. O produto parece um xampu transparente. Tudo tem cheiro suave. Não acho desagradável.

Para a técnica de uniformização de tom, aplicação deve sempre começa pelas áreas mais claras. Isso é importante para corrigir a cor do cabelo. Com o auxílio do pincel de tintura, solto as mechas e vou aplicando primeiro nas raizes (região onde meu cabelo está mais claro). Depois que todas as raízes recebem o produto, aplico no comprimento dos fios.  O tempo de aplicação levo no máximo 10 minutos. O tempo de pausa pós aplicação é de 20 minutos.

Passado o tempo de pausa, o cabelo deve ser lavado apenas com agua corrente em temperatura levemente morna. Depois que os fios estivem completamente limpos, sem soltar cor de pigmentos na água, vem o Sachê de Bambu incluso no kit.

No meu cabelo, como não está mais oleoso como no passado, sinto que os fios ficam ressecados. Somente o sachê no kit não é suficiente para deixar o cabelo macio. Eu usei nessa aplicação a Máscara AMO Yenzah e depois para pentear finalizei com o óleo capilar da mesma linha.

O que eu achei nessa aplicação: Não sei dizer se a fórmula mudou, mas o que pude notar é que o produto está com uma fixação infinitamente melhor. Antigamente a cada lavagem, saía muito pigmento com a espuma de xampu. Desde a primeira lavagem, pós tonalização, não observo perda de com na espuma. Ao que parece, o sachê de fixação está mais concentrado, mais eficiente.
Na última vez que usei Natucor, a embalagem tinha como embaixadora Fernanda Vasconcellos. Alguém lembra?

Natucor Kit que comprei recentemente.
As instruções estão impressas no verso da caixinha.
Achei ótimo porque é uma ação ambiental para economia de papel

 Clique para ampliar (descrição da composição)


Sobre a formulação do Sache Ultrafixante da Cor, ele é enriquecido com queratina, ácido lático, proteínas da seda e do trigo.

Contém 12 ml

Já o sachê de finalização Natuhidrate possui Vitamina B5 (Pantenol), extrato de bambu, petrolato, ácido lático.


Contém 15 gramas

Gosto do frasco âmbar do pó tonalizante, pois esse tipo de material protege os pigmentos de oxidação. Antigamente esse frasco era de vidro.

Logo nos 3 primeiros dias pós tonalização, sinto o cabelo mais ressecado, mas tratando com bons produtos, a textura volta ao jeito que eu gosto.
O mais importante para mim é que além de uma tonalização que consegue deixar meu cabelo mais escuro, não noto aumento na queda.

Nas próximas aplicações (provavelmente em 6 meses), usarei nuance 5.0 ou 6.7




Achei na internet uma Cartela de Cores Natucor. é um pouco antiga (não tem a cor que usei 4.7), mas é possível ter uma ideia das nuances:


Quem vai usar o produto pela primeira vez sugiro nuances a partir de 6.0. Desta forma, é possível minimizar os efeitos de nuances muito escuras. Na medida em que se vai tendo intimidade com as nuances, é mais fácil controlar os resultados.

Para mostrar o resultado da cor no meu cabelo, gravei um vídeo na TV Belinha. Não fiz fotos durante a tonalização porque com marido e filha em casa em pleno sábado tive que ser rápida!



Para minhas necessidades, esse método de tonalização funciona muito bem. E só pelo fato de não agravar minha queda de cabelo, está super aprovado.


Onde comprar: Perfumarias, lojas de cosméticos
Preço médio: R$ 8,50 (versão kit)
Site oficial Embelleze
SAC Embelleze formulário on line

SER - Sistema Embelleze de Relacionamento.
4003 2667 (capitais e regiões metropolitanas)
0800 88 12667 (demais regiões).


É isso! Por acaso, quem conhece o produto das antigas notou diferença nos lotes mais recentes? Gostaria de saber de outras experiências.

Beijocas mil!

bagikan