11 março 2014

16

Água Termal de Vichy 150 ml

Olá, Belinhas!

A Hidroterapia é conhecida pela medicina há muito tempo. Os relatos descritivos mais sistematizados  que conheço remontam ao século XIX. Os pesquisadores da época localizavam e avaliavam o potencial das fontes de águas termais. As aplicações terapêuticas eram as mais diversas, sobretudo no tratamento de dores e doenças de pele. O tratamento consistia em sessões de banhos de imersão diretamente nas fontes naturais e também a ingestão dessas águas. 
No Brasil, os primeiros registros sobre o assunto, também feitos por médicos oitocentistas, apontavam as fontes hídricas mineiras, goianas e também na região serrana do Rio de Janeiro. Ainda seguindo o princípio da Hidroterapia, os médicos do século XIX prescreviam os banhos de mar para fins terapêuticos.
A eficácia da Hidroterapia não era uma unanimidade entre os médicos. O assunto era tão controverso, que aqui no Brasil  Martins Pena em 1844 chegou a escrever uma peça de teatro chamada Os três médicos. A comédia consistia na discussão entre três doutores em Medicina que seguiam metodologias diferentes. Dr. Miléssimo era o Homeopata, Dr. Cautério, o Alopata e o Dr. Aquoso era o Hidropata. O texto é divertissímo! Vale a pena a leitura!

Não poderia deixar de fazer essa introdução para falar da Água Termal, produto atualmente tão aclamando pelos dermatologistas e indústria dermocosmética.  As propriedades terapêuticas das águas termais variam de acordo com sua composição físico-química. Isso significa que essas águas de origem subterrânea precisam ter determinados minerais e pH específico para que se tenham benefícios. As águas termais da região de Vichy (França) são famosas sobretudo por sua ação calmante,anti inflamatória e cicatrizante para pele.
Como tenho problema de sensibilidade cutânea, depois que passei a usar dermocosméticos ricos em água termal, pude comprovar a melhora do quadro clínico irritativo. Em um garimpo de farmácia, me deparei com o frasco de Água Termal de Vichy com o selo "NOVO PREÇO". Ao consultar o valor pelo leitor de código de barras, tomei um bom susto - R$ 38,00 pelo frasco aerossol de 150 ml.  Achei o preço excelente porque o preço médio por essa quantidade é de R$ 59,00. 

 Frasco em metal com sistema de válvula aerossol.


Descrição do produto: A Água Termal de Vichy possui uma textura refrescante que descongestiona e reforça a proteção natural da pele, é rica em sais minerais e oligoelementos que acalma as peles sensíveis. Recomenda-se para todos os tipos de pele.
Naturalmente enriquecida com 15 sais minerais, a Água Termal de Vichy tem ação calmante, fortificante e estimulante das defesas naturais da pele e da tolerância cutânea. Suaviza desconfortos, refresca instantaneamente e reforça a barreira da pele.Devido à sua ação antioxidante, combate os radicais livres, que são responsáveis pelo envelhecimento da pele.
Estudos comprovam a eficácia da Água Termal de Vichy sobre a reatividade pós-peeling.

Apresentações: 50ml e 150ml.


ATIVOS:

Cálcio
Ferro
Manganês
Potássio
Silício
Magnésio
Sódio
Enxofre
Boro
Lítio
Estrôncio
Ortofosfato
Fluoreto
Bicarbonatos
Amônio


Sugestões de uso do fabricante:

Como tônico - A água termal de Vichy é rica em minerais naturalmente antioxidantes, que trabalham para purificar e acalmar a pele. Ela reduz a vermelhidão e fecha os poros naturalmente.

Para preservar a maquiagem - Depois de concluir a maquiagem, borrife a água termal em toda a face. Ela age como um fixador e fará com que a maquiagem dure muito mais tempo. E fique tranquila, seu vapor é bem suave e a make ficará intacta.

Em voos longos ou viagens
- Ficar preso dentro de um ambiente fechado, com ar condicionado por muitas horas não é nada bom para a pele. O ar condicionado diminui a umidade do ar e deixa a pele ressecada e sem viço. A água termal é fácil de ser levada na bagagem de mão, é prática de usar e manterá sua pele hidratada.

Promover um frescor durante o dia - Seja no calor do dia a dia ou dentro de um escritório com ar condicionado, este spray é como uma bebida fresca para a sua pele. Como o spray cria uma névoa fina, também é perfeito para refrescar crianças e bebês.

Tratamento de queimaduras e feridas
-  Seja queimadura solar ou de outras causas, borrifar regularmente água termal ajuda a aliviar a dor. Ela também pode ser borrifada sobre feridas para acalmar a inflamação. A Água Termal de Vichy contém Boro, uma substância com propriedades cicatrizantes cientificamente comprovadas.

Alívio da coceira - Para diferentes causas que costumam fazer a pele coçar como cicatrização da pele, picadas de insetos, alergias de pele, e doenças como catapora etc. A ajuda está a apenas uma borrifada!

Durante e após o exercício físico
- Para ajudar a te manter fresca e amenizar o calor.



Minha avaliação: A primeira vez na vida que li em revista de beleza sobre a água termal, acho que eu e todo mundo deve ter pensado "Que frescura é essa?!" Isso era tão comum no passado que cheguei ouvi de dermatologistas que água termal é apenas "água" em latinha. Passada mais de uma década, atualmente o conceito sobre o produto mudou completamente. A melhor comprovação se faz realmente em pacientes com pele reativa, pois o efeito calmante é evidente aos olhos (pele visivelmente menos vermelha). Depois do advento do uso de pellings, os dermocosméticos com ação calmante surgiram como uma necessidade imprescindível pós procedimento e/ou tratamento.



Tenho progressivamente substituído meus produtos para cuidado facial tradicionais pelo os que sejam enriquecidos com água termal. O investimento é alto, mas em menos de seis meses pude comprovar os resultados positivos. No momento minha pele está ótima e sem sinais de irritação. No período de inverno, geralmente faço novo tratamento com retinoides tópicos para manutenção e é exatamente nessa fase que preciso redobrar os cuidados quanto à sensibilidade.

No dia a dia tenho usado o frasco de Água Termal da Vichy em situações que provocam irritação na pele e a depilação é seguramente a campeã para deixar a pele vermelha. Logo após a depilação, pulverizo a água termal e já noto que diminui muito o eritema nos poros. Na barba do meu marido também é bastante nítida a acalmada, pois ele tem pele muito sensível e fica um "tomate" depois do uso da lâmina.Também adoro aplicar pós banho para tonificar a pele do rosto. Isso é ótimo para associar com dermocosméticos que não tenham na fórmula água termal.
Uma dica que eu peguei com a Luciana do blog Mulher sem Photoshop foi misturar base em pó mineral, com água termal na palma da mão. A ideia é fazer uma "laminha" do pigmento com a água e em seguida aplicar a mistura com pincel de polimento de base. Além de muito mais fácil, o acabamento é excelente. Também fiz teste com sombra de maquiagem e a potencialização da cor é bem visível. Na sombra ou se pulveriza diretamente na sombra e depois devemos deixar o estojo aberto para secar ou então o uso da água é no próprio pincel. 

 O produto rende bastante e não abro mais mão. Quem tem pele sensível e usa água termal pela primeira vez, adora e não deixa mais de usar. Esse foi o meu caso e o produto recebe nota máxima aqui no blog.


 
Onde comprar: farmácias e lojas especializadas em dermocosméticos.
Produto importado: origem França
SAC: 0800 701 1552 nos dias úteis das 8:00 às 20:00 horas 
e aos sábados das 9:00 às 15:00 horas.



 E vocês, usam água termal? Possuem alguma dica para compartilhar? Deixem registrados nos comentários.

Beijocas mil!










16 comentários:

  1. Olá Nessa,
    Vc acredita que nunca experimentei água termal? Te confesso que antigamente achava que era uma baita frescura, mas de uns tempos para cá fui entendendo seus benefícios.
    Já estive várias vezes com um vidrinho em minha mão pensando se iria levar para casa, mas sempre desisto, acho muito caro...rsrrsrs
    Achei excelente sua resenha e seus relatos de benefícios.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deni,

      Eu tb não dava a mínima bola para água termal. Quando a pessoa tem pele saudável, sem problema de sensibilidade não ve nada de diferente acontecer.
      Mas...... qdo por tudo a pele ta pegando fogo... a historia muda completamente. Tive fases tao criticas que até La Roche nao aguentava.
      Eu fiquei com a pele sensivel por causa dos acidos (trat. de acne).

      Depois que troquei meus creminhos para Avene em pouco tempo notei a melhora.
      Na depilacao é incrivel...o couro em poucos minutos nao fica mais em carne viva.
      Testei no rosto de tomate do meu marido e tb acalmou super rapido tb.
      Então não é uma mera frescura!

      Nao tenho grana para ficar com uma lata na bolsa para me resfrescar no calor... quem me dera! hahaahhahaha Nos olhos e narinas é soro fisiologico (aqui é muito seco).
      E tb tem a agua mineral da Aspelle. é o mesmo sistema de embalagem. Não é termal, mas custa bemmmm mais barato.
      Na praia sempre levo borrifador com agua mineral de casa...
      mas termal nao dá para ficar usando assim pq o bolso nao dá conta! hahaha

      quem tem pele boa, sem sensibilidade, uma boa borrifada de bepantol já salva.
      hahahaa

      Excluir
    2. A primeira vez que comprei agua termal faz uns 03 anos, comprei da avene e la roche, a da la roche sem dúvida eu achei melhor

      carla maria

      Excluir
  2. Oi Vanessa.
    Eu usei e não percebi nada. O que melhorou minha pele foi o Bepantol solução. Achei bem melhor na minha pele.

    Kelli
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Kelli,

    Para você ve como cada pele responde de um jeito. Bepantol eu não posso passar logo após a depilação pq causa irritação e inflamação nos poros. Eu passo nos dias posteriores.
    A agua termal eu uso imediatamente após a depilação e a pele acalma.
    Já no cabelo, eu amo bepantol. Uso muito como hidratante nos labios tb. tb gosto de passar nas cutilulas, cotovelos etc...
    bjsss

    ResponderExcluir
  4. Ah, que bom que deu certo usar com a base! Sabe, eu vi que água termal dá pra usar com tudo a toda hora, realmente não falta aqui no meu estoque. Outro dia eu usei para uma coisa que nunca tinha usado: estava com uma coceira na perna, esquisita, como se ela estivesse muito seca e pinicando. Borrifei água termal sem dó! kkkkkkkk
    Parece coisa de doido, né? Mas acabou, aliviou em minutos.

    Beijos!

    Luciana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu!

      A dica da laminha é excelente! O truque da sombra com água que os maquiadores fazem, acho que o resultado com água termal é mais saudável e tb considero melhor pelo fator bactericida (a água termal tb tem essa função) e melhora a conservação na secagem da sombra.

      A unica coisa que eu sofro na base em pó da Mary Kay é dar as batidinhas para retirar o produto. Como o pó é muito fino, o negócio é uma farofa e sempre ha perda de pó.
      Acho que se o estojo fosse um "saleiro" seria bem mais prático para podermos concentramos as batidinhas.

      Eu acho que sou a uma pessoa do mundo que não gosta das embalagens da Mary Kay.

      bjsss

      Excluir
  5. Nessinha,

    Já usei água termal é ótimo p tudo, principalmente p quem usa acidos
    Pele sensivel então nem se fala , já usei essa e da Avene ..........
    É sempre bom ter em casa !!!!

    òtima resenha

    bjo

    Pri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Pri!

      Quando se tem pele sensível ou está em tratamento com retinoides, a água termal ajuda muito. não é uma mera frescura! hahaahah
      Depois que comprei essa latinha da Vichy tenho usado direto assim que termino a depilação. A pele está outra história. Diminuiu muito os pontinhos vermelhos (poros inflamados por retirada do pelo, típico de pele sensível).

      bjssss

      Excluir
    2. Belo post. Usei Vichy, La Roche e Avene e gostei mas das duas últimas pois da Vichy senti pele ressecada.
      beijo
      Sol

      Excluir
    3. Sol,

      Essa foi minha primeira latinha. Agua termal varia mesmo, dependendo da composição fisico-quimica da fonte. Tb ha diferenças de pH. Então, vc está correta na sua observação. Se as demais foram melhores, com certeza é melhor usar as que funcionam melhor.

      bjssss

      Excluir
  6. Eu sempre tenho água termal em casa. Nestes dias quentes está na geladeira. Gosto de usar pra refrescar a pele no decorrer do dia, mas não uso sempre. Quando faço maquiagem também gosto de usá-la para segurar mais a "produção". Sempre uso a La Roche, ainda não experimentei outras. Pode ser uma "frescurinha", mas é uma "frescurinha" boa, rsrsss. Acho que acalma, revitaliza a pele cansada nos dias quentes, dá uma hidratada... sei lá... Melhora o aspecto. Se percebo minha pele assim, geralmente por volta de meio-dia, aplico água termal e em seguida um pó ou bb cream (é que geralmente saio de casa neste horário).

    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Cada vez melhor Vanessa! Parabéns pelo Blog. Viu que o Vaidade Derme mudou de design? Depois passa lá, adoro quando comenta! http://www.vaidadederme.com/ Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Edu!

      Obrigada pela visita! Acabei de passar no VD e comentar.
      bjss

      Excluir
  8. Oi, Vanessa! Adorei sua resenha, super completinha. Tô usando essa água termal da Vichy há um mês, pois também uso ácidos e minha pele fica beeem sensível. Uso meia hora antes de passar o ácido pra dar aquela acalmada antes de dormir, e no outro dia, depois de lavar, antes do protetor. Sinto aquela refrescada boa, mas sinto falta de alguma diferença notória em relação à coceira e vermelhidão. Mas refresca e acalma razoavelmente, então não deixo de usar.
    Masss, esses dias tive uma alergia que me pegou de surpresa. Passei um fixador no cabelo, e quando fui lavar o rosto, o fixador escorreu pra minha pele sensível e ficou vermelho, ardendo, coçando. Queimando como fogo mesmo. Passei da bendita água e nenhum resultado. Passei de novo, desesperada, e nada. No auge do desespero passei minha pomada bepantol multiuso na cara inteira! Aí sim, foi tiro em queda. Minha pele acalmou na hora, parou de arder, e ficou muito calma. Como um milagre! Fui dormir, e de quebra, amanheci com a pele hidratada como bumbum de neném.
    Tô pensando em substituir a água termal por uma solução com bepantol líquido mesmo. Ele foi minha salvação. Enfim, só compartilhando a historia com você mesmo. haha
    Adoro seu blog. Mil beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mar!

      Seja muito bem vinda ao blog.
      Eu nao deixo mais de comprar agua termal. Ate meu marido se rendeu...ele notou muita diferença no pós barba dele.

      Bepantol é um santo mesmo.

      Para controlar o vermelho, a sensiblidade, faço uso de produtos mais especificos.
      Cicaplast Baume B5 ou Cicacalfe Avene. Eles sao cicatrizantes. Gosto de fazer mascara facial com eles.
      E qdo estou muito sensivel por causa dos acidos..ai entra dermocosmeticos para rosacea mesmo. Rosaliac AC ou o da Avene (antirougers).

      bjssss

      Excluir