22 abril 2014

38

Shampoo Celamina® Zinco (controle de caspa e auxiliar no tratamento da alopécia)

Olá, Belinhas!

Para quem convive com o tratamento contra a alopécia (queda de cabelo) certamente em algum momento o dermatologista prescreveu xampu anticaspa como coadjuvante no cuidado do couro cabeludo.
A primeira vez que peguei uma receita médica assim fiquei com muitas dúvidas. Afinal, se não tenho caspa, por que o médico passou para mim um xampu anticaspa?
A resposta é simples: os ativos presentes nesse tipo de xampu controlam a oleosidade do couro cabeludo e com isso, evita-se que essa oleosidade atue de maneira negativa nos folículos. A oleosidade capilar em portadores de alopécia androgenética (AAG) secretam DHT (dihidrotestoterona) que provoca o aumento da queda e a longo prazo morte do folículo capilar.
No casos dos homens, em que os fios são geralmente mais oleosos que nas mulheres, o uso dos produtos para o controle da caspa são muito bem tolerados. O cabelo fica mais bonito, com brilho e o couro cabeludo mais limpo. Já as mulheres a reclamação praticamente geral nos consultórios é o problema do ressecamento dos fios. Esse é na verdade o maior dilema. E no meu caso, depois que fiz tratamento para acne com retinoides orais, a oleosidade do couro cabeludo praticamente sumiu. Sendo assim, xampu anticaspa é para mim um tormento. Preciso usar, mas sempre o cabelo fica uma palha!
Meu dermatologista havia prescrito uma fórmula para manipular e o resultado achei desastroso. O cabelo ficou tão seco que nem consigo passar o pente quando faço aplicação desse xampu. A fórmula que ele passou possui base de xampu jaborandi e derivados de zinco. Como não tenho caspa, a opção foi melhor que antifúngicos tradicionais como cetoconazol, pois o zinco também tem ação anti-inflamatória no couro cabeludo. Esta ação calmante é excelente sobretudo em pacientes que sofrem com descamação e coceira. 
Fazendo uma pesquisa na internet sobre os derivados de zinco para uso tanto na pele como no cabelo, acabei descobrindo um xampu dermocosmético chamado Celamina® Zinco.  Resolvi apostar no produto porque sua fórmula é bastante parecida com o xampu que meu dermatologista prescreveu e ainda é enriquecido com pantenol. A minha aposta foi ter os benefícios dos derivados de zinco, com uma fórmula mais suave e hidratante. Será que o produto atendeu minhas expectativas? E o ressecamento do cabelo? Confiram!

Shampoo embalado em caixa de papel
cartonado. Frasco rígido com tampa
flip-top. Contém 150ml.

Descrição do produto: Celamina® Zinco 150ml.  Celamina® Zinco é indicado para caspa leve a moderada.

Piritionato de Zinco + Ciclopirox Olamina, componentes que permitem um tratamento da caspa e que não prejudica o cabelo. Com perfume agradável de menta e efeito condicionante, o Celamina® Shampoo apresenta um tratamento de qualidade, unindo praticidade e eficiência em um só produto. Além disso, auxilia no controle da oleosidade, dando brilho aos cabelos, deixando-os mais macios e saudáveis.

 Indicações: O Celamina® Zinco possui Ciclopirox Olamina 1,5% (potente agente antifúngico que elimina o fungo causador da caspa, restabelecendo o equilíbrio normal do couro cabeludo) e Piritionato de Zinco 1% (componente com ação sebo reguladora que controla a oleosidade). Além disso, contém seleção de tensoativos e condicionadores capilares (que mantém um pH ideal para o couro cabeludo), pantenol, vitamina E e vitamina B6 para a revitalização dos fios.

Modo de usar: Aplicar Celamina® Zinco 2 a 3 vezes por semana, sobre os cabelos molhados massageando o couro cabeludo até obter uma espuma abundante. Deixe agir por 5 minutos e enxague normalmente.

Número de Registro:  2.3726.0062 (Linha Cosmética)

Minha avaliação: O produto vem embalado numa caixinha de papel cartonado e o xampu é envasado em frasco rígido com tampa flip-top contendo 150ml. Achei a quantidade ótima porque no meu caso o produto não é para uso diário (de 2 a 3 vezes por semana).




A textura do Celamina® Zinco é muito parecida com os xampus anticaspa convencionais (base azul). Sua consistência é ralinha e é preciso manusear o frasco com atenção para evitar desperdícios de produto.



 A fórmula que meu médico prescreveu possui semelhanças com o dermocosmético Celamina® Zinco. Os principais ativos específicos são o Piritionato de Zinco e o Ciclopirox Olamina. Ambos promovem limpeza profunda no couro cabeludo, controlam a oleosidade, tem ação fungicida/bactericida e ainda apresenta ação calmante (diminuindo coceira e descamação). Essas características são importantes tanto no controle da caspa, como na seborreia, psoríase e como tratamento indireto para o controle da queda de cabelo.
A minha fórmula manipulada possui concentração maior que o Celamina® Zinco. Fiquei mais animada porque o xampu personalizado simplesmente detestei.  No meu xampu personalizado além dos ativos presentes no Celamina® Zinco, possui kopexil (outro ativo altamente ressecante). Além de ser menos concentrado (já que se trata de um produto dermocosmético isento de prescrição médica), contém pantenol e associações (ação hidratante). Esse diferencial foi super importante e com certeza fez toda diferença para mim no resultado final.

Detalhes da rotulagem

Resultados: Achei a fórmula do Celamina® Zinco infinitamente melhor que a fórmula que meu dermatologista prescreveu para manipular. Obtive a limpeza do couro cabeludo sem ressecar meu cabelo. O cheiro do produto é suave (não tem base de alcatrão ou enxofre) e os fios ficaram com brilho e com maciez.
Pedi para meu marido testar o produto e ele aprovou. O couro cabeludo masculino é mais oleoso e também fez a limpeza perfeita. O produto foi eficiente no controle da caspa e irritação no couro cabeludo.
Além dos resultados positivos, o preço foi excelente. Paguei na farmácia do bairro R$ 35,00 e a fórmula manipulada custa uma fortuna (acreditem: R$ 177,00 por 300ml!!!) Eu gastei essa dinheirada e detestei. Uso uma vez perdida e somente no couro cabeludo para não detonar meu cabelo. Em pacientes com caspa (especialmente os homens) com certeza a fórmula manipulada (mais concentrada) é excelente, mas nós mulheres temos necessidades diferenciadas e não ficamos felizes se o cabelo vira uma palha, né?!

A Linha Celamina ainda possui uma versão enriquecida com Ácido Salicílico - Celamina® Ultra. O produto é indicado para caspa intensa (não cheguei a comprar para testar). Como expliquei, não tenho caspa ou seborreia. O objetivo do uso do produto é exclusivamente limpar com maior eficiência o couro cabeludo e com isso minimizar os efeitos da DHT  na queda capilar androgenética.
Estou super satisfeita com o produto e agora não tenho mais tanto horror de usar essa categoria de xampu por causa do ressecamento dos fios. Aprovadíssimo cm distinção e louvor!


Onde comprar: farmácias e lojas especializadas em dermocosméticos
SAC: 0800 7730130


38 comentários:

  1. Vanessa minha linda, como sempre vc traz mais essa novidade, estou muito animada pra comprar o xampu e com certeza farei mais essa tentativa, pois pra nós que sofremos com queda é sempre bem vindo novidades que possam auxiliar nessa batalha. Aqui está começando o clima frio e com isso o meu cabelo tende a cair mais. Vou pesquisar o preço nas farmácias pra poder comprar, só tenho um pouco de receio pq o meu cabelo é seco, então tenho que caprichar mais nas hidratações. Mas depois te conto o resultado.
    Bjs, vou te mandar um e-mail pra perguntar uma coisinhas.kkkkk
    Gorete

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Goretinha,


      esse xampu foi um achado. Preço ótimo, cheiro suoer agradavel, acalma o couro cabeludo, remove a oleosidade e a cereja do bolo... nao ressecou meus fios.
      o kerium anticaspa ressecou.... o manipulado matou de tao seco....
      enfim, conseugi unir o melhor dos dois mundos..manter a recomendaçao do controle da oleosidsde no couro cabeludo sem agredir o cabelo.
      A versao Celamina Uktra tem acido salicilico, por isso, nao comorei. O Celamina Zinco esta perfeito p mim.
      tb o cetoconazol resseca meu cabelo e ja nao uso ha um bom tempo desde q descobrir esses novos derivados de zinco. O zincomadine...que é antigo resseca muito meu cabelo tb.

      bjssss e to esperando seu mail flor!

      Excluir
  2. Olá Nessa,
    Que excelente dica hein?
    Adorei conhecer esse shampoo com zinco para maior limpeza do couro cabeludo.
    Tenho um shampoo manipulado com zinco que minha dermatologista prescreveu, que até gosto bastante, não resseca meu cabelo, acho que por conter pantenol na fórmula.
    Adorei a dica, vou procurar este shampoo por aqui.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deni,

      Gosto muito do meu dermato, acho ele super competente, mas uma coisa é certa. Ele é homem! kkkk Já falei para ele sobre o problema do ressecamento do xampu manipulado e ele não liga (para homem com certeza é frescura de mulher) kkkk
      Se a sua formula tem pantenol já alivia 80% do problema. Tb tem que ver a concentração dos ativos. O meu xampu é bem alta a concentração. Qdo fiz a formula,
      enviei para Milena dá uma olhada...ela disse que não tinha jeito..que o cabelo iria ficar uma palha com certeza absoluta.
      No meu ainda tem a base xampu de jaborandi... que é indicada para cabelo oleoso. Hoje em dia nao posso nem chegar perto de jaborandi. antes do roacutan...rolava numa boa..mas oleosidade acabou....

      Encomendei na internet um xampu de Verbena da Yabae. Lembra dessa marca que eu te falei que a fabrica fica no Parana? Eles são otimos, sem corante, com frascos âmbar, precinho super amigo...só que nao se acha todas as versões. é uma loucura pq como a fabrica é paranaense deveria ter até na padaria...mas não é assim...

      Comprei o de verbena justamente para fugir do jaborandi e tb pq chegou na farmacia de manipulação um ativo novo para queda.
      O cliente leva o xampu na farmacia e eles turbinam o xampu com o composto.
      Escolhi o extrato glicólico de verbena pq ele é o mesmo da base do xampu do Pantogar (Pantohair). A verbena tem ação vasodilatadora e por isso é bom para a queda.

      Qdo o xampu chegar vou levar na farmacia de manipulação para eles fazerem a suplementação da fórmula. Acho que ate sexta chega pq a lojinha virtual q achei fica aqui no PR mesmo.
      Dai eu testo e conto depois o resultado.

      Dos produtos da Yabae so acho camomila, jaborandi, babosa...Mas tem muitos outros produtos....

      Excluir
  3. Gostei das dicas sobre a caspa, é justamente o que eu acho, a caspa não pode ser considerada como doença mas a falta de higienização pode acarretar em desequilibro das glândulas que causam a caspa e se não cuidada podem se tornar em foliculite e comprometer muito mais o couro cabeludo e raiz dos cabelos.
    Procurei na internet por muito tempo sobre caspa e queda de cabelo, pois é um problema que sempre me acompanhou., tentei diversos produtos e receitas naturais, mas muitos não apresentavam os resultados esperados, alguns somente no início.
    Foi quando encontrei o site www.tratamentocalvicie.com.br e gostei muito do conteúdo e produtos Rulibra que estão disponibilizados.
    Assim que comecei a usar, já vi resultados na primeira semana, como a eliminação da caspa e queda de cabelo, incrível mesmo os resultados em tão pouco tempo.
    Tanto gostei que criei um blog www.natuvitale.com.br que sito bastante sobre os produtos, além de receitas naturais, ervas e plantas.
    Sempre que posso, indico os produtos que resolveram meus problemas com caspa.

    www.tratamentocalvicie.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A caspa clássica em si é provocada por fungos. Por isso, o tratamento com ativos antifúngicos. Mas nem toda descamação no couro cabeludo é caspa.
      E no caso do controle da queda, o controle da oleosidade é fundamental.
      Obrigada por comentar!

      Excluir
  4. Ai Belinha, estava querendo tanto um shampoo assim pra mim, mas é uma pena que as empresas ainda insistem em colocar DMDM em suas fórmulas, já ia comprar, mas me lembrei que você já tinha feito a resenha e vim dar uma olhadinha e graças as fotos que você tira da composição pude quer que com tem o DMDM.
    Ia gastar mais dindim por um produto que não ia poder usar.
    Obrigadaaaaa Belinha pelas suas resenhas Maravilhosas!!

    Beijokas
    Deborah Sodre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Deborah,

      Recebi recentemente varios produtos da Median. Essa marca se especializou em cosmeticos com preços acessiveis p pessoas alergicas. Eu me lembrei de vc pq os xampus nao possuem DMDM Hidration.
      Tem com versao sem perfume e perfumado. Eu recebi a perfumada e o cheiro é brm gostoso. Lembrou-me lavanda inglesa.
      bjsss

      Excluir
  5. Tô chegando no pedaço agora, quero saber onde encontro dicas para celulites, flacidez, etc....e já estou curtindo muito seu blog por seu cuidado ao passar as informações, valeu super.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto dos cremes da Avon. Tem bom custo/benefício. Tb é ótimo fazer as massagens. E exercícios de agachamentos.
      Depois de produtos mais top, tem o da Vichy.
      Celulite tem muita relação com a forma física e alimentação. Tb tem casos q só tratamentos mais invasivos q melhora. Bjsss

      Excluir
  6. Oie Vanessa, tudo bem?? Eu tbm uso celamina e estou gostando, queria saber por quanto tempo é recomendado o uso desse produto, você sabe?? Beijinhos querida

    ResponderExcluir
  7. Oi, vi seu blog pq pesquisei sobre o celamina enquanto meu produto não chegava da farmácia e acabei redirecionado para aqui, vi que você não fala sobre o uso do Celamina Ultra enriquecido com o AAS, apenas o cita, enfim, escrevo esse comentário para descrever o primeiro uso que foi (hoje) do xampu, ele limpa bem o couro, resseca sim o cabelo mas não tanto, como homem não ligo para isso, o importante é o efeito, a descamação do couro minimizou bem, minha dermato, me aconselhou a usá-lo alternadamente com um xampu para cabelos oleosos, então por isso acredito que cada dermatologista indique o uso do Celamina ultra de formas diferentes. O produto é bom, comprei ele por R$43,00.

    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a versão que eu uso não ressaca como os xampus que já usei. Meu marido adora TV. Mas não usamos diariamente. É exatamente como sua dermato recomendou, usar de 2X a 3X na semana.
      adorei seu comentário! visite sempre que precisar! Bjsss

      Excluir
  8. Olá Vanessa eu sou o Rogério !
    Muito bacana a sua matéria, parabens !
    Queria tirar apenas uma dúvida, eu fiz transplante capilar eu posso usar esse shampo normalmente ?
    Obrigado e uma boa no ir te pra você !!!!

    ResponderExcluir
  9. Olá Vanessa eu sou o Rogério !
    Muito bacana a sua matéria, parabens !
    Queria tirar apenas uma dúvida, eu fiz transplante capilar eu posso usar esse shampo normalmente ?
    Obrigado e uma boa no ir te pra você !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rogério!

      Tudo bem???

      O uso ou não do xampu vai depender da indicação terapeutica que seu dermatologista passar. Se o médico liberou lavar o cabelo e não prescreveu nenhum produto ou formulação específica, os ativos do Celamina Zinco podem ser positivos, inclusive na ação antiinfalmatória do couro cabeludo.

      Como vc fez um procedimento de implantes, é crucial seguir rigorosamente as orientações pós implante.

      Bjssss

      Excluir
  10. O melhor shampoo anticaspa ganhei uma amostra grátis e agora só compro ele lembrando que não devemos usar todos os dias pois resceca muito o cabelo, mas usar uma vez por semana já está bom na primeira utilização você já vê resultado. Show compre sem medo

    ResponderExcluir
  11. Exatamente! Excelente para controle de caspa e oleosidade do couro cabeludo.

    ResponderExcluir
  12. Ola Vanessa,

    Comprei recentemente o Shampoo, agora não lembro se o dermatologista passou o uso diariamente ou alternado.

    Tem como dosar isso sem ter que passar novamente no médico?

    ResponderExcluir
  13. Ola Vanessa,

    Comprei recentemente o Shampoo, agora não lembro se o dermatologista passou o uso diariamente ou alternado.

    Tem como dosar isso sem ter que passar novamente no médico?

    ResponderExcluir
  14. Vc pode começar usando em dias alternados Terca-quinta-sabado.ou segunda quar- sex - domingo.
    Use assim por até 4 semanas e Qdo v Novartis controle de oleosidade e caspa, diminua para 2x na semana

    ResponderExcluir
  15. A dermatologista me passou esse shampoo para curar a foliculite ,mas vi que anti caspa....e tenho foliculite a 18 anos tô perdendo cabelo expliquei tudo pra ela,mas ela insistiu nesse shampoo actine e aloxidil ,sendo que informei a ela q sempre em casos de crise uso cefalexina e simplesmente ignorou,exame de sangue ,cultura ,devo procurar outro?...já é o sétimo q vou,não aguento mais...

    ResponderExcluir
  16. A dermatologista me passou esse shampoo para curar a foliculite ,mas vi que anti caspa....e tenho foliculite a 18 anos tô perdendo cabelo expliquei tudo pra ela,mas ela insistiu nesse shampoo actine e aloxidil ,sendo que informei a ela q sempre em casos de crise uso cefalexina e simplesmente ignorou,exame de sangue ,cultura ,devo procurar outro?...já é o sétimo q vou,não aguento mais...

    ResponderExcluir
  17. O celamina tem eficaz ação antin inflamatória. Por isso, foi prescrito para vc. Faça uma tentativa. O uso de antibiótico pode deixar sua foliculite Ainda mais resistente .

    ResponderExcluir
  18. Obrigado Vanessa vou tentar então. ...
    Gostei do blog entro em contato pra falar o resultado,se fiquei careca ou ainda tenho meu cabelo que sempre me orgulhou....rss

    Obrigado e até mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenta sim. O celamina contém alem da olamina, piritionato de zinco. Ambos os ativos são eficazes não só contra caspa e oleosidade, mas também em psoríase, foliculite e queda. A queda do cabelo pode ter outras causas, como a própria alopecia androgênica.

      Excluir
  19. Muito bom, tirou minhas dúvidas sobre esse xampu. Ufa!!!
    Agradecido.

    ResponderExcluir
  20. tanto na bula, ainda continuo com uma duvida,tempo que o produto deve ficar aplicado no local, e se e cabelo molhado ou so umido pra fazer a aplicação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Molhar o cabelo, colocar uma medida de colher de chá na palma da mão. Massagear o cabelo e couro cabeludo. Dar a pausa tempo suficiente para lavar o corpo com sabonete. Enxaguar o cabelo completamente. Usar de preferência água morna (mais para fria). A temperatura quente da água fragiliza o couro cabeludo e estimula a oleosidade.
      bjsss

      * a aplicação é idêntica a um xampu cosmético.

      Excluir
    2. resolvido 5 minutos e cabelos molahodos, valu

      Excluir
  21. Só agora consegui comprar o shampoo,porem como postei antes e falei celamina,na verdade é o celamina ultra,e aloxidil,agora sim queria saber sua opinião sobre o celamina ultra,eu usei o primeiro dia anteontem,tem um cheiro forte de alcatrão que com enxague ele some,ao que parece minha foliculite ficou mais "viva"senti ardência nas pústulas mas senti que limpou o couro cabeludo,porem como disse a impressão é que a foliculite tá vindo com tudo....
    Sua opinião por favor,pq vou usar semana q vem(pq são 2 vezes por semana)conforme indicação médica,foi muito caro e eu queria saber se o fato das foliculites aparecerem mais agressivas é normal? (Já pesquisei em vários sites mas nada plausível)
    Grato.

    ResponderExcluir
  22. A versão Ultra contém ácido salicílico e ulha de alcatrão. É indicado p caspa seborreica. A versão zinco é para caspa com fungos geralmente ligados à imunidade. Acho q vc tem sensibilidade ao ácido salicílico.

    ResponderExcluir
  23. Acho q não pois usava um manipulado com ácido salicilico e por muito tempo de uso,não causava dano.

    ResponderExcluir
  24. Pois aqui em Maceió AL esse shampoo custa 90,00 eu uso e me dou super bem,mas não é tão barato assim não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenta mandar manipular. Pode ser que fique mais em conta.

      Excluir