03 junho 2014

6

Testei Plástica Capilar Tutanat Rishon

Olá, Belinhas!

Quem faz químicas no cabelo sabe o quanto é importante os cuidados de manutenção. A reconstrução capilar é parte fundamental no tratamento, pois a Reposição de Massa Capilar evita que os fios fiquem frágeis (microfissuras) e porosos.
Apesar de não fazer alisamentos no meu cabelo, por serem muitos finos, esse tipo de tratamento com cargas mais potentes de queratina, ajudam muito no ganho de textura. Os fios ficam mais encorpados e isso é muito positivo para quem tem pouco cabelo (pouco volume).
Recebi da Assessoria aos Blogs da Rishon o Kit Plástica Capilar para testar e avaliar. O que mais gostei no produto foi a preocupação em oferecer um tratamento completo e organizado por etapas. Sendo assim, trata-se de kit que pode ser usando tanto por profissionais como em casa. Confiram os detalhes.

Kit contendo 6 passos (frascos) com 50 ml cada.
conteúdo total. 300ml




Descrição do produto:  Plástica Capilar, diferente de uma simples cauterização, é um completo sistema de recuperação capilar. Ela provê os fios de todas as suas necessidades, recuperando-os das agressões com apenas uma aplicação. Além da Queratina, trabalhamos com vários ativos para atingir o resultado de reconstrução capilar, tão necessário aos fios quimicamente agredidos. Ela dará condicionamento aos seus cabelos deixando-os brilhosos, macios e hidratados como você nunca viu.

O principal ativo da Fórmula é o Biorestore que é um complexo reconstrutor dos fios, à base de carbocisteína e rico em aminoácidos, que tem como principal função prevenir e reparar os danos causados por processos químicos. Devido à altíssima bioafinidade com os fios, reforça as estruturas internas e promove a restauração da fibra capilar. Também age prolongando a cor de cabelos tingidos.

Demais ativos: Mentol, Poliquatérnio 7, silicones, tutano de boi, manteiga de karitê, abacate e lanolina.


Método de tratamento:

Passo 1 - Lavagem com Shampoo Antirresíduos

Hoje em dia o uso de produtos sem enxague é frequente. Por esse motivo essa lavagem é fundamental para a total remoção dos resíduos desses produtos, que podem interferir no resultado final da plástica capilar. Molhe os cabelos com água abundante, coloque o shampoo nas mãos e espalhe uniformemente nos fios. O couro cabeludo merece uma porção extra do shampoo, pois é lá que se concentra a maior quantidade de sujeira. Massageie os fios delicadamente, assim como o couro cabeludo. Não use as unhas para esfregá-lo, apenas as pontas dos dedos. É normal que nesse passo não se forme muita espuma, pois os cabelos estão muito sujos. Enxague totalmente os fios.

Passo 2 - Lavagem com Shampoo Nutritivo

Vamos agora completar a lavagem inicial aplicando nas mãos o Shampoo Nutritivo. Espalhe uniformemente nos fios e no couro cabeludo. Nessa fase, nota-se uma espuma bastante cremosa, fruto da nutrição fornecida pela fórmula. Massageie e enxague totalmente. Retirada do excesso de água. Para que a queratina possa penetrar mais facilmente, o ideal é retirar o excesso de água dos fios com uma toalha ou levemente com um secador.

Passo 3 - Aplicação da Queratina de Realinhamento

Depois dos cabelos bem limpos e levemente enxutos, aplique o produto na extensão dos fios e use o secador por uns 2 minutos. Este produto possui maior afinidade com o cabelo, por se tratar de uma queratina de baixo peso molecular, hidrolisada e quaternisada. Ele irá preencher os espaços das cutículas danificadas, proporcionando o realinhamento dos fios.


Passo 4 - Aplicação do Reconstrutor

Este passo irá manter a queratina no cabelo, formando um cimento protetor e dando flexibilidade aos fios. O pH continua neutro para que as cutículas permaneçam abertas e receba totalmente o produto. Ele deve ser aplicado por cima da queratina, mecha a mecha.

Passo 5 - Aplicação da Blindagem

Sem enxaguar os cabelos, aplique o produto enluvando os fios. Ele tem alto efeito condicionante, vai melhorar a penteabilidade e doar hidratação aos fios. O pH é baixo para fechar as cutículas. Tempo de pausa - Deixe agir por 15 minutos com touca térmica ou papel alumínio.
Enxaguar – É extremamente importante a retirada total do produto. Os ativos já penetraram nos fios e o que fica fora é o excesso. Após a lavagem, tire o excesso de água dos cabelos com a toalha.

Passo 6 - Aplicação do Defrizante

Este produto possui proteção térmica para a cauterização e deve ser aplicado enluvando os fios.

Brushing – Secar os fios mecha a mecha com o auxílio da escova e do secador, para que se fixem os últimos componentes da plástica.

Uso da chapinha – Esse passo é opcional, dependendo do resultado que se quer obter. Nosso produto foi formulado para ter uma alta penetração e absorção pelos fios com a temperatura do secador. Há profissionais que preferem selar as fibras potencializando a refração da luz com a chapinha. O nosso defrizante estará protegendo os fios durante esse processo, no entanto ele não se faz necessário para o resultado da plástica capilar.

Minha avaliação: O kit Plástica Capilar Tutanat vem embalado em uma caixa de papel cartonado e no seu interior possui seis frascos contendo 50ml cada. Achei a quantidade excelente porque 50ml é suficiente para dois tratamentos em cabelos compridos e volumosos. No meu cabelo que é curto, com pouco volume e fino dura até 4 aplicações.
O primeiro detalhe no tratamento que logo me chamou a atenção foram as informações sobre o pH de cada produto(fase) integrante do kit. As notas olfativas do kit são bem agradáveis com base frutal refrescante.

Informações impressas no interior da caixa.
Uso racional de papel. Compromisso com o uso  sustentável de matérias primas.


O xampu antirresíduos possui pH 8,0 (alcalino) cuja função é deixar as cutículas mais abertas e preparadas para receberem a carga de queratina. Achei super interessante o kit possuir dois tipos de xampus. O Frasco 1 é um xampu antiresíduos (base transparente) cujo principal ativo é o extrato de menta. A menta além de ter efeito criogênico que estimula o couro cabeludo, tem ação bactericida e fungicida.  O produto faz pouca espuma e a lavagem é completada com o Passo 2 que é um xampu nutritivo (base translúcida lilás) enriquecido com queratina hidrolisada com pH 7,0. Esse índice de pH mais elevado é crucial para a abertura das cutículas dos fios que receberá a carga de queratina.  Os xampu de uso diário precisam ter pH entre 5,0 até 6,5.





 O Passo 3 é a carga de queratina de realinhamento capilar. O produto é composto de queratina hidrolisada e quartenisada, proteína de trigo hidrolisada e carbocisteína (amionácido). O produto possui pH 7,0, com base translúcida aquosa. A aplicação deve ser feito com o cabelo quase seco (retirada do excesso de água oriunda da lavagem). É importante usar o secado de leve, o suficiente para retirada de umidade dos fios. Durante a aplicação deve-se usar o secador com calor moderado. A textura  do produto lembra quase um gel creme translúcido. Achei a aplicação fácil porque em seguida (sem enxaguar), deve-se aplicar o Passo 4 (Reconstrutor).



O Passo 4 consiste em fazer a cauterização capilar (efeito de selagem da queratina). É necessário aplicar mecha por mecha. O produto possui pH 7,0 porque as cutículas precisam estar abertas para recebimento do tratamento de cauterização reconstrutora. Possui base translúcida aquosa Os principais ativos são: glicerina, proteína de trigo hidrolisada, carbocisteína, queratina hidrolisada e quaternizada. A textura é bem semelhante ao Passo 3.
O tempo de pausa é de 15 minutos. Nas instruções é recomendado o uso de potencializador de calor com touca térmica ou papel alumínio. Após o término da pausa não é necessário fazer a lavagem dos fios.



O Passo 5 entra no conceito de nutrição por meio de blindagem capilar. O cabelo está com os produtos dos Passos 3 e 4.  Nessa fase há um selamento das cutículas e o produto contem pH 4,0 (ácido) com textura branca cremosa. A aplicação é feita por enluvamento. O produto é fácil de enluvar. Em seguida é feita uma pausa de 15 minutos com auxílio de potencializador de calor por meio de touca de alumínio ou plástica. Ao término da pausa é feita a retiradas dos produtos com enxague abundante. Na formulação encontrei glicerina, lanolina, parafina líquida, tutano de boi e silicones. Nessa  fase já é possível sentir o efeito da reconstrução. O cabelo fica bem macio.



O Passo 6 é a finalização com Defrizante (textura de leave-in. cor translúcido entre branco e lilás). O produto tem ação termoprotetora e foi desenvolvido para ser usado no processo de alisamento por meio de escova ou chapinha. No salão essa etapa é a mais importante porque exige do profissional capricho (escova+prancha) para que a cliente possa notar o resultado da Plástica Capilar. O produto possui pH 3,5 (ácido),  com textura branca cremosa e na formulação encontrei vários silicones que são responsáveis pela proteção térmica e parafina líquida.
A modelagem capilar (alisamento por modelagem) não é obrigatória, pois o produto tem pH baixo que garante o resultado da blindagem. Contudo, o  uso dos equipamentos térmicos são fundamentais, pois estes garantem a selagem das cutículas. Eu que não gosto de cabelo liso, uso o secador com difusor somente para que a ação térmica selante seja cumprida.




Conclusões: Quando se pensa em um produto com seis passos, é comum darmos uma desanimada, pois pensamos no tempo e trabalho que o tratamento exigirá (tanto do profissional ou feito em casa). 
Para minha surpresa, não achei demorado ou complicado. Isso ocorre porque geralmente lavamos o cabelo duas vezes. A diferença está que no Kit Plástica Capilar Tutanat  há dois xampus específicos (Passos 1 e 2)
Os passos de reconstrução capilar são feitos com os Passos 3,4 e 5 aplicados de forma coordenada, mas sem enxágue. Com  isso, o tempo é otimizado. Produtos que exigem vários enxágues de fato deixa a aplicação mais lenta e complicada. O enxágue abundante é feito apenas no Passo 5, no qual será feita a finalização com o Passo 6.

Meu cabelo ficou muito macio, com brilho e sentir nos fios ganho de massa capilar. Eu amo esse efeito porque meu cabelo é super fino. Também gostei porque não ficou duro ao toque.

Outro ponto positivo é o preço médio do kit é de R$ 29,90. Achei um excelente um produto com tantas fases por esse preço. Fora isso, rende bem. Se pensarmos em duas aplicações, o custo é de R$ 15,00 para um tratamento de reconstrução capilar.

 Frascos rígidos com sistema de tampa rosqueável
50ml cada passo.


Há um vídeo explicativo no Canal Rishon no Youtube. É bem legal assistir para observar os detalhes de cada etapa do tratamento.


Pelos resultados de reconstrução e o diferencial do kit possuir 6 passos específicos, dou nota máxima ao Kit Plástica Capilar Tutanat. Quem não gosta da presença de parafina líquida ou sulfato nos xampus, façam um desconto na atribuição da nota.



Onde comprar: Perfumarias ou na loja virtual Rishon



6 comentários:

  1. Nessa,
    Muito legal esta reconstrução capilar, faltou a fotita do seu cabelo, que deve ter ficado lindão!
    Adorei os ativos e gostei muito porque não precisa ficar lavando o cabelo todo hora, em todos os passos.
    Pena que não encontro essa marca em minha cidade!
    Bjs Lindona!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Deni!!!!

      E o frio??? chegou ai rm MInas??? Eu to congelada aqui em Maringa. Pois ê ...fiwuei devendo foto. Eu tenho muita dificuldade de fazer fotos em mim. Sao borrado..um horror.
      tb como meu cabelo ê curto..nao é o mega cabelao..... fica tb dificil de vc verem os detalhes. o que posso tentar fazer ê qdo esquentar fazer uma aplicacao na Jojo.... nao sei se ela vai ter paciencia pq ela nao curte ficar nas pausas. mas o cabelo dela esta precisando.... principalmente nas pontas. Ela nao deixa cortar...esta imenso o cabelo dela ai o ressecwmento é inevitavel.
      aqui em mgá tb nao revende Tutanat... eu compro qdo viajo para Recife. Mas vez por outra a loja faz promocao de fretr gratis. Ai vale a pena fazer uma compra c varios produtos.
      o q amei foi o kit ser pequeno... por isso o custo é acessivel. se fosse profissional daquels de 1 litro seria uma fortuna.

      bjssss

      Excluir
    2. Nessa,
      Aqui está bem frio, mas não está congelando não, tá dando para aguentar...kkkkk
      Entendo que não é fácil fotografar o cabelo sozinha, mas qdo fizer na Jojo posta fotos para gente, o resultado vai ser perfeito no cabelão da sua princesa!
      Qdo souber de frete grátis avisa a gente!
      Bjs

      Excluir
    3. Pode deixar que qdo o tempo der uma melhorada, vou fazer o tratamento no cabelão da Jojo e tirar fotitas!

      Tentei fazer fotos hoje só e tudo saiu borrado... muito difícil... mesmo com tripe...

      Bjsss

      Excluir
  2. Nessinha

    amei , com toda certeza vou usar.......achei bem bacana e a marca é muito boa .......
    Aqui eu acho fácil nas perfumarias ainda bem........
    meu cabelo tá precisando mesmo....

    bjokas
    Pri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prizinha!

      Achei muito bacana esse tratamento e o preço anima! Achei incrivel a proposta do tratamento por etapas e as fases são coordenadas. Não tem aquela lavação toda de cabelo.... Bem mais pratico.
      Quando eu fiz...deu 1 hora...e deu isso pq foi a primeira vez.... No meu caso em que nao faço escova.... nem chapinha.... é bem prático.

      bjsss

      Excluir