21 julho 2014

24

Dermostatin® Prevenção e Tratamento de Assaduras Nistatina + Óxido de Zinco

Olá, belinhas!

A dica de hoje vai para quem tem bebês e crianças pequenas, bem como para nós adultos. Para quem não sabe, as pomadas de assaduras possuem basicamente duas categorias: Prevenção e Tratamento.
Geralmente as pomadas cujas formulações são destinadas à prevenção possuem ativos com ação protetora (óxido de zinco), hidratante (óleos vegetais) e associações de vitaminas (B5, A e E).
Já as pomadas destinadas ao tratamento das assaduras (lesões) possuem como principal componente a Nistatina (ação bactericida e fungicida) associada ao óxido de zinco.
Outra diferença está na classificação junto à Anvisa. Enquanto as pomadas preventivas são classificadas como cosméticos, as pomadas de tratamento são classificadas como medicamento isento de prescrição médica.
Ter em casa os dois tipos de pomada é sempre muito importante e bastante recomendado pelos pediatras. A pomada com Nistatina com Óxido de Zinco ajuda no processo de cicatrização, melhora o conforto cutâneo (ardência) e também controla bactérias e fungos oportunistas (especialmente a cândida).

Existe nas farmácias diversas marcas de pomadas para tratamento de assaduras. Por ser mãe conheço várias, inclusive genéricas (sem marca comercial, identificada pelo princípio ativo)
Recentemente, comprei uma pomada que não conhecia - Dermostatin® da Legrand. Gosto dos produtos desse laboratório e fiquei bastante satisfeita. Nesta resenha compartilho os detalhes com vocês.



Descrição do produto: A indicação principal é para assadura das crianças. Além dessa indicação, é usado no tratamento de irritações que ocorrem na região perianal, entre os dedos, axilas e sob os seios.
Indicação: O produto tem como indicação principal o tratamento das assaduras infantis.
Contraindicação: O produto está contraindicado em casos de hipersensibilidade à nistatina, ao óxido de zinco ou aos demais componentes do produto. 

Composição: Cada grama da pomada dermatológica contém:

Nistatina 100.000UI
Óxido de zinco 200mg
Excipiente q.s.q 1 g


Minha avaliação: As pomadas preventivas de assaduras são usadas sempre a cada troca de fralda. Para quem acompanha o blog sabe que uso pomadas de bebês para hidratar a pele (máscara facial) e também 24 horas pós depilação.
Pomadas enriquecidas com Nistatina eu reservo para tratar lesões (assaduras), picadas de insetos ou inflamação da pele. Esse cuidado considero importante não agravar processos inflamatórios. 
No caso dos bebês e crianças, sobretudo no calor, é comum casos de candidíase e a nistatina é um ativo bastante eficiente. 

A pomada dermatológica Dermostatin® vem embalada em caixa de papel cartonado. Achei bem bonita a arte da embalagem.


A bisnaga contém 60 gramas e a quantidade é bastante generosa. A bisnaga é a convencional (metálica com tampa rosqueável). Gostaria que o produto tivesse uma embalagem mais eficiente e segura - bisnaga flexível com sistema de tampa flip-top. 
As bisnagas metálicas deformam com facilidade e tampa rosqueável é muito pequena. Quem tem bebês e crianças deve ter todo o cuidado e atenção redobrada para evitar que os pequenos peguem a tampa e a coloquem na boca (podem engolir com muita facilidade).
Sempre defendo esse ponto porque se estamos numa troca de fralda, o bebê está com desconforto, chorando, é passível de acontecer que esqueçamos de rosquear a tampa da pomada. Com as bisnagas de tampa flip-top que são fixas isso não acontece.



A textura da pomada é cremosa e com cor branca, bem característica dos produtos com óxido de zinco. Esse ativo tem função de formar barreira protetora da pele e também possui ação calmante.
A fragrância é delicada e suave (cheirinho de bebê). Achei fácil de espalhar e também de removê-la com lenço umedecido.




Para uso adulto, a pomada Dermostatin® é ótima para tratar início de foliculite por causa de depilação, no qual o processo inflamatório melhora de forma mais rápida. Também pode ser um recurso para tratar pequenas lesões ocasionais provocadas por acne, uma vez que a nistatina tem ação bactericida. 
O preço que paguei na farmácia do bairro foi de R$ 16,50. Achei o preço bem mais acessível que pomadas de referência como a Dermodex® Tratamento (preço médio R$ 38,00) e estava mais barata que as genéricas. Gostei muito da qualidade, da textura, fragrância e da eficácia. Nota máxima. E se o fabricante melhorar a bisnaga, ficará ainda melhor.


Onde comprar: farmácias e drogarias
SAC: 0800 50 06 00


24 comentários:

  1. Olá Nessa,
    Muito bom saber de mais opção de pomada para melhorar as assaduras de nossos pequenos, com um preço bem bom!
    Ótima dica!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani,

      Juro que pensei em vc e na Luisa quando eu estava fazendo esse post.
      Acho muito importante sabermos que há opções mais baratas de pomadas de bebê.
      bjssss

      Excluir
    2. Nessa,
      Achei o preço bem legal e como vc testou e disse que está aprovada melhor ainda, super confio em vc!
      Vou ver se encontro por aqui...
      Bjs

      Excluir
    3. Deni,

      Tenho certeza de que se vc achar e comprar, vai gostar muito da textura e qualidade do produto. Ele é facil de limpar tb.
      O que mata é apenas a bisnaga metálica tradicional. Já liquei para o SAC e sugeri uma embalagem mais moderma e mais segura para usarmos.

      Até hoje morro de aflição com essas tampinhas de pomada dando sopa. E a tampa dessa Dermostatin e minúscula.
      Só eu sei o que é sofrimento e pânico ver uma criança com assadura. E no caso da Jojo foi qdo ela desenvolveu intolerância a lactose e não sabiamos o que era....
      Em 1 semana ela ficou em carne viva. Graças a Deus, conseguimos reverter o quadro e ela não tem mais intolerancia e o intestino dela produz lactase normalmente. Foram 4 anos até ela ficar completamente bem no quadro clinico.

      Mas como ela ainda faz xixi na cama (xixi nortuno), ela precisa fraldas.... e na medica que a criança cresce, vem o problema de bacterias e fungos oportunistas.
      Por isso, qdo a pele dela está vermelhinha, a pomada com nistatina é a melhor opçao.

      Do laboratorio Legrand existe a pomada preventiva, muito boa também. Ela se chama POMADERME. É muito boa também....mas a embalagem é convencional.

      bjsssss

      Excluir
  2. E tão boa quanto a Bepantol?

    ResponderExcluir
  3. Sāo pomadas c caracteristicas bem especificas. suas funçoes tb sao diferentes. ambas sao de qualidade.
    a bepantol por exemplo, nao tem açao fungicida. a Dermostatin sim.
    a bepantol tem vit B5 a Dermostatin nao tem.
    a bepantol nao tem oxido de zinco e por isso nao tem aquela cor branca.

    se vc precisa de uma pomada hidratante, a correta seria a bepantol.
    a dermostatin é p inflamacoes na pele.

    bjsssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada. Nossa que explicação. Voce entende de tudo. Parabéns.
      Bj

      Excluir
    2. As pomadas preventivas, que possuem vitaminas, oleos, lanolina etc possuem maiores usos cosmeticos p nós mulheres. A Bepantol é famosa por suas 1001 utilidades.
      Ja pomadas com nistatina tem uso mais especifico q é tratar lesoes, sobretudo c processos inflamatorios mais intensos.

      bjssss e muito obrigada pelo carinho!

      Excluir
  4. Agradecida pela orientação e recomendação. Irei usar em meu filho e espero que para ele também traga resultados positivos! Abraço;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ajuda muito sim. Caso seu filho use fraldas, procure comprar fraldas com toque de tecido porque é mais respirável. Gosto da marca Pom Pom Dia e Noite.
      Se a assadura estiver muito ferida e tiver muita dor, o ideal é fazer consulta médica para que seja prescrita pomada com corticoide (ação anti-inflamatória mais rápida).
      Espero ter ajudado.

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Oi minha BB tem três aninho, e ta com assadura i cossando muito então comprei nistatina, essa e a primeira vez que estou usando nela, e ela ta falando que esta cessando muito.. Gostaria de sabe se é assim mesmo?

    ResponderExcluir
  7. Oi minha neném tem três aninho, e esta com cosseira , então foi até a farmácia e mim indicaram nistatina para ela, passei nela e ela o vermelhão sumiu mais ela fala quê ta cossando muito? Gostaria de sabe se paro ou continuou porque assim mesmo??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Priscilla. Pela sua descrição, além da assadura, sua filha está com cândida. É bem comum nessa idade. Minha filha teve tb. O pediatra receitou pomada Candicort por 7 dias. Aplicar nas partes externas e internas. Além disso, tomar por 20 dias flaconetes de Erterogermina. Tomar em jejum com leite, água, suco ou puro. Esses lactobacilos reforçam a proteção / imunidade.

      Excluir
  8. Oi minha neném tem três aninho, e esta com cosseira , então foi até a farmácia e mim indicaram nistatina para ela, passei nela e ela o vermelhão sumiu mais ela fala quê ta cossando muito? Gostaria de sabe se paro ou continuou porque assim mesmo??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Priscilla. Pela sua descrição, além da assadura, sua filha está com cândida. É bem comum nessa idade. Minha filha teve tb. O pediatra receitou pomada Candicort por 7 dias. Aplicar nas partes externas e internas. Além disso, tomar por 20 dias flaconetes de Erterogermina. Tomar em jejum com leite, água, suco ou puro. Esses lactobacilos reforçam a proteção / imunidade. Continue com pomada com instantinho tb.

      Excluir
    2. Continue tb com pomada para assadura com Nistatina. É bom deixá-la com calcinha folgada 100% algodão. Bjss

      Excluir
    3. Obrigada pelas dicas sempre é muito bom pois sempre fiz uso de dermodex pra tratamento das assadura e essa pomada é muito cara e não conhecia outra e agora com suas dicas vou testar e também uso a candicort e é otima mas so pode ser usada duas ou tres vezez ao dia e por 7 dias. Bjs

      Excluir
  9. isso mesmo! Por ser corticoide o tratamento é de 7 dias. Já a pomada com nistatina pode ser usada por mais tempo. Bjsss

    ResponderExcluir
  10. Será que melhora estrias?
    Posso passar no rosto para tratar acne e me expor ao sol?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silmara,

      Para estrias você não terá resultado. Pomada com dexpantenol pode ter algum benefício, especialmente em estria recentes (vermelhas).
      Para tratar acne vulgar sim, a pomada tem ação terapêutica.
      Mas exposição ao sol, não é bom. A pele lesionada é mais vulnerável a estimulação da melanina e tende a escurecer como mecanismo de defesa.
      Quanto maior a proteção, melhores são as chances de cicatrização.

      bjss

      Excluir
  11. Será que melhora estrias?
    Posso passar no rosto para tratar acne e me expor ao sol?

    ResponderExcluir
  12. Estou com umas manchas no rosto escura passo só bepantol ou posso misturar com a nistatina óxido de zinco vou ter resultado é vai clarear a pele..

    ResponderExcluir
  13. Gente ,essa pomada contém corticóide que pode entre outras coisas,causar estrias nas areas aplicadas.

    ResponderExcluir