08 julho 2014

Mais momento Retrô! Coleção Disquinho Quem Teve???

Olá, Belinhas!

Gostaria de compartilhar com vocês mais um Momento Retrô! Quando se está chegando aos 40 anos como eu, tem muitas memórias e histórias para contar. Para quem nasceu entre os Anos 60 e 70, décadas de ouro das vitrolas portáteis e dos discos de vinil, certamente deve se lembrar da Coleção Disquinho (Continental). 


Tenho todos os meus discos coloridos originais dessa época. Mesmo tenho visto toda a loucura dos Anos 80, cheios das tecnologias futuristas dos "Disk Laser", "Fitas de VHS", "Relógio Digital", "Micro Systen" ... nunca quis me desfazer dos meus disquinhos. 

A Coleção Disquinho foi lançada pela Gravadora Continental em 1960 em compactos discos de vinil coloridos. Cada disco trazia uma história cheia de músicas e interpretadas pelo Teatro Disquinho, continham a narração de Sônia Barreto. As músicas eram compostas e adaptadas por João de Barro e orquestradas por Radamés Gnattali. Em 2001 a Warner Music lançou em CD uma coleção remasterizada com 50 histórias. 

Minha filha Joana começou a curtir esse universo desde os 4 anos, exatamente a mesma idade que tinha quando ganhei no Natal de 1978 minha Vitrola Philips e vários discos dessa inesquecível coleção. Ela atualmente está com 6 anos e quer sempre mais novidades. Quando tenho a sorte de encontrá-los para comprar, a satisfação é imensa!

Sempre que possível, garimpo por mais títulos da Coleção Disquinho em formato vinil. É gratificante ver na minha filha o mesmo brilho no olhar de encantamento ao ouvir as histórias e fascínio do disquinho colorido rodando na vitrola. Sebos de discos e Mercado Livre são meus principais pontos de procura. De vez em quando, tenho a sorte de achá-los de bons a ótimos estados de conservação. A maior dificuldade é sem dúvida o estado dos discos. Esses disquinhos eram como nossos brinquedos. Eramos crianças e rasgar a capa ou arranhar no manuseio dos vinis eram muito comuns. Nos sebos já encontrei títulos maravilhosos dessa época, alguns tenho enorme orgulho, não só da Coleção Disquinhos, mas de obras antológicas como Arca de Noé (1 e 2) e Trilha Sonora original do Sítio do Pica Pau Amarelo. É impossível não se arrepiar com a eterna canção na voz de Gilberto Gil!


 O Gato de Botas (comprei recentemente no Mercado Livre)

 História da Baratinha (ganhei na infância)

 João e Maria (comprei no Mercado Livre)

 Alice no País das Maravilhas (ganhei na infância)

O Chapeuzinho Vermelho (ganhei na infância)

A Roupa Nova do Rei (comprei no Mercado Livre)

Além dos discos em formato compacto (disquinho), teve também a Coleção "Discão". Os discos eram em formato LP, também colorido. Os últimos lançados alguns são em vinil preto. Era muito legal porque cada LP tinha em média de 2 a 3 histórias.

 Alibabá e os Quarenta Ladrões, O Pequeno Polegar 
Rapunzel (ganhei na infância)


  Tremendo achado de garimpo! 
O Macado e a Velha, A Tartaruga e a Lebre
O Leão e Ratinho, Os 4 Heróis

 O Chapeuzinho Vermelho, O Rouxinol do Imperador
O Leão Cantor (outro grande achado em sebo!)


 A Gata Borralheira, A Bela e a Fera (Ganhei na infância)

A Branca de Neve e os Sete Anões
Pedro e o Lobo (último disco que ganhei)


No YouTube tem vários arquivos para quem tiver curiosidade em ouvir ou ainda matar a saudade....

Espero que vocês tenham gostado desse meu Túnel do Tempo!!!!

Beijocas mil e inté mais!




bagikan