07 julho 2014

Testei Creme Hidratação Tutanat Vita Plus Multivitaminas e Minerais Essenciais

Olá, Belinhas!

Quem acompanha o blog já deve ter lido sobre minha preferência por cosméticos para cabelos enriquecidos com aminoácidos. Estruturas protéicas possuem características específicas. Algumas possuem ação vasodilatadora que estimula a circulação sanguínea do couro cabeludo como a Arginina, sendo assim, benéfica para problemas de queda. Outras tem ação reconstrutora do fio como a Cisteína ou o fortalecimento pelo Triptofano e por ai vai! 
Toda vez que consulto um rótulo em encontro algum  aminoácido em um produto fico bem animada. Os que podemos encontrar são: Alanina, Arginina, Asparagina, Cisteína, Citrulina, Fenilalanina, Glicina, Glutamina, Histidina, Isoleucina, Leucina, Lisina, Metionina, Prolina, Serina, Tirosina, Treonina, Triptofano e Valina.
Os aminoácidos, quando associados à extratos ou óleos vegetais ou ainda com queratina (de origem vegetal ou animal), trazem muitos benefícios à saúde dos fios (especialmente os finos e com pouco volume). Esses ativos também são interessantes para as mulheres que fazem alisamentos, pois sempre há perda de massa capilar (aumento de porosidade). 
Procurar por fórmulas mais ricas em associações é importante porque além da hidratação que tanto gostamos, temos ação nutritiva, restauradora e dependendo das cargas percentuais presentes em um determinado produto, contamos ainda com a ação reconstrutora.

Recebi da Assessoria aos Blogs da Rishon Cosméticos mais um produto da família Tutanat para testar - Creme Hidratação Tutanat Vita Plus Multivitaminas e Minerais Essenciais. O produto foi desenvolvido para revitalização e reparação dos fios e também para proteção da cor. Trata-se de um creme de tamanho para uso profissional 1kg, mas que tem preço acessível, podendo ser usado em casa.  Vamos conferir os detalhes na avaliação de hoje!

Pote com tampa rosqueável.
Contém 1kg (tamanho profissional)

Descrição do produto: O Creme de hidratação Tutanat Vita Plus possui extratos de castanha da Índia, azeites vegetais ricos em Ômegas 3 e 6 e complexo de vitaminas A, E, Biotina e complexo B. Hidrata e restaura os fios danificados, nutre e fortalece os fios e protege contra o desbotamento. Possui minerais como alumínio, que retira a oleosidade, zinco e manganês que possuem função antioxidante, cobre que repara os fios e magnésio que devolve e maciez aos cabelos.
Vitaminas: A, E, Biotina e complexo B
Minerais: Alumínio, Zinco, Cobre, Magnésio e Manganês. 
pH 4,0


Minha avaliação: O Creme Hidratação Tutanat Vita Plus Multivitaminas e Minerais Essenciais  é um pote de tamanho profissional de 1kg. Para pessoas com pouco cabelo como eu, um pote de até 300 gramas é mais que suficiente. Gostava muito de comprar os "potões de creme" quando morava em Recife e fracionava com minha irmã. Felizmente, minha filha Joana tem cabelo enorme e eu consigo terminar 1kg em até 1 ano (usando junto com ela).

Nesse ponto, seria interessante que a Tutanat tivesse versões com tamanho "consumidor". Inclusive embalagens menores nos incentiva a comprar para conhecer. Há marcas no mercado cosmético que estão cada vez mais investindo em potes pequenos. Já vi potes de 150 gramas ou 210 gramas junto com potes maiores 500, 800 gramas e 1kg. Depois que conhecemos um produto, fica fácil comprar no pote de 1 kg. Os produtos L'oréal Professional por exemplo, cujos potes não são nada baratinhos, as consumidoras geralmente investem no pote menor na primeira compra e se funciona no cabelo dela, compra o pote de tamanho profissional.

Outra dica que gosto de passar quando o assunto são produtos de tamanho profissional, é sempre fraciona-los em casa. Eu sempre guardo potes de cremes ou frascos vazios e limpos para produtos com tamanho profissional. Além de ganhar espaço, evitamos manuseio com embalagens de tamanho profissional (no consumo doméstico). Desta forma, sempre retiro o que vou fracionar com uma espátula plástica (transferindo para um pote menor) e guardo o pote grande. Assim, não há contato com luz, calor ou mesmo gotículas de água dentro do pote.

Creme Hidratação Tutanat Vita Plus tem base branca cremosa. É bem firme não vira do pote. As notas olfativas me lembram  Hibisco ou Orquídea. Trata-se de um cheiro floral levemente adocicado.


A formulação do creme empolga bastante na nutrição capilar. Possui óleos de  Milho e Rosa Mosqueta. O extrato de Castanha da Índia tem ação vasodilatadora e é responsável para ajudar na absorção dos nutrientes. Encontrei Vitamina B5, Biotina, Vitamina A e E. Depois vem a Lisina (aminoácido) e minerais Alumínio, Zinco, Cobre, Magnésio e Manganês. 
 
Para mim foi muito bacana encontrar vitaminas e minerais que uso na suplementação via oral no meu tratamento para queda. Os minerais tem ação antioxidante e as vitaminas do Complexo B como a B5 e especialmente a Biotina estão diretamente presentes no controle da queda. No meu tratamento tem muitos mais vitaminas, aminoácidos e minerais que os encontrados Creme Tutanat Vita Plus, mas fiquei impressionada com a fórmula ter sido concebida especialmente para fortalecimento capilar.
O produto possui parafina líquida e cada vez mais os profissionais e consumidores mais exigentes sugerem a troca por manteigas ou óleos vegetais. 
A proteção da cor informada no produto fica por conta dos óleos vegetais e também dos minerais que tem ação antioxidante.


Sempre fico muito satisfeita quando o fabricante informa o pH de suas formulações e a Rishon sempre informa em seus produtos. Infelizmente, ainda existe no Brasil a cultura do "segredo de fórmula", no qual nem mesmo quando ligamos para o SAC, as empresas restringem-se a declarar que tal formulação é "balanceada" (E não se fala o pH do produto.... Quando isso ocorre, faço em casa teste com tiras sensíveis).  
O Creme Tutanat Vita Plus tem pH 4,0. Isso significa que o produto é levemente acidificado, o que vai garantir maior penetração nas cutículas dos fios e ainda terá efeito selante. Defendo a importância de sabermos o pH dos cosméticos porque podemos tratar o cabelo de forma mais adequada e eficiente. Na lavagem, para melhor aproveitar o creme de tratamento, o xampu deveria ter pH entre 5,0 e 6,5. 
 
O enluvamento do Creme Tutanat Vita Plus achei fácil bem como o enxágue. Após lavagem e se retira do excesso de umidade, deve-se fazer a aplicação por mechas e deixar agir com pausa de 10 minutos. Sempre uso touca plástica ou laminada quando vou fazer minhas pausas. Testei usando rapidamente no banho e senti que o resultado com pausa maior é melhor.
 
Nos resultados que tive no meu cabelo foram maciez e brilho. Por não ter queratina e conjunto maior de aminoácidos, não notei ação reconstrutora. A proposta de fato do Creme Tutanat Vita Plus é reforço nutricional capilar cosmético por aplicação tópica.  Adorei a proposta do produto, sobretudo para quem está procurando uma máscara fortalecedora e muito melhor que ficar fazendo adição de ampolas porque está tudo estabilizado na formulação do creme. 
O preço também anima pela quantidade de 1kg. Na loja virtual Rishon, o preço sugerido ao consumidor é R$ 22,90.  Fica para ser a máscara para usar de 2 a 3 vezes na semana e se alternada com outras máscaras elaboradas para necessidades específicas, além do ganho nutritivo, os resultados sensoriais são melhores (brilho, maciez, textura, redução de frizz, pontas duplas).
 
Como paciente com caso de alopécia faz muito anos que a suplementação via oral faz parte da minha vida. Não posso parar de tomar porque em menos de 10 dias já sinto a queda piorar. A suplementação quando orientada por supervisão médica trás muitos benefícios. Sinto mais disposição, o cabelo cresce mais rápido, as unhas são mais fortes, os minerais antioxidantes retardam o envelhecimento celular etc.  O Creme Tutanat Vita Plus por ser de uso externo e cosmético não substitui a minha medicação. Mas gostei muito de ter essa importante combinação nutricional no produto capilar.E por ser uma máscara que vem em quantidade generosa, é possível usá-la também fazendo as mistutinhas que tanto gostamos. Podemos acrescentar glicenina, óleo de argan, uma medida de queratina líquida etc. As opções são variadas e vale a pena fazê-las naquele sábado de  chuva!
A minha nota não deixaria de ser a máxima pela proposta dos nutrientes que encontrei no creme. Para quem não goste da presença da parafina líquida, faça-se o desconto para 4 banheirinhas.



Onde encontrar: perfumarias (especialmente no Nordeste) e na Loja Virtual Rishon
SAC: (+55 81) 3302-8380 


 
* Gostaria de agradecer à Assessoria Rishon pelo envio do produto para testes no Blog Bela Domus.
A publicação é fruto de minha avaliação como consumidora e não se trata de informe publicitário patrocinado.







 
 





bagikan