21 setembro 2014

37

Dica de Amélia: Máquina de Costura Portátil Elgin Futura JX-2040

Olá, Belinhas!

Seja por lazer ou mesmo como fonte de renda, muitas pessoas fazem trabalhos de artesanato em casa. E dependendo do tipo de trabalho que se deseje, uma máquina de costura, como diria minha mãe,  é fundamental.
Eu não sou costureira (quem dera ter aprendido esse valoroso ofício!), mas depois que casei percebi na prática o quanto uma máquina de costura faz falta. Cresci vendo minha mãe sempre costurando alguma coisa. Ela fazia almofadas, barra de cortinas, fronhas, barras de calça, ajustava uniforme escolar, toalhas de mesa, colchas de cama etc.
Na época que eu estava grávida da Joana, a necessidade veio com força total! As fraldas de pano tinham que ser feitas as barrinhas, queria customizar algumas peças do berço e cadê que eu tinha uma máquina de costura?! 
No ano passado meu pai me deu de presente uma máquina de costura toda linha e muito fofa: Máquina de Costura Portátil Elgin Futura JX-2040. Como eu adoro compartilhar minhas experiências de compra com vocês, tenho certeza de que essa resenha poderá ser útil. Afinal, trata-se de um investimento (bem de consumo durável) e é sempre bom conhecer o equipamento antes de decidir por sua aquisição. Confiram os detalhes!


Descrição do equipamento: 

Máquina de Costura Elgin Futura JX-2040 é perfeita para uso doméstico, a Futura vai a companheira ideal nas suas costuras. Por ser portátil é um produto inovador que contribui com a portabilidade da confecção e reparo das roupas. Fabricada especialmente para mulheres práticas e modernas. Agora é a hora de você colocar sua criatividade em prática e confeccionar suas próprias roupas ou fazer pequenos consertos!

Especificações:
    
- Braço-Livre

- Caixa de bobina e lançadeira em aço inoxidável

- Caseado automático

- Troca rápida de sapata

- Zig Zag (2 larguras)

- Zig Zag especial para bordados

- Três pontinhos para lingerie

- Modelos disponíveis em 110V ou 220V (não é bivolt automático)

- Luz na costura 

- Base removível com porta acessórios

- Diversos tipos de pontos (10 tipos de pontos)

- 1 ano de garantia

- Botão/alavanca de retrocesso do ponto (costura de ré)

- Sistema de enchimento de bobina

- Alça de transporte
- Acompanha manual (link download do arquivo em PDF) e DVD explicativo de manejo




Minha avaliação: A máquina de costura tem um design moderno e bem feminino. Muito leve e compacta, parece até um brinquedo! Mas não pensem que essa delicadeza é sinônimo de equipamento frágil, pois ela é muito robusta, resistente e simplesmente deliciosa de costurar.
O equipamento impressiona por sua versatilidade de pontos: 10 tipos diferentes, inclusive ponto de langerie. Isso mesmo! Ela costura peças em tecidos para roupas íntimas e moda praia. Geralmente as máquinas de costura domésticas só passam tecidos que tenha composição com maior percentual de algodão nas fibras. 


O sistema de passada da linha é muito fácil: São apenas 3 etapas e  é muito intuitivo. Outro diferencial é a luz interna que fica ligada todo tempo, iluminando a área de trabalho. O braço pode ser removido e com isso torna a costura livre para áreas pequenas como barras de calça ou punhos de camisa. O pedal de acionamento da máquina é muito macio e a máquina responde super bem ao comando. 

Minha Elgin Futura


Essa pequena notável faz muitas coisas: pontos de bordados, caseamento de botões, costura de zíper e tudo mais o que a imaginação mandar. Basta ter criatividade para fazer o trabalho com costura, sobretudo para quem curte Pachwork.


Para mim a maior surpresa foi a caixa da bobina com a lançadeira de fio de toda de aço inoxidável. Geralmente as máquinas de costura atuais são muito frágeis e feitas praticamente todos os componentes de plástico. Gostei demais de ver o "coração" da máquina de costura ter essa peça tão resistente.  Além disso, o sistema de colocação da bobina, bem como o sistema da lançadeira de fio, é exatamente igual às máquinas de costura de antigamente. Alguém se recorda daquelas máquinas de ferro? De marcas como Vigorelli ou Rainha? Pois é igual o mecanismo de funcionamento.
Também a máquina possui Alavanca de Retrocesso de Ponto (costurar para trás para finalizar o arremate).


A Máquina de Costura Elgin Futura vem com vários acessórios que estão acondicionados no interior da base removível. Vem agulhas extras, bobinas plásticas (gostaria que tivesse vindo de aço, as minhas bobinas compro de aço em lojas de revenda de máquinas de costura), óleo lubrificante, base do caseador e ferramenta abridora de casas



 Para um equipamento portátil, infelizmente a Máquina de Costura Elgin Futura não é bivolt. Por isso, na ocasião da compra, sobretudo pela Internet em lojas virtuais, é crucial fazer a escolha correta de acordo com o sistema de fornecimento de energia de cada região (110V ou 220V).

 A Máquina de Costura Elgin Futura é perfeita para minhas necessidades domésticas. Consigo costurar com muito conforto e sem o menor esforço. O ponto é super firme, não quebra linha, é leve de transportar (eu costuro na mesa da cozinha) e faz tudo que desejo. Esses dias fui para à máquina fazer conjuntinho de capa de colchão, lençol e fronha para a Noite do Pijama, evento da escola da minha filha. E ficou uma graça! Adoro poder fazer essas coisas de vez em quando.



Vale a pena, para quem tem curiosidade, assistir ao vídeo oficial do DVD de Manejo da Máquina de Costura Elgin Futura. Esse vídeo veio para substituir os antigos cursos presenciais de manejo. Achei fáceis as explicações e com essas instruções, torna o manuseio do equipamento mais fácil.


O vídeo ensina várias coisas como trocar a agulha, como usar o caseador de botão, como encher bobina, como instalar a bobina na lançadeira, passar o fio, puxar a linha da bobina etc
O único detalhe que posso dar como negativo nessa máquina de costura é que a Alavanca do Pé Calcador não fica na parte traseira da máquina (local padrão). A alavanca fica no canto interno da coluna da máquina. Também gostaria que a alavanca fosse de aço, pois ela é de plástico.


Tirando isso, ela é maravilhosa e a amo de paixão! Por isso, dou 5 banheirinhas aqui no blog. A Máquina de Costura Elgin Futura FX-2040 atendeu e superou minhas expectativas. O produto tem garantia de 1 ano e assistência técnica em todo território nacional.


Onde comprar: lojas de departamentos ou na loja virtual exclusiva Elgin
A minha máquina de costura foi comprada pela internet no site das Lojas Americanas.
O preço atual (loja oficial Elgin) é de  R$ 439,00 (É bom sempre pesquisar em várias lojas antes de comprar. O preço da minha máquina comprei em promoção por R$ 389,00 com possibilidade de parcelamento em 12x sem juros no cartão de crédito)

Site oficial Elgin
SAC Elgin: 0800 703 54 46

É isso, gente! Assim que eu tiver uma oportunidade, prometo que farei um vídeo de demonstração dessa fofucha de máquina de costura. Acho que vai ser bacana mostrar como coloco a linha, como trocar a bobina...como trocar os pontos... os comandos básicos para sair costurando!

Beijocas mil!!!

37 comentários:

  1. Vou te contar um segredo Vanessa, desde criança eu sempre sonhei em ter uma máquina de costura kk.. juro! Antes era pra fazer roupinhas de bonecas, hoje em dia queria pra concertar algo ou fazer algumas artes rs... amei o post! E o preço esta joia, podendo parcelar melhor ainda né rs...
    Beijão querida, boa semana pra você!

    www.cuidadosevaidades.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cristina!

      Que saudade de vc! Vc foi à Beauty esse ano?
      Eu tb morria pela maquina de costura da Estrela! Uma amiga minha tinha e ficava babando... Sabia que atualmente esse brinquedo (que costura de verdade) voltou? Na ultima vez que fui na Ri Happy vi...linda..branca com rosa e roxo...

      Essa minha máquina Elgin Futura é maravilhosa. Vale a pena garimpar e procurar por promoções.
      Tão leve, pratica, fácil de usar. Eu não sei costurar..como eu queria saber fazer roupas.... Eu amava ver as amigas de minha mae que compravam revistas Molda Moldes e fazer suas próprias peças. Acho o máximo.
      Mas costuras basicas ou mesmo artesanato consigo fazer.
      Eu gosto mais da marca Elgin que a Singer. Minha mae tem duas máquinas da Singer e ambas dão problema. Prendem linha, precisam de manutenção constante etc.

      bjsssss e adorei receber sua visita aqui no Blog!

      Excluir
    2. Amei sua postagem dessa máquina Elgin , fiquei babando!
      Realmente parece de brinquedo !

      Excluir
    3. Mainha,

      Se tu morasse perto...ja teria surtado e comprado uma igual! hahaahaha
      bjss Te amo!

      Excluir
  2. Maravilhosa sua experiência com essa máquina !
    Fico feliz por vc ! Bjsssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo na vida que aprendi foi vendo vc fazer!
      Ficar em cima de tu, sem dar espaço para respirar me fez ficar sabida e dar meus pulos das artes do lar! kkkkk
      bjss Te amo

      Excluir
  3. Vanessinha!!!! Você sempre adivinhando pensamentos...kkkk
    Ótima resenha, ótima ideia, amei!!!

    Beijokas
    Deborah Sodre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa! vc está pensando em comprar uma fofucha para brincar tb? Que lindo Deborah!!!
      Depois me conta os detalhes...sou hiper mega curiosa!
      haahah
      bjs

      Excluir
  4. Nossa, que maravilha.. sou louca por uma maquina de costura assim pra aprender a fazer roupas e tudo mais. adorei!! :D

    www.maquiagenseseusafins.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lathila!

      Que nome bonito o seu! Eu queria fazer curso de corte e costura. Vale muito a pena saber fazer coisinhas. Essa máquina é perfeita para ter em casa.
      Vou visitar seu blog com certeza!
      bjss

      Excluir
  5. Vanessa que resenha linda. Me fez lembrar infância. Minha mãe costurava e eu sempre quis ter uma máquina mas eu sempre tive medo da máquina.
    Uma pessoa como eu sem noção de costura consegue costurar com essa maravilha?
    Beijo
    Maria

    ResponderExcluir
  6. Olá Vanessa. Eu sempre quis ter uma maquina de costura. Talvez por ter visto minha vó costurar todas as minhas fantasias da escola e participar dos desfiles do curso de costura que ela fazia com a minha outra avó (boas lembranças). E foi quando no Dia das Mães desse ano meu filho e meu marido me deram uma Elgin igualzinha a sua. Amei. Fiqueicainda mais feliz com a cor kkkkkkkkkk. Já consertei várias roupas e agora vou partir para o Patchwork. Costurar é uma experiência ótima e muito relaxante. Beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliana!

      Que depoimento lindo! Pachwork é uma delicia. E hoje em dia tem tecidos já customizados nas lojinhas, são vendidos pedaços de 30 ou 50cm... manta siliconizada em tamanhos pequenos..tudo muito prático. Eu adoro. Queria ter tempo para fazer mais coisas.
      E vc tem uma igualzinha a minha!!
      Na resenha eu nem contei, mas eu tenho uma outra máquina de costura. Toda de ferro antiga da marca vigorellil. Eu comprei da sacretária do meu marido. A mae dela havia falecido e ela tinha umas 4 máquinas de costura. Ela queira o gabinete de ferro para fazer um aparador e vendeu a máquina. Tive que mandar para arrumar em loja de assistencia técnica, foi toda revisada e colocado motor e um gabinete de madeira.
      O duro de usar é o peso...eu não consigo coloca-la sozinha na mesa da cozinha e só faz ponto reto.
      O sistema de colocação da linha e da lançadeira da bobina são exatamente os mesmos. Por isso que amei tanto a Elgin Futura. ela é moderninha mas tem um toque do passado. Muito simples de operar, levinha ao mesmo tempo robusta.

      bjssss

      Excluir
  7. Olá Nessa,
    Um arraso esta sua máquina, parece realmente que mora na casinha de bonecas da Jojo.
    Não sei costurar nada, sou uma negação...kkkkkkkk
    Como sinto falta de ter minha mãe habilidosa por perto...ela sabe fazer muita coisa, consertos.
    Aqui em minha cidade até o preço de uma bainha na calça está pela hora da morte...kkkkkk
    Adorei conhecer sua máquina e saber que ela é excelente!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Deni,

      Não acredito que vc seja uma negação! tudo é questão de tentar. Eu comecei a costurar fazendo barrinha de fralda, pano de prato... Com o tempo vamos ficando mais sabidas! kkkk
      Aqui ainda posso me dar ao luxo de ter costureira. A minha é uma fada por sinal e de quebra revende natura e avon! kkkk
      bjss

      Excluir
  8. Que gracinha!!

    Eu usaria de decoração, pois aptidão pra trabalhos manuais não são comigo

    carla maria

    ResponderExcluir
  9. Luz na costura??

    Isso é muito útil, minha mãe costurou algumas poucas vezes na vida dela (não leva jeito) e eu me lembro que eu tinha que colocar a linha na agulha, e se não bastasse segurar o tecido fazendo curva ou não pra ela costurar pq ela não enxergava (mesmo com óculos) kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    gostei

    carla maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super util minha diva. Eu tenho uma maquina antigona de ferro..nao trm luz. p costurar preciso colocar una luminaria de mesa..aquelas q a gente usa p estudar... p poder enxergar o pano e a costura! kkkkk

      Excluir
  10. Nossa ela é pequena mas o preço é bem grandinho

    carla maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha diva,

      desde q casei, sempre qcompanhei preço de maquina..é cara e nao baixa de preço...o preço medio é exatamente 499,00!!! eu vibrei de emoçao qdo meus pais acharam essa futura por 389,00!!!!
      mas é um eletrodomestico duravel... nao eh algo q se compre periodicamentr. é uma na vida e olhe la!
      minhamae tem duas..uma antiga de gabinete e uma mais moderna p costurar na mesa da cozinha.
      eu tenho duas, mas p usar a de ferro, so com ajuda. A bicha pesa uns 50kg ou mais....
      nao é pratica de usar..mas coisas de ferro dura uns 200 anos!
      e so tenho essa fofa linda pq foi presente. a de ferro serve p fazer as coisinhas q preciso qdo o assunto é costura...
      kkkkk

      te smo!

      Excluir
    2. a da minha mãe eu não lembro a marca, era uma preta e dourada kkkkkkkkkkkkkkk, média, tinha uma mesa especifica, que a bicha entrava lá dentro e se escondia, eu lembro que eu brincava que era a minha mesa de comer, só pra mim.

      bjs também te amo

      carla maria

      Excluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Minha mãe tem uma Singer antiga que vive dando problema. Vou já indicar apra ela essa daí, já que além de linda, é boa.

    Beijos.

    Anete
    http://coisitasecoisinhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anete, minha mãe tem duas máquinas singer. Uma mais antiga e uma do início dos anos 2000. Ambas são muito milindrosas, prendem linha por tudo e não costuram todo tipo de tecido.
      A Elgin achei muito robusta, o sistema de colocação de linha é fácil (apenas 3 movimentos, a da singer é uns 5 ou 6...não me lembro direito) e a lançadeira com a caixa de bobinha é muito melhor (fica na vertical) da singer fica deitada)...
      Acho que sua mae vai gostar dessa pequerucha! Ela tem pontos lindos, o braço é livre é leve e cabe em qualquer cantinho.

      bjsss

      Excluir
  13. Daniella Nascimento25 fevereiro, 2015 11:20

    Oi Vanessa! Adoreii a resenha, acho que é o modelo que estou procurando, rs, uma dúvida ela faz barra de calça jeans, você já testou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniella,

      Eu não costuro (sou uma negação! kkk), faço apenas pequenas coisas quando há necessidades. Não trabalhei com jeans nessa maquina.. Mas acredito que a Elgin dê conta do recado sim. Existem sapatas que podemos trocar para tecidos grossos. A sapata padrão é de aço e super resistente. Barra de calça jeans requer cuidado e paciencia, usar o modo manual em alguns momentos e tudo certo.

      Excluir
  14. Eu tenho Elgin JX 2050 ela é ótima costura de tudo ate já costurei jeans não é tão forte mas pelo preço vale apena.

    ResponderExcluir
  15. Eu amo minha elgin Futura! Para uma dona de casa como eu que não sabe costurar é que precisa de uma máquina para serviços simples como o kit de noite do pijama para minha filha kkkk ela é um sonho. Tirando a alavanca do pé calcador que poderia ser metálico, tudo por dentro é de inox. Só pelo fato da bobina toda de metal, é um luxo. Eu nunca usei todos os recursos dela. Minha máquina de ferro Vigoreli é extremamente pesada e é muito difícil levá-la para a mesa da cozinha e costurar, sem falar que só tem ponto reto. A Futura é leve, compacta e cabe em qualquer cantinho. Bjsss

    ResponderExcluir
  16. Oii meu nome e Danielle amei seu post .. Estava proucurando uma maquina e acheii rsrs... Queria te pergunta umas coisas..
    Ela costura jeans ou panos mais grassos?? Vc quebrou a peca de platico do pe do calcador ?? E ruim manusear elw por ser de plastico ?

    ResponderExcluir
  17. Ufffa.
    Comprei s máquina ha 2 dias, e encontrei sua dica hoje. Estava com dúvidas, se eu havia feito a escolha certa, agora estou tranquila, após ler Vc falando tão bem da futura 2040.
    Grata por dividir conosco sua experiência.

    ResponderExcluir
  18. Ela costura sim, mas tem que fazer ajustes, deixar a tensão do ponto mais leve e Tb selecionar ponto mais larguinho. Nunca quebrou a alavanca. Queria q fosse de aço inox, mas tudo bem. Não é ruim, só é diferente por causa da posição. Sou acostumada Qdo fica atrás e esse fica no lado direito.

    ResponderExcluir
  19. Muito linda essa maquina. Eu tenho uma singer facilita pro com gabinete de madeira lindaaaaaa que comprei pela internet na ceara maquinas. La eles deram 1 ano de garantia e qd tive uma duvida de como encher a bobina eles fizeram um video e me enviaram. Muito bom! Continue os posts que to lendo todos!bjs!

    ResponderExcluir
  20. Tenho uma maquina Elgin Futura, faz uns 3 anos e estou satisfeita....estou fazendo um curso d costura,mas já fiz coisas para casa com ela, capas de almofadas, fronhas, e bainhas em calças jeans.
    E até hj td OK...Graças a Deus

    ResponderExcluir
  21. Tenho uma maquina Elgin Futura, faz uns 3 anos e estou satisfeita....estou fazendo um curso d costura,mas já fiz coisas para casa com ela, capas de almofadas, fronhas, e bainhas em calças jeans.
    E até hj td OK...Graças a Deus

    ResponderExcluir
  22. Gostaria de saber se faz bainha em jeans.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kelli,

      Faz sim. Tem que remover o braço e ajustar a tensão do ponto. Além disso, nas partes mais duras, vc deve usar a rotação manual para fazer os pontos devagar. bjss

      Excluir