27 março 2015

Testei Kit Tutanat Fresh

Olá, Belinhas!

Oleosidade capilar dependente da queda de cabelo já é um problema. E via de regra quem sofre de alopécia dedicar mais atenção ao controle da oleosidade secretada no couro cabeludo. Isso é fundamental por várias razões porque junto com a oleosidade ocorre inflamação no couro cabeludo, deixando-o mais vunerável ao surgimento de caspa ou dermatite seborreica e ainda a própria oleosidade contém DHT (di-hidro-testosterona) que provoca alopécia.

É difícil encontrarmos no mercado cosmético linhas cosméticas mais completas que tenha ação terapêutica para tratar da oleosidade associada à queda de cabelo. Recebi da Assessoria Rishon o Kit Tutanat Fresh contendo xampu, bálsamo condicionador e loção capilar. A proposta do tratamento é ativar o couro cabeludo por meio do efeito criogênico ativado pelo Mentol e ainda o próprio ativo controla a oleosidade capilar, prevenindo a queda. Testei o kit por 3 meses e conto o que achei para vocês.

Kit Tutanat Fresh. Contém Shampoo Estimulador 300ml, Bálsamo Fechador de Cutículas 00ml 
 e Loção Tônica de Tratamento 50 ml

Descrição do Tratamento Kit Tutanat Fresh:

Sua formulação proporciona uma ação profunda, desobstruindo a raiz do cabelo e ativando a circulação do couro cabeludo. A linha foi criada para atender o público masculino já que era uma fatia de mercado que ainda não atendíamos. O ativo escolhido foi o Mentol, que tem a propriedade relaxante e anti-stress. Como os produtos deixam uma sensação gelada na cabeça, nada melhor do que o nome Fresh.

Modo de usar: 

Passo 1: Lave os cabelos com o Shampoo Tutanat Fresh que irá ativar a circulação sanguínea no couro cabeludo estimulando as células do bulbo. Enxágüe bem. Se necessário repita a operação.

Passo 2: Depois que os cabelos estiverem limpos, aplique no comprimento dos fios uniformemente o Bálsamo Fechador de Cutículas. Promove fechamento das cutículas, para que o tratamento se concentre na raiz do cabelo. Proporciona cabelos saudáveis e macios.. Massageie, aguarde 3 minutos e enxágue.

Passo 3: Após o uso do shampoo e condicionador, aplique no couro cabeludo o tratamento concentrado. Não enxágue. Ele irá ficar em contato com a raiz até a próxima lavagem, agindo e estimulando as celular do bulbo.

Tipos de cabelos: Oleosos, enfraquecidos, previne caspa e queda.

Benefícios:
Ativar a circulação sanguínea, controlar a queda, promover uma limpeza profunda e uma desobstrução da raíz dos cabelos, tratando o couro cabeludo.





Minha Avaliação: Como portadora de alopécia considero importantíssimo que tenhamos linhas cosméticas classificadas como Grau 2 (Anvisa) com ação cientificamente comprovada e que sejam isentos de prescrição. Via de regra, os dermatologias são unâmimes em indicar produtos na categoria antifúngica tanto para os pacientes de alopécia como os pacientes que chegam no consultório procurando controle da caspa. 
Isso ocorre porque o que ambos os grupos possuem em comum é a oleosidade excessiva e quadro inflamatório no couro cabeludo. A limpeza correta, associados a ativos com a chamada ação criogênica (efeito gelado) trazem a médio e longo prazos benefíos.
No passado era comum a prescrição de xampus de cetoconazol, cetopirox e zincomadine . Estes ainda ainda são usados, especialmente para o tratamento da caspa (patologica causada por fungos). Contudo, para os pacientes com alopécia isenta de caspa e os pacientes com dermatite seborréica, atualmente a abordagem tem sido feita com ativos derivados de zinco (especialmente o Piritionato de Zinco) e extratos vegetais com ação criogênica como o Mentol. Ainda podemos ver o mentol associado a outros ativos vegetais como o gengibre, alecrim etc.

O maior benefício promovido pelo mentol é que além do efeito geladinho que ativa a circulação sanguínea do couro cabeludo é que também há controle da oleosidade.  O Kit Tutanat Fresh tem exatamente esse tipo de tratamento. Como é um kit, composto por três passos, trata-se de um tratamento mais completo, que foge do convencional xampu. É muito raro encontrarmos nas perfumarias linhas nesse seguimento. Isto acontece porque como a maioria dos pacientes possuem muita oleosidade, os agentes condicionantes acabam sendo dispensados ou mesmo esquecidos.



Contudo, o maior problema é que na medida em que a oleosidade vai sendo progressivamente tratada e controlada, os fios começam sentir, especialmente nas mulheres que possuem geralmente cabelos mais longos que os homem. É ai que o tratamento dermocosmético complica porque se não há condicionantes desenvolvidos especialmente para oleosidade, o uso de qualquer máscara ou condicionador torna-se inviável ao uso. Outro detalhe é que se há máscaras concebidas para o couro cabeludo, os benefícios são consideráveis, pois se é imposto ressecamento em excesso, há o chamado efeito rebote no qual o couro cabeludo produz ainda mais oleosidade.

O Shampoo do Kit Tutanat Fresh Estimulador vem numa quantidade generosa de 300ml. Tem base transparente levemente esverdeada. O pH do xampu é 6,5 e sem sal. Promove limpeza eficiente sem deixar as cutículas fios muito abertas. Adoro os produtos da Tutanat no qual há esse cuidado com o pH dos passos!
No meu cabelo não sinto necessidade de repetir a lavagem e apenas uma é suficiente para a limpeza correta. Eu lavo meus cabelos diariamente porque esse cuidado faz parte de minha rotina no tratamento da Alopécia.


O Passo 2 é o Bálsamo Fechador de Cutículas com Efeito Condicionante.  Trata-se de um creme mais delicado com textura semelhante a um leave-in. Tem base clara, levemente esverdeada. Possui pH 4 que oferece ação selante das cutículas. Além do Mentol, possui Tutano Bovino (rico em colágeno, proteína) e silicones nobres. A ação é rápida, entre 1 e 3 minutos são suficientes. O produto foi criado para deixar os fios macios, evitando o ressecamento. No enxágue, sinto o cabelo condicionado, desembaraçado e macio ao toque. Tanto os frascos de xampu como o do bálsamos possuem tampa flip-top.



O Passo 3 é o Tratamento Concentrado Controle de Queda. Possui pH 5,5 (pH pele/couro cabeludo). É uma solução transparente com pH balanceado. O frasco possui tampa rosqueável e seria melhor se o produto tivesse válvula spray borrifadora. Ficaria melhor e mais prático de aplicar no couro cabeludo.


As notas olfativas do Kit Tutanat Fresh são refrescantes. Tanto os frascos de xampu como o do bálsamos possuem tampa flip-top.


Na minha rotina o uso do kit Tutanat Fresh foi incluído 2 vezes na semana. Para quem não tem prescrição de outros tratamentos seu uso pode ser diário ou alternado com outras linhas. O controle da oleosidade é ótimo, também controla descamação do couro cabeludo. A loção Passo 3 fiquei com gostinho de quero mais e seria ótimo se tivesse 100ml ou 150ml. A proposta da linha é excelente, sobretudo pelo balanceamento do pH dos produtos. O bálsamo condiciona da medida certa, sem pesar nos fios. Super aprovado!


Fiz vídeo na nossa TV Belinha sobre o Kit Tutanat Fresh. Assistam!


Onde comprar: Perfumarias ou na loja virtual Rishon
Preço médio do kit: 29,90.


* Gostaria de agradecer à Assessoria ao Blog Rishon pelo envio do Kit Tutanat para testes. O parecer feito por mim é fruto de minha avaliação como paciente/consumidora e esta publicação não se trata de informe publicitário pago.



bagikan