08 abril 2015

Meu Tratamento para Queda de Cabelo

Olá, Belinhas!

Faz tempo que estou para escrever sobre os detalhes do meu tratamento para Queda de Cabelo. Recebo muitos emails das leitoras com muitas dúvidas acerca do problema. O objetivo desse texto é apenas compartilhar o meu caso. Não se trata de "cura" ou "tratamento mágico" para a alopécia nem muito menos incentivo à automedicação.

A minha Alopecia tem duas causas e ambas devidamente diagnosticadas. A primeira (predominate) é a causa genética. Não precisei fazer exame específicos (retirada de amostra do couro cabeludo para análise) porque tenho histórico familiar com AAG. A segunda causa é a Síndrome dos Ovários Policísticos. A SOP em mim causa entre outros problemas aumento da Prolactina e Testosterona, resultando aumento da queda de cabelo, oleosidade capilar e acne. A SOP não tem cura, mas tem controle. O tratamento principal é o uso de medicação via oral a base de Acetato de Ciprotenora + Etinilestradiol (Diane 35) que tem como objetivo controlar distúrbios andrógeno-dependentes na mulher (no mercado farmacêutico há diversas marcas de medicamentos com essa composição. Também há antiandrogênicos mais modernos (Acetato de Clormadinona + Etinilestradiol), mas no meu caso, o Acetato de Ciproterona é o que tenho melhor resposta clínica)
A prolactina é um hormônio responsável pela estimulação lactante nas mamas e seus níveis se elevam na gestação e claro, durante a fase de amamentação.  Quando a prolactina sobe fora do contexto reprodutivo, provoca queda de cabelo. Já a testosterona quando eleva provoca sintomas androgênicos como excesso de pelos no corpo, aumento de oleosidade e alopécia. Para o diagnóstico são necessários fazer exames com amostra de sangue para realizar as dosagens. O tratamento para o controle da Prolactina exige prescrição médica, indicação de dosagem específica e a medicação exige retenção de receita.

Quem acompanha o blog deve se lembrar que para os sintomas da Acne Nódulo Cística foi necessário fazer tratamento específico dermatológico com retinóides orais. Depois do tratamento fiquei com esse tipo de acne sob controle e minha oleosidade no rosto e couro cabeludo diminuíram em 95%.

Pelo que vocês leram até agora, já conseguem ter ideia de que controlar queda de cabelo não é fácil. Exige abordagem multidisciplinar, acompanhamento médico periódico (a cada 3 meses), realização exames e dinheiro para manter o tratamento. Faço tratamento há muitos anos e não há opção. Se paro, os fios vão cair e deixar de nascer. Nos emails que recebo percebo que as pacientes acabam desanimando quando não apresentam resultados. Quando ocorre esse tipo de situação, as opções são poucas. Ou se desiste e assume a alopécia ou continuar em tratamento. Outro ponto que também noto é que são poucos os médicos que prescrevem exames mais detalhados. Dosagem dos hormônios, Dosagem de vitaminas, fator reumatóide, doenças autoimunes acabam não sendo solicitados. É comum ver que dosagens simples como Ferritina não é checada e uma simples suplementação oral poderia controlar alguns tipos de queda.

Minha queda de cabelo sempre vai existir e o esforço que faço é para que os folículos voltem a nascer. Tenho desde a puberdade zona de falhas e há 30 anos não havia os recursos disponíveis que tem atualmente. O meu tratamento envolve suplementação oral, controle hormonal e aplicação de tônicos capilares. Fora isso, tenho rotina de cuidados dos fios, tendo sempre como prioridade tratar o couro cabeludo e investir em cosméticos que tenham função de aumentar massa capilar (queratina+ blend de aminoácidos). Outro detalhe é que meu tratamento vão sendo introduzidos novos ativos na medida em que vão surgindo. Há dez anos, por exemplo, não se falava sobre Fatores de Crescimento.

 Da parte de suplementação oral, uso a seguinte fórmula:

Uso interno. 120 cápsulas. 1 cápsula ao dia.

Queratina 80mg
Biotina 1mg
Exsynutriment 100mg
Colágeno 100mg
Vitamina C 200mg
Tiamina 10mg
Cistina 20mg
Pantotenato de Cálcio 25mg
Luteína 10 mg

* Tomo a dose durante o café da manhã. A noite tomo o suplemento da linha Ser Bem Mulher A-Z (produto com venda exclusiva da Ultrafarma). Ainda tomo dose de 1000mg de Ômega 3 da mesma linha. Essa suplementação garante o controle dos níveis de gordura e também há reposição importante de minerais antioxidantes e cálcio. Como a fórmula manipulada bem como base a fórmula do Pantogar, não faço mais uso dessa composição. O Phil Food gosto bastante e faço uso a cada término de ciclo de 4 meses.




 Para quem tem queda de cabelo precisa tratar o Couro Cabeludo. É fundamental usar produtos que removam a oleosidade, atuem no controle de fungos e bactérias.

Quando minha oleosidade era intensa, usava essa fórmula:

Uso tópico.
Piritionato de Zinco 1%
Kopexil 1,5%
Shampoo base Jaborandi qsp 200ml

Depois do tratamento com Isotretinoína oral, a versão do mesmo xampu (menos ressecante).

Uso tópico.
Piritionato de Zinco 1%
Kopexil 1,5%
Shampoo base perolada qsp 200ml
Pantenol 2%

* Faço alternância dessa fórmula com o xampu já pronto comprado em farmácia chamado Celamina Zinco. O que adoro nesse xampu é que ele não resseca meu cabelo. Além disso, uso em regime de alternância o Shampoo Head & Sholder Controle de Queda (porque contém Piritionato de Zinco) e  o Shampoo Marie Solti  Controle Oleosidade Mulher e uso a Máscara de Tratamento Anti-oleosidade e Anti-queda (ricos em extrato de menta e argila branca - ação estimulante do couro cabeludo e controle da oleosidade).


Shampoo Marie Solti Mulher. (Composição: Aqua, Sodium lauroyl sarcosinate, Cocamidopropyl Betaine, Coco Betaine, PEG-40 hydrogenated castor oil, Polyquartenium-7, Mentha Piperita, Tocopherol acetate, Laconia Arborea Extract, Panthenol, Hydrolyzed wheat protein, Simmondsia Chinensis seed oil, Zingiber officinalis roscoe, calendula flower extract, rosmarindus officinalis labiatae, aloe harbadelid extract, Polyquartenium-10, Retinyl Palmitate, Parfum).


Creme de Tratamento Marie Solti Anti Queda. (Composição: Creme anti-queda e anti-oleosidade possui ingredientes naturais como a argila branca, proteína do trigo e mentha piperita que trata e fortalece couro cabeludo e os fios capilares).

 * Nos meus xampus ainda faço suplementação de 10% de Bio Capigen PT. Levo os xampus de minha preferência na Farmácia de Manipulação para introduzir o insumo.

Sobre os tônicos Capilares -Aplica tônicos capilares exige técnica e muita disciplina. O método que uso é fazer o rodízio dos tônicos por função. O tônico 1 tem função vasodilatadora. O ativo MINOXIDIL é bastante conhecido por quem faz tratamento contra queda de cabelo. Eu odeio o minoxidil porque ele deixa o cabelo com textura horrível. Quando termino um frasco, faço a fórmula com Propilenoglicol que ajuda a diminuir a irritação. Muitos pacientes temem a substância porque o início do tratamento é dificil (aumento da queda), mas é necessário insistir porque a hipervascularização é cricial para o sucesso dos demais ativos que fazem parte do tratamento.

Tônico capilar 1:

Minoxidil 5%
Auxina tricógena 10%
Loção capilar álcool free 100ml
O Tônico 2 contém hormônio feminino que tem função de neutralizar DHT. Meu tônico com 17 Alfa-Estradiol é enriquecido com Fatores de Crescimento.

Tônico 2:
Uso tópico
17 alfa estradiol 0,025%
IGF1 5%
COOPERPEPTÍDEO 3%
Solução capilar qsp 100ml

Aplicar no couro cabeludo à noite.

O tônico 3 é o mais caro porque contém os Fatores de Crescimentos diferenciados. Tem meses que mando fazer 50ml porque o custo dessa formulação chega perto de R$ 200,00

Tônico 3:

ISF 1,5%
FOLLICUSAN3%
BFSF 2%
COOPERPEPTÍDEO 3%
Loção para Fatores de Crescimento qsp 100ml
Aplicar no couro cabeludo à noite.

Os tônicos 1, 2 e 3 faço uso à noite (sempre uma fórmula por noite com o cabelo lavado e seco. Faço estimulação prévia com a escova Tangle Teezer e em seguida aplico no couro cabeludo).
O Tônico 4 é o único que aplico durante o dia. O Tônico Bio Capigen PT é o único que não altera o estado de limpeza do couro cabeludo/cabelo sem deixar resíduos. Depois que seca fica impercetível no cabelo, não afeta o penteador, nem cheirinho gostoso de cabelo lavado.
Tônico 4:
Uso tópico.
Bio Capigen PT 5%
Solução capilar qsp 100ml
Aplicar no couro cabeludo pela manhã, após lavagem.


Meus truques:

Para sair de casa invisto em produtos leves de finalização para não pesar e diminuir ainda mais o volume. Meus preferidos são os sprays da linha Tutanat Modela+Trata. Amo o Surf Hair e o Volumize. 




Também faço Maquiagem Capilar com sombra de maquiagem opaca em tom Café (essa cor funciona com o tom castanho). Isso ajuda bastante a camuflar as falhas. 
Se preciso fazer algo mais elaborado o melhor produto que já testei é o Colorific Instant Hair Aspa (fiz resenha desses produtos). As falhas somem! 


E para aumentar o volume os pós texturizadores são excelentes. O da marca Eudora Siàge Styling Powder Volume é o mais acessível disponível no mercado nacional.


Pó texturazador Eudora Siàge Styling 10 gramas


Faço corte de cabelo chanel desfiado com várias camadas e mantenho na altura da linha do queixo. Por causa dos medicamentos meu cabelo cresce demais. Contudo, cabelo grande e queda não combinam. Cabelo maior o comprimento dos fios, maior será a perda de volume e versatilidade na modelagem.

Com o passar dos anos, usando produtos cosméticos repositores de massa capilar, os fios ficaram mais lisos. Esse efeito liso é esperado quando se usa queratina com aminoácidos. Os fios ficam mais encorpados , mais resistentes à quebra. Também essa categoria de produtos controla o frizz, típico de quem tem aquela "nuvenzinha" de cabelos que voltaram a nascer.

Quanto mais cedo procurar ajuda médica, obter diagnóstico, melhores as chances de recuperação dos fios perdidos. O começo é sempre difícil, requer muita persistência, tentar manter o emocional equilibrado e ter expectativas reais.
Eu não tenho como sonhar em ter uma mega cabeleira se eu nunca tive cabelo! Infelizmente alopécia genética não tem cura e não há como parar de fazer os tratamentos de controle.
Alimentação correta, balanceada, fazer atividade física, realizar consultas e exames periódicos ajudam na saúde de modo geral. É comum ocorrer fases de frustração, tristeza ou mesmo depressão, pois a perda de cabelo é um problema que mexe demais com a autoestima. Quando uma pessoa olha para as falhas/faltas de cabelo numa mulher, é horrível. Não tem como não notar o desconforto social. 
Eu aprendi a lidar com esses olhares e não me incomodam. Quando os picos de queda ocorrem, uso faixas de cabelo, lenço (gosto de aproveitar o inverno para usar lenços) e até já andei ensaiando usar peruca. São coisas que ajudam a elevar o ânimo, sentir-me bem com o espelho.
Salão de beleza é outro local que intimidam as mulheres com Alopecia. Sempre digo para as pessoas que me perguntam sobre esse assunto: - Vou ao salão cortar cabelo com as 4 patas (muito segura do que vou fazer no salão)! Chego com o cabelo lavado, penteado, marco previamente meu horário e falo com muita naturalidade sobre a minha falta de cabelo. Não aceito fazer escova ou secagem. Apenas o corte e depois que a pessoa se torna cliente, os profissionais nem perguntam mais.

Não existe fórmula milagrosa ou xampu das mil ervas que resolva o problema da queda. Não há uma única causa e cada paciente é único. O meu tratamento não será o mesmo de outra pessoa. Alopecia Feminina é totalmente diferente da Alopecia Masculina. Cada uma delas deve ser criteriosamente avaliada e sugerida a abordagem mais apropriada para cada caso.

Outra coisa que aprendi com os anos é de tempos em tempos procurar novos profissionais. Vale a pena ver várias opiniões médicas. Também é importante entender um pouco sobre os exames. Além do dermatologista, o Endocrinologista e Nutricionista são profissionais que devem ser consultados. No caso da mulher, o ginecologista é crucial, pois se os transtornos da queda de cabelo tiver relação direta com o sistema reprodutivo será de grande valia. Fora isso, a saúde feminina como um todo, bem como a saúde cardiovascular devem fazer parte de nossa agenda de medicina preventiva.

Os medicamentos feitos sob fórmulas em farmácia de manipulação devem ser prescritos pelo médico.  Pesquisem antes, peça informações sobre o estabelecimento em que pretende deixar suas fórmulas. A melhor opinião é sempre de quem é cliente. Os médicos que prescrevem as fórmulas também podem ajudar dando indicações.

É isso, meninas. Estou sempre pesquisando novos ativos e tratamentos.Espero ter ajudado de alguma forma e não deixem de procurar ajuda médica.

Beijocas mil!


bagikan