24 junho 2015

14

Testado e aprovado! DaSALbor® (Sal sem Sódio) Sanibras 100g

Olá, belinhas!

Quando o assunto é saúde e qualidade de vida, os médicos e especialistas sempre preconizam a diminuição da ingestão diária de sal. Se por um lado o sal foi responsável por uma verdadeira revolução histórica  na conservação dos alimentos (cuja propriedade de desidratar carnes promove sua conservação sem necessidade de resfriamento Exemplos. carne seca, camarão seco, bacalhau), por outro lado seu consumo em doses elevadas potencializa o aumento da pressão arterial, retenção hídrica e consequentemente problemas cardiovasculares. O maior desafio na diminuição do consumo do sal sem dúvida está na diferença dos sabor dos alimentos que consumimos.  Sem ele, nosso cérebro acaba diminuindo a sensação de satisfação/saciedade dos pratos e logo vem a vontade de acrescentar sal na comida.

Recebi da loja virtual Bom Suplemento alguns produtos fitness e também uma super novidade:  DaSALbor® (Sal sem Sódio) Sanibras 100g. O produto é isento de sal (cloreto de sódio), pode ser usado tanto na finalização de pratos como no preparo (uso culinário) e tem sabor (eliminando a sensação no paladar de ausência de sal na comida). Testei o produto e gostei demais do resultado. Confiram os detalhes!


Descrição do produto: O uso do sal na alimentação era um hábito muito difícil de ser modificado e representa um grande desafio para as pessoas hipertensas que necessitavam restringir a ingestão de Sódio em suas refeições pela inexistência de um produto substituto eficiente e palatável.
Dasalbor Sem Sódio, da Sanibras é um produto salgante em pó ideal para pessoas com restrição ao consumo do sal comum (aquele sal branco refinado de cozinha), tais como pessoas com hipertensão, isso porque esse produto é elaborado à base de cloreto de potássio isento de sódio. Sendo assim, é possível obter o prazer de uma refeição salgada e totalmente sem sódio, tornando-a saudável, sem comprometer o sabor.

DaSALbor representa uma importante conquista na melhora da qualidade de vida das pessoas, que agora podem desfrutar do sabor dos alimentos em sua plenitude, sem comprometer a sua saúde.

APRESENTAÇÃO DO DASALBOR: Contém um sachê com 100g do produto salgante mais um prático salerio para facilitar o uso do produto.


BENEFÍCIOS:
  • Melhora a qualidade dos alimentos
  • Não prejudica a saúde
  • Primeiro salgante do brasil sem sódio
  • Salga os alimentos com Eficiência 


CARACTERÍSTICAS:
  • Sem adoçantes artificiais
  • Livre de corantes artificiais
  • Sem aromatizante artificial
  • Sem glúten
  • Sem lactose
  • Livre de conservantes
  • Sem açúcar

COMO USAR: Pode salgar os alimentos dosando a mesma quantidade habitualmente utilizada no uso do sal comum. Delsabor® pode ser utilizado diretamente nos alimentos já preparados: cozidos, assados, frituras e saladas. Em pratos levados ao calor não ultrapassar 180°C.

INGREDIENTES: Cloreto de Potássio, iodato de potássio, realçador de sabor ácido glutâmico (INS 620) antiumectante dióxido de silício (INS 551). NÃO CONTÉM GLUTEN.

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL:

Porção de 1,25g (1/4 de colher de chá)
Quantidade por porção    
Sódio - 0
Potássio - 0,55g    
Iodo - 25mcg



Minha avaliação: O  DaSALbor® (Sal sem Sódio) Sanibras em uma caixa de papel cartonado e em seu interior contém um envelope plástico laminado com 100 gramas do produto. Parece muito pouco, especialmente se compararmos ao sal refinado de 1kg que encontramos com facilidade nos supermercados. Também o preço são bem diferentes. O preço do Kg do sal refinado de cozinha custa menos de R$5,00, o DaSALbor® tem preço médio de R$ 28,00. 
Contudo, o propósito é realmente a reeducação do paladar, ajudar na mudança da percepção dos demais sabores dos alimentos, de modo que as papilas gustativas da nossa língua possam sentir o sabor salgado, e ao mesmo tempo que possamos progressivamente reduzir a necessidade neuroquímica de cada vez mais acrescentar sal na comida.
Pacientes portadores de hipertensão arterial, no qual o médico prescreve medicamentos betabloqueadores (para reduzir a pressão sanguínea) e dieta sem sal, terão melhores condições de reduzir o consumo do sal de cozinha sem sofrer tanto.

De acordo com as informações contidas na caixa do DaSalbor®, a ingestão diária é de até 5 gramas (equivalente a uma colher de chá) e no uso culinário a temperatura máxima é de 180Cº. Essa temperatura é a média da chama baixa no fogão no preparo de alimentos. O modo de usar é igual ao sal refinado comum, devendo respeitar apenas a quantidade que é mínima para obter o gosto salgado no alimento.




Para facilitar o manuseio do DaSALbor® transferi o conteúdo do envelope para um potinho de vidro com sistema de vedação com pressão. Tive esse cuidado para preservar ao máximo as propriedades do produto e evitar também umidade. Também sempre uso colher medidora para antes de manusear o produto. Isso ajuda não apenas evitar transferência de umidade, como também contaminação. Outra vantagem é otimizar o uso em pequenas quantidades. Pegando com a ponta dos dedos, geralmente retiramos mais que o necessário (seja para sal refinado comum ou o Cloreto de Potássio).


A textura do DaSALbor® é diferente do sal refinado comum de cozinha. Sua granulação é um pouco maior, possui menor densidade e por isso é mais fácil o ato de polvilhar. O sal de cozinha é bem mais fino e mais difícil o controle da quantidade.







Sobre a composição do produto, a tabela nutricional informa que não há cloreto de sódio e que o componente principal é o cloreto de potássio. Ainda há dose de iodo (como legislação específica para a inclusão do iodo no sal para a prevenção do Bócio)

Porção de 1,25g (1/4 de colher de chá) | Quantidade por porção :

Sódio - 0
Potássio - 0,55g    
Iodo - 25mcg


O realce de sabor fica por conta do  sabor ácido glutâmico (INS 620), por essa razão a recomendação da quantidade diária de 5 gramas.

Aqui em casa não tempo o hábito de usar sal na mesa e uso muito pouco no preparo dos alimentos. Sadalas temperamos apenas com azeite de oliva e gostamos do sabor dos vegetais sem sal. O uso que faço do sal comum é aquela pitadinha no cozimento de carnes e ovos.  Outro hábito que ajudou bastante na reeducação do paladar foi a inclusão de limão e temperos naturais desidratados. Tal combinação melhora demais o sabor final dos pratos e o sal foi sendo progressivamente reduzido sem maiores sacrifícios.
Deste modo, o potinho com 100 gramas do DaSALbor® rende muito e pode durar bem mais que seis meses essa quantidade. O que mais gostei no produto foi sua textura, com granulação maior. Tal característica facilita bastante reduzir as pitadas. Outro benefício é que tendo a granulação maior, o DaSALbor® não penetra tão profundamente no alimento como ocorre com o sal de cozinha comum. O resultado é a preservação do sabor natural do alimento e a sensação inicial salgada na mastigação.

Gostei muito do produto e achei válido a troca do cloreto de sódio para o cloreto de potássio. O DaSALbor® é fácil de usar, deve ser usado em pouca quantidade, deixa realmente o sabor salgado sem exageros. Encontrei alguns estudos/pesquisas específicos sobre a substituição do cloreto de sódio por cloreto de potássio com resultados positivos. Vale a pena ler também.


Onde comprar: lojas especializadas em nutrição e suplementos
SAC DaSALbor®: sanibras@sanibras.com.br
(Loja virtual certificadas pelo PagSeguro Uol e Mercado Pago)
CNPJ: 18.542.536/0001-02


* Gostaria de agradecer à Assessoria da Loja Virtual Bom Suplemento pelo envio do produto para testes aqui no blog. O meu parecer sobre o produto DaSALbor® é resultado de minha avaliação como consumidora e ter recebido o produto não influenciou no resultado. O post não é informe publicitário pago.


E isso, pessoas queridas! Vocês se preocupam com a ingestão diária de sal comum na dieta? Tem algum membro da família que sofre com aumento da pressão arterial? Possuem alguma dica bacana no preparo dos alimentos? Já testaram outras variedades de sal como o Sal Rosa? Comentem!

Beijocas mil!!!

14 comentários:

  1. Olá Nessa,
    Que novidade boa essa do sal sem sódio, nuca tinha ouvido falar...
    Vou ver se acho por aqui, achei uma ótima opção para começar a substituir o sal de cozinha.
    Eu me preocupo bastante com o sal nos alimentos, tento colocar mais temperos na comida e menos sal para ficar mais saborosa.
    Minha mãe, me irmão e meu pai era hipertenso, ou seja, tenho uma enorme tendência em ter a doença, por isso tento cuidar de mim e minha família o máximo que posso.
    Adorei o post!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deni,

      A minha família tem muitos casos de hipertensão e diabetes. Eu sempre fui hipotensa por causa do problema hormonal da SOP. Mas estou chegando aos 40 anos... a visão já está mudando... o corpo... e pode ser que a pressão suba tb. Por isso, estou cada vez mais atenta a alimentação, buscando fazer trocas mais saudáveis.
      O sal em excesso nunca gostei, mas os medicos e nutricionistas sempre mandam a gente reduzir o máximo que der. Dos estudos que li sobre o cloreto de potássio, achei bem positivos os resultados.
      Tenho tb procurado receitas com substituições mais benéficas. A ideia dos temperos desidratados são ótimos e prático. Não adianta se não tiver praticidade.

      Do mesmo jeito que foi a sucralose uma revolução no sabor doce, acredito que o cloreto de potássio venha para ficar também.

      Colocar uma quantidade em saleiro e potinho, etiquetar, por data, também ajuda no controle da dosagem do sal. Isto porque a gente pode quantificar o tempo de consumo.

      Estou testando os suplementos e quero logo que o tempo passe para eu poder avaliar se conseguir ou não reduzir peso e ganhar um pouco de massa muscular.
      A empolgação é grande porque os suplementos que a assessoria enviou tem muitos aminoácidos e minerais nobres antioxidantes! Uma benção para nós mulheres!

      Bjssss querida!

      Excluir
  2. A pergunta principal: o sabor é semelhante ao do cloreto de sódio comum? Pq sei dos perigos do sodio, mas nao vivo sem sal (que eu sei é péssimo em excesso, mas eu amo)...
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esther,

      Achei salgado o Cloreto de Potássio Sim. E já aproveitando para falar de sabor doce, desde que entrou no mercado adoçantes de sucralose nunca mais sofri sentindo o gostinho amargo... Na gravidez usei adoçante de stévia, e logo depois apareceu o Linea Sucralose. Atualmente há outras marcas.
      No sabor salgado o cloreto de potassio é novidade. Nunca tinha sentido o sabor. Já os outros tipos de sal (chine, rosa, australiano etc.. nunca testei. Nunca nem achei para vender).

      A textura é diferente do sal refinado marinho. É mais grossinho os grãos. No ovo não senti diferença de sabor.. nos grelhados. Testei na salada tb, mas como falei na resenha, a salada prefiro só o azeite mesmo.
      Mas no cozimento em alta temperaturas como assados em forno nem tentei porque na caixa fala do limite de temperatura.
      bjsss

      Excluir
  3. A pergunta principal: o sabor é semelhante ao do cloreto de sódio comum? Pq sei dos perigos do sodio, mas nao vivo sem sal (que eu sei é péssimo em excesso, mas eu amo)...
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Tbm amo linea sucralose! Em casa tenho liquido e mantenho no trabalho o de sache pela praticidade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esther!

      a sucralose é perfeita! Não amarga e são necessárias poucas gotas para nos deixar satisfeitas com o sabor doce. Acho a marca Linea a melhor. A única crítica que já fiz ao SAc é a rigidez no plástico. Acho muito duro, deforma com certa facilidade. Eu que tenho problemas nas articulações das nações faço mais força para pingar as gotas. Nunca o SAC
      mandou o material da embalagem do sucralose em gotas (eu acho o design lindo..pena que é muito duro plástico) bjssss

      Excluir
  5. Tbm amo linea sucralose! Em casa tenho liquido e mantenho no trabalho o de sache pela praticidade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acredita que nunca gostei dos sachês em pó dos adoçantes?! Kkkk prefiro as gotinhas! Bjss Esther!

      Excluir
  6. Como adocante usp o stevia, adoro, as pessoas dizem que têm fundo amargo, mas nao sinto.

    Bjs carla maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha diva, tb gosto de estévia. O único problema é o clima daqui q faz cristalizar demais o produto. Mas prefiro a sucralose pq o sabor é o que no meu paladar mais se aproxima do açúcar.
      O cloreto de potássio não é 100% igual ao sódio. É diferente, mas senti bem o sabor salgado. Tem pessoas que não aguentam retirar o sódio, outras já não sentem tanta dificuldade.
      Fico muito contente qdo empresas lançam produtos alternativos. Louvável!
      Deve ter várias opções naquela loja de produtos especiais que vc costuma comprar.
      Bjsss

      Excluir
  7. Em relação ao sal achei uma ótima opção, meu paladar é muito sensível ao sal, como fora todo dia sempre reclamo que a comida esta salgada kkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carla maria, esqueci de assinar kkk

      Excluir
  8. Nessa ,

    Tudo bem?

    Que legal sempre gosto de produtos mais naturais, eu utilizo sal light já faz um bom tempo, ele não é que nem outro sal claro, mais gosto ..não uso açucar tbém já tem muito tempo só adoçante, tento comprar coisas zero açucar......logico que de vez eqdo como bolo, outras coisas, mas sm exagero.

    Linda materia

    bjos

    Pri

    ResponderExcluir