18 outubro 2016

1 ano do meu Outubro Rosa

Olá, belinhas!

Estamos no mês de outubro de 2016 e todos os anos compartilho e divulgo ações de prevenção do câncer de mama e do colo do útero. Faz exatamente 1 ano que por meio dos exames de mamografia e ultrassonografia  que foi descoberto um nódulo na mama esquerda.




Sempre fiz o auto exame  e nunca tinha encontrado ou sentido absolutamente nada. A localização do nódulo era bem profunda e praticamente impossível de ser localizado sem exames de imagem. O nódulo foi achando exatamente durante os exames de diagnóstico no mês do Outubro Rosa.

Como o nódulo foi classificado como suspeito, fui encaminhada para clínica de mastologia. Meu médico decidiu fazer a cirurgia o mais rápido possível porque somente com biópisia poderia concluir o diagnóstico sobre a natureza daquele carocinho.

Na época fiquei como se flutuando e foi tudo tão frenético que eu nem processava meus sentimentos com exatidão.  Como toda cirurgia de mama, o pós operatório foi chatinho, bem como a ansiedade de aguardar os resultados finais.  Hoje estou bem, tenho que fazer exames de controle a cada 6 meses e o Outubro Rosa servirá sempre para lembrar o quanto é importante dar apoio às mulheres para que  estas reservem um tempo para si mesmas.

Para mim não foi meramente uma  questão de "sorte" ou "falta dela", receber um diagnóstico de câncer. Não há culpados nem vítimas. As doenças surgem. Isso faz parte de estarmos vivos. Apesar de tudo de ter dado comigo, há milhares de pessoas que nesse exato momento estão lutando por suas vida com toda coragem e dignidade.

Sei o quanto é complicado lidarmos com os desafios e obstáculos com o sistema de saúde público. Sei de além das longas filas de espera por exames e claro, de fazer os tratamentos. Acredito que devemos ter o direito de dedicar uma parte do nosso tempo para parar, respirar e voltamos nossas energias para o corpo e especialmente para a nossa alma.

Colocamos em prioridade todos que nos cercam e é comum deixarmos por último nós mesmas. Quem nunca precisou segurar a vontade de fazer xixi porque estava com mil atribuições que exigiam nossa presença?  Ter os filhos com a carteira de vacinas em dia e a nossa está desatualizada? Quem não precisou correr para dar conta de tudo?! Quem deixou de ir ao médico para dar vez à quem precisa de nós?

Por isso, se você estiver lendo esse texto, saiba que não são está sozinha. Somos mulheres e como diz um antigo provérbio africando, "São as mulheres que seguram os pilares do céu". No dia que uma mulher deixar de lutar, o céu simplesmente cairá. Somos guerreiras e batalhamos todos os dias. Fazendo nossas tarefas (que muitas vezes são vistas como banais ou sem importância). Acredito que cada uma de nós fazemos girar o moinho da vida e que nossa missão  é sermos fortaleza, refúgio e porto seguro. 

Deixo aqui meu carinho e admiração por todas as mulheres desse mundo. Força e garra para nós agora e sempre!  Que todo homem, que todo governo trabalhem de mãos dadas com nós mulheres. Sem hierarquias. Somos todos iguais, em direitos e deveres. Vida em parceria, divisão justa das cargas de trabalho e amor.

Façam todos os meses o autoexame





Vídeos produzidos pelo INCA:




Portal INCA Outubro Rosa 2016
http://www.inca.gov.br/outubro-rosa/


bagikan