01 setembro 2011

Quem usa os pentes Mascardi?

Muitas pessoas reclamam sobre fios arrepiados nas madeixas. Eles comprometem o acabamento final do penteado. Isso acontece, dentre outras coisas, por causa do efeito da eletricidade estática  provocado pelo atrito do plástico (pentes comuns) nos cabelos. Quem não lembra daquela aula de Ciências na escola, em que ao pentear os cabelos, ou fazer atrito no pente com uma flanela, conseguíamos atrair pedacinhos de papel? Pois é: estática!

A dica de hoje é um produto que conheço há pelo menos 20 anos. Alguém já ouviu falar dos pentes Mascardi?


Sim, é verdade, não se trata de uma lenda urbana. Esses pentes existem! Toda vez que eu via uma pessoa com um e perguntava onde havia comprado, sempre ouvia a mesma resposta: - Ganhei de presente. Minha tia foi ao Paraguai....  Ou então: - Ah, era da minha mãe que ganhou de uma vizinha e eu tomei dela!

Os pentes Mascardi são fabricados pela indústria argentina Plásticos Mascardi. A fábrica existe desde 1975. Somente por importação que o produto chega ao Brasil; seja como souvenir de viagens, ou por intermédio de atacadistas.

Mas o que faz esse pente ser tão especial? Eles são confeccionados com uma liga de madeira e fibra de carbono. O resultado é um pente que realmente neutraliza a estática dos fios.
Eles são superiores aos pentes de madeira, porque esse polímero todo especial deixa o produto impermeável a água. Os pentes de madeiras, por outro lado, com o tempo podem acumular microorganismos em sua estrutura. Você pode usar o pente com o cabelo molhado, na praia, piscina ou mesmo no banho que o pente não irá estragar.

Os pentes Mascardi possuem dentes largos e polidos (toque encerado). Ao pentear os cabelos você sente uma leve massagem no couro cabeludo. É uma delícia. Em pouquíssimos movimentos meu cabelo, que é super fininho, está completamente desembaraçado. Ideal principalmente para quem tem cabelos volumosos ou com mega hair.

Os pentes são vendidos em kit com três unidades (embalagem de papel) nos modelos  ilustadros na imagem.
O menorzinho cabe  na necessaire. O grande, sem cabo, pode-se deixar no box e o com cabo pode ser usado para finalizar o penteado após o banho. Quando novos os pentes exalam um aroma de rosas vermelhas.

Consegui ter um exemplar desse pente depois de uma "caçada selvagem" em todas lojas de artigos importados na cidade onde moro, Maringá-PR, há 9 anos. Depois de muito caminhar achei uma lojinha na antiga "Rodoviária Velha" (hoje demolida e cujo terreno se transformou em um estacionamento). Contei a "História da Lenda do Pente Perdido" e a vendedora me disse:  - Ah, eu me lembro desses pentes. Isso foi há muito tempo... - Procure nesse balaio, quem sabe você os encontra. Imaginem um cesto de fibra vegetal enorme, feito pelos habilidosos índios Kaingang, repleto de pentes baratos de plástico e eu, no meio daquilo tudo, achar o precioso pente Mascardi.... Foi uma tremenda alegria! 

Recentemente, conversando com a dona de uma loja de artigos importados, uma simpática libanesa que vive no Brasil há mais de vinte anos, acabamos falando sobre os pentes Marcardi e ela disse que conseguiria comprá-los para mim em São Paulo (grande comércio da 25 de Março). Passados 45 dias, ela me ligou informando que a carga preciosa havia chegado na cidade.
Corri ao centro para comprar meus pentes. Fiquei tão contente que pulava na loja e abraçava as vendedoras. Foi muito engraçado. Esse pente é muito querido. Toda vez que viajava era uma aflição, pois deixava-o em casa para evitar esquecê-lo por aí. Agora posso por na bagagem,  pois tenho um kit extra novinho guardado.

Se é tão difícil comprar, você que está lendo esse artigo certamente deve estar pensando: - E agora, o que faço? Onde encontrar os pentes Mascadi? 

Resposta:  Mercado Livre

Acesse o Mercado Livre, digite no campo de busca | pente mascardi | e confira o resultado.


Uma leitora encontrou na loja virtual Bazar da Mimi

Os pentes Mascardi são excelentes e duram a vida toda. O meu primeiro exemplar já tem quase dez anos e está em perfeito estado, inclusive com as letras douradas gravadas. Parece que saiu da fábrica argentina ontem (claro que o aroma de rosas já se foi...)

Deixo aqui meu clamor a todos lojistas de artigos importados desse país - importem esse produto e façam a alegria das mulheres que não querem efeito estático nos cabelos! 

Quem usa esse pente? Seria bacana deixar aqui seus comentários.

Beijocas e até o próximo post!






bagikan