02 dezembro 2011

Esclarecimento sobre o princípio ativo Oxibenzona (Benzonfenoma 3) presente em filtros solares

Há algumas semanas nossa correspondente oficial Carla Maria entrou em contato perguntando se eu tinha lido no fórum do Blog Beleza e Saúde (Celisa Lemos) a respeito de boatos sobre o princípio ativo oxibenzona (Benzofenona 3). Lá uma leitora informou que que tal substância, presente em filtros solares, é carcinogênico e que o consumidor deveria parar de usar dermocosméticos para fotoproteção.



Como eu não tenho formação em Farmácia ou Química, solicitei o suporte técnico de Milena Salvini, farmacêutica responsável da Pharmaderma (Salto-SP).  Ela verificou a informação com fontes oficiais que poderiam prestar maiores esclarecimentos. Milena contactou o representante da Symrise Brazil, fornecedor de matérias primas para seu laboratório de fórmulas magistrais. Segue abaixo a resposta :

"Olá Milena, bom dia.

Esta questão da Benzofenona 3 (oxibenzona) é uma discussão não fundamentada e com certeza quem irá ter prejuízos com isso é a população no geral, uma vez que cai no conhecimento popular que um filtro solar é carcinogênico, o consumidor, que na sua maioria não possui conhecimento técnico para observar se há ou não este ingrediente, acaba evitando o uso, e todos sabemos os malefícios da exposição ao sol sem proteção.
Os médicos geralmente usam de informações que são levadas a eles para divulgarem, sendo os maiores formadores de opinião, principalmente no ramo dermatológico, então é muito importante que as empresas ligadas a este ramo, trabalhem com informações fundamentadas e não estritamente comerciais.
Sobre a benzofenona-3, seguem documento e estudos que demonstram sua segurança. 
(See attached file: Benzophenone_3_Dossier_12_.pdf)(See attached file: Benzophenone-3 SCCP opinion .pdf)

São dossies da Colipa (uma das maiores associações mundiais que rege a cosmética no mundo) e do
SCCP ( Um das maiores comitês científicos do mundo que analisa a segurança de matérias primas), então é um dossiê bem fundamentado e confiável.

Ficamos a disposição para maiores informações e nosso distribuidor para o mercado magistral é a Vital Especialidades (Biovital).

Atenciosamente


Marco Resende
Product Manager
Symrise Brazil
Scent & Care Division - Life Essentials
E-mail: marco.resende@symrise.com
Tel: +55 11 5694 6181 Fax: +55 11 56946233
Cel: + 55 11 7258 6088
www.symrise.com "


Comentários: Milena Salvini enviou-me cópia dos relatórios em PDF fornecidos pelo Sr. Marco Resende. Traduzi a conclusão do estudo a respeito do princípio ativo Benzonefona-3 (Oxibenzona):

 "O Scientific Committee on Consumer Products (SCCP) em relatório nº./1201/08 (OPINION ON Benzophenone-3 COLIPA n° S38)  é de opinião que o uso de benzofenona-3 como um filtro UV com concentração de até 6% em produtos de protecção solar e até 0,5% em todos os tipos de produtos cosméticos para proteger a formulação não representam um risco para a saúde do consumidor, além de seu contato potencial alergênico e fotoalergénico."

Sempre que houver dúvidas, o consumidor tem direito a esclarecimentos. Além desse desse parecer técnico, é possível também fazer uma consulta junto à Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária (órgão oficial brasileiro que regulamenta e fiscaliza o setor de medicamentos, cosméticos, estabelecimentos e equipamentos ligados à saúde).
Entrei em contato com a Anvisa e registrei a pergunta sobre o princíipio ativo Oxibenzona e possíveis riscos à saúde. O protocolo do meu atendimento: 2011394489. Receberei resposta por e-mail e assim estiver com ela em mãos divulgarei no Bela Domus  o parecer técnico emitido pela área responsável.

Anvisa: 0800 642 9782
(Qualquer cidadão poderá realizar denúncias, obter informações sobre produtos sujeitos a vigilância sanitária (cosméticos, alimentos, medicamentos etc.), orientações aos viajantes e conferir o andamento de processos. O serviço ficará disponível de segunda à sexta, das 7h30 às 19h30).

Espero que tais informações sejam úteis para vocês. 

Beijocas!

*Agradecimentos: Milena Salvini (farmacêutica responsável Pharmaderma)




bagikan