07 dezembro 2011

SBD se posiciona sobre notícia que fala do ácido retinóico


A diretoria da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) enviou comunicado aos seus associados com um esclarecimento sobre matéria veiculada pelo jornal Folha de São Paulo sobre o uso do ácido retinoico, medicamento usado para tratamento de rugas e manchas, na qual se afirma que o produto poderia, na verdade, provocar o envelhecimento da pele.

Nota de esclarecimento da SBD (23/11/2011)
:

- Apesar de respeitar os pesquisadores citados na matéria, são conhecidos inúmeros outros trabalhos científicos com resultados opostos aos encontrados;

- A classe dos retinoides e o ácido retinoico vêm sendo utilizado nos últimos 20 anos pelos dermatologistas de todo o mundo com resultados considerados excelentes do ponto de vista clínico;

- O dermatologista citado na matéria é membro dessa Sociedade, mas não é porta voz  oficial da instituição. Suas opiniões pessoais não refletem a opinião de 6.500 especialistas brasileiros.

Reforçamos que essa Sociedade, que em 2012 completará 100 anos de existência, tem interesse único na divulgação de temas cientificamente comprovados e reconhecidos por toda a comunidade científica.

Trabalhos científicos isolados podem mostrar resultados díspares e polêmicos que devem ser avaliados com critérios técnicos e, preferencialmente não divulgados de modo sensacionalista que possam criar problemas aos médicos e aos pacientes.

Fonte: http://www.dermatologia.net/novo/base/estetica/acidos_envelhecimento.shtml
Para quem não leu a matéria do jornal Folha de São Paulo, segue abaixo a cópia:


Usado para tratar rugas, ácido retinoico pode envelhecer a pele

MARIANA VERSOLATO
DE SÃO PAULO


O uso incorreto do ácido retinoico, receitado para tratar rugas e acne, pode envelhecer a pele. O ácido induz a formação de colágeno, que dá firmeza à pele, melhora o aspecto de manchas e reduz os poros.  Mas, segundo um estudo publicado no "British Journal of Dermatology", se o ácido retinoico causar inflamação, sua ação e a produção de colágeno serão reduzidas.




De acordo com Jardis Volpe, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, descamação, irritação e vermelhidão excessivas após o uso do ácido são sinais de problema e não de eficácia do produto, ao contrário do que muitos pensam.

Volpe diz que, no início do uso do ácido, a irritação é normal. "Mas, se ela for prolongada, ocorre uma inflamação. Aí se dá o efeito contrário, e o colágeno é destruído. Você pode envelhecer ou ficar na estaca zero, porque o produto não age."  Em caso de inflamação, o dermatologista recomenda consultar um médico para reduzir o uso do produto ou sua concentração, intercalar os dias da aplicação ou até suspendê-la.

No estudo, foram testadas as concentrações de 0,01%, 0,025% e 0,05% do ácido, aplicado nas nádegas de voluntários três vezes por semana por oito semanas. Os médicos fizeram biópsias periódicas na pele deles e constataram a inflamação e a redução do colágeno em quem usou concentrações maiores ou iguais a 0,025% de ácido.

"Até agora, a gente achava que, quanto maior a dose do ácido, maior o efeito terapêutico. O estudo mostrou que precisamos levar o processo inflamatório em conta", afirma Volpe.  No entanto, o médico diz que as reações dependem do tipo de pele.

A dermatologista Denise Steiner faz ressalvas ao estudo e compara os resultados com a prática clínica. "A melhora parece maior quando se tem a irritação, talvez porque, ao descamar, a pele fica mais fina e há maior penetração do produto."

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/1009373-usado-para-tratar-rugas-acido-retinoico-pode-envelhecer-a-pele.shtml

------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Eu sempre acho importante divulgar esse tipo de informação, pois precisamos compreender os benefícios, limites e possíveis riscos de um determinado tratamento. Sempre converse com seu(sua) dermatologista!

Beijocas mil!

Vanessa


Fonte: Portal Dermatologia.net

bagikan