22 janeiro 2012

Dúvida da leitora: Quais as diferenças entre produtos para cabelo?

Olá, minhas queridas!

Como vocês bem sabem o Bela Domus é "a casa da mãe da Joana"! Esse espaço foi concebido para deixar todo mundo livre para sugerir matérias, enviar posts, emitir comentários, trocar figurinhas e fazer amizades.
Nossa querida amiga Marisa Orbelli (BanhoTherapia) enviou uma sugestão de matéria sobre as diferenças entre diversos tipos de produtos para o cuidado dos fios. Achei a ideia super bacana e resolvi fazer esse post. Então, vamos lá!



O primeiro passo para o tratamento capilar é a lavagem com xampu. A escolha desse produto é importantíssimo e nós deveremos sempre prestar muita atenção nas características (atuais) dos fios. Eu sempre insisto nesse ponto porque uma pessoa pode ter raiz oleosa e pontas normais, ter submetido o cabelo a sistemas de alisamento/relaxamento ou ainda ter realizado algum tipo de tintura/tonalização. Sendo assim, torna-se fundamental usar xampu específico para lavar a raiz e outro tipo de xampu que seja compatível com o estado vigente do cabelo. Outro ponto importante é o pH do xampu. Cabelos com química precisam de produtos com o pH levemente ácido. (Fiz um post sobre pH. Vale a pena conferir).
Os xampus antiresíduos são mais concentrados, com maior poder de limpeza e possuem pH mais alcalino.
Existem ainda os chamados xampus secos. Esse tipo de produto serve para conservar por mais tempo a limpeza do cabelo. São produzidos em embalagens aerossol e para usar, basta pulverizar rapidamente nos fios. Este tipo de xampu não substitui o xampu convencional.


O segundo passo é o condicionamento. Há 20 anos não havia no mercado cosmético brasileiro muitas opções de condicionadores. O xampu reinava absoluto nas prateleiras e o que tínhamos era o velho "creme rinse". Ele servia apenas para desembaraçar os fios. Lembro-me muito bem que ele deixava o cabelo bem molinho, mas depois que os fios secavam, viravam uma verdadeira palha! A expressão creme rinse (rinse = verbo em inglês enxaguar), ou seja, complementação da lavagem. A evolução das pesquisas em cosméticos resultou na geração dos condicionadores. Estes possuem diversas características e podem nutrir, desembaraçar, selar os fios etc. O pH dos condicionadores atuais são mais baixos que os seus respectivos xampus. Eu procuro sempre respeitar usando os produtos de uma mesma linha para que não ocorra incompatibilidade entre a lavagem e o condicionamento.



O terceiro passo é a finalização. Essa etapa gera muitas dúvidas porque existe uma enorme variedade de produtos. O creme para pentear sem enxágue (também denominados de leave-in ou leave-on) possuem vários tipos de consistência. Há produtos mais fluidos, cremosos e líquidos. Na hora de escolher, é necessário observar o que se deseja: ativação de cachos, controle de frizz, proteção solar, manutenção da cor, efeito liso, propriedades nutritivas/condicionantes, reposição de aminoácidos etc. Via de regra, todo produto de finalização está associado ao ato de pentear/escovar os fios. Por essa razão que eles ajudam a desembaraçar os fios.

Produtos extras de finalização: Na categoria de finalização não podemos esquecer dos séruns, fluidos siliconados, pomadas e óleos. Estes produtos tem a função de umectar os fios e conferir maios poder de selagem das cutículas. Esses finalizadores  promovem sobretudo a reparação de pontas duplas e controle de frizz. Muitos inclusive podem sem usados com chapinha, babyliss e secador.

O quarto passo é o tratamento. Essa etapa é muito importante para a saúde do cabelo. Nessa categoria temos as máscaras capilares e ampolas. Esses produtos precisam de pausa após aplicação. O tempo varia de acordo com o tipo de ativos. Há máscara com tempo de ação de 3, 5, 10, 15, 20 e 30 minutos. Os fabricantes geralmente recomendam o uso de touca térmica, plástica ou metalizada para potencialização do tratamento.



O quarto passo (opcional) é a modelagem. Os produtos desta etapa servem especialmente para a estruturação de penteados. Os produtos mais conhecidos são: mousse, gel, fixador em spray ou aerossol. Sua variedade é enorme. A escolha depende do tipo de cabelo e look desejado. Os produtos também são classificados pelo tipo de fixação: leve, moderada ou forte. Muitos desses produtos são termoativados, ou seja, protegem os fios do calor dos secadores, chapinhas, bobs elétricos e baby liss. Sempre observem na hora de comprar se o produto para modelagem tem função termoativada. Atualmente há também produtos de modelagem/finalização em pó que tem muitas funções. Servem desde a texturização dos fios, controle de brilho, anti frizz e até ganho de volume. Estes produtos são importados e ainda não há empresas brasileiras que produzem esses tipos de finalizadors.

É isso! Se eu esqueci alguma coisa, por favor, puxem minha orelha nos comentários.
Espero que o post tenha sido útil.

Beijocas e inté mais!




bagikan