28 janeiro 2013

Desafio Cicatricure® Gel Para Pele com Cicatrizes

Olá, gente querida!

Início de ano é legal para fazer testes de médio prazo aqui no blog e divulgar a avaliação para vocês. Não sei se em algum momento comentei, mas minha pele em caso de cortes/lesões profundas forma cicatrizes hipertróficas, ou seja, queloide! Começei a usar o produto Desafio Cicatricure® Gel Para Pele com Cicatrizes e farei em seis meses o tratamento para avaliar o resultado.

Bisnaga contendo 30 gramas

O queloide nada mais é do que uma resposta imunológica do organismo que diante de uma lesão. A pele começa a produzir de forma  rápida colágeno e com isso,  esse excesso de tecido forma uma cicatriz com muita textura. Não se sabe ao certo que genes ativam tal característica e não há muitos recursos para tratamento. A melhor forma de evitar o queloide é de fato evitar cortes. Infelizmente isso é impossível. 

Como portadora da síndrome, desde o parto da minha filha fiquei com um queloide enorme resultante do corte cirúrgico. Do pós parto até o presente faz quase 5 anos! De lá para cá, tenho feito infiltrações transdérmicas de corticoide. Esse procedimento é feito pelo dermatologista ou cirurgião plástico no qual o medicamento injetando intracutâneo (procedimento ambulatórial). A ação do medicamento dura em média de 45 a 60 dias e durante esse período a pele hipertrófica vai "amolecendo", diminuindo o volume de colágeno na região.

O tratamento é lento e é necessário muita paciência por parte do paciente. Há outros recursos como jatos criogênicos ou uso de betaterapia. Infelizmente no meu caso por causa da área onde está localizada a cicatriz (região de pele muito fina - risco de queimaduras como também próxima aos ovários - risco de provocar infertilidade) essas técnicas não podem ser utilidadas.

De 2008 até agora foram muitas sessões de infiltração. Aproveito o tema e manifestar todo o transtorno desde que o Laboratório Theraskin® descontinuou em 2009 o medicamento de referência que era usado especificamente para esse tipo de tratamento. O Theracort® Injetável  era o único corticoide no Brasil para uso exclusivamente dermatológico cuja fórmula era altamente contratrada. Sua ação era muito mais rápida promovendo uma melhora significativa do queloide. Na época entrei em contato com o SAC Theraskin® e a atendente não soube informar o motivo da descontinuidade do medicamento. Desde então, nas sessões de infiltração são usados outros tipos de corticoides injetáveis. Contudo, noto que estes não tem a mesma eficiência. Gostaria imensamente que o Theracort Injetável voltasse a ser produzido.

Do que era originalmente a cicatriz cesariana para o estado atual digo que houve uma grande melhora. Além  do aspecto estético (impacto positivo na auto estima), não sinto mais dores ou coceira. Para vocês terem uma ideia o queloide tinha um volume de um dedo (imaginem um corte horizontal na linha do bikini com 18 cm de comprimento! Era uma coisa pavorosa mesmo.  Há 4 anos não dava para usar bikini ou maiô com aquele volume sob a peça de banho.
Com o tratamendo de longo prazo o  tecido queratinizado foi dissolvido e já está igualdado com o restante da pele saudável. Fora isso, também clareou bastante. Fazia algum tempo que estava com vontade de testar o dermocosmético chamado Cicatricure Gel®. A proposta do produto é manter a pele hidratada e contém ativos com ação clareadora. De acordo com o fabricante, entre os principais ingredientes da fórmula do Cicatricure® Gel são encontrados: 

• Extrato de cebola (Allium cepa L),
• Extrato de camomila (Chamomilla recutita),
• Extrato de tomilho (Thymus vulgaris),
• Extrato de conchas marinhas (Ostrea shell),
• Extrato da folha de nogueira (Juglans regia leaf),
• Extrato babosa (Aloe barbadensis),
• Extrato de Centela (Centella asiatica),
• Óleo de bergamota (Citrus aurantium bergamia).

A ação dos ingredientes do Cicatricure® Gel resulta na melhora gradativa da aparência da pele com cicatrizes, estimulando a regeneração da pele, atenuando a cor e textura das cicatrizes. Sua fórmula foi desenvolvida e testada clinicamente especialmente para hidratar e melhorar a aparência da pele com cicatriz.
Precauções: Produto de uso cosmético. Não aplicar sobre a pele que não esteja totalmente cicatrizada. Não usar o produto se a pele estiver irritada. Em caso de irritação, vermelhidão ou prurido, suspender o uso e procurar orientação médica. Manter fora do alcance das crianças. 

Além dos ativos acima citados, o produto ainda contém glicerina, propilenoglicol, alantoína (ativos com ação calmante). Contém parabenos. 

Avaliação inicial do Cicatricure Gel - Por ser classificado como cosmético o produto é vendido sem necessidade de prescição médica nas farmácias.  De acordo com o site oficial Cicatricure, o gel é indicado para amenizar cicatrizes de queimaduras, acne, estrias, acidentes e queloides. 
O Cicatricure é um gel transparentes com boa viscosidade. Tem cheiro agradável, é fácil de aplicar e não suja a roupa. Sua indicação é para aplicar na lesão desejada três vezes ao dia. E seu tratamento deve ser no mínimo entre 3 e 6 meses.
Desde a primeira aplicação notei que de fato a pele melhora a textura porque fica muito hidratada e com isso, notei um ganho positivo no aspecto rugoso da cicatriz queloidana. Como estamos no início do desafio, farei o resenha com resultados no mês de agosto/2013. 

Como eu já tentei praticmanente de tudo, vale a pena testar o produto e quem sabe conseguir clarear mais a pele cicatrizada. Antes de mais nada digo que não acredito em milagres e sei que a cicatriz jamais sumirá como mágica. Apenas desejo melhorar o aspecto avermelhado da lesão, pois qualquer tom de clareamento já é motivo para festa e aprovação do tratamento. Pensei muito se deveria ou não publicar alguma imagem. Isto porque trata-se de uma cicatriz em região íntima. Fiz uma edição na foto para mostrar apenas uma parte da cicatriz. Acho importante mostrar a foto atual para ser o mais sincera possível com vocês. Muitos podem achar que já está ótimo e que eu nem deveria mais pensar nisso (minha mãe diz que para o que era tá um milagre!), mas se a gente pode tentar melhorar, vale a pena o teste.

Aproxidamente 3 cm de parte da cicatriz.
Note-se que a pele está recebendo doses transdérmicas
de corticoide e por isso a lesão não possi mais o aspecto
característico do queloide.


 Comentários: Alguns estudos relativamente recentes defendem que um recurso interessante é manter a área lesionada o mais hidratada possível. Geralmente são usados  curativos oclusivos com diversos tipos de materias; desde placas de silicone, adesivo com corticoide ou mesmo esparadrapo comum. Na minha experiência com o problema tenho bons resultados cor cortes superficiais se eu utilizar tais procedimentos.


Onde comprar: farmácias e drogarias
Produto importado. Origem México. 
Laboratório responsável no Brasil Genommalab
SAC: 0800 770 0566


Espero que o resultado da experiência possa ajudar outras pessoas que sofrem do mesmo problema. Sei o quanto é difícil. Se houver alguma melhora na cicatriz com certeza será maravilhoso.


bagikan