31 julho 2013

Testei e aprovei: Shampoo e Condicionador Proteína do Trigo e Aminoácidos Marie Solti

Olá, meninas!

Depois da resenha sobre o Creme de Tratamento Anti Queda Marie Solti  fiquei de fazer a avaliação da Linha Proteína de Trigo e Aminoácidos. Desde que recebi esses produtos eles tem sido meus queridinhos no box. As formulações são bem diferenciadas. Querem saber os detalhes, continuem lendo!



Minha avaliação: Quando recebi os produtos a primeira coisa que fiz foi analisar a formulação.  A Linha Proteína do Trigo e Aminoácidos foi especialmente desenvolvida para cabelos fragilizados, sobretudo os que são submetidos a tinturas e métodos de alisamentos (PÓS QUÍMICA). 

Descrição da linha: Possui em sua composição: aminoácidos para prevenção e reposição e macadâmia na proporção exata para não pesar nos fios e deixar os cabelos mais fortes, saudáveis e macios. 

Composição do xampu: Aqua, Sodium lauroyl sarcosinate, Cocamidopropyl Betaine, Coco Betaine, PEG-75 Lanolin, PEG-40 hydrogenated castor oil, Polyquartenium-7, Tocopherol acetate, Hydrolyzed wheat protein, Macadamia Ternifolia Nut Oil, Acid Glutamine, Arginine, Polyquartenium-10, Retinyl Palmitate, Parfum. Todos os produtos Marie SOLTI não são testados em animais, como apresentado no selo crueltyfree.
Logo de cara, gostei das informações: Shampoo sem sulfato, sem silicone e sem parabenos.  E o que tais características significam? 

Frasco semi flexível com sistema de tampa flip-top
250 ml

Atualmente as bases espumantes dos xampus  sulfactantes tem sido alvo de críticas, sobretudo por seu alto poder detergente, que no uso a longo prazo pode danificar os fios (fissuras na estrutura). Eu não sou em princípio contra a base " lauril sódio sulfato" porque quando uso produtos condicionantes que contenham  silicones e óleo mineral em suas formulações (condicionadores, máscaras, fluidos, creme sem enxágue), necessito desse maior poder de limpeza. Por essa razão, sempre gosto de usar produtos de uma mesma linha com o objetivo de garantir não só a lavagem correta, mas sobretudo os resultados. 
O grande problema é realmente o uso constante desses ativos ao longo dos anos. Sabe-se que os silicones formam efeito selante tanto adoramos. Contudo, as aplicações constantes de silicones e óleo mineral vão sempre exigindo mais lavagens dos fios (li uma matéria na Revista Pesquisa Fapesp exatamente sobre esse assunto).

Para quem não lava o cabelo diariamente, talvez nem sinta tanta diferença. Mas eu sou daquelas lava o cabelo diariamente!  E não se trata apenas de uma mania, mas eu sinto o cabelo necessita de limpeza no final do dia, sobretudo o couro cabeludo. Aprendi há muitos anos com uma dermatologista que a lavagem deve ser feita por etapas. Primeiro lava-se o couro cabeludo (no meu caso com produtos específicos para queda) e a segunda etapa com xampus para o tratar os fios. Eu já faço isso há tanto tempo, que é algo normal em minha rotina.
Em meus "rodízios cosméticos" tenho me preocupado em usar mais produtos sem sulfatos, silicones ou óleo mineral. Somente para vocês terem uma ideia, e 7 dias (uma semana), uso 3 vezes produtos com esses ingredientes na formulação.

 A base de limpeza do Shampoo  Proteína do Trigo e Aminoácidos Marie Solti é o sódio lauril sacosinato. Trata-se de uma base mais suave que a tradicional e por isso deixa a limpeza mais delicada. 
Um dado interessante que noto em xampus sem sulfatos é que estes são menos espumantes (e isso não quer dizer limpeza ruim!). À primeira vista o xampu Marie Solti parece ser ralinho e por não espumar tanto, não fará a limpeza correta ou ainda será necessário repetir a lavagem. Esse produto não faz aquela "espuma de chantili" que é bem típica dos sulfatos (trata-se de uma espuma mais aerada). A "espuma de chantili" ultra cremosa é super gostosa para nossos sentidos, mas em contrapartida é necessário um maior consumo de água no enxágue. 
Esse é um ponto também que tenho dado mais atenção. Falamos sempre em escolhas sustentáveis e um simples gesto de optar produtos cosméticos (e limpeza doméstica também!) que sejam de fácil enxágue é crucial. Defendo com unhas e dentes que qualquer redução no uso de água ou de matérias primas é importantíssimo!

A textura do xampu tem uma base translúcida, semi transparente, com moderada viscosidade. Não é necessário muito produto e esse xampu lava bem e sem deixar as cutículas muito abertas. Para cabelos com química isso é excelente, pois preserva melhor os pigmentos e efeito do alisamento. O cheirinho é bem delicado e agradável. As notas lembram produtos a base de proteína do trigo.


Base translúcida (semi transparente)


Se não bastasse uma lavagem diferenciada o produto ainda tem ativos e nutrientes que tratam o cabelo (ação reconstrutora). Na fórmula encontrei: óleo de macadâmia, lanolina, glicerina, vitamina A (retinil palmitato) proteína hidrolizada do trigo e os aminoácidos - glutamina e arginina. Eu gosto muito da arginina porque esse aminoácido tem ação vasodilatadora que estimula a irrigação sanguínea no couro cabeludo. 
Eu simplesmente adorei esse xampu. Meu cabelo ficou com brilho, sedoso e o melhor de tudo que pude notar (comparando aos xampus com base de sulfato) tive redução significativa na perda de fios pela  lavagem.



Condicionador  Proteína do Trigo e Aminoácidos - Sem silicone e sem parabenos. enriquecido com Proteína do trigo e Aminoácido.

Composição: Aqua, Cetearyl Alcohol, Cetrimonium Chloride, Behentrimonium Chloride PEG-75 Lanolin, PEG-40 hydrogenated castor oil, Polyquartenium-7, Tocopherol acetate, Macadamia Ternifolia Nut Oil, Hydrolyzed wheat protein, Acid Glutminae, Arginine, Retinyl Palmitate, Glycerin, Urea, Parfum Todos os produtos Marie SOLTI não são testados em animais, como apresentado no selo Crueltyfree.

Frasco semi flexível com sistema de tampa flip-top
250 ml

Quando pensamos em produtos isentos de petrolatos já imaginamos que o condicionador Proteína do Trigo e Aminoácidos seja ralinho. Tive uma tremenda surpresa pois o produto é  consistente e lembra uma máscara um pouco mais emoliente. Trata-se de uma base branca, isenta de corantes e a notas olfativas são as mesmas do xampu. Em contato com os fios, condiciona bem e deixa o cabelo molinho. Não chegou a desembaraçar totalmente e isso ocorre porque o produto não contém silicones em sua formulação.
Esse condicionador também é enriquecido com ativos encontrados no xampu: óleo de macadâmia, lanolina, glicerina, vitamina A (retinil palmitato) proteína hidrolizada do trigo e os aminoácidos - glutamina e arginina. 
Achei interessante a presença da ureia no produto. Eu gosto muito da ureia porque ela hidrata o couro cabeludo e também age como uma espécie de veículo catalizador dos demais ativos. Isso quer dizer que a ureia facilita a absorção de agentes de tratamento presentes em uma formulação. O mesmo efeito ocorre em nossa pele quando encontramos em uma loção hidratante a combinação de ureia e óleos vegetais .
Assim como no xampu, o condicionador é muito eficiente e não é necessário uma grande quantidade (medida de 8 ml no máximo). Não usei qualquer finalizador sem enxágue, arrumei como de costume e deixei secar naturalmente.  Amei o resultado! Cabelo estava soltinho e com muito brilho!


Mesmo não sendo uma linha desenvolvida especialmente para quem tem queda de cabelo, adorei os seus benefícios. Por ter fórmula mais suave, os resultados são logos perceptíveis desde as primeiras aplicações. A queda diminui bastante (o que é excelente para quem sofre de queda por quebra também, coisa que é muito comum em cabelos processados com química).
Outro ponto forte da linha é a isenção de parabenos, deixando as fórmulas com baixo potencial alergênico, sobretudo em portadores de dermatite atópica. Todos esses detalhes deixam os produto super especiais. E para fechar com chave de ouro, os produtos não são testados em animais e possuem a certificação Crueltyfree. Aprovados com distinção e louvor!


Comentários: As embalagens tem design simples, mas funcional pois são resistentes e práticas. Os frascos possuem tampa flip-top com encaixe rosqueável. Como a Marie Solti tem uma proposta de cosméticos mais sustentáveis, ficaria muito feliz se que os produtos pudessem ter refis. Essas embalagens por terem conexão rosqueável são ideiais no momento de reabastecer os produtos.
Adoro incentivar ações que agregem valor sustentável. Atitudes simples fazem grande diferença (design compacto para otimizar o transporte dos produtos, fórmulas concentradas para diminuir a quantidade e fórmulas que proporcione redução doo consumo de água etc)



Com relação à rotulagem, como uso óculos, prefiro quando há  os nomes Shampoo e Condicionador em cores distintas para facilitar a leitura durante o banho. Fora isso, a cor verde escura dos rótulos tornou a leitura mais difícil para mim. Se o texto fosse impresso em base mais clara já resolveria (etiqueta branca ou pérola e fonte preta com demais detalhes ou elementos gráficos em cores).

Onde comprar: Salões credenciados ou na loja virtual Marie Solti
Preços dos produtos versão consumidor: xampu R$ 28,00 | condicionador: R$ 37,40
Para salões (uso profissional) há versões  em embalagens de 1 litro.



 * Gostaria de agradecer à Assessoria de Marketing Marie Solit pelo envio dos produtos para testes aqui no blog.




bagikan