21 setembro 2014

Dica de Amélia: Máquina de Costura Portátil Elgin Futura JX-2040

Olá, Belinhas!

Seja por lazer ou mesmo como fonte de renda, muitas pessoas fazem trabalhos de artesanato em casa. E dependendo do tipo de trabalho que se deseje, uma máquina de costura, como diria minha mãe,  é fundamental.
Eu não sou costureira (quem dera ter aprendido esse valoroso ofício!), mas depois que casei percebi na prática o quanto uma máquina de costura faz falta. Cresci vendo minha mãe sempre costurando alguma coisa. Ela fazia almofadas, barra de cortinas, fronhas, barras de calça, ajustava uniforme escolar, toalhas de mesa, colchas de cama etc.
Na época que eu estava grávida da Joana, a necessidade veio com força total! As fraldas de pano tinham que ser feitas as barrinhas, queria customizar algumas peças do berço e cadê que eu tinha uma máquina de costura?! 
No ano passado meu pai me deu de presente uma máquina de costura toda linha e muito fofa: Máquina de Costura Portátil Elgin Futura JX-2040. Como eu adoro compartilhar minhas experiências de compra com vocês, tenho certeza de que essa resenha poderá ser útil. Afinal, trata-se de um investimento (bem de consumo durável) e é sempre bom conhecer o equipamento antes de decidir por sua aquisição. Confiram os detalhes!


Descrição do equipamento: 

Máquina de Costura Elgin Futura JX-2040 é perfeita para uso doméstico, a Futura vai a companheira ideal nas suas costuras. Por ser portátil é um produto inovador que contribui com a portabilidade da confecção e reparo das roupas. Fabricada especialmente para mulheres práticas e modernas. Agora é a hora de você colocar sua criatividade em prática e confeccionar suas próprias roupas ou fazer pequenos consertos!

Especificações:
    
- Braço-Livre

- Caixa de bobina e lançadeira em aço inoxidável

- Caseado automático

- Troca rápida de sapata

- Zig Zag (2 larguras)

- Zig Zag especial para bordados

- Três pontinhos para lingerie

- Modelos disponíveis em 110V ou 220V (não é bivolt automático)

- Luz na costura 

- Base removível com porta acessórios

- Diversos tipos de pontos (10 tipos de pontos)

- 1 ano de garantia

- Botão/alavanca de retrocesso do ponto (costura de ré)

- Sistema de enchimento de bobina

- Alça de transporte
- Acompanha manual (link download do arquivo em PDF) e DVD explicativo de manejo




Minha avaliação: A máquina de costura tem um design moderno e bem feminino. Muito leve e compacta, parece até um brinquedo! Mas não pensem que essa delicadeza é sinônimo de equipamento frágil, pois ela é muito robusta, resistente e simplesmente deliciosa de costurar.
O equipamento impressiona por sua versatilidade de pontos: 10 tipos diferentes, inclusive ponto de langerie. Isso mesmo! Ela costura peças em tecidos para roupas íntimas e moda praia. Geralmente as máquinas de costura domésticas só passam tecidos que tenha composição com maior percentual de algodão nas fibras. 


O sistema de passada da linha é muito fácil: São apenas 3 etapas e  é muito intuitivo. Outro diferencial é a luz interna que fica ligada todo tempo, iluminando a área de trabalho. O braço pode ser removido e com isso torna a costura livre para áreas pequenas como barras de calça ou punhos de camisa. O pedal de acionamento da máquina é muito macio e a máquina responde super bem ao comando. 

Minha Elgin Futura


Essa pequena notável faz muitas coisas: pontos de bordados, caseamento de botões, costura de zíper e tudo mais o que a imaginação mandar. Basta ter criatividade para fazer o trabalho com costura, sobretudo para quem curte Pachwork.


Para mim a maior surpresa foi a caixa da bobina com a lançadeira de fio de toda de aço inoxidável. Geralmente as máquinas de costura atuais são muito frágeis e feitas praticamente todos os componentes de plástico. Gostei demais de ver o "coração" da máquina de costura ter essa peça tão resistente.  Além disso, o sistema de colocação da bobina, bem como o sistema da lançadeira de fio, é exatamente igual às máquinas de costura de antigamente. Alguém se recorda daquelas máquinas de ferro? De marcas como Vigorelli ou Rainha? Pois é igual o mecanismo de funcionamento.
Também a máquina possui Alavanca de Retrocesso de Ponto (costurar para trás para finalizar o arremate).


A Máquina de Costura Elgin Futura vem com vários acessórios que estão acondicionados no interior da base removível. Vem agulhas extras, bobinas plásticas (gostaria que tivesse vindo de aço, as minhas bobinas compro de aço em lojas de revenda de máquinas de costura), óleo lubrificante, base do caseador e ferramenta abridora de casas



 Para um equipamento portátil, infelizmente a Máquina de Costura Elgin Futura não é bivolt. Por isso, na ocasião da compra, sobretudo pela Internet em lojas virtuais, é crucial fazer a escolha correta de acordo com o sistema de fornecimento de energia de cada região (110V ou 220V).

 A Máquina de Costura Elgin Futura é perfeita para minhas necessidades domésticas. Consigo costurar com muito conforto e sem o menor esforço. O ponto é super firme, não quebra linha, é leve de transportar (eu costuro na mesa da cozinha) e faz tudo que desejo. Esses dias fui para à máquina fazer conjuntinho de capa de colchão, lençol e fronha para a Noite do Pijama, evento da escola da minha filha. E ficou uma graça! Adoro poder fazer essas coisas de vez em quando.



Vale a pena, para quem tem curiosidade, assistir ao vídeo oficial do DVD de Manejo da Máquina de Costura Elgin Futura. Esse vídeo veio para substituir os antigos cursos presenciais de manejo. Achei fáceis as explicações e com essas instruções, torna o manuseio do equipamento mais fácil.


O vídeo ensina várias coisas como trocar a agulha, como usar o caseador de botão, como encher bobina, como instalar a bobina na lançadeira, passar o fio, puxar a linha da bobina etc
O único detalhe que posso dar como negativo nessa máquina de costura é que a Alavanca do Pé Calcador não fica na parte traseira da máquina (local padrão). A alavanca fica no canto interno da coluna da máquina. Também gostaria que a alavanca fosse de aço, pois ela é de plástico.


Tirando isso, ela é maravilhosa e a amo de paixão! Por isso, dou 5 banheirinhas aqui no blog. A Máquina de Costura Elgin Futura FX-2040 atendeu e superou minhas expectativas. O produto tem garantia de 1 ano e assistência técnica em todo território nacional.


Onde comprar: lojas de departamentos ou na loja virtual exclusiva Elgin
A minha máquina de costura foi comprada pela internet no site das Lojas Americanas.
O preço atual (loja oficial Elgin) é de  R$ 439,00 (É bom sempre pesquisar em várias lojas antes de comprar. O preço da minha máquina comprei em promoção por R$ 389,00 com possibilidade de parcelamento em 12x sem juros no cartão de crédito)

Site oficial Elgin
SAC Elgin: 0800 703 54 46

É isso, gente! Assim que eu tiver uma oportunidade, prometo que farei um vídeo de demonstração dessa fofucha de máquina de costura. Acho que vai ser bacana mostrar como coloco a linha, como trocar a bobina...como trocar os pontos... os comandos básicos para sair costurando!

Beijocas mil!!!

bagikan