13 outubro 2015

Oral-B 3D Whitestrips Fitas Branqueadoras foi descontinuado no Brasil

Olá, Belinhas,

Recebi muitos emails de leitores perguntando sobre a falta das fitas branqueadoras dentais da Oral-B 3D WHITESTRIPS. Entrei em contato por e-mail com o Serviço de Atendimento ao Consumidor P&G para obter informações. Em resposta, a P&G descontinuou a comercialização do produto porque o principio ativo PERÓXIDO DE HIDROGÊNIO deve ser vendido apenas com prescrição médica.



Acredito que o Conselho Federal de Odontologia, bem como vários Conselhos Regionais de Odontologia tenham enviado à Anvisa representação para a suspensão da venda livre do produto nas farmácias, perfumarias e lojas de departamentos. 

A polêmica foi muito grande porque o produto como era vendido livremente não havia controle sobre o uso indiscriminado, podendo causar danos nas gengivas e agravamento de sensibilidade. Também acho que o produto era um forte concorrente (com preço de custo mais barato) que os tratamentos de estética dental feita pelos profissionais habilitados.

Para quem tem boa memória, as tiras branqueadoras teve como garota propaganda no Brasil nada menos que Gisele Bündchen e ficou muito tempo com campanha publicitária em revistas e televisão. Até no Programa Mais Você (Ana Maria Braga) teve espaço de merchansing.



Quando comprei o produto sua venda era livre e eu já havia feito tratamento de clareamento dental em consultório. Não tinha comprado de forma ilícita. Comprei em farmácia com emissão de nota fiscal, fiz o uso e depois publiquei minha resenha aqui no blog. Recebi várias críticas de dentistas, teve gente que disse que fiz manipulação digital das imagens com Photoshop e até fui ameada por email de está exercendo ilegalmente a profissão. Eu comprei o produto como consumidora (pessoa fisíca), não fiz revenda. Compartilhei apenas a minha experiência de uso. 


Meu compromisso é com meus leitores. Por isso, considero fundamental divulgar a informação de que o produto teve sua comercialização SUSPENSA no Brasil.  

O canal oficial da Oral-B no Brasil é com a P&G, detentora da marca Oral-B http://www.oralb.com/pt-br/   SAC: 0800 0115051. Estou somente compartilhando com vocês a informação. 

Segue abaixo, o email de resposta que recebi do Serviço de Atendimento ao Consumidor P&G:


" Olá Vanessa,

Boa tarde, tudo bem?

Me chamo Taynara, recebemos seu e-mail a respeito de não esta encontrando as fitas 3D Whitestrips. Agradecemos o envio da sua mensagem.
Informamos que as fitas Whitestrips foram descontinuadas no Brasil em 8 de Agosto de 2015, por causa da regulamentação da ANVISA que requer que os produtos com peróxido devem ser vendidos apenas com prescrição médica. Informo que todos seu relato foram compartilhados com as áreas responsáveis da empresa P&G.

Serviço de Atendimento ao Consumidor P&G".

Quando fiz a aplicação das fitas branqueadoras fiquei muito satisfeita com o resultado. Entendi que o produto não substitua o tratamento feito pelo dentista (eu o usei como manutenção do branqueamento). O meu resultado de clareamento dental também tem relação direta com o tratamento estético profissional cerca de 2 anos antes, pois o tom dos meus dentes, especialmente com caninos que eram mais amarelados, ficaram uniformes.  O clareamento das tiras para meu caso era de manutenção do branqueamento. Jamais abusei do uso e tomei os cuidados necessários, inclusive usei moldeiras de silicone para diminuir o contato do peróxido de hidrogênio na boca.

Imagino que o próximo  produto a ser SUSPENSO e virar alvo de polêmica é o novo Colgate Luminus White Advanced, produzido no México e vendido nas farmácias aqui no Brasil sem prescrição. A embaixadora desse creme dental clareador é a Top Blogger Camila Coelho. O produto também contém PERÓXIDO DE HIDROGÊNIO e promete até 3 tons mais brancos.






PERÓXIDO DE HIDROGÊNIO conhecemos como ÁGUA OXIGENADA. De acordo com a resposta que recebi do SAC P&G no qual afirma que o ativo deve ser vendido com prescrição médica, acho que os oxidantes que são usados nos cosméticos para clareamento capilar e até mesmo a Água Oxigenada 10% que usamos para higienizar pequenos ferimentos também devem ter regras mais rígidas estabelecidas pela Anvisa.

Eu comprei na farmácia o novo Creme Dental Colgate Luminus Advanced e na embalagem não consta aquele selo "Aprovado pela Sociedade Brasileira de Odontologia"! Será que a Anvisa não tem conhecimento? Será que o CFO e a ABO também não viram que esse novo Colgate Luminus tem peróxido de hidrogênio? Se não sabem, tomarei providências para que os respectivos órgãos fiquem cientes da existência deste produto.  Entrei em contato com a Anvisa pelo número 0800 642 9782  e abri protocolo de consulta sobre o PERÓXIDO DE HIDROGÊNIO EM PRODUTOS ODONTOLÓGICOS E COSMÉTICOS ISENTOS DE PRESCRIÇÃO MÉDICA.

Gostaria que os fabricantes de produtos odontológicos tivessem mais critérios antes de colocarem seus produtos à venda aos consumidores. Que o Conselho Federal de Odontologia ou demais órgãos regulamentadores sejam sempre consultados para emissão de parecer técnico sobre os novos produtos de uso bucal. Se um determinado  produto tem comprovação científica de que não deve ser usado sem o monitoramento do profissional em Odontologia, que não seja aprovada  sua  venda direta sem prescrição.

Nesse ponto me senti profundamente lesada como consumidora. Fui atacada nos meus direitos porque não comprei o Oral-B 3D Whitestrips de forma ilícita e fui tratada como se eu fosse criminosa ou como se estivesse sendo paga pela P&G para fazer divulgação do produto no meu blog.

Espero que esse post seja útil. Nas resenhas que fiz sobre o produto da Oral-B inclui a nota informando que o produto teve comercialização suspensa. Não deletei meus posts porque não vou simplesmente fazer de conta que não usei ou que não fiz resenha. Não fiz apologia indiscriminada ao uso e sempre recomendei a consulta ao dentista.



bagikan