17 junho 2016

Lanolina - indispensável para cuidar da pele nos dias frios

Olá, Belinhas!

Deixe-me aproveitar que o frio deu uma pequena trégua para dar uma dica prá lá de boa! Com certeza, vocês já devem ter usado produtos hidratantes enriquecido com Lanolina, mas por acaso já usaram Lanolina Purificada vendida em farmácia desenvolvida para uso nos mamilos durante a amamentação. Por ter propriedades cicatrizantes, ajuda a melhorar a saúde da pele, tratar fissuras e no caso dos bebês, a lanolina pode não precisa ser retirada antes de amamentar (pode ser ingerido, não contém sabor ou fragrância).



O que é a Lanolina?

A lanolina é um produto natural obtido a partir da cera de lã bruta gerada pelos beneficiadores têxteis como um subproduto de seu processo. Durante o beneficiamento, a lã é lavada com uma mistura de sabões e detergentes gerando uma mistura de água, sabões e vários tipos de impurezas impregnadas.
Normalmente, pode-se obter entre 10 a 15% de gordura de lã neste tipo de processo. Quimicamente, é uma mistura completa de ésteres de ácidos carboxílicos de cadeia linear, ramificada e hidroxiácidos de cadeia linear, dióis, esteróis e álcoois triterpênicos. Possui também pequenas quantidades de ácidos livres e hidrocarbonetos. Tem propriedades emolientes, hidratantes, regenerativas e protetoras para a pele. [Fonte: Wikipedia]

A lanolina é, então, obtida através do processo de refinação de cera da lã bruta. Além do aspecto específico de transformação da cera de lã bruta em lanolina, pode-se considerar que há uma ação ecologicamente correta, pois além de não causar dano aos animais, evita que este produto seja enviado aos emissários, poluindo o meio ambiente.

* Entre os Veganos que são contra o uso comercial de qualquer ativo de origem animal, o mel das abelhas, lã ou a lanolina das ovelhas não deveriam ser usados em benefício dos seres humanos, mesmo em situações em que o animal não seja sacrificado.


Conheço e uso lanolina há décadas, mas na sua forma purificada, foi somente quando eu fui mãe que o produto foi prescrito pela pediatra da Joana para me oferecer mais conforto no processo de amamentar. Isso foi em 2008 e de lá para cá, todos os anos durante o inverno sempre compro lanolina (creme protetor para seios) e faço dele uso cosmético.

As utilidades são várias! Serve como hidratante das cutículas, para uso na pele em áreas depiladas ou ressecadas como nos joelhos, calcanhares e cotovelos. Nos lábios, a lanolina faz milagres e aplicada antes de passar o bastão labial, o resultado regenerativo é incrível.

Também uso nos cantinhos e na parte interna do nariz. Ajuda muito no tratamento de lesões provocadas pelo frio ou em situações de rinite ou coriza provocada por gripes ou resfriados.

Outro benefício que descobri é que a lanolina purificada ajuda muito a controlar o rubor e/ou rosácea. No frio meu rosto fica uma pimenta! Quando aplico a lanolina percebo que a pele acalma bem mais rápido. Ela é rapidamente absorvida pela pele e não deixa resíduos. 

Em tratamentos de pele com ácidos ajuda a acelerar a renovação cutânea e controla bem o estado inflamatório pós pelling.

Nas farmácias há várias marcas de lanolina purificada para proteção dos seios.  Millar, Lanidrat, Lansinoh, Memê, Mustela, Mamylan e Mamaliv são as principais opções. Os preços variam muito de laboratório fabricante. A Mustela é uma das mais caras e a Memê (Cimed) tem o preço mais acessível (tem torno de R$ 15,00),










Para quem é mãe e está amamentando continuo na brigada para que todos os produtos que possam ficar próximo dos bebês que as embalagens tenham tampa flip-top. Imaginem uma mãe cansada, dormindo pouco, acordando várias vezes durante a noite, com fissuras no mamilos, precisando aplicar lanolina e tenha que manusear uma tampinha de rosca minúscula e por pura exaustão acabe deixando cair a tampinha na cama ou no berço? Isso pode realmente acontecer e os bebês a partir dos 3 meses já começam a explorar tudo que está em seu campo de contato visual. Eu amamentei a Joana até os 7 meses de idade e nessa época ela colocava tudo na boca. Sendo assim, tampinhas de rosca são um perigo. Pomadas de trocas de fraldas nem se fala!

Para essa temporada Outono/Inverno 2016 comprei a Memê. Paguei em promoção R$ 5,66. Contudo, a bisnaga continua daquelas de pomada/medicamento, metálica com a tampinha piquititinha que pula e sempre cai em locais difíceis de pegar. Vale a pena comprar uma bisnaga em farmácia de manipulação e fazer a troca por uma opção mais prática e principalmente mais segura. 




Levo lanolina na bolsa, tenho outra perto da cama e aplico sempre que sinto necessidade. É tudo de bom!

Vocês também podem encontrar a lanolina presente em outros cosméticos como pomadas para trocas de fraldas, loções hidratantes e produtos da marca Nivea Care. Basta ler com atenção os ingredientes na composição. Lanolin é a denominação na maioria das rotulagens.

Espero que o post seja útil e que possa tratar a a pele não só das mulheres que estão amamentado, mas os adultos e crianças. Para os homens por exemplo, aplicar lanolina purificada após o barbear é excelente, pois a lâmina remove a camada de proteção natural da pele! E nas crianças é muito comum lesões provocadas pelo frio ou exposição solar intensa. É um recurso maravilhoso!


Beijocas mil e inté mais!






bagikan