22 abril 2014

Shampoo Celamina® Zinco (controle de caspa e auxiliar no tratamento da alopécia)

Olá, Belinhas!

Para quem convive com o tratamento contra a alopécia (queda de cabelo) certamente em algum momento o dermatologista prescreveu xampu anticaspa como coadjuvante no cuidado do couro cabeludo.
A primeira vez que peguei uma receita médica assim fiquei com muitas dúvidas. Afinal, se não tenho caspa, por que o médico passou para mim um xampu anticaspa?
A resposta é simples: os ativos presentes nesse tipo de xampu controlam a oleosidade do couro cabeludo e com isso, evita-se que essa oleosidade atue de maneira negativa nos folículos. A oleosidade capilar em portadores de alopécia androgenética (AAG) secretam DHT (dihidrotestoterona) que provoca o aumento da queda e a longo prazo morte do folículo capilar.
No casos dos homens, em que os fios são geralmente mais oleosos que nas mulheres, o uso dos produtos para o controle da caspa são muito bem tolerados. O cabelo fica mais bonito, com brilho e o couro cabeludo mais limpo. Já as mulheres a reclamação praticamente geral nos consultórios é o problema do ressecamento dos fios. Esse é na verdade o maior dilema. E no meu caso, depois que fiz tratamento para acne com retinoides orais, a oleosidade do couro cabeludo praticamente sumiu. Sendo assim, xampu anticaspa é para mim um tormento. Preciso usar, mas sempre o cabelo fica uma palha!
Meu dermatologista havia prescrito uma fórmula para manipular e o resultado achei desastroso. O cabelo ficou tão seco que nem consigo passar o pente quando faço aplicação desse xampu. A fórmula que ele passou possui base de xampu jaborandi e derivados de zinco. Como não tenho caspa, a opção foi melhor que antifúngicos tradicionais como cetoconazol, pois o zinco também tem ação anti-inflamatória no couro cabeludo. Esta ação calmante é excelente sobretudo em pacientes que sofrem com descamação e coceira. 
Fazendo uma pesquisa na internet sobre os derivados de zinco para uso tanto na pele como no cabelo, acabei descobrindo um xampu dermocosmético chamado Celamina® Zinco.  Resolvi apostar no produto porque sua fórmula é bastante parecida com o xampu que meu dermatologista prescreveu e ainda é enriquecido com pantenol. A minha aposta foi ter os benefícios dos derivados de zinco, com uma fórmula mais suave e hidratante. Será que o produto atendeu minhas expectativas? E o ressecamento do cabelo? Confiram!

Shampoo embalado em caixa de papel
cartonado. Frasco rígido com tampa
flip-top. Contém 150ml.

Descrição do produto: Celamina® Zinco 150ml.  Celamina® Zinco é indicado para caspa leve a moderada.

Piritionato de Zinco + Ciclopirox Olamina, componentes que permitem um tratamento da caspa e que não prejudica o cabelo. Com perfume agradável de menta e efeito condicionante, o Celamina® Shampoo apresenta um tratamento de qualidade, unindo praticidade e eficiência em um só produto. Além disso, auxilia no controle da oleosidade, dando brilho aos cabelos, deixando-os mais macios e saudáveis.

 Indicações: O Celamina® Zinco possui Ciclopirox Olamina 1,5% (potente agente antifúngico que elimina o fungo causador da caspa, restabelecendo o equilíbrio normal do couro cabeludo) e Piritionato de Zinco 1% (componente com ação sebo reguladora que controla a oleosidade). Além disso, contém seleção de tensoativos e condicionadores capilares (que mantém um pH ideal para o couro cabeludo), pantenol, vitamina E e vitamina B6 para a revitalização dos fios.

Modo de usar: Aplicar Celamina® Zinco 2 a 3 vezes por semana, sobre os cabelos molhados massageando o couro cabeludo até obter uma espuma abundante. Deixe agir por 5 minutos e enxague normalmente.

Número de Registro:  2.3726.0062 (Linha Cosmética)

Minha avaliação: O produto vem embalado numa caixinha de papel cartonado e o xampu é envasado em frasco rígido com tampa flip-top contendo 150ml. Achei a quantidade ótima porque no meu caso o produto não é para uso diário (de 2 a 3 vezes por semana).




A textura do Celamina® Zinco é muito parecida com os xampus anticaspa convencionais (base azul). Sua consistência é ralinha e é preciso manusear o frasco com atenção para evitar desperdícios de produto.



 A fórmula que meu médico prescreveu possui semelhanças com o dermocosmético Celamina® Zinco. Os principais ativos específicos são o Piritionato de Zinco e o Ciclopirox Olamina. Ambos promovem limpeza profunda no couro cabeludo, controlam a oleosidade, tem ação fungicida/bactericida e ainda apresenta ação calmante (diminuindo coceira e descamação). Essas características são importantes tanto no controle da caspa, como na seborreia, psoríase e como tratamento indireto para o controle da queda de cabelo.
A minha fórmula manipulada possui concentração maior que o Celamina® Zinco. Fiquei mais animada porque o xampu personalizado simplesmente detestei.  No meu xampu personalizado além dos ativos presentes no Celamina® Zinco, possui kopexil (outro ativo altamente ressecante). Além de ser menos concentrado (já que se trata de um produto dermocosmético isento de prescrição médica), contém pantenol e associações (ação hidratante). Esse diferencial foi super importante e com certeza fez toda diferença para mim no resultado final.

Detalhes da rotulagem

Resultados: Achei a fórmula do Celamina® Zinco infinitamente melhor que a fórmula que meu dermatologista prescreveu para manipular. Obtive a limpeza do couro cabeludo sem ressecar meu cabelo. O cheiro do produto é suave (não tem base de alcatrão ou enxofre) e os fios ficaram com brilho e com maciez.
Pedi para meu marido testar o produto e ele aprovou. O couro cabeludo masculino é mais oleoso e também fez a limpeza perfeita. O produto foi eficiente no controle da caspa e irritação no couro cabeludo.
Além dos resultados positivos, o preço foi excelente. Paguei na farmácia do bairro R$ 35,00 e a fórmula manipulada custa uma fortuna (acreditem: R$ 177,00 por 300ml!!!) Eu gastei essa dinheirada e detestei. Uso uma vez perdida e somente no couro cabeludo para não detonar meu cabelo. Em pacientes com caspa (especialmente os homens) com certeza a fórmula manipulada (mais concentrada) é excelente, mas nós mulheres temos necessidades diferenciadas e não ficamos felizes se o cabelo vira uma palha, né?!

A Linha Celamina ainda possui uma versão enriquecida com Ácido Salicílico - Celamina® Ultra. O produto é indicado para caspa intensa (não cheguei a comprar para testar). Como expliquei, não tenho caspa ou seborreia. O objetivo do uso do produto é exclusivamente limpar com maior eficiência o couro cabeludo e com isso minimizar os efeitos da DHT  na queda capilar androgenética.
Estou super satisfeita com o produto e agora não tenho mais tanto horror de usar essa categoria de xampu por causa do ressecamento dos fios. Aprovadíssimo cm distinção e louvor!


Onde comprar: farmácias e lojas especializadas em dermocosméticos
SAC: 0800 7730130


bagikan