Olá, gente!
Hoje, dia 26 de novembro, é o Dia C - Dia Nacional de Prevenção e Combate ao Câncer de Pele.
Aqui em Maringá-PR, o Hospital Universitário da UEM- HU, está participando da campanha.
A iniciativa promove mutirão de consultas ambulatoriais para diagnostico precoce e a conscientizar sobre a importância da prevenção, sobretudo sobre a a importância da fotoproteção no dia a dia.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, Quando diagnosticado precocemente o percentual de cura do câncer é maior. É recomendável a ida ao dermatologista pelo menos uma vez ao ano. O câncer de pele é o tipo de câncer mais frequente no País e corresponde a 25% dos casos.
Câncer de pele
A pele é o maior órgão do corpo humano. Embora o câncer de pele seja o tipo de câncer mais freqüente, correspondendo a cerca de 25% de todos os tumores malignos registrados no Brasil, quando detectado precocemente este tipo de câncer apresenta altos percentuais de cura.
Câncer de pele é mais comum em indivíduos com mais de 40 anos sendo relativamente raro em crianças e negros, com exceção daqueles que apresentam doenças cutâneas prévias. Indivíduos de pele clara, sensível à ação dos raios solares, ou com doenças cutâneas prévias são as principais vítimas do câncer de pele. Os negros normalmente têm câncer de pele nas regiões palmares e plantares.
Fonte: INCA - Câncer de pele
O que é câncer?
Basicamente é um grupo de mais de cem doenças separadas, todas caracterizadas por um crescimento anormal e irregular das células. Esse crescimento destrói o tecido corporal ao redor e pode se espalhar para outras partes do corpo em um processo que é conhecido como metástase (processo onde milhões de células malignas são liberadas pelo tumor primário na corrente sanguínea. ).
Equipe de médicos dermatologistas e graduandos em Medicina no Dia C 2016 no HU de Maringá
De acordo com o Portal Revista Hospital Brasil, o câncer da pele pode se manifestar como uma pinta ou mancha, geralmente acastanhada ou enegrecida, como também uma ferida que não cicatriza.
A = lesão assimétrica
B = bordas irregulares
C = alteração de cor
D = diâmetro maior que 6 mm
E = evolução ou modificação da lesão
Outra forma de avaliar o risco da doença é através da “Calculadora de Risco para Câncer da Pele”, também disponível no site www.controleosol.com.br/calculadora.
A Sociedade Brasileira de Dermatologia orienta que as pessoas se examinem com periodicidade, consultando um dermatologista em caso de suspeita. Também é importante que se examine familiares, pois muitas vezes os cânceres podem aparecer em regiões que não conseguimos ver sozinhos. Ao se expor, é importante que se use o protetor solar nas áreas expostas, mesmo em dias frios e nublados, reaplicando o produto a cada quatro horas no dia a dia e a cada duas horas nos períodos de maior exposição solar.
A SBD lembra que a melhor forma de evitar a doença é a prevenção! Vale reforçar que nem o autoexame, nem a calculadora de risco, substituem a consulta ao dermatologista da Instituição. (Fonte: Portal Hospitais Brasil)
Dicas importantes para prevenção diária contra o Câncer de Pele:
Folheto Inca 2016
Confira os postos de atendimento Dia C 2016 no Paraná:
CURITIBA
– Centro Médico da Santa Casa
Av. Visconde de Guarapuava, 3.200
– Ambulatório do Hospital de Clínicas – SAM 1
Rua General Carneiro, 181
– Ambulatório do Hospital Evangélico
Rua Luiz Leitner, 50
LONDRINA
– Ambulatório de Dermatologia – Setor 4 Hospital das Clínicas de Londrina HC-UEL
Rodovia Celso Garcia, PR 445 – KM 379 – Londrina/PR
PARANAVAÍ
– CRE – Centro Regional Especialidades
Rua Rio Grande do Sul, 2335 – Centro – Paranavaí/PR
APUCARANA
– Unimed Apucarana
Rua Rio Branco, 437 – Centro – Apucarana/PR
CASCAVEL
– Ambulatório do Hospital Universitário do Oeste do Paraná
Av. Tancredo Neves, 3224 – Santo Onofre – Cascavel/PR
MARINGÁ
– Hospital Universitário Regional de Maringá – Ambulatório de Especialidades
Endereço: Av. Mandacarú, 1590 – Jardim das Laranjeiras – Maringá/PR
FOZ DO IGUAÇU
– Poliambulatório Nossa Senhora Aparecida
Avenida das Morenitas, 2047 – Jardim das Flores – Foz do Iguaçu/PR
TOLEDO
– Unimed Costa Oeste
Telefone ao Público: (45) 3277-8000
Referência: Próximo ao Hosp. Dr. Campanholo
Endereço: Rua Santos Dumont, 2705 – Centro – Toledo/PR