10 fevereiro 2014

12

Minha atual rotina de cuidados faciais - Linhas Cleanance e Eluage Eau Thermale Avène

Olá, gente!

Quem acompanha o blog deve ter lido alguns posts sobre tratamentos de pele que fiz ao longo dos últimos 3 anos. Sou portadora da Síndrome dos Óvários Policísticos que no meu caso provoca aumento da testosterona e com isso vem muitos problemas (infertilidade, amenorreia, hipoglicemia, aumento da oleosidade na pele, alopécia e acne). Há mais sintomas na SOP descritos na litetarua médica tais como: resistência insulínica, hirurtismo, obesidade, retenção de líquido ou dificuldade para ganhar peso.
 Sendo assim, quando os primeiros sinais da doença se manifestaram na minha adolescência, passei a  praticamente "morar" em consultórios de ginecologistas e dermatologistas. Acompanhei o entendimento sobre a síndrome, coisa que há 25 anos, ninguém exatamente o que era e como atenuar seus efeitos. Ainda não há cura ou prevenção para a SOP.
De tratamento o que se tem até hoje de mais efeito é o uso contínuo de hormônios que tenham ação antiandrogênica. Seu uso a longo prazo ajuda a regular a testosterona e com isso, se diminui a oleosidade, a queda de cabelo e a acne.  Contudo, no meu caso, somente o medicamento não resolvia tudo. Tenho queda genética também, a oleosidade não era controlada e a acne nódulo cística era simplesmente terrível. Trata-se de um tipo de acne que é muito dolorida,  caroçuda que chega a formar elevações no rosto e que os medicamentos tópicos não fazem o menor efeito. Ou seja, ácidos tópicos ou antibióticos tópico não atenuavam em nada porque é um tipo de acne hormonal.
Enfim, da adolescência  para cá são anos de uso de retinoides, antibióticos, ácidos etc  das mais variadas fórmulas e concentrações percentuais. Já usei e conheço de tudo.  Inclusive, para quem não sabe, os tratamentos antisinais, os chamados "Peelings" foram descobertos por causa dos pacientes que usavam ácidos para o tratamento da acne. A cada descamação cutânea, os médicos notavam que a pele ficava mais fina, lisa, uniforme e que havia uma melhora nas rugas.

Em virtude dos longos anos de tratamento desenvolvi sensibilidade e em  2011-2012 estava com quadro de vermelhidão e descamação sem controle que foi necessário tratar primeiro esse problema para então continuar com os demais tratamentos. O quadro clínico era de Rosácea (sem ser uma rosácea propriamente dita). Usei produtos com ação calmante, pulsos de antibióticos, metronizadol oral, Inneov  Sensicap e depois da resposta clínica positiva, meu médico pode prescrever o tratamento com a Iso Tetrinoína Oral (Roacutan). Foram praticamente 9 meses usando esse medicamento. 
Quando recebi alta em outubro de 2013, depois de ter passado por episódios de hipersenbilidade que não podia usar praticamente nada, meu dermatologista trocou todos os meus produtos pelos da marca Eau Thermale Avéne.  A primeira vez que ouvi falar essa marca foi aqui mesmo no blog pelos comentários das leitoras, em especial, a Silvia.
Recebi no consultório amostras dos produtos antes de comprá-los para verificar se eu teria intolerância cutânea. Para vocês terem uma ideia, até os produtos da própria La Roche-Posay, desenvolvidos especificiamente para atenuar os efeitos do Roacutan, eu tive  reação!

Minha pele respondeu super bem aos produtos e atualmente tenho procurado substituir cosméticos de outras marcas pelos os da Avène. Não são produtos baratinhos, mas numa média geral, são ligeiramente mais baratos dos que eu estava usando sob prescrição. Esses produtos são famosos porque são hipoalergênicos os médicos prescrevem bastante para  pacientes com dermatite atópica ou psoríase, rosácea ou acne com sensibilidade (meu caso).

Minha atual rotina é a seguinte:

Limpeza: Duas vezes ao dia, uso o Cleanance Gel para a limpeza facial. Em outras limpezas, uso produtos em versão espuma (minha textura preferida) ou gel. Sempre uso com agentes calmantes e suaves e também tenho uma específica com Triclosano 1%.  Esse gel de limpeza Cleanance tem muitos benefícios com o uso contínuo porque ele contém derivados de zinco que acalmam a pele, diminuindo o vermelhidão, ajuda a controla a oleosidade (pele e couro cabeludo em xampus), tem ação fungicida e bactericida.  Meu primeiro frasco foi na versão com 75ml. Atualmente prefiro comprar o frasco de 200ml porque o custo por ml é mais barato.

Versões com 75ml ou 200ml


No controle da acne estou usando o Triàcnéal além de conter a famosa Água Termal Avéne possui Ácido Glicólico, Retinolaldeído (derivado mais suave do ácido retinóico), o ativo patenteado chamado Effectiose® que diminui a oleosidade. O produto é isento de parabenos. Em minha pele não sinto arder ou descamar. Uso em noites alternadas e o resultado são poros mais fechados e também noto que os cravos demoram mais a formar. Também percebo um efeito de desobstrução dos poros.


Como tratamento antisinais estou usando também da marca Avène dois produtos da Linha Eluage Emulsão e Olhos. Gostei bastante do efeito preenchedor das rugas e linhas.   Os produtos da linha Eluage ajudam a prevenir os efeitos do envelhecimento pois sua formulação contem  Retinaldeído RAL(mais suave que tretinoína) com o Ácido Hialurônico fragmentado que proporciona uma ação efetiva em todos os sinais do envelhecimento cutâneo. As embalagens desses produtos são maravilhosa porque possui sistema à vácuo, controlando bem a saída de produto, evitando desperdícios. (vou fazer resenha detalhada desses produtos também).





Para economizar o produto Eluage Olhos, também uso o Eucerin Aquaporin Olhos (por indicação médica). Deixo os produtos da Linha Eluage para uso nortuno.



Para esfoliação, tenho usado o Dermotivin Scrub. Recebi essa dica ótima no Nando Goober (Blog Vanity Pills). Não fiz resenha desse produto ainda, mas farei essa semana. Prometo! Só par adiantar o papo, trata-se de um esfoliante moderado, com grânulos sintéticos esféricos que limpam sem agredir a pele. Não senti nenhuma irritação com ele. O preço é caro, mas é  barato que o Ionax Scrub. Deu super certo na minha pele. Valeu Nando!!!

Bisnaga flexível com tampa flip-top
Contém 60 gramas


Na tonificação eu costumo variar. Uso Água Termal (comprei da Vichy porque está com melhor preço), ou outras loções tônicas sem álcool e que contenham ativos calmantes/ hidratantes como Pantenol, Aloe Vera, Calêndula. Por terem agentes hidratantes, agora no verão, estou dispensando cremes hidratantes faciais em creme para não aumentar a oleosidade. Para mim, os tônicos são suficientes. As minhas opões são Neutrogena Sem Álcool, O Boticário Active ou Panvel Faces (Rosa). 






E para proteção solar, estou usando nesse verão produtos com texturas o mais fluidas possível (liquida).  Ganhei da Vania o Solanoveil FPS50+++ que é simplesmente maravilhoso. Também estou usando o Neutrogena Ultra Sheer Liquid Lotion FPS 55 E se vou sair, não deixo de passar o Protetor Solar em Pó FPS 50 da Moderm. Os produtos com cor de base não estou usando agora no verão porque o calor está insuportável. Quanto mais limpa minha pele, melhor. Aguardem que farei resenha desses protetores!

Frasco com tampa rosqueável, contém
bico dosador. 40 ml


Frasco com tampa rosqueável, contém
bico dosador. 45 ml



Fiz um vídeo na TV Belinha para que vocês possam avaliar como está a saúde da minha pele. Deixei os temas proteção solar, tonificação, esfoliação e hidratação de fora porque o vídeo iria ficar muito longo.



É isso, pessoal! 

Beijocas mil e inté mais!

12 comentários:

  1. Oi Vanessa, vi seu vídeo ontem, sua pele é maravilhosa, eu já usei o protetor Neutrogena Ultra Sheer Liquid Lotion FPS 55 e achei um ótimo filtro, o preço é ótimo, cerca de 45 reais, depois vou recomprar.

    Queria saber se Tem muita diferença do Eluage Emulsão para a verão só dos olhos porque prefiro comprar versão rosto do que versão olhos porque sai mais barato pq é o dobro da quantidade, só não compensa se a versão rosto for forte e arde ou sensibilizar a região mdos olhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silvia,

      Você que acompanhou bem o meu caso, depois de 3 anos na luta, posso dizer que valeu a pena o esforço.

      Esse Neutrogena FPS 55 é um achado e descobrir assim. Tinha comprado para usar no meu marido durantes as ferias o Aerossol da linha Sun Fresh FPS50. Nem eu nem ele gostamos do produto. Textura grudenta e dificil de aplicar. E ainda o jato não estava saindo bem. Liguei para o SA JJ e como sempre o atendimento ao consumidor é nota 10. Além de terem recolhido o produto para analise de controle de qualidade, a JJ ofereceu qualquer outro produto da linha solar Neutrogena para troca. Dai eu escolhi esse Lotion Liquid. E qdo fui testar .... amei! Otimo custo/benefício. Deu de mil a zero no Anthelios AC ou no Profuse Oil Control. O preço também achei muito justo.

      Sobre a Linha Eluage, eu nao tive coragem de passar a emulsão na área dos olhos. Eu tenho problema de ressecamento, tudo incomoda e produto para olhos são um problema. Sempre mais caros porque os ativos e estabilizadores tem que ser oftalmologicamente tolerante.

      Como eu já tinha comentando no post sobre o Aquaporin, eu uso ele de dia para economizar o Eluage Olhos.

      Da Avene comprei seu produto de limpeza. Achei maravilhoso. E estou garimpando a loção cleanance matificante para substituir o tônico quando usar maquiagem. Certamente deve ajudar a segurar melhor a oleosidade.

      bjssss

      Excluir
  2. Vanessa, eu estou confusa porque esse Eluage tem uns 3 tipos diferentes e eu não sei qual mais adequado a pele oleosa, Meu tônico esta acabando e eu estou em dúvidas entre várias marcas, olha o Neutrogena Lotion é super leve porque foi desenvolvido para pessoas que usam 26544465 produtos no rosto de manha, esse é o conceito dele, na ultrafarma o preço dele é ótimo.
    Meu gel Cleanace esta a caminho, para minha ele é o melhor, depois dele vem o actine, e depois o normaderm. O Efaclar gel terminei um tubo a pouco tempo e não gostei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silvia,

      O Efaclar gel tb não compro mais. Achei o Cleanance gel muitoooo melhor, sobretudo o cheiro é sem comparação.

      Da linha Eluage, a maior diferença é o serum concentrado ( o mais caro de todos!). Este deve ser passado somente nas rugas fazendo aquela massagem com os "beliscões". O que eu comprei foi a Emulsão. A textura é mais levinha e mais indicada para a pele oleosa. A versão olhos só tem uma poção mesmo.

      De tônico quero comprar esse da linha Cleanance loção matificante. Deve ser otimo para contrair os poros.
      Tenho consulta em abril e vou ver se meu medico tem amostra dele para eu testar. Se gostar eu te conto.

      Menina, to in love com esse filtro! Um super achado! Deu um banho no Anthelios e outras coisas caras que existe por ai.

      Meus produtos da Linha Efaclar só vou usar no inverno e se eu não voltar a usar formula manipulada. A intolerância foi uma loucura.... ter alergia ao hidratante Effaclar H...ninguem merece!

      A cada produto Avene que compro fico mais fã da marca. E toda vez que uso lembro de voce!

      bjhsss

      Excluir
  3. Avene é a marca numero 1 em pele sensíveis, olha tenho um bom substituto desse esfoliante, é o esfoliante aquaclin que é da mesmo fabricante, só que tem a metade do preço. Eu comprei um sabonete liquido aqaucli da embalagem azul e ele é idêntico ao dermovitin control da embalagem laranja, o cheiro é o mesmo, só que o preço é 3 vezes mais em conta.Comprei por 10 reais cada tupo e uso no corpo e para lavar pinceis, estou usando no rosro enquanto o meu gel avene não chega.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silvia,

      Os produtos da linha Darrow são da Pierre Faber. Eu to louca para achar, mas até agora nada nas farmacias on line que eu compro.
      Esse esfoliante ja tinha ouvido falar nele, mas é um ET porque nao encontro! hahaha
      Teria como vc fazer resenha desses seus produtos?
      bjksss

      Excluir
  4. Lendo sua história pude notar o quão chato é ter esse problema, as pessoas sofrem muito, espero que arrumem logo algo contra, um remédio sei-la!
    Fico feliz por saber ue você achou produtos que você se da bem (temos que achar o lado bom sempre né?)

    É isso Beijos!

    http://opiniao---propria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria Eduarda,

      A SOP é muito chata e convivo com ela desde os 10 anos. Antes da menarca, já comecei a sentir os problemas, sobretudo oleosidade excessiva e muitos pelos no corpo. Antes dos 10 anos já tinha pelos como uma adolescente.
      Na epoca ninguem entendia o que era e fui convivendo e apenas tomando hormonios (pós 14 anos) Praticamente nao ovulei na vida e para conseguir ser mãe foi um longo processo.
      São 25 anos na luta contra a SOP e só há atenuação dos sintomas. Tratamento/cura não tem.

      bjsss

      Excluir
  5. Nessa,
    Sua pele está maravilhosa, de bebê mesmo, parabéns pelo tratamento e pela persistência, pq não é fácil.
    Adorei conhecer os produtos que vc tá usando para manter a pele bem.
    Vc sente muita diferença do creme para área dos olhos da Avene para o Aquaporim? O Avene é bem melhor?
    Esse filtro solar da Neutrogena deixa a pele muito oleosa ou é bem mate?
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deni,

      Foi uma luta para melhorar a minha situação! Quando não há sensiblidade, é possível usar ativos e produtos mais baratos e conseguir ótimos resultados. Infelizmente chega um ponto que a pele não tolera mais e começa a avalanche de problemas. Já fiz tudo que é tipo de tratamento e finalmente fiz um roteiro que deu certo. Posso dizer seguramente que a vida mudou para melhor depois do Roacutan. Por mais que os efeitos sejam dífíceis valeu muito a pena o sacrifício. Mesmo ainda tendo sensibilidade, só pelo fato de ter controlado a oleosidade e os nódulos não posso querer mais nada.

      O Aquaporin é totalmente diferente do Avene Eluage. Vou explicar. O Aquaporin age de modo semelhante a ureia (no quesito hidratação). O aquaporin permite maior retenção de água nas celulas e com isso se a pele está mais hidratada, mais saudável é a aparecência. Outro ponto positivo do produto que eu sinto é que com o uso contínuo noto que outros creminhos são mais absorvidos pela pele. Mas é apenas isso que o Aquaporin faz. É um hidratatante desenvolvido para area dos olhos.

      Já o Eluage é um potente preenchedor cutâneo. Minha pele em particular responde muito bem ao ácido hialurônico. O resultado do efeito cinderela é muito rapido. Desde a primeira aplicação eu ja noto a pele melhor no dia seguinte. Contudo.... acido hialurônico deixou de usar...babau! a pele absorve e as rugas voltam. Isso vale tanto para os dermocosméticos tópicos como nas injeções transdérmicas feitas pelo dermatologista em consultório. A duração do preenchimento com agulhas varia de 6 meses a 18 meses no máximo.

      Como paciente, acho que um produto completa o outro. E como o Aquaporim é mais barato, não uso o Eluage todas as noites.

      Sobre o Neutrogena ele não deixa a pele muito oleosa. Há um leve brilho, não chega a ser 100% mate e quando eu passo a mão no rosto sinto o produto lá na pele, mas não é algo pesado, entende. Como o produto é liquido a textura é muito mais leve que um filtro em creme e absorção é muito melhor.
      A textura dele é igual ao Anthelhios AC só que com a diferença que não deixa a pele uma graxa! Tive tanta raiva desse filtro que nunca mais comprei nada da linha.

      O preço é média 45,00. Achei um ótimo preço pela qualidade, embalagem e proteção.
      com certeza qdo eu terminar o meu frasco vou comprar.
      Tenho usado ele direto agora que o calor tá matando. Qdo a temperatura melhorar, volto para outros filtros, inclusive com cor de base. Agora não tem a menor condição.
      Para tirar o brilhinho desse filtro só um po mesmo de leve e priu.
      Não tem erro. Já sai em sol matando, fui para a academia a pé e voltei completamente digna.

      bjsss

      Excluir
  6. Vanessa,
    munida de bons produtos você está mesmo! E vc tem razão, gasta-se um pouco demais para manter os estoques, não é? Vi o seu vídeo e posso pelo menos te falar, se isso consola, que os resultados são visíveis. Não me lembro de ter visto alguma foto ou video em que vc apareça com a pele no estado de " antes", só sei que o estado dela agora é excelente, pelo que parece.
    Bjos,

    Luciana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciana,

      Demorei alguns meses garimpando para comprar os produtos por etapas e com bom parcelamento. Nas compras que estou fazendo, na medida em que um produto vai acabando, já começo a garimpar e tentado substituir por produtos da Avene pq minha pele deu super certo com eles.
      Minha acne não era aquela "classica", se fosse eu estaria no céu. Não que exista alguma acne boazinha... hahaah mas as minhas eram super difícieis de tratar e saia em lugares que incomodavam muito (queixo, dentro do nariz ou orelhas, pescoço. Ja teve vez que apareceu até no ceu da boca!) Nenhuma medicação tópica resolvia pq não se conseguia penetrar nos nódulos. bastava uma para deixar meu queixo com um caroço por meses e sempre ficava uma mancha pq minha pele pigmenta com muita facilidade.
      Acho que não há mesmo imagens porque qdo eu gravava estava com maquiagem e dava uma disfarçada. Mas tem videos que consigo ver exatamente as areas de descamação que não ficavam boas nunca.

      Sobre as rugas uma coisa é certa - até a gente encontrar o ativo que funciona demora.
      Minha pele responde bem ao acido hialuronico. Até mesmo produtos da Avon funcionam.
      Eu so nao posso mais usar por causa da sensibilidade. É usar e ficar um pimentão.

      basicamente é isso!

      Excluir