23 agosto 2013

Testei: Henna em Pó Himalaya e Creme Pós Henna

Olá, meninas!

Fazia um tempão que eu estava querendo testar a Henna em Pó Himalaya. Meu cabelo estava precisando de uma corzinha e como vocês sabem não posso usar colorações tradicionais por causa do meu problema de queda de cabelo. Em junho tive um pico de queda e não pude fazer nem meu amado Banho de Brilho. Agora está tudo bem e a vida continua!
Eu queria usar desta vez a henna em pó porque o produto além de ser um recurso de pigmentação com extratos vegetais (tonalização por deposição), a henna tem propriedades importantes para tratar o couro cabeludo. E como eu tive uma fase de aumento de queda de cabelo, queria usar produtos com o menor grau de dano possível. 
A primeira vez que ouvi falar da Henna em Pó Himalaya foi por meio de comentários aqui no blog. a querida leitora mineira Adriana Prado usa há bastante tempo e considera o produto o melhor disponvível no Brasil. Na sua opinião, além dos benefícios terapêuticos conhecidos da henna que consiste em controlar a oleosidade do couro cabeludo, o produto oferece maior poder de pigmentação.
Precisei pesquisar bastante para conseguir adquirir os produtos na internet, pois a marca Himalaya não tem pontos de venda no varejo em todo território nacional. No final desta resenha deixarei os canais de venda que encontrei. 
Uma grata surpresa durante esse processo de Caça à Henna Himalaya foi ter recebido e-mail da empresa fabricante com a notícia de que o blog receberia um kit para testes. O motivo do contato foi para  obter informações de como comprar os produtos.

Vamos agora à resenha, conhecer os detalhes e principalmente conferir os resultados!


Informações gerais sobre a Henna em Pó Himalaya: Pura e importada. Produto 100% natural sem química, originária do Oriente Médio e importada da França usada à milênios pelas mulheres. Usada pelos melhores cabeleireiros, com perfeito resultado de tratamento e coloração apenas com água fervente. Sua principal função é cobrir os fios brancos, dando reflexos de vários tons, dependendo da cor usada, que vão dos dourados aos avermelhados.

Indicação: Excelente tratamento para todo tipo de cabelo. Devolve a tonalidade natural, oferece reflexos de vários tons, equilibra a oleosidade, evita queda, caspa, seborreia, fortalece o bulbo capilar, aumenta o volume e brilho. Indicada por dermatologistas para gestantes, pessoas que fazem tratamento capilar ou possuem alergia a produtos químicos. Observação: Cabelos brancos e grisalhos, o tempo de aplicação não deverá exceder 10 minutos (recomendado para pessoas com até 70% de fios brancos).

Apresentação: latas  com 80 gramas e 250 gramas. Sete opções de cores (nuances)

Minha avaliação:  Eu estava com muita vontade de conhecer a Henna Himalaya porque tudo que li até hoje sobre o produto eram relatos de elogios e alto grau de satisfação. O primeiro quesito que merece destaque são as embalagens da Henna em Pó. São latas metálicas que armazenam um saco transparente lacrado com o produto. Eu fiquei encanta tanto com a beleza das latinhas e principalmente com esse cuidado. Para quem não sabe, os produtos em pó (alimentos também), depois de abertos tem melhor armazenamento em latas. Isto porque protege o produto de oxidação (ar e principalmente contato com a luminosidade).
Eu recebi da empresa uma lata de 80 gramas da Henna em Pó Himalaya Castanho e a versão Líquida (também na mesma cor). Eu comprei pela internet a lata grande de 250 gramas e o Creme Hidratante Capilar Pós Henna Himalaya.
A lata grande é interessante para comprar pois é pequena a diferença de preço com a versão de 80 gramas. Neste teste decidi usar a lata pequena e o Creme Pós Henna Himalaya.


Saquinho com Henna Himalaya

Eu faço minhas aplicações em casa. Quem faz em salão não precisa ter todos os utensílios apresentados da lista abaixo:
  • Tigela plástica para tintura
  • Pincel plástico para tintura
  • Luvas de latex ou silicone
  • Copo plástico dosador 
  • Pente plástico preto
  • Toalha
  • Prendedores de cabelo (bico de pato ou presilhas)
  • Capa protetora para tintura em PVC
  • Touca plástica para proteger
  • Touca térmica para dinamizar o processo
  • Relógio (para marcar tempo de pausa)
  • Creme hidratante ou loção protetora para pele) e algodão
 Como meu cabelo tem pouquíssimo volume, utilizei 40 gramas de henna em pó (metade da lata). O produto é um pó fino, bem triturado, com aroma característico de extrato seco vegetal. 


Descrição composição do produto: Pode conter - Extrato seco em pó de henna lawsonia Alba lawsonia inemis, Juglans regis, Matricania chamomila e Indigofera tinctoria, Picramato, Curcuma longa, Bixa oreiana

Como apliquei: Primeiro lavei meu cabelo com xampu. Escolhi para a lavagem o Yenzah Pró Vida. O motivo da escolha é que o produto tem propriedades antioxidantes e hidratantes. A henna remove excesso de oleosidade e se o cabelo foi limpo com xampus antiresíduos, ou para cabelos oleosos, pode interferir no resultado (cabelo ressecado). Não se deve aplicar condicionador em qualquer técnica de coloração por deposição. Sequei bem o cabelo, deixando-os levemente úmido.
Coloquei as luvas, a capa de PVC, penteie o cabelo, dividi e prendi as 4 principais áreas. Em seguida apliquei creme hidratante no rosto, orelhas e pescoço. Quando a pele é umectada de creme torna-se mais fácil a limpeza em caso de contato acidental com o produto.

A henna deve ser preparada com água fervente, pois o produto precisa ser rehidratado. O folheto explicativo informa que o ponto é um "mingau mole".  Coloquei a henna na tigela plástica e fui adicionando água fervente e fui mexendo com vigor para evitar formação de grumos. Não é bom colocar toda água de uma vez porque acho mais difícil de hidratar o extrato vegetal seco. A quantidade de agua total utilizada foi de aproximadamente 150 ml. O resultado é uma consistência levemente cremosa e em tom cappucino.


Foto tirada quando preparei uma quantidade pequena
que usei apenas para complementar a cobertura

A técnica de aplicação para cabelos escuros  é a mesma da tintura convencional (aplicar primeiro nas áreas claras). Faço primeiro aplicação com pincel mecha por mecha e no fim aplico o produto nas mãos para fazer massagens e garantir que todo o cabelo recebeu a henna de forma homogênea.
 Eu tenho certa habilidade e não faço sujeira, mas sei que tem gente que não consegue. Levei cerca de 30 minutos para aplicar o produto no cabelo. A pausa eu deixei por 60 minutos porque não usei touca elétrica e sim térmica.
Na hora da remoção da henna aqui vai um conselho de dona de casa: primeiro faça a lavagem inicial no tanque da lavanderia! Se for fazer direto no box, há muito trabalho depois em limpar os resíduos. O produto parece que voltamos à infância e brincamos de bolinhos de terra!

A Henna Himalaya recomenda o uso do Creme Hidratante Pós Henna. Sua principal função é facilitar a  remoção dos resíduos de extrato vegetal que se agregam aos fios (parece até areia de praia). A fórmula desse creme contém como principal ativo a lanolina e ainda possui petrolato e óleo mineral. O produto tem aroma agradável (levemente herbal) e tem consistência cremosa e cor branca. Caso alguém não encontre o produto, vale usar outro creme hidratante. De fato esse recurso de limpeza com creme faz toda diferença do que só lavando com água corrente.
Durante a lavagem sai muito resíduos, mas o que eu achei interessante foi que no cabelo mesmo não sai muita água pigmentada.

Depois que limpei todo o cabelo, apliquei máscara AMO Yenzah (Óleo de Macadâmia) porque como meu cabelo não está mais oleoso (tratamento com isotretinoína oral), porque eu sei que meu cabelo iria pedir uma finalização com óleos nobres nutritivos. Depois do Banho com o cabelo desembaraçado ainda usei as gotas de Óleo AMO Yenzah.

Vamos aos resultados:

 Nuances em tons acobreados e dourados

Na luz natural sem reflexo do sol







Na luz natural o resultado é muito sutil, mas para mim foi bastante a mudança. O Cabelo ficou com reflexos dourados acobreados e foi mantida a nuance de fundo de cor natural dos meus fios que são Castanho Médio.Meu cabelo ficou com brilho, não tive ressecamento e amei como meu cabelo ficou. 
O cabelo fica por alguns dias com cheirinho de henna (extrato vegetal seco = cheiro de chá/mato). Eu não acho ruim e gosto bastante dessa característica natural do produto. 

Neste primeiro teste usei o produto puro. Mas ainda quero fazer outras experiências adicionando mel, leite e óleos nutritivos. Adoro combinar tratamentos que cuidam e tonalizam ao mesmo tempo.
Ainda não sei quanto tempo irá durar o efeito no meu cabelo, pois lavo diariamente. Segundo as meninas que usam, os fios brancos não desbotam. Eu tenho uns 3 fios no máximo e foi ficar de olho neles!
O produto superou minhas expectativas e por isso está devidamente aprovado com distinção e louvor!





SAC formulário on line

Distribuidora SGBS
Rua Brasil 1800 .Tupa,SP 17606-050

(14) 3496-4459
(14) 3441-4410
(14) 3491-5784

Onde comprar: Não adianta fazer resenha, gostar de um produto e não fornecer o "Caminho das Índias" para vocês. Afinal, a luta foi grande para encontrar os produtos.

Também vou deixar o contato da empresa distribuidora chamada SGBS (Tupã-SP).
Eles atendem pessoa física (pedidos sob encomenda e envio pelo correio/frete por conta do comprador.

* Gostaria de agradecer à Henna Himalaya pelo envio do kit para testes aqui no blog. Em momento oportuno farei teste com a Henna Himalaya Creme.



bagikan