14 setembro 2015

5

Sabonete Cremoso Tonificante e Gel de Limpeza Tonificante Natura TEZ

Olá, Belinhas!

Sabe quando uma marca lança uma proposta de cosméticos que encanta aos olhos e quando a gente testa não fica tão feliz? Pois foi o que aconteceu comigo com os produtos de limpeza tonificante da nova Linha Natura TEZ.
Amei a ideia da linha que traz para nós praticidade e versatilidade nos produtos. Os produtos destinados à limpeza prometem ser 3 em 1: Limpan, Tonificam e Removem Maquiagem. Fiquei empolgadíssima quando vi o folheto e fiz pedido de praticamente todos os produtos da Linha Natura TEZ.

Tive problemas de forte irritação nos olhos com esses produtos, especialmente o Sabonete Cremoso Tonificante indicado para Peles Normais a Secas. A versão em Gel de Limpeza Tonificante para Peles Normais a Oleosas, também ardeu, mas não tanto quanto a versão do frasco azul. Além disso, os produtos apresentam muitas informações conflitantes nas embalagens. Já registrei protocolo de atendimento no SAC da Natura e espero que a linha possa ser aprimorada, pois adorei a ideia de produto 3 em 1.





Sabonete Cremoso Tonificante Natura TEZ

Frasco azul (Peles Normais a Secas). Contém 150ml. Embalagem com tampa flip-top
Possui embalagem caixa em papel cartonado. A caixa conta com marcações em Braille


Características:  3 em 1: Limpa, tonifica, e retira a maquiagem, revigorando a pele em um só passo.

Benefícios: Possui uma textura cremosa que deixa a pele macia, sem ressecá-la. Mantém o pH natural da pele.

Modo de usar: Molhe o rosto com água e espalhe o sabonete até formar uma espuma cremosa. Enxágue bem!

Composição: AQUA, CANOLA OIL, SODIM TRIDECETH SULFATE, SODIUM LAUROAMPHOACETATE, COCAMIDE MEA, PARFUM, ACRYLATES/C10-30 ALKYL ACRYLATE CROSSPOLYMER TREITHANOLAMINE, SODIUM CHLORIDE, XANTHAN GUM, CITRIC ACID, DISODIUM EDTA, DMDM HYDANTOIN, PEG-4 LAURATE, PEG-4DILAURATE, PEG-200, IODOPROPYNYL BUTYLCARBAMATE, METHYLISOTHIAZOLINONE.



Imagens escaneadas da caixa do produto


Gel de Limpeza Tonificante Natura TEZ

Frasco verde (Peles Normais a Secas). Contém 140ml. Embalagem com tampa flip-top
Possui embalagem caixa em papel cartonado. A caixa conta com marcações em Braille

Características: 3 em 1: Limpa, tonifica e retira a maquiagem, removendo a oleosidade da pele em um só passo.

Benefícios: Reduz imediatamente o brilho do rosto, deixando a pele sequinha e reequilibrada. Mantém o pH natural da pele.

Modo de usar: Molhe o rosto com água e espalhe o gel até formar uma espuma cremosa. Enxágue bem!

Composição: AQUA, COCAMIDOPROPYL BETAINE, SODIUM LAURYL SULFATE, GLYCERIN, DECYL GLUCOSIDE, PARFUM, PEG-150 PENTAERYTHRITYL TETRASTEARATE, PEG-7 GLYCERYL COCOATE, PEG-40 HYDROGENATED CASTOR OIL, SODIUM METHYL 2-SULFOLAURATE, PEG-6 CAPRYLIC/CAPRIC GLYCERIDES, PROPYLENE GLYCOL, PEG-120 METHYL GLUCOSE TRIOLEATE, DISODIUM 2-SULFOLAURATE, CITRIC ACID, DISODIUM EDTA, BHT, SODIUM HYDROXIDE, MAGNESIUM NITRATE, METHYLCHLOROISTHIAZOLINONE, MAGNESIUM CHLORIDE, METHYLISOTHIAZOLINONE.


Imagens escaneadas da caixa do produto


Minha avaliação: Comprei os produtos no Ciclo de Lançamento da Natura TEZ por meio de catálogo com minha revendendora. Fiquei na maior pilha para receber os produtos porque gosto de ter cosméticos multifuncionais. Da Linha Tez comprei além dos limpadores os potinhos de cremes faciais.
O motivo de comprar as duas versões de pele é porque minha pele tem atualmente leve oleosidade (antigamente era super oleosa, mas depois que fiz tratamento com retinóide oral, a pele ficou mais sequinha) e como minha pele é madura, gosto de intercalar na rotina diária produtos para peles normais a secas.

A proposta dos limpadores é versatilidade em um só produto: limpar, tonificar e remover maquiagem em apenas um único cosmético. Amei a proposta e por isso fiz o pedido. Queria ter um produto de limpeza para usa no banho, naqueles dias corridos quando não é possível dedicar tempo especial para remover maquiagem com demaquilante bifásico.

Sempre que compro um novo produto, antes de usar gosto de ler atentamente as informações de rótulo. O primeiro quesito que me chamou a atenção é que nenhum dos limpadores informam que REMOVEM MAQUIAGEM. O segundo quesito foi EVITE CONTATO COM OS OLHOS.

- Como assim? Como vou remover pigmentos de sombra, delineador, máscaras de cílios (no folheto dizia que removia até máscara a prova d´água), sem abrir nenhum pouco os olhos? -Ok! É possível interpretar no texto EVITE CONTATO COM OS OLHOS em não passar o produto diretamente no globo ocular. Mas o fato é que ambos os produtos arderam nos meus olhos. O Sabonete Cremoso Tonificante ardeu de queimar! Fiquei com os olhos super vermelhos e eu nem cheguei a abrir completamente os olhos. A versão em Gel de Limpeza Tonificante tive mais tolerância e não ardeu tanto, mas mesmo assim, tenho que usar com cautela, apenas para limpeza facial sem passar na região dos olhos.

No rótulo do produto Informa 4 benefícios:

  1. Remove impurezas e resíduos de poluição
  2. Mantém o pH natural da pele
  3. Tonifica e reequilibra
  4. Deixa a pele macia e revigorada

-Gente!!!! Cadê a informação Remove Maquiagem????



Em tese, o produto não é indicado para remover maquiagem, e sim limpar limpar e tonificar. No teste  que fiz de limpeza de maquiagem, achei que o Gel limpou melhor que o Sabonete Cremoso. Mas ao fazer o teste com demaquilante bifásico após o banho, o disco de algodão ainda apresentou resíduos de pigmentos. E eu tenho e amo o Demaquilante Bifásico Natura Chronos e ele não arde nada em meus olhos! Entendo que minha sensibilidade possa ser maior que de outras consumidoras e que em caso de sensibilidade, o uso deve ser descontinuado e procurar orientação médica. Até ai, tudo bem! O que realmente me incomodou foram as informações de rotulagem. Pois não há nada nem no corpo do produto nem na caixinha indicado que os produtos retiram maquiagem. Desta forma, gostaria muito que a Natura, corrigisse essas informações (é 2 em 1??? ou é 3 em 1??? ) e ainda que recolhesse os lotes que foram vendidos com tais divergências de informações e disponibilizasse um Recall aos consumidores que compraram tais produtos.



Gel de Limpeza Tonificante possui 4 benefícios:

  1. Remove impurezas e oleosidade
  2. Reduz o brilho
  3. Mantém o pH natural da Pele
  4. Deixa a pele sequinha e equilibrada

Cadê a informação Remove Maquiagem????







Outro problema que identifiquei nas informações de rotulagem foi que é informado que o consumidor deve guardar a embalagem, pois os produtos possuem REFIL. Infelizmente NENHUM DOS PRODUTOS (LIMPADORES E CREMES FACIAIS) POSSUEM REFIL. Bem, pode ter sido um descuido da Natura de "copiar e Colar" informações de Rótulo. O fabricante pode posteriormente lançar Refil. Fico na torcida para que ocorra, pois sou fã da Natura porque boa parte de seu portfólio de produtos são refiláveis.  Os potinhos em creme podem ser reabastecidos, mas não são iguais aos potes da Linha Chronos no qual o refil é encaixado no centro do pote original. Eu não teria o menor problema em comprar um refil em sachê para refilar o potinho dos cremes faciais da linha Natura TEZ.

Ainda sobre a embalagem, os fracos dos limpadores possuem conexão da base com o módulo de tampa flip-top, feito por encaixa (pressão). Esse sistema é PÉSSIMO se o objetivo do produto é ter um REFIL. Essa embalagem precisaria ter conexão ROSQUEÁVEL  para que o consumidor possa separar o frasco do módulo de tampa e reabastecer o produto.
A embalagem em si é linda, arredondada, gostosa de pegar. A tampa flip-top é ótima de abrir e fechar, veda perfeitamente o produto. Se não houvesse a informação equivocada da existência de refil, não levantaria a questão de erro de informação ou que o produto tenha embalagem difícil de refilar.





Com relação à fragrância, achei ambos os produtos uma delícia! Lembram muito os produtos da Linha Natura Chronos.
Sobre as composições, o Sabonete Cremoso Tonificante é enriquecido com  Óleo de Canola. Contém silicones, DMDM Hydration.

Composição: AQUA, CANOLA OIL, SODIM TRIDECETH SULFATE, SODIUM LAUROAMPHOACETATE, COCAMIDE MEA, PARFUM, ACRYLATES/C10-30 ALKYL ACRYLATE CROSSPOLYMER TREITHANOLAMINE, SODIUM CHLORIDE, XANTHAN GUM, CITRIC ACID, DISODIUM EDTA, DMDM HYDANTOIN, PEG-4 LAURATE, PEG-4DILAURATE, PEG-200, IODOPROPYNYL BUTYLCARBAMATE, METHYLISOTHIAZOLINONE.



O Gel de Limpeza Tonificante destaco a Glicerina e o proprilenoglicol (ação calmante). Contém siliconetes.

Composição: AQUA, COCAMIDOPROPYL BETAINE, SODIUM LAURYL SULFATE, GLYCERIN, DECYL GLUCOSIDE, PARFUM, PEG-150 PENTAERYTHRITYL TETRASTEARATE, PEG-7 GLYCERYL COCOATE, PEG-40 HYDROGENATED CASTOR OIL, SODIUM METHYL 2-SULFOLAURATE, PEG-6 CAPRYLIC/CAPRIC GLYCERIDES, PROPYLENE GLYCOL, PEG-120 METHYL GLUCOSE TRIOLEATE, DISODIUM 2-SULFOLAURATE, CITRIC ACID, DISODIUM EDTA, BHT, SODIUM HYDROXIDE, MAGNESIUM NITRATE, METHYLCHLOROISTHIAZOLINONE, MAGNESIUM CHLORIDE, METHYLISOTHIAZOLINONE.




Sobre a limpeza (remoção de impurezas naturais da pele como oleosidade gostei muito do Gel de Limpeza. Senti minha pele bem limpa, sem repuxar e pude notar efeito de pele tonificada. Daria a nota de 5 Banheirinhas se o produto tivesse em sua propaganda de lançamento função de LIMPEZA PURIFICANTE E TONIFICAÇÃO, sem a questão da Remoção da Maquiagem como está posto nos rótulos (caixinha e frasco do produto).  A versão gel de limpeza removeu mais pigmentos que o Sabonete Cremoso, mas não tirou totalmente. Sendo assim, a nota do produto em si (gel de limpeza), sem levar em consideração essas questões de rotulagem que levantei nesta resenha, é 4 Banheirinhas. Queria ainda que os limpadores informassem os respectivos índices de pH nas rotulagens.






Já o Sabonete Cremoso Tonificante Natura TEZ eu o REPROVO. Ele deixou minha pele um tanto grudenta ao toque, como se tivesse formado uma película. Alguns produtos "2 em 1" deixam a pele assim, mas eu não gosto desse resultado. Como ele ardeu demais nos meus olhos (mesmo fechados), não pude nem cogitar tentar remover pigmentos de sombra e máscara de cílios porque eu sabia que poderia ter problemas graves na minha visão. Suspender o uso é  o que deve ser feito.





Os procedimentos que adotei foram com Sabonete Cremoso Tonificante Natura TEZ: lavar em abundância os olhos em água corrente até sentir que não havia mais resíduos do produto.Após o banho, apliquei imediatamente o medicamento Hylo Comod Gel, prescrito por minha médica oftalmologista, para obter maior conforto durante o episódio de irritação.
Descontinuei o uso do Sabonete Cremoso Tonificante Natura TEZ e entrei em contato com o SAC Natura via CHAT. Prontamente a atendente, solicitou contato telefônico e durante esse atendimento, notifiquei sobre a irritação nos olhos, bem como todas as divergências de informações que encontrei nas respectivas rotulagens.

A Natura em resposta deixou a minha disposição que trocaria o produto no valor vigente de R$ 29,90. Escolhi o Gel de Limpeza Tonificante da mesma linha Natura TEZ, já que gostei da limpeza proporcionada pelo produto. E usando estritamente conforme prescrito na rotulagem, evitando contato com os olhos, o gel de limpeza é excelente. Sobre as questões de informações de rótulo, não tive qualquer retorno da Natura até o presente. Espero que esta resenha, bem como as minhas manifestações registradas (com protocolo de atendimento) nos contatos com o SAC Natura possam colaborar para aprimoramento da Linha TEZ.

Confesso que como consumidora fiquei desapontada, pois o que fomentou a compra de ambos os limpadores foi justamente a expectativa de que teria produtos 3 em 1 e que eu poderia limpar, remover maquiagem e tonificar minha pele com um só produto.

Confiram as imagens de campanha disponíveis no site oficial da Natura:

 http://www.natura.com.br/www/nossas-marcas/tez/






Gosto demais  Natura, sou consumidora há vários anos e espero que o ocorrido tenha sido um evento específico de lote de fabricação. Espero que as informações de rotulagens possam ser corrigidas e que os produtos possam ter refis, Quem acompanha o blog sabe da minha militância para o bom reaproveitamento das embalagens e a Natura é pioneira nesse quesito. Adoro comprar produtos das linhas Natura que tem refil. A satisfação como consumidora que ama refil é enorme. 
Sobre o episódio da sensibilidade oftálmica, esta pode ocorrer com qualquer consumidor. Mas na rotulagem não consta a informação OFTALMOLOGICAMENTE TESTADO ou DERMATOLOGICAMENTE TESTADO.  Não sei se outros consumidores apresentaram desconforto cutâneo ou olfalmo. Este é apenas o meu relato como consumidora que comprou e testou os produtos.
Espero que os problemas que apontei nesta resenha possam ser prontamente corrigidos pelo fabricante. Esta é a minha expectativa, pois gostei muito do conceito da linha TEZ.



Site Oficial Linha Natura TEZ: http://www.natura.com.br/www/nossas-marcas/tez/

Canais de Atendimento Natura:

Ligação gratuita:0800 115 566



5 comentários:

  1. Que legal você ter testado as duas versões e que ruim não corresponderem às expectativas!Eu também fiquei com vontade de usar pelo apelo 3 em 1,mas pelo jeito,e só mais um sabonete facial que não dispensa o demaquilante antes,Incrível com deixaram passar até as informações de teste dermatológico/oftalmológico!!!Para uma empresa do tamanho que a Natura alcançou fazer um lançamento com tantos "furos" é bem negativo,que pena.Tomara que com os crmes faciais a experiência seja positiva!Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eliana! Saudade de você, Bela!

      Pois é! No final das contas, foi mais um produto de limpeza com toque de tonificação. Também achei que a Natura pareceu lançar a linha "às pressas". Os textos de rotulagem estão cheios de informações divergentes. Pior que na campanha publicitária deixava bem claro a função 3 em 1. Na revista Corpo a Corpo desse mês, tem até uma chamadinha para a versatilidade dos produtos.

      Eu espero que a Natura tome as devidas providências e possa resolver todos os problemas que apontei. Da minha parte como consumidora, registrei 2 duas ocasiões por contato telefônico esses "furos" nas rotulagens.

      Sobre a ardência, às vezes, o problema pode ser solucionado com uma correção de pH. Infelizmente, sem recolhimento do lote para análise técnica, é difícil saber o que aconteceu.

      Agora vem a pergunta: será que Dona Vanessa foi a única criatura que notou esses problemas???? kkkk

      Bjsss querida!

      Excluir
  2. Também adoro produtos da Natura, mas já tive a infelicidade de com alguns ter reação alérgica.
    Tão ruim quando investimos em algo e não dá certo, pensei em comprar esses produtos ontem, olha que coincidência, ainda bem que você, nosso anjinho da guarda...rs...escreveu esta resenha com tanto capricho e riqueza de detalhes.
    Amo os sabonetes e a linha Ekos, tudo de bom!!rs

    Beijokas
    Deborah Sodré

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Deborah!

      A primeira vez que tive alergia com produtos da Natura foi com o antitranspirante pós depilação. Fiquei muito triste porque comprei o produto justamente para proteger a pele das minhas axilas depois que removo os pelos. Foi aplicar e a pele pegar fogo!
      Entrei em contato com a Natura e eles mandaram recentemente um sabonete líquido da linha SOU e o Sabonete em Barra da Linha TEZ.
      Como recebi há pouco tempo, ainda não testei o sabonete em barra.

      Os produtos que comprei da linha TEZ fiquei muito empolgada com a proposta. A possibilidade de remover maquiagem durante o banho (como ocorre com o produto da Alice Salazar - resenha feita pela Deni) fez com que eu apostasse no sucesso do produto.
      Afinal, Natura é uma empresa séria, produz maquiagem e eu jurava que daria super certo.

      Removedor de maquiagem que não posso usar nos olhos não me adianta em nada.
      Ainda não encontrei melhor produto de uso oftálmico que o FREX CLEAN. Foi minha olfalmologista que prescreveu para mim. Limpa TUDO nos olhos e não arde nadinha! O produto é comprado nas farmácias.

      Dos potinhos de creme ainda estou testando. Quero mais tempo para avaliar e escrever a resenha.

      Se eu compraria os limpadores da linha TEZ? Sim, mas dependeria do preço promocional e ciente de que eu usaria o produto apenas para limpar a oleosidade e impurezas do rosto (para maquiagem não). Ainda prefiro os produtos da linha Natura Chronos que são muito melhores e não tive alergia a nada que comprei da linha.

      O gel de limpeza da linha TEZ é muito gostosinho, só não tenho como remover maquiagem com ele.

      Outra informação que li pelo Facebook é que os lenços multifuncionais da linha TEZ não podem ser usados nos olhos também. kkkk

      Limpeza facial (base e batom) até com sabonete de bebâ a gente limpa... o mais complicado sem dúvida é a limpeza dos olhos. Por isso, continuarei usando o FREX CLEAN que realmente é seguro para remoção de maquiagem (inclusive as mais resistentes) na área dos olhos.

      Espero que a Natura retifique as informações de rotulagem e que os produtos sejam oftalmologicamente e dermatoloicamente testados. Se já são, que essas informações sejam incluidas nos produtos.

      Do ponto de vista legal, o que não está escrito nas embalagens, não pode ser interpretados como se tivesse. Isso vale para o benefício remoção de maquiagem e os testes.

      bjsss

      Excluir
  3. Olá Nessa,
    Eu estava muito animada com esse lançamento da Natura, mas ainda não comprei nada, depois deste post que não vou gastar meu dinheiro suado com produtos que não cumprem o que prometem.
    Na ocasião do lançamento fiquei muito feliz com o lançamento de um produto multifuncional, ainda mais que restirasse a maquiagem, uma pena que não funcionou.
    Agora como consumidora fico indignada com a "propaganda falsa", pois foi dito que o produto retira a maquiagem não apenas limpa e tonifica.
    Esse "equivoco" pode gerar transtornos jurídicos para marca.
    Que os erros sejam corrigidos...
    A Natura é uma marca consagrada no mercado e tem que cuidar para não cometer esses erros.
    Seu post ficou super esclarecedor.
    Bjs

    ResponderExcluir