Olá, Belinhas!
Gostaria de compartilhar com vocês mais um Momento Retrô! Quando se está chegando aos 40 anos como eu, tem muitas memórias e histórias para contar. Para quem nasceu entre os Anos 60 e 70, décadas de ouro das vitrolas portáteis e dos discos de vinil, certamente deve se lembrar da Coleção Disquinho (Continental).
Tenho todos os meus discos coloridos originais dessa época. Mesmo tenho visto toda a loucura dos Anos 80, cheios das tecnologias futuristas dos "Disk Laser", "Fitas de VHS", "Relógio Digital", "Micro Systen" ... nunca quis me desfazer dos meus disquinhos.
A Coleção Disquinho foi lançada pela Gravadora Continental em
1960 em compactos discos de vinil coloridos. Cada disco trazia uma
história cheia de músicas e interpretadas pelo Teatro Disquinho, continham a narração de Sônia Barreto. As músicas eram compostas e adaptadas por João de Barro e orquestradas por Radamés Gnattali. Em 2001 a Warner Music lançou em CD uma coleção remasterizada com 50 histórias.
Minha filha Joana começou a curtir esse universo desde os 4 anos, exatamente a mesma idade que tinha quando ganhei no Natal de 1978 minha Vitrola Philips e vários discos dessa inesquecível coleção. Ela atualmente está com 6 anos e quer sempre mais novidades. Quando tenho a sorte de encontrá-los para comprar, a satisfação é imensa!
Sempre que possível, garimpo por mais títulos da Coleção Disquinho em
formato vinil. É gratificante ver na minha filha o mesmo brilho no olhar de encantamento ao
ouvir as histórias e fascínio do disquinho colorido rodando na vitrola. Sebos de discos
e Mercado Livre são meus principais pontos de procura. De vez em
quando, tenho a sorte de achá-los de bons a ótimos estados de
conservação. A maior dificuldade é sem dúvida o estado dos discos. Esses
disquinhos eram como nossos brinquedos. Eramos crianças e rasgar a capa
ou arranhar no manuseio dos vinis eram muito comuns. Nos sebos já encontrei títulos maravilhosos dessa época, alguns tenho enorme orgulho, não só da Coleção Disquinhos, mas de obras antológicas como Arca de Noé (1 e 2) e Trilha Sonora original do Sítio do Pica Pau Amarelo. É impossível não se arrepiar com a eterna canção na voz de Gilberto Gil!
O Gato de Botas (comprei recentemente no Mercado Livre)
História da Baratinha (ganhei na infância)
João e Maria (comprei no Mercado Livre)
Alice no País das Maravilhas (ganhei na infância)
O Chapeuzinho Vermelho (ganhei na infância)
A Roupa Nova do Rei (comprei no Mercado Livre)
Além dos discos em formato compacto (disquinho), teve também a Coleção "Discão". Os discos eram em formato LP, também colorido. Os últimos lançados alguns são em vinil preto. Era muito legal porque cada LP tinha em média de 2 a 3 histórias.
Alibabá e os Quarenta Ladrões, O Pequeno Polegar
Rapunzel (ganhei na infância)
Tremendo achado de garimpo!
O Macado e a Velha, A Tartaruga e a Lebre
O Leão e Ratinho, Os 4 Heróis
O Chapeuzinho Vermelho, O Rouxinol do Imperador
O Leão Cantor (outro grande achado em sebo!)
A Gata Borralheira, A Bela e a Fera (Ganhei na infância)
A Branca de Neve e os Sete Anões
Pedro e o Lobo (último disco que ganhei)
No YouTube tem vários arquivos para quem tiver curiosidade em ouvir ou ainda matar a saudade....
Espero que vocês tenham gostado desse meu Túnel do Tempo!!!!
Beijocas mil e inté mais!
Quando era criança não conheci,mas nos 26 anos de sala de aula em Ed Infantil usei demais!No começo,os vinis coloridos das escolas e depois,fiz minha própria coleção em cds - lembro até hoje os hits:dona Baratinha,Chapeuzinho Vermelho e a Festa no Céu,não teve criança que não se encantou com eles. que foram doados no começo deste ano para uma vizinha com filhos pequenos.
ResponderExcluirOi Eliana!
ExcluirEu cheguei a ver nessa epoca em q vc comprou nas Americanas. Nao comprei pq a paixao por vinil é enorme. kkkk Tenho um CD em MP3 com todas as historias do Teatro Disquinho. Baixei há alguns anos pelo Emule. Foi muito bacana conhecer historinhas q nunca tinha ouvido. Acredita q eu sei todas as musicas?, kkk Adoro cantarolar!
eu vivo procurando alguns titulos, mas são dificeis. Qdo acho estao caros no mercado livre. Queria ter O Patinho Feio, Aladim e a lâmpada maravilhosa, A festa no Ceu, A Bela Adormecida, Pinoqquio, Os Tres porquinhos, A cigarra e a formiga.
dos titulos q comprei recentemente meus preferidos sao A roupa nova do rei e O gato de botas. Sao muito legais e as musicas.... supimpa! eu me divirto mais q a Joana! kkkk
Eu canto junto e la diz: silencio, mamae! kkkk
bjssss
Nessa,
ResponderExcluirQue beleza de acervo dos disquinhos vc tem, imagino sua emoção e da Jojo escutando as historias, é diversão garantida, um dia quero ver essa coleção de perto....
Eu e meu irmão tivemos a vitrolinha e vários disquinhos, sinceramente não sei o que foi feito deles, mas com certeza minha mãe doou a alguém, pois detesta ficar juntando as coisas, mas vejo como faz falta passar essas maravilhas a Luísa, para a formação da criança.
O que vale que vc me mandou o DVD com as histórias e ela está amando, fica procurando a imagem na TV, explico para ela que é só para ouvir.
Noto como as crianças já crescem antenadas nas tecnologias, como ela está acostumada com DVD, celular que vê o som e a imagem, não acredita que o DVD das historinha não tem imagens...kkkkkk
Adorei conhecer seus disquinhos!
Bjs
Deni,
ExcluirNossos pequenos já são multimídia com certeza! A Jojo também ficava perguntando sobre as imagens. O barato do vinil para ela é ver o disco rodar...ela adora.
No youtube tem vários arquivos que as pessoas fazem com algumas imagens. Fica mais interessante.
Mas com certeza aprender a ouvir foi um enorme aprendizado e a imaginação é mais estimulada. Joana desde de muito cedo leio para ela e acredite, atualmente são textos bem difíceis com vocabulário pouco acessível para a idade dela.
E o mais interessante é que ela adora e entende. claro que existe a identificação com a imagem dos filmes e isso ajuda muito nesse processo.
Ano passado li todinho O hobbit e eu fiquei de boca aberta qdo fomos ao cinema ver A Desolação de Smaug ela se lembrar de vários detalhes que li no livro.
Agora estou lendo O Senhor dos Anéis (A Sociedade dos Aneis). O livro tem muito mais detalhes que o filme. Joana pergunta...essa parte mamãe, não tem no filme.
Conclusão, as crianças prestam atenção, entendem e criam em suas mentes seu universo interpretativo.
Comprei vários outros títulos com linguagem mais acessível, mas ela mesma me pede para ler sobre os hobbits. kkkkk Outra paixão recente dela é Harry Potter. Ela já pediu para arrumar livro do bruxinho para ler...
bjssss
Eu tenhooooooo um disquinho da pascoa ......
ResponderExcluirlindos neh adorooooooo
estou arrumando meu radio p tocar .......rs acho lindo
bjos
Pri
Esse disquinho da pascoa eu nao conheço, Pri! queria ver por foto.
Excluireu tb adoro radio. escuto todos os dias.
o seu radio é abtigo?
bjsss
Nessa,
ExcluirPreciso procurar o disquinho, ele é verde lindo, lembro que eu ouvia muito quando era pequena .....
Flor meu radio não é tão antigo não, mais resolvemos arrumar , pq toca LP, coisa rara hj em dia .......tava encostado tanto tempo .....achei interessante ....
Tenho do Menudos tbém rs.....
Alguns de rock era dos meus irmãos....
Não quis jogar fora sabe, são lembranças boas
quando eu achar ele, tiro foto p vc ver se conhece...
bjo
Pri
Estou aqui super feliz com a iniciativa de restaurar o equipamento de vcs, Pri.
ExcluirAlém de recordações, defendo que os equipamentos do passado eram melhores construidos do que hoje em dia.
Eu lamento até hoje do meu pai ter dado fim a vitrola Sharp dele. Meu marido tem vontade de chorar toda vez que me lembro desse aparelho de som 3 em 1.
Ele foi um classico dos Anos 80.
Depois quero ve as fotos!!!
Viva do Retrô!!!
Pois eh Nessa , vc disse tudo, os aparelhos de hj em dia, não são tão bons
Excluirquebram com facilidade, não duram nada perto dos antigos
Vejo por eletrodomesticos, como geladeira, maquina de lavar etc
Estamos arrumando e vou ouvir um LP rs , menina quanto tempo .......
Essas vitrolas são o máximo msm, uma pena seu pai ter se desfeito dela
Curto muito coisas retrô , acho bem legal ....
Mas por outro lado, eu guardo muita coisa de quando era criança e adolescente ainda menina, tenho brinquedos, que não enho coragem de desfazer, só algun que dei embora, rs..........agora que to começando a jogar fora algumas coisas pq é muita coisa sem uso rs entende, coisas da faculdade tenho tudo, vou dar fim em apostilas, papéis, só guardar livros e testes.......pq senão preciso de quarto só p tranqueiras ......rs .........tenho um xodó com as minhas coisas.....nunca estraguei nada meu, nem boneca , brinquedos ...tinha um super cuidado rs ........
bjokas
Pri
Pra variar sou a descamisada do blog, não tenho nada!!
ResponderExcluircarla maria
Eu tive vários desses discos e era especialmente apaixonado pela Formiga e a Neve e a da Branca de Neve... Muito boa época. Não tenho mais a vitrolinha, mas estou baixando para mostrar pra minha filhota...
ResponderExcluirNo You Tube tem várias historinhas para ouvir e curtir. Sempre que vou aos sebos de disco, não deixo de procurar pelhos velhos disquinhos coloridos... bjss
ExcluirTenho a vitrolinha mas não tenho os disquinhos kkkkk.Tinha um disco q tava procurando agora no google sobre o dia dos pais.Uma musica linda mas nao acho. a estrofe era assim:MEU PAI MEU PAI SEI Q TENHO DE SER UM BOM FILHO PRA SER AMANHA UM EX DE PAI.Vc conheçe?abraços
ResponderExcluirEssa cantiga será que era de um disco da coleção chamado Cantigas de Roda? Vc lembra da capa?de musiquinhas sei q na coleção tinha de cantigas de natal, hinos e de roda.
Excluir