12 janeiro 2017

Dicas de jogos e passatempos para divertir as crianças durante a viagem de férias

Olá, gente!

A temporada de férias escolares das crianças é tempo de aproveitar para brincar com os pequenos. Minha filha Joana tem 8 anos. Nessa idade já é fissurada em XBox, jogos on line para tablets e claro, montanha de cards de Pokemon.   

Considero importantíssimo fazer com que ela saia do universo digital para brincar como toda criança merece. Interagir com os adultos e brincar com outras crianças. Verão no Sul e Sudeste é praticamente sinônimo de temporais! Fica difícil fazer atividades ao ar livre ou levá-la aos programas de Colônia de Férias. Finais de semana eu e meu marido sempre reservamos para idas ao cinema e curtir com ela os filmes da temporada.

Tenho me divertido aos baldes com joguinhos que podemos imprimir e os jogos clássicos de tabuleiro! Cada um melhor que o outro. São horas garantidas de diversão entre pais e filhos. Tabuleiro de Damas, Banco Imobiliário, Uno,  Xadrez, Dominó, Foco, Detetive, Cara a Cara e muitos outros.

Podemos imprimir joguinhos ótimos para brincar durante o tempo de duração das viagens. Sempre preparo várias atividades para encarar minha maratona de voo de MGF (Maringá) para REC (Recife)! Levo comigo, dados, tampas de garrafa PET,  lápis de cor (e um apontador) para passar o tempo e tornar a viagem mais divertida. Tudo para dar a sensação que o tempo passou mais rápido!

Vejam as opções simples que funcionam super bem com crianças entre 6 e 11 anos de idade:

Jogo da Velha


Esse é um clássico! Minha filha adora! E basta mudar alguma coisinha, como esse placar para deixá-la mais interessada.



Batalha Naval

São horas garantidas com esse jogo que diverte e estimula o raciocínio. Durante as partidas adoro fazer sons de Bummmmm, Águaaaaaa, Tirooooo para ficar ainda mais divertido para minha filha.




Jogo da Forca

É muito bacana esse passatempo, sobretudo quando as crianças estão no processo de aquisição de vocabulário. Simples e fácil de jogar, são momentos garantidos com os filhotes.



Jogos de Trilha


Lembra que mencionei que levo dados e tampas coloridas de garrafa PET? São itens para brincar de jogo de tabuleiro. É só imprimir e brincar. Depois podemos pintar com lápis de cor ou giz de cera para também darmos um xô na monotonia! Você também pode montar o tema da trilha. Na internet há diversos temas de trilhas para imprimir. Opções não faltam! 

No site http://www.nossoclubinho.com.br tem muitos conteúdos para imprimir. 









Outras Dicas:


Vale a pena antes de viajar dar um pulo com seus filhotes em banca de jornais ou livrarias. Estabeleça previamente o valor a ser gasto para aquisição de livrinhos, revistas ou cadernos para colorir. Minha filha adora os passatempos 365 dias. São livros que custam em média entre R$ 10,00 e R$ 15,00. São 365 atividades. Trilha, Cruzadinhas, Temas para Colorir, Enigmas etc. São ótimos porque a criança também se diverte usando sua própria imaginação.





No mais é isso!. Escolha roupinha e calcados confortáveis (levo outra roupa de reserva porque acidentes acontecem!). Deixem que as crianças escolham um brinquedo para levar consigo> Não esqueçam de levar um travesseiro pequeno e cobertor.Chega um momento em que eles sentem vontade de dormir. É sempre bom deixá-los aconchegados para aproveitar a soneca. 

Boa viagem e ótimas férias!



bagikan