19 junho 2014

14

Corrida e condicionamento físico: aposte e conquiste qualidade de vida


Olá, belinhas!

Faz alguns meses que graças ao incentivo diário de minha diva Carla Maria inclui em meu treino na academia a prática da corrida.  Mesmo com pouco tempo e resultados módicos (comparados aos índices médios), estou muito feliz por ver a cada dia melhorar meu condicionamento físico e consequentemente minha saúde.

Se no início eu não conseguia correr nem 30 segundos, atualmente minha média são de 7 minutos. A cada treino noto melhor rendimento cardiovascular. Os BPM (batimentos por minutos) estão mais regulares e a resposta de declínio está mais segura. No dia a dia essas conquistas refletem da diminuição do stress, melhoria do sono e o principal, disposição para realizar as tarefas cotidianas.
Minha meta é fazer 1 Km em 10 minutos de corrida. Esse é o índice considerado básico e que a partir dele, é possível ganhar a resistência para correr mais tempo e progressivamente diminuir o tempo médio de corrida.
Antes de começar a praticar qualquer atividade física é fundamental passar por avaliação médica completa. Eu faço exames cardiológicos 1 vez por ano e acompanhamento das taxas lipídicas sanguíneas a cada 6 meses. Nos exames cardiológicos são verificados possíveis patologias cardiovasculares e principalmente as respostas do coração ao esforço. No lipidograma é crucial avaliar os índices de colesterol total, triglicerídeos, colesterol LDL, colesterol HDL (este ligado diretamente a atividade física. O HDL só aumenta - "colesterol bom" com exercícios físicos regulares e com ganho de condicionamento).


 Recebi hoje (19/06/2014) esse e-mail lindo da Carla. Fiquei muito emocionada porque são depoimentos assim que servem de incentivo para praticar atividade física. Caminhadas e corridas podem ser feitas sem locais públicos, não sendo necessários grandes gastos financeiros.
Os principais investimentos que devemos fazer são a avaliação médica (incluindo orientação nutricional), tênis para corrida e roupas fitness. Depois disso, força de vontade e determinação!

Compartilho com vocês o texto da Carla!

* * *

Hoje eu acordei às 07 da manhã diferente. Com uma determinação que nunca senti, com uma força interna que não cabia dentro do meu corpo, porém olhei pela janela e só vi garoa e frio, mas não me abalei, eu tinha certeza que HOJE ERA MEU DIA.



Peguei  meu tênis mais surrado,  um boné, e fui, certa que HOJE, HOJE SERIA O MEU DIA.



Corri, corri, fiz 05 km em um tempo bom, sem esforço, prazerosamente, como se estivesse caminhando na floresta encantada, sem pausas, direto, não parei em momento algum, não senti vontade, não senti necessidade, minha vontade era continuar, ir em frente, eu não via garoa ou frio, eu senti calor e o sol me iluminando.

Pista pública para caminhada (São Paulo, capital)

Continuei, completei 07 km!  Sabe quantas pessoas eu conheço que se preparam em 06 meses e correm 07 km em tempo digno?? E não conheço nenhuma, não estou me gabando, só estou ressaltando que sou abençoada.

Sem tênis de R$1.000,00, sem polar, sem suplementos, só a minha força de vontade, minha determinação  e um simples aplicativo gratuito, é isso: Tudo que for fazer faça com amor, foco e determinação!! Tenha metas, faça um planejamento.

Aplicativo para smartphones Nike+ Running (gratuito)



Se eu estou pronta pra minha maratona em agosto de 05 km? Que venha, PORQUE EU ESTOU PRONTA, PREPARADA.

QUE VENHA 05 KM
QUE VENHA 07 KM
QUE VENHA 10 KM
QUE VENHA OS 30 ANOS!!!!


* * *

Amei esse depoimento, Carlinha! São essas coisas, que me inspiram! Parabéns!!!


14 comentários:

  1. Nossa, que honra minha diva!
    Um simples email totalmente despretensioso virar um post, muito obrigada por me suportar todos os dias, ouvindo meus lamentos e minhas lamentações!

    E amanhã minha diva, será o seu dia de sentir o que eu senti hoje, é só persistir, acreditar!!

    Carla Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc hoje estava inspirada em todos os sentidos! Alem do desempenho maravilhoso, escreveu um texto que toca a alma....
      Te amo!

      Excluir
  2. Lamentos e limitações

    Carla Maria

    ResponderExcluir
  3. Também te amo

    Carla Maria

    ResponderExcluir
  4. Meu sonho é correr. Ou fazer uma caminhada em ritmo mais acentuado. Todas as vezes que tento sinto dores, pois tenho uma tal hérnia de disco e agora, pra completar doença reumática. Faço meu Pilates sempre lembrando à minha fisioterapeuta o meu objetivo, um dia chego lá.

    Parabéns pelo esforço e conquista meninas!!!

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dri,

      Se fosse historia de filme pipoca de sabado no qual eu me visse com 25 anos e na maquina do tempo olhasse a cena de Vanessa correndo numa esteira...eu diria que é um clone feito por um ET! hahaahah
      Há 3 meses eu nem conseguia me soltar da barra... eu nao tenho fôlego algum. Carla se descobriu..ela tem muito potencial. Mas graças ao incentivo dela, comecei. Estou muito longe de fazer meu primeiro km, mas me sinto uma vitoriosa.
      Correr 7 minutos para mim é o mesmo que um queniano ganhando a Sao Silvestre!!!
      Eu comecei no eliptico e ele me ajudou muito a melhorar o condicionamento.
      Ano passado meu cardiologista recomendou muito que eu deveria investir em atividade física aerobica. Dei um vexame no teste de esteira... corri e fiquei passando mal, amarela, suando frio. Esse ano passei bem. So a coluna (lombar que judiou...o teste exige muito pq a esteira tem inclinação de 45º.
      Nesses 7 minutos faço 500 metros...eu nao corria nem 30!

      Meu marido tb está com hernia de disco, nao pode mais correr. E o eliptico está ajudando ele tb. Nao tem impacto esse equipamento.

      bjsssss

      Excluir
    2. Dri,

      A caminhada vigorosa é uma otima opção. O segredo é elevar seus BPM e ter o conforto suficiente para manter a estabilidade da coluna.
      Tem que andar com os musculos do abdomem sempre contraidos.
      Sempre fazer a caminhada leve de pré aquecimento...depois subir o ritmo e depois desacelerar.
      para quem tem hernia de 3 a 5 minutos sao suficientes no inicio (de ritmo mais elevado).
      E como vc faz pilates, ha varias posturas especificas para fortalecer as costas.

      bujsss

      Excluir
  5. Então, Vanessa, minha fisioterapeuta está me preparando para a caminhada. Mas, agora, com estas dores nas articulações, preciso ainda descobrir do que se trata. Só depois posso pensar em caminhar como atividade aeróbica. Estou esperando o diagnóstico/tratamento, mas penso também em voltar a nadar ou fazer hidroginástica. Bem, eu também já me sinto vitoriosa no Pilates, porque antes não conseguia fazer quase nada de atividade física devido às dores lombares.

    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dri,

      nao sei se vc lembra, mas depois do parto desenvolvi artrite reumatoide. tinhas muitas dores nas articulacoes. fiz uns dois anos hidro e so parei porque o frio aqui nao tem a menor condicao de fazer o ano todo e tb por causa dos horsrios da escola da Joana.
      Faz 1 ano que troquei hidro por musculacao. As caminhadas troquei pelo eliptico e so depois que fiquei bem das inflamacoes, voltei p a esteira... faz pouco tempo q comecei a correr. tudo é um processo e com muita alegria pq vejo avanços. a satisfaçao é enorme.
      Meu sonho é participar de alguma prova de rua... daquelas femininas com media de 3 km. seria a gloria da superacao! kkkkk

      tudo é questao de trabalho c orientacao de um profissional. vc vai sentir muita alegria qdo puder fazer caminhadas vigorosas. o corpo sente muita liberacao de endorfinas.

      bjssss

      Excluir
  6. Minha mãe tem artrite reumatoide também Adriana, como parte do tratamento foi aconselhado pra ela caminhar, mas ela caminha muito rapidinho mesmo kkkkkkkk


    Faz 9 km de segunda a sábado, ta mais feliz e disposta, vc vai conseguir também!!
    Carla Maria

    ResponderExcluir
  7. Obrigada pela força, Vanessa e Carla Maria! Espero logo compartilhar minha vitória! Hoje mesmo estou com muitas dores: é o joelho que não dobra direito, mãos e dedos que não seguram e doem, ... É o peso do "enta", rsrsss.

    Beijo

    ResponderExcluir
  8. Nessa e Carlinha,
    Este post é cheio de emoção, superação e persistência...PARABÉNS!!!
    Sei como a atividade física é importante para nossa saúde, mas por enquanto não tenho a menor condição de voltar para acadêmia, a Luísa está pequena e precisa muito de mim ainda, já a deixo na escolinha para trabalhar, o tempo que tenho quero ficar pertinho da minha pequena, além do mais ela sente falta de estar pertinho de mim. Mas qdo estiver mais crescida e independente voltarei sem dúvida.
    Sinto muita falta da prática de exercício fisico!
    Carlinha parabéns!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada deni

      carla maria

      Excluir
  9. Deni!

    Estou com saudade, sabia..? Sinto muito sua falta!
    Eu voltei a fazer ativid. física mais ou menos quando Jojo estava com 2 anos.Antes foi impossível.
    Até a imunidade melhorar, por volta dos 3 anos em média, é dificil mesmo. Eu so voltei um pouco antes pq Joana estudava em período integral.

    Bjssssssss

    ResponderExcluir