14 setembro 2011

Dermocosméticos manipulados: produtos feitos especialmente para você

Muitas pessoas me escrevem perguntando sobre dermocosméticos manipulados. As dúvidas são das mais diversas. Vou citar apenas algumas. Os produtos manipulados são eficazes? Por que os produtos são mais baratos? Eles têm a mesma qualidade que os produtos de marca? Qual a diferença entre o dermocosmético industrial e o manipulado? Como escolher a farmácia de manipulação dentre tantas existentes?


Antes de tratar dessas questões, penso que seja importante explicar o que é uma farmácia de manipulação. Por definição, a farmácia de manipulação é um laboratório que produz formulações destinadas a atender às necessidades terapeûticas de um determinado paciente, a partir de uma substância aprovada para uso. Diferentemente de uma farmácia convecional, que revende os medicamentos/produtos fabricados por grandes laboratórios, a farmácia de manipulação tem por função produzir medicamentos de forma personalizada e numa escala de produção consideravelmente menor.
Toda farmácia de manipulação tem no seu corpo de funcionários um farmacêutico responsável pelo laboratório. Este profissional é formado por uma Instituição de Ensino Superior credenciada pelo MEC. Além dele, no laboratório há ainda os demais técnicos em Fármácia, que são formados em institições de cursos técnicos/profissionalizantes. Todos esses profissionais são habilitados para produzir os dermocosméticos/medicamentos. O profissional da área de Farmácia está subordinado ao Conselho Federal de Farmácia e ao Conselho Regional de Farmácia seu estado.
De acordo com o Manual do Consumidor da Farmácia de Manipulação / 2008 (ANFARMAG - Associação Nacional dos Farmacêuticos Magistrais), as vantagens de manipular são:

Segurança: A farmácia de manipulação segue normas de boas práticas de manipulação determinadas pelo Ministério da Saúde e é fiscalizada pelos órgãos de Vigilância Sanitária a nível municipal. A qualidade das matérias-primas utilizadas e os processos de manipulação são rigorosamente controlados.

Economia: O produto manipulado é produzido na quantidade exata. Não há sobras, por isso, você paga somente pelo que vai utilizar.

Associação de princípios ativos: Para facilitar o tratamento, o profissional de saúde pode prescrever uma fórmula para ser manipulada, que possibilite a associação de várias substâncias necessárias.
Dose personalizada: Somente na farmácia de manipulação, sob prescrição, é possível preparar doses diferenciadas que atendam às necessidades de cada paciente.

Rótulo personalizado: Os seus dados constam no rótulo do medicamento que foi prescrito e preparado para você, evitando riscos como o de troca, ou de consumo inadequado por outras pessoas.

Relacionamento médico-farmacêutico: Sempre que necessário, o médico que prescreve o seu medicamento e o farmacêutico que manipula a fórmula mantêm contato para esclarecer dúvidas e garantir a qualidade do produto e da sua saúde.


Como consumidora e cliente fiel de farmácia de manipulação, posso contar minha experiência. É sempre bom perguntar para as pessoas qual é a farmácia de preferência. Isso já é um bom começo! Outra possibidade é indagar seu médico e pedir que ele indique a farmácia. Depois é fundamental verificar junto ao PROCON e a Secretaria de Vigilância Sanitária se a farmácia em questão tem algum registro de irregularidade (O consumidor pode exigir o laudo da última vistoria que a farmácia recebeu. Boas farmácias de manipulação mostram com facilidade essas informações). O seguimento de farmácias de manipulação cresce a cada ano. Vez por outra nos deparamos com um novo estabelecimento. Cada um deles tem sua especialidade. Umas são voltadas para homeopatia outras para fitoterápicos, cosmetologia, fórmulas magistrais etc. De fato, escolher a farmácia é difícil e a beleza da loja não deve ser fator decisivo em sua seleção.

Toda farmácia de manipulação cujo foco é a área dermocosmética pode ter sua própria linha de produtos. Estes são isentos de receituário médico. Na farmácia de manipulação que posso chamar de "minha", há xampus, condicionadores, hidratantes corporais, espuma de limpeza facial, demaquilantes, cremes para estrias e celulite, filtros solares etc.
Toda vez que preciso manipular faço questão de ser atendida pelo farmacêutico responsável. Isto pode ser feito por agendamento. É nesse momento que tiro todas as minhas dúvidas, em especial sobre os princípios ativos de uma determinada fórmula. Farmácias de manipulação que primam pela qualidade têm seu laboratório em sala envidraçada. Você facilmente pode observar pela área de atendimento o trabalho dos profissionais (higiene, equipamentos de segurança, armazenamento das matérias primas, balanças de precisão etc). Fica aí a dica!
Eu adoro o cuidado e o carinho que recebo e as embalagens são especiais, com tudo muito bem explicado no rótulo (com adesivos lembretes para DIA ou NOITE, AGITE ANTES DE USAR, CONSERVAR NA GELADEIRA etc)
Outra questão importante é a possibilidade de ter o seu dermocosmético em quantidades menores ou maiores, conforme o uso. Um exemplo prático é meu filtro solar. Geralmente solicito 60 ou 100 ml, dependendo da época do ano. Os cremes antissinais eu prefiro com 15 gramas, pois os princípios ativos oxidam mais rapidamente. Desta forma, tenho meu produto sempre novinho. Outro dado relevante é poder escolher as essências que vão no dermocosmético. Gosto de tudo muito suave, quase nada de perfume e minha farmacêutica sabe direitinho como eu gosto. Ela nunca erra!
Sinceramente, saber que um cosmético foi feito só para mim é o máximo. Receber o produto com meu nome me dá uma enorme satisfação. Sempre que minha dermatologista prescreve um produto ou tratamento pergunto se há possibilidade de preparação da fórmula em farmácia de manipulação. Eu vejo a eficiência nos resultados nos tratamentos. Meu creminho para celulite manipulado não tem igual. Já usei de várias marcas industriais e ele é campeão. Eu sou cliente de farmácia de manipulação há muitos anos. Praticamente um casamento. Respeito, atendimento personalizado e confiança (isso não quer dizer confiança cega e sem critérios). Aqui em Maringá minha farmácia de coração é a Artesani.
Muitas meninas que me escrevem também comentam que na cidade onde moram não há farmácias de manipulação especializadas em dermocosméticos e maquiagem. Pela internet há excelentes farmácias que você pode encomendar seus produtos.

Seguem abaixo minhas sugestões:




Espero que o post tenha sito válido para tirar suas dúvidas. Você usa dermocosméticos manipulados?
Conte um pouquinho aqui nos comentários.











bagikan