01 setembro 2011

62

Quem usa os pentes Mascardi?

Muitas pessoas reclamam sobre fios arrepiados nas madeixas. Eles comprometem o acabamento final do penteado. Isso acontece, dentre outras coisas, por causa do efeito da eletricidade estática  provocado pelo atrito do plástico (pentes comuns) nos cabelos. Quem não lembra daquela aula de Ciências na escola, em que ao pentear os cabelos, ou fazer atrito no pente com uma flanela, conseguíamos atrair pedacinhos de papel? Pois é: estática!

A dica de hoje é um produto que conheço há pelo menos 20 anos. Alguém já ouviu falar dos pentes Mascardi?


Sim, é verdade, não se trata de uma lenda urbana. Esses pentes existem! Toda vez que eu via uma pessoa com um e perguntava onde havia comprado, sempre ouvia a mesma resposta: - Ganhei de presente. Minha tia foi ao Paraguai....  Ou então: - Ah, era da minha mãe que ganhou de uma vizinha e eu tomei dela!

Os pentes Mascardi são fabricados pela indústria argentina Plásticos Mascardi. A fábrica existe desde 1975. Somente por importação que o produto chega ao Brasil; seja como souvenir de viagens, ou por intermédio de atacadistas.

Mas o que faz esse pente ser tão especial? Eles são confeccionados com uma liga de madeira e fibra de carbono. O resultado é um pente que realmente neutraliza a estática dos fios.
Eles são superiores aos pentes de madeira, porque esse polímero todo especial deixa o produto impermeável a água. Os pentes de madeiras, por outro lado, com o tempo podem acumular microorganismos em sua estrutura. Você pode usar o pente com o cabelo molhado, na praia, piscina ou mesmo no banho que o pente não irá estragar.

Os pentes Mascardi possuem dentes largos e polidos (toque encerado). Ao pentear os cabelos você sente uma leve massagem no couro cabeludo. É uma delícia. Em pouquíssimos movimentos meu cabelo, que é super fininho, está completamente desembaraçado. Ideal principalmente para quem tem cabelos volumosos ou com mega hair.

Os pentes são vendidos em kit com três unidades (embalagem de papel) nos modelos  ilustadros na imagem.
O menorzinho cabe  na necessaire. O grande, sem cabo, pode-se deixar no box e o com cabo pode ser usado para finalizar o penteado após o banho. Quando novos os pentes exalam um aroma de rosas vermelhas.

Consegui ter um exemplar desse pente depois de uma "caçada selvagem" em todas lojas de artigos importados na cidade onde moro, Maringá-PR, há 9 anos. Depois de muito caminhar achei uma lojinha na antiga "Rodoviária Velha" (hoje demolida e cujo terreno se transformou em um estacionamento). Contei a "História da Lenda do Pente Perdido" e a vendedora me disse:  - Ah, eu me lembro desses pentes. Isso foi há muito tempo... - Procure nesse balaio, quem sabe você os encontra. Imaginem um cesto de fibra vegetal enorme, feito pelos habilidosos índios Kaingang, repleto de pentes baratos de plástico e eu, no meio daquilo tudo, achar o precioso pente Mascardi.... Foi uma tremenda alegria! 

Recentemente, conversando com a dona de uma loja de artigos importados, uma simpática libanesa que vive no Brasil há mais de vinte anos, acabamos falando sobre os pentes Marcardi e ela disse que conseguiria comprá-los para mim em São Paulo (grande comércio da 25 de Março). Passados 45 dias, ela me ligou informando que a carga preciosa havia chegado na cidade.
Corri ao centro para comprar meus pentes. Fiquei tão contente que pulava na loja e abraçava as vendedoras. Foi muito engraçado. Esse pente é muito querido. Toda vez que viajava era uma aflição, pois deixava-o em casa para evitar esquecê-lo por aí. Agora posso por na bagagem,  pois tenho um kit extra novinho guardado.

Se é tão difícil comprar, você que está lendo esse artigo certamente deve estar pensando: - E agora, o que faço? Onde encontrar os pentes Mascadi? 

Resposta:  Mercado Livre

Acesse o Mercado Livre, digite no campo de busca | pente mascardi | e confira o resultado.


Uma leitora encontrou na loja virtual Bazar da Mimi

Os pentes Mascardi são excelentes e duram a vida toda. O meu primeiro exemplar já tem quase dez anos e está em perfeito estado, inclusive com as letras douradas gravadas. Parece que saiu da fábrica argentina ontem (claro que o aroma de rosas já se foi...)

Deixo aqui meu clamor a todos lojistas de artigos importados desse país - importem esse produto e façam a alegria das mulheres que não querem efeito estático nos cabelos! 

Quem usa esse pente? Seria bacana deixar aqui seus comentários.

Beijocas e até o próximo post!






62 comentários:

  1. Oi Vanessa flor :D
    Que maravilha de resenha!
    Menina cada resenha sua é uma caixinha de surpresas, estou adorando todas.
    Olha nunca usei esse pente, não conhecia.
    Eu uso um de madeira, mas é da Natura kkk.
    Realmente o pente de madeira é muito bom, se o meu que é da Natura é bom e bem inferior ao seu imagine esse seu então?
    Obrigada por compartilhar.
    Bjs querida♥

    ResponderExcluir
  2. Vanessa vou dar meu depoimento .
    Eu ganhei de presente esses pentes , realmente são maravilhosos .
    Uso mega -hair e quem usa ,sabe que eh muito trabalhoso desembaraçar os cabelos.
    Com esses pentes fica bastante fácil, em poucos minutos os cabelos ficam desembaraçados .
    Deixei de sofrer , ahhahahhh, graças aos pentes da MASCADI .
    O maior problema eh comprá-los...
    Li suas dicas então eh só correr e fazer estoque.
    bjs minha linda , Moema

    ResponderExcluir
  3. Estou aguardando ansiosamente novas postagens .
    imaginem o que vem por aí.
    Boa sorte nesse novo Blogger que está ajudando bastante a nós mulheres .
    Grande beijo ,Moema

    ResponderExcluir
  4. Oi Vanessa,

    Parabéns pelo blog,esta muito bonito e informativo!
    Eu sempre quis comprar esses pentes,inclusive nesse vendedor do ML,mais como não conhecia não comprava.Agora com sua indicação vou comprar.
    Muito sucesso pra você!!!!!
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Ana Paula!

    Acho que você encontrar no comércio ai no Rio. Acho que vale a pena procurar naquela Feira da Uruguaiana. Deve ser super barato. Tem que ir ao centro com espírito de aventura - Em busca do pente perdido! Procurar e sair perguntando para pessoas. Uma dica: fala que são os pentes do "paraguai", marrom, com cheiro de rosas e que vem num envelope de papel.
    Nem adianta perguntar pela marca Mascardi.
    Se você achar, posta aqui o local. Com certeza vai ajudar mais pessoas.
    Muitissimo obrigada por sua visita! Beijocas pernambucanas

    ResponderExcluir
  6. Oi Nessa!!!

    Muito legal o post, em breve vou passar "um dia feliz na 25" e vou procurar os pentes, quero muito experimentar!

    Obrigada por compartilhar!

    Grande bj!

    ResponderExcluir
  7. Nossa!! que surpresa maravilhosa...olhando seu blog de bobeira vi esse pente e me emocionei! Ganhei o meu de minha mãe há mais de 20 anos e uso até hoje. Ela já faleceu e eu não tinha nem ideia onde eu poderia encontrá-lo. Ontem mesmo olhei pra ele, que já está com uns dentinhos quebrados (é mais obra do meu caçula, pq penso que ele não deve se quebrar nunca), e pensei "onde vou achar outro igual"? Gosto muito de usá-lo pra secar o cabelo, pq ele já tira bem o volume. Muito obrigada!!

    ResponderExcluir
  8. Oi Jeanne!

    Seja bem vinda ao Bela Domus! Nossa que história linda essa que você contou. Eu deixo o meu amado pente longe da minha filhota, pois sei que os pequeninos conseguem desmontar/ detonar até foguete espacial!
    Pois é, se vc esta em Sampa vale a pena uma caçada na 25.
    O meu pente vai fazer 10 ainhos e esta como novo. eles sao ultra resistentes mesmo. bjss

    ResponderExcluir
  9. Olá?, Vanessa como vai?. estou adorando todas as dicas do seu blog, rsrsrsrs. Eu já tinha ouvido falar dos Pentes argentinos Mascardi, já procurei por eles mas nunca os encontrei, agora com a sua dica eu vou comprar através do Mercardo Livre. Eu n tenho muito sorte com pentes já usei de madeira mais n gostei deixava meu cabelo assanhado, ultimamente uso o pente de plástico mesmo, e como vc disse que os pentes argentinos serve para todo tipo de cabelo fiquei curiosa, eu só faço hidratação nos cabelos usando pente, e depois que eu enxaguo ele fica farofado kkkk, acredito que seja por causa do pente, e como os pentes Mascardi pode ser usado nos cabelos molhados, será ideal para me, já ouvi maravilhas sobre eses pentes mágico. Um abraço.

    ResponderExcluir
  10. Oi Lia!

    Muitíssimo obrigada por acompanhar o meu blog.
    Espero que você compre seu kit. Ele vem com 3 pentes. Eles vão durar a vida toda. Seria muito bom que as lojinhas de importados comprassem para revender. No final dos anos 80 esses pentes foram uma verdadeira febre. Depois sumiram. Morro de ciúme dos meus. Não consigo usar outro pente para desembaraçar o cabelo. Quem usa mega hair deveria usá-lo. Facilita demais a vida.
    Você pode pentear com os cabelos molhados que ele não irá estragar. Beijocas mil!

    ResponderExcluir
  11. Vanessa, acabei de fazer o meu pedido, no Mercardo Livre do Rio de janeiro, ficou por 18,90 um kit com 3 pentes, já imprimir o boleto bancário e vou pagar agora. tem uma casa lotérica aqui na minha rua. Assim que eu receber eu conto pra vc o resultado, mais tenho certeza que será muito bom. Irei recebê-los daqui 10 dias. Bjoss.

    ResponderExcluir
  12. Lia,

    Espero que em função da greve dos Correios, sua encomenda chega em prazo razoável. Beijocas e depois me conta se gostou do pente.

    ResponderExcluir
  13. Oi, Vanessa!

    Meus pentes chegaram há uma semana, pensei que fosse demorar mais devido a greve dos correios. Estou amando os meus pentes kkkk, tem um cheirinho bem delicado de rosas, desembaraça bem é ótimo para usar debaixo do chuveiro e nas hidratações. Agora entendo quando vc disse que n troca seus pentes mascardi por nada kkkkkk

    Um ótimo feriado!
    Bjoss

    ResponderExcluir
  14. Oi Lia!

    Que maravilha saber que os pentes chegaram mesmo com greve.
    eles sao tudo de bom, né?!
    e vao durar a vida toda....qto mais vc usar, mais carinho e apego vc terá com seu pentinho favorito! beijocas!

    ResponderExcluir
  15. Que post legal!

    Eu leio tudo o que diz respeito sobre cabelos, já tinha ouvido muitas pessoas falarem sobre pentes antiestáticos, só que eu n sabia onde encontrá-los, e pelos comentários q li aqui e pelo o que andei pesquisando na net, esses pentes mascardi deve ser bom mesmo, eu já usei pente de madeira, osso, e agora uso de plástico, mas confesso que as vezes ele só me faz passar raiva rsrsrs. Vou providenciar logo os meus pentes antiestáticos.

    Até mais !!!

    ResponderExcluir
  16. Pode confiar, Andreia!

    Depois me conta se vc gostou. Pena que ultimamente eles são dificeis de achar.
    Só mercado livre mesmo. bjsss

    ResponderExcluir
  17. Tem o contato para eu comprar da libanesa aqui em sao paulo? Valeria valeriarosangela@uol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os meus eu comprei sob encomenda aqui na loja em Maringá.
      Vou falar com a Carlinha para vê se ela descobre alguma coisa depois eu te falo.
      Bjs

      Excluir
  18. Oi, vc descobriu qual é a loja da libanesa em SP? Não acho nenhum pente decente, já rodei todas as lojas de cabeleireiros e farmácias, me lembrei desses marronzinhos, mas não sabia que eram argentinos. Agradeço mto se vc puder me passar o contato. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi camila,

      Infelizmente nao descobri. Eu comprei sob encomenda. Eu pedi p a dona da loja comprar e ela trouxe de sao paulo p mim.
      Minha amiga carla maria esta pesquisando e qdo ela achar eu voudeixar um recado. Se vc tiver com pressa, tenta no mercado livre. Vc vai pagar um pouco mais, mas vai ter os pentes q duram a vida toda.

      Excluir
  19. Esses pentes são uma maravilha! Estou desesperada perdi o meu essa semana e não sei usar outro pente :( Acho que na minha cidade não tem :((

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenta comprar no mercado livre. é o lugar mais facil de achar.
      ate em sao paulo tá dificil!

      Excluir
  20. Olà, adorei sua matéria.Hoje entrei em uma loja de cosmético, sem muitas intenções.Então avistei a sessao de pentes, onde me recordei que precisava de um de madeira.Foi quando perguntei desses pentes que estavam em um envelope, com cheiro de rosas.Ela me disse só coisas boas sobre eles.Lendo seu blog, ter um desses mascardi parece uma raridade.Fiquei bem contente e agora tomarei cuidadi para nao perder, pq ja percebi que tbm vai virar paixão.Comprei no Centro de Vila Velha/ES, Mariah Cosmeticos.

    ResponderExcluir
  21. Oi Izabella, seja muito bem vinda aqui no Belinha!
    Menina, guarde esse pente como se fosse joia de familia! hahaahah
    Vc não vai querer saber se outro pente. Eu toda vez que viajo, mesmo tendo um envelope novinho na gaveta, morro de cuidado para nao perde-lo.
    Esse pente une o melhor dos dois materias - plastico e madeira.
    Eu so queria que tivesse uma opcao com dentes fininhos para penteado...
    Nesse caso, o melhor que tenho é um da marca Vertix.
    Cuide bem dos seus bebes! ahaha
    bjss

    ResponderExcluir
  22. Eu tenho esse pente e realmente é muito bom. O cabelo fica soltinho e desembaraçado!! Ganhei de presente em 2007. Já procurei aqui em Fortaleza, mas não existe!! Ou seja, guardo o meu a sete chaves. Ganhei um kit com três, mas resta apenas um. Roubaram-me os outros dois..srsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Daniele,

      Guarde a 7 chaves mesmo pq é muito dificil de encontrar para vender.
      Bjssss

      Excluir
  23. Eu tenho e adoro!!! vou até comprar esse kit pra garantir que poderei levar em viagens e passeios e não perder.kkk

    ResponderExcluir
  24. Acredita q eu perdi o meu dentro de casa?! Por sorte tenho outro...tenho fe de achar o meu antiguinho! ele tem mais de 10 anos. bjsss e se vc achar p vender fala a cidade e loja.

    ResponderExcluir
  25. Oi, Eu comprei um em uma lojinha de shopping, sem dar muita importância. Mas conforme fui usando me apaixonei. Compartilho da tua euforia em encontrá-los, pois realmente são raros.
    E para quem tem cabelos finos então é uma benção.
    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  26. Oi, Eu comprei um em uma lojinha de shopping, sem dar muita importância. Mas conforme fui usando me apaixonei. Compartilho da tua euforia em encontrá-los, pois realmente são raros.
    E para quem tem cabelos finos então é uma benção.
    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aida!

      Esse pente quando a gente encontra para comprar tem que se ajoelhar, depois pular e dar gritinhos! hahaahah
      Vc vai ver que dura a vida toda!
      Dificil é guardar para ninguem levar...
      haahahah

      bjss

      Excluir
  27. Rsrs, pq será que quem tem esse pente, morre de ciumes e preocupacao de perde-lo? Eu ja uso tem anos e nao me adapto com outro. Ha tres anos vim morar nos EUA mas antes de.vir, comprei dois kits pela internet, se do que um kit foi para presentear as amigas que querem carregar o seu!
    Damaris Mello

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Damaris!

      esese pentes sqo um drama de paixao violenta! kkkk depois q a pessoa usa uma unica vez, nao quer mais ver pente plastico comum ou madeira.
      ele une o melhor dos dois materiais - plastico e madeira e por isso é tao bacana.
      quem tem o seu morre de medo de perder pq nao é facil achar p comprar.
      bjssss

      Excluir
  28. Estive na cidade de puerto iguazu esse final de semana...cidade argentina
    que fica do outro lado de foz...là tem fabrica mascardi...e um
    monte de vendedores pela rua...minha esposa comprou um kit
    5,00 reais....dia seguinte tive de voltar ate lá...
    para ela comprar mais kkkkkkk muito bom e famoso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo,

      Se comprar 100 unidades acaba no dia seguinte. Esses pentes são relíquia mesmo aqui no Brasil. Já ouvir dizer que vendedores no mercado livre viajam só para comprar esses pentes.
      Uma amiga minha tem um pente com mais de 20 anos e ele está como se tivesse sido comprado hoje.
      Quem usa se apaixona!

      Excluir
  29. Oi, Vanessa!

    Me identifiquei muito com a tua história assim como de algumas pessoas que já postaram aqui. Uso esse pente desde criança, quando uma tia minha trouxe pra minha mãe do rio de janeiro.
    O meu primeiro pente deve ter uns 20 anos, a uns 5 anos fui a rio e encontrei um pacote pra vender em umas dessas lojinhas de importados, ele tava lá num cantinho, empoeirado.

    Nunca imaginei que haviam outras pessoas que tivessem tanto amor por esse pente, assim como eu.

    Lá em casa é uma briga entre a minha mãe, minha avó e eu pelo pente ^^

    Encontrei pra vender no mercado livre esses dias e comprei, tô esperando chegar.

    Então é isso, vamos ser feliz com os nossos pentinhos ^^

    Adorei o seu post.

    Beijos ;*

    Mariana.

    ResponderExcluir
  30. Oi Mariana!

    É impressionante como essas histórias são parecidas! Quem usa esse pente fica apaixonada, morre de cuidado para não perde-lo e vive tentando comprar outro para ter uma reserva em casa!
    Se nao fosse o povo do mercado livre para vender seria ainda mais dificil.
    Ele fez muito sucesso com as muambeiras no inicio dos anos 90 e depois sumiu do mapa.
    Nem aqui que fica no Parana...relativamente próximo ao Paraguai e Argentina se encontra com facilidade. Tive que garimpar muito para conseguir o meu.

    bjssss e muito obrigada pelo carinho em contar sua historinha com o Mascardi!

    ResponderExcluir
  31. eu tenho .dois pentes deste guardado a 7 chaves..
    muito bom! se eu encontrar eu compro mais ,,

    ResponderExcluir
  32. PASSEI ANOS PROCURANDO ESSE PENTE, ATÉ QUE FIM SEI O NOME <33333333333333333

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esse pente é praticamente uma lenda urbana! kkkk para comprar o lugar mais facil é no mercado livre..

      Excluir
  33. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  34. Olá, comprei o meu aqui na minha cidade pelo site do sacolao.com, pois não é vendido em loja fisica.Estou amando e já comprei out











    ro pra minha irmã.

    ResponderExcluir
  35. Este pente é maravilhoso!!!!!! Tenho a mais ou menos uns 25 anos e o mesmo continua novinho, só não tem as letrinhas em dourado e o cheirinho de rosas!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse pente é um sonho! O meu tem uns 15 anos e tá novinho.bjsss

      Excluir
  36. Obrigada pela dica de onde encontrar o Mascardi. Na única loja onde eu o comprava, não há mais. Estive em Buenos Aires semana passada, mas nem lá o encontrei. Fui informada de que ficaram muito caros para serem vendidos em seu próprio país.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isabel!

      Esses pentes são praticamente uma lenda urbana! Quem não tem, não acredita na sua qualidade e por sem muito difícil de encontrar para comprar, as pessoas acabam usando pentes comuns de plástico.
      Atualmente há 3 vendedores no Mercado Livre. É o único lugar da internet que encontro para vender.
      Essa informação de Buenos Aires é incrível! Uma loucura não ter mercado dentro do próprio país fabricante.

      De pente feitos aqui, o melhorzinho que achei foi da marca Vertix. Mesmo assim, nem chegam perto do pente Mascadi. Ele tem dentes muito finos e são para uso profissional durante o corte de cabelo.
      O material é totalmente diferente do Mascardi.

      Bjssss

      Excluir
    2. Meus três kits comprados no Mercado Livre chegaram hoje, mais uma vez obrigada pela ajuda!

      Excluir
    3. Oi Isabel!

      Que grande notícia! Eu imagino a sua alegria. Quando eu consegui comprar novos kits dei pulos e fiquei abraçada com os envelopes de papel dos pentes. hahaahah
      Guarde um dos pentes num cofre forte para as emergências! E esses pentes vão passar a vida toda com vc.

      Recentemente fazendo uma pesquisa na internet sobre ligas de plástico e madeira, descobri uma empresa brasileira chamada Pentes Gaspar. Eles possuem uma linha chamada Eco Line e tem vários pentes feitos de mistura de plástico com madeira.
      3 modelos da coleção são iguais aos da Marcardi.
      Estou na luta para ver se consigo comprar uma amostra para testar e comparar com o pente argentino. Se tiverem o mesmo resultado, já vai facilitar e muito a vida de nós brasileiras. Os pentes Mascardi é super difícil de comprar e se não fosse os vendedores do mercado livre, era mais difícil ainda.

      Bjsssss

      Excluir
  37. Oi Vanessa, pesquisando hoje atrás do pente Mascardi encontrei seu blog e vi que eu não sou a única que vai atrás dele, rss. Adquiri o meu através da minha madrinha. Na verdade me apossei do pente dela 20 anos atrás> Hoje, em pleno 2014, meu lindo cachorrinho da raça Lhasa-Apso quase me infartou quando o encontrei com meu pente em sua boca....Está todo mastigado!!! Nem tive coragem de jogá-lo fora, pelo menos até comprar um pente igualzinho em tudo. Bom, agora já sei que na 25 de março posso encontrá-lo. Vou correndo, passar um pente fino em todas as lojas do gênero. Bjs, adorei seu blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gisele!

      Esses pentes são praticamente uma lenda folclórica ou fenômeno UFO! Todo mundo diz que já viu no passado, ou que ganhou de uma tia, madrinha..ou que afanou ! hahaah

      Acredita que hoje eu estava escrevendo um mail justamente sobre esses pentes?!

      Uma leitora contou que chegou a ir até Buenos Aires atrás desses pentes e lá não viu nem o cheirinho de rosas dele!

      Depois de fazer trocentas pesquisas descobri uma empresa aqui do Brasil chamada Gaspar que faz pentes iguais (mesmo design) e com a mistura de plástico e madeira.
      Estou caçando feito uma louca por um pente dessa marca nacional para testar e comparar para ver se é o mesmo resultado.

      O unico lugar que encontro os pentes Mascardi é no Mercado Livre. Tem tempos que some o anûncio, depois volta.

      O meu primeiro Mascardi que tem uns 15 anos ainda tem as letras douradas!
      Se não tem acidentes caninos como o seu, eles duram a vida toda.
      Eu morro de ciume dos meus pentes e até para viajar vão comigo na bolsa...morro de medo de perde-lo hahaahah

      bjssss

      Excluir
  38. Adoro !!!
    Uso desde meus 14 anos...faz mais de 15 anos que uso recentemente perdi meu adorado então comecei uma longa busca mas graças a Deus encontrei numa loja de presentes paguei 9.90 pelos três. ...agora to feliz demaissssss!!!!

    ResponderExcluir
  39. Uso esse pente a mais de 20anos, o meu terceiro exemplar quebro. Não acho mais pra compra e acabei levando uma marca similar. Não é a mesma coisa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procura no Mercado Livre. As vezes tem pra vender.

      Excluir
  40. Dia das Mães, 2016
    Você vai rir, eu sei. Não me importo. Dentre inúmeras coisas que já ganhei da minha mãe, o presente que mais me faz lembrar dela é um pente. Um simples pente de madeira que ganhei aos onze (ou seriam doze?) anos de idade.
    Ainda me lembro do dia em que ela o trouxe, como um presente, trazido de uma viagem, já nem recordo para onde. No início eram três: uma para ela, uma para minha irmã mais velha e um para mim. O perfume de rosas deles era maravilhoso e gostei de como não puxavam os fios molhados após o banho, já que nunca fui fã de secador...
    Mas confesso que não causaram frisson imediato. Só fui dar mais valor a eles bem mais tarde.
    Um dos pentes sumiu pouco depois. Afinal éramos três mulheres a usá-los.
    Os dois restantes duraram mais alguns anos, até que, em uma das nossas inúmeras mudanças, outro sumiu.
    Foi só depois de muitos anos de uso que o cheiro de rosas do pente foi desaparecendo. E foi também nessa época que eu comecei a me preocupar com o possível sumiço dele. Isso aconteceu quando comecei a trabalhar, e passei a prestar muita atenção em onde o colocava, guardando-o sempre no mesmo lugar. Não podia mais me dar ao luxo de andar por aí descabelada, descomprometida, como quando era uma adolescente.
    O tempo passou depressa, e quando eu tinha uns vinte e poucos anos minha irmã se casou, saindo de casa... Fiquei aliviada quando ela não levou o pente. Afinal, já havia mais de uma década que eu o pegava todos os dias pela manhã para me arrumar e era ele, como uma extensão da minha mãe, que me deixava mais bonita para sair de casa.
    E até hoje enquanto me penteio me lembro dela fazendo maria chiquinhas em mim ou arrumando meu cabelo para a escola (lembra da boina, mãe?).
    Há quase 10 anos atrás eu também me casei. Mudei-me, e é claro, levei comigo o pente. E continuo levando-o comigo em viagens (item obrigatório) e em todo lugar que vou, e é quase como se ela estivesse comigo.
    Da última vez, quando fomos para Holanda, ele perdeu um dente no transporte da mala e eu fiquei bem chateada. É que, pela manhã, é esse pente que me deixa pronta para encarar o dia, e que me faz pensar na minha mãe antes mesmo de deixar o quarto. E quando eu chego em casa, cansada e querendo relaxar, é um bom banho, seguido do uso do pente, que me deixa bem.
    Nessa hora eu me lembro dela de novo: "preciso lembrar de agradecê-la novamente por esse pente que eu tanto gosto” mas no fundo quero dizer “obrigado por todos os "pentes" que já me deu e por continuar presente na minha vida”.
    Julie Belfort
    Maio de 2016

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um Pente

      Querida e amada filha

      Você sempre me surpreende positivamente !

      Como alguém pode usar o mote de um singelo pente para fazer a mais linda e tocante declaração de amor ?
      Sua sensibilidade. Carinho e atenção me impressionam sempre, você é generosa e bondosa para comigo, me valoriza tanto e eu acredito que não mereço este reconhecimento todo.
      Mas de uma coisa você pode mesmo ter certeza absoluta: meu amor, e a admiração que lhe dedico, e sei que ele permanecerá nesta e em outras vidas que por ventura venham a existir, ou já existiram, e a nossa relação forte aprofunda este elo.
      O amor, carinho e admiração que sinto por você é obra de deus, que nos deu a oportunidade de juntas podermos crescer e nos desenvolver. Ele foi muito generoso comigo, pois colocou um ser muito evoluído para me ajudar a melhorar e crescer, vejo a sua luz e o seu espírito de amor, que enche de paz esta família que te acolheu, e a família linda que você constituiu.
      Você se torna mais importante, e imprescindível nas nossas vidas, a cada dia.
      Obrigada, nossa filha, por ter aceitado fazer parte do nosso crescimento e evolução.
      Te amo pela eternidade.

      P.S. Seu pai descobriu o tal pente, e já que ele dura tanto, esperamos que ele te faça companhia e te lembre destes seus velhos pai e mãe, por muito tempo.

      P.S. do Papai
      Comprei dois conjuntos, um é para você, e outro para a Anne, entregue para ela, e conte deste episódio, quando ela puder compreender seu significado. Com amor, Papai

      Excluir
  41. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  42. Olá
    Ganhei os dois pentes grandes dessa marca de uma cunhada minha à mais de 25 anos, havia perdido um deles e
    recentemente o achei. São maravilhosos
    , nunca vi algo igual. Não os troco por nehum outro.
    Preciso encontrar a loja para comprar um reserva.
    Ps. Os distintivos estão realmente intactos

    ResponderExcluir
  43. Olá
    Ganhei os dois pentes grandes dessa marca de uma cunhada minha à mais de 25 anos, havia perdido um deles e
    recentemente o achei. São maravilhosos
    , nunca vi algo igual. Não os troco por nehum outro.
    Preciso encontrar a loja para comprar um reserva.
    Ps. Os distintivos estão realmente intactos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os meus pentes parecem que foram comprados semana passada. É inacreditável a durabilidade e o tipo de material que nenhuma outra empresa consegue fazer exatamente igual.
      Para comprar um kit reserva de pentes, tenta no Mercado Livre. Sempre tem vender. Basta digitar na busca Pente Mascardi.
      bjsss e muitissimo obrigada por compartilhar seu depoimento!

      Excluir
  44. Muito bom! Descobri seu blog procurando justamente o pente mascardi. Realmente duram a vida toda, até seu cachorro comer alguns dentes, aiaiai. ML realmente tem, mas o frete é mais caro que o pente, vou procurar pela cidade mesmo, se não achar...vale a pena pagar o frete.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! Por não ser um pente comum, vale pagar o frete.
      [E o último pente que precisará comprar! kkkk bjss

      Excluir