11 abril 2013

Testei Pedra Hume em Spray Farmax

Olá, gente!

Recebi da Assessoria de Imprensa da Farmax um produtinho que estava com muita vontade de testar - Pedra Hume em Spray. Pela nomenclatura farmacêutica, Alúmen de Potássio (Pedra Hume), que podem ser encontradas em barra, pó ou solução aquosa é indicado para tratar rapidamente pequenos cortes por causa de sua eficiente ação adstringente (fecha os poros).
No passado, sobretudo na década de 1950, quando as barbearias entram muito frequentadas pelo público masculino, a Pedra Hume não poderia deixar de ser aplicada após a remoção dos pelos com navalha. Com isso, tinham-se como benefícios acalmar a pele, estancar eventuais cortes e fechar os poros.  Outra função secundária do Alúmen de Potássio é sua ação bactericida. No Tempo da Vovó, usava-se a Pedra Hume como antitranspirante, pois além de diminuir consideravelmente a sudoreses, controla os odores da transpiração. Nesta resenha contarei se realmente essa dica tão antiga funciona, bem como os demais usos do produto, principalmente como parceiro na manicure. Confiram!

 Frasco com válvula spray, tampa protetora.
Apresentação 30ml


Informações na rotulagem do produto:  a Pedra Hume em Spray Farmax é um adstringente que ajuda  no fechamento dos poros, eficaz para estancar sangramento de cutículas e cortes ao barbear.  

Modo de usar:  Pulverize  o spray em cima do ferimento.

Precaução: manter fora do alcance das crianças, uso externo. Porteger do Calor excessivo.  Evitar contato com os olhos e não ingerir.  Em caso de sensibilidade, descontinuar o uso e procure orientação médica. 

Composição:  Aqua, Potassium Alum, methilchloisothiazolinone, methillisoazolinone.



Minha avaliação: Antes de usar a Pedra Hume em Spray Farmax eu já havia feito experiências com com versões em pó (facilmene encontrada em farmácias) e a "lenda" que é a Pedra Hume em Tablete Raposo. Até onde sei, esse tipo de apresentação só é fabricada no Brasil por essa empresa carioca e apenas conseguir comprar pedindo ao tio do meu marido que mora no Rio de Janeiro. Ou seja, é a coisa mais difícil do mundo!

A Pedra Hume em Pó, apesar de eficiente no quesito estancar pequenos cortes, não é nada prático. Geralmente vem em potinho ou caixinhas de papel.  No uso como transpirante não tem a menor condição porque a pedra hume tem textura semelhante a sal de cozinha. Por isso, deixa resíduos na pele. Fora isso, no uso em salão está sendo substituido pela versão em spray por sem mais fácil de aplicar, evita sujeira e é mais higiênico (pois não há contato direto com o interior da embalagem).

A Pedra Hume em Tablete. Para usá-la  é necessário umidecer as mãos com água manusear a pedra como se fosse um sabonete e em seguida aplicar nas áreas desejas (áreas depiladas -  barba, axilas). O produto é  inodoro. Não sinto ardência ou qualquer desconforto. Logo após o uso é necessário, lavar a pedra em água corrente, secar com toalha limpa e guardar numa saboneteira. A pedra parece um pedaço de mármore branco e dura muito tempo. A minha nem parece que toquei nela!

Pedra Hume em Tablete marca Raposo
(Praticamente uma lenda urbana!)
Preço médio R$ 10,00

A versão da Pedra Hume em Spray é mais prática. A fórmula da Farmax trata-se de uma solução aquosa, sem álcool.  Parece mesmo uma água. É super transparente e totalmente sem cheiro.
A embalagem é excelente, com válvula borrifadora, Para aplicar nas axilas, após a depilação é muito fácil - basta cerca de duas borrifadas e pronto. A pele fica em pouquíssimos minutos mais calma, se há pequenas lesões o alúmem de potássio fará sua ação esperada e o melhor: de fato a Dica da Vovó funciona!  A Pedra Hume diminui muito a transpiração, bem como os odores.
As pessoas mais tradicionais usam apenas a Pedra Hume. Contudo, eu já testei usando o produto só ou em parceria com antitranspirante. Achei o resultado excelente nos dois casos. 
Meu marido, que vive fazendo o "Massacre da Serra Elétrica" na pele do rosto dele, vez por outra, faço um SOS para estancar os cortes. É praticamente imediata a ação de fechamento dos poros. O melhor de tudo é que o produto não causa obstrução dos poros (não comendogênico), por isso é muito legal para usar nas axilas. 
Para aplicar na barba, a forma correta é pulverizar previamente na palma da mão limpa, fazer um leve atrito para umidecer as mãos e aplicar delicamente no rosto. Assim como nas antigas barbearias, era nesse momento o barbeiro pedia para o freguês fechar o olhos (a pedra hume pode causar irritação).




Para mostrar o produto para vocês, fiz um video na TV Belinha:


Por todas as suas funções, bem como a praticidade, higiene e preço baratinho (preço médio: R$ 8,00), a Pedra Hume em Spray Farmax está devidamente aprovada com distinção e louvor!



Onde encontrar: farmácias, drogarias, perfumarias (prateleiras com produtos para manicure).
SAC: 0800 941 0080


* Gostaria de agradecer à Assessoria de Marketing da  Farmax pelo envio do produto para testes.



bagikan